google40e0fd6e3d038f12.html FIES. REAJUSTES DAS MENSALIDADES. DECISÃO JUDICIAL. MEC tem dez dias para atender decisão que suspende teto de reajuste do Fies ~ .......Advocacia Saulo Rodrigues.......

segunda-feira, 16 de março de 2015

FIES. REAJUSTES DAS MENSALIDADES. DECISÃO JUDICIAL. MEC tem dez dias para atender decisão que suspende teto de reajuste do Fies


MEC tem dez dias para atender decisão que suspende teto de reajuste do Fies

O Ministério da Educação (MEC) tem dez dias para atender decisão da Justiça que suspende o teto de reajuste nos contratos do Financiamento Estudantil (Fies). 

Decisão da 7.ª Vara Cível da Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu o limite de 6,4% no reajuste de mensalidades de instituições participantes do Fies ­ do Estado. 

A decisão atende a mandado de segurança da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e vale apenas para suas associadas.

A reportagem do Estado mostrou que as mudanças promovidas pelo governo no Fies já provocam uma guerra judicial. 

Nos últimos dias, o governo já havia perdido ações em Alagoas e Rondônia. Ontem, surgiram outras duas decisões da Justiça Federal contra o MEC. 

Também houve decisão na 5.ª Vara do Distrito Federal. Esta obriga o MEC a cumprir o cronograma de pagamento dos valores do Fies às instituições. 

A ação representa oito faculdades de São Paulo. 

O MEC colocou como limite o reajuste de 6,4% nas mensalidades para contratos no Fies. 

As instituições se queixam da trava, uma vez que não é possível cobrar preços diferentes para quem não tem o Fies. 

Além de atrasos de pagamento, o governo criou cronograma diferenciado de repasses para instituições de grande porte, restringindo os pagamentos. 

Alunos que não têm tido acesso ao Fies também procuraram a Justiça, como também revelou nesta sexta o Estado. 

Levantamento feito pela Defensoria Pública da União (DPU) constatou que, só em 2015, o órgão acumulou 800 reclamações referentes a renovações do Fies. 

O órgão estuda ingressar com ação civil pública para prorrogar o prazo dos aditamentos, que se encerra em abril. “Recebemos algumas informações, mas com poucas perspectivas de solução”, disse o defensor público federal Eduardo Nunes de Queiroz. 

Fonte: Estadão.

1 comentários:

Mi disse...

Boa tarde Dr. Saulo Rodrigues.
Gostaria de saber se o FIES pode impor limite de vagas para as instituições, pois eu tento entrar e dá erro M321 onde diz que o limite disponibilizados para este IES está esgotado. Eu havia feito todo o procedimento no site e quando fui na faculdade deu o erro I0008 que diz que o valor máximo permitido para financiamento neste semestre .... Mesmo eu indo me informar a faculdade só me deu a resposta uma semana depois ( o prazo acabou vencendo), e quando eu entrei no site para arrumar o valor ele começou a aparecer o M321.

Se você puder me ajudar eu agradeço.

Muito Obrigada.
Milena

Postar um comentário

AUMENTO DO SALDO GLOBAL DO FIES

FÓRMULA DE JUROS NO FIES

FIES | DÍVIDA | PRESCRIÇÃO | EXECUÇÃO

FIES | AMORTIZAÇÃO ANTES DA CORREÇÃO

FIES. RENDIMENTO ACADÊMICO INSUFICIENTE

MEU FIES ACABOU! E AGORA?!

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TAXA DE JUROS NO FIES

FIES | SAIBA COMO CALCULAR SEU RENDIMENTO

FIES | AMORTIZAÇÃO

FIES | MEDICINA, IDONEIDADE CADASTRAL DO ESTUDANTE

NOVO FIES 2018. PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES GRADUADOS, SEGUNDA GRADUAÇÃO E SEGUNDO FIES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail