PROBLEMAS COM O FIES?

sexta-feira, 26 de maio de 2000

PERFIL


Mais de 7 anos de experiência fizeram do escritório um centro de referência nos diversos ramos do Direito. 

Com sede em Brasília, diferencia-se por acompanhar a crescente complexidade do mundo jurídico respondendo com excelência às demandas de forma integral, desde as instâncias primárias até os Tribunais Superiores.

Atuando nas diversas áreas do direito contemporâneo, Dr. Saulo Rodrigues está sempre em busca constante de atualização e excelência técnica o que sedimentou a vocação do escritório para oferecer aos clientes um apoio abrangente, como nas áreas de assessoria e suporte jurídicos em negócios.

79 comentários:

RenataChaves disse...

Boa Tarde Dr. Saulo;

A propósito tem escritório com sede em SP, quais os dados de contato, estou buscando um advogado especializado em assuntos relacionados ao FIES, poderia me informar?

Grata
Renata S. Chaves

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Olá Stª Renata Chaves, seria uma honra poder lhe ajudar! Qual o impasse experimentado?

Unknown disse...

Bom dia, Dr. Saulo,
Minha filha é estudante de medicina (UNESA campus Arcos da Lapa) e beneficiária do FIES. No semestre anterior perdeu o financiamento por proficiência inferior a 75%. Conseguimos pagar o semestre com muita dificuldade, dado o valor exorbitante das mensalidades, mas não vemos como continuar a pagar em 2013. Como o curso de medicina é dificílimo (havendo professores que reprovam sem critérios objetivos) e caríssimo, entendo que as regras de encerramento de financiamento do FIES constantes na Portaria 15 são desumanas e impedem que o estudante prossiga no curso. Gostaria de saber se há boas perspectivas quanto a um eventual ajuizamento de ação para uma solução razoável do problema. Como poderia contactá-lo? Grato pela atenção.
Guilherme Fontão

Claudio Adriano disse...

Boa noite Dr. Saulo.
Sou estudante de engenharia civil na minha cidade, Belo Horizonte-MG.
Por motivos particulares e insatisfação com a instituição resolvi transferir a graduação da faculdade Anhanguera para PUC-MG através de novo vestibular. Após ser classificado fui tentar formalizar a matricula junto a instituição e fui informado que o modelo de contrato do qual estou inserido no sistema FIES (fundo garantidor - FGEDUC) é incompatível com o modelo aceito pela PUC-MG, que é o modelo de fiador.
Enfatiza que se fosse o contrario seria feita a matricula e aceita a transferência. Em contato com o FNDE 0800-61-61-61 para solicitar a alteração contratual de “fundo garantidor” para “fiador” fui informado que a opção é realizada na adesão do contrato, não sendo possível a alteração posterior.
Em relação a adesão do contrato não nós é informado em momento nenhum que após a assinatura é impossível mudar o modelo já que a propaganda é somente que estudantes de baixa renda não precisarão mais de fiador para contratar o FIES. Está situação é como uma armadilha que somente você percebe quando já caiu nela! Se eu soubesse ou se fosse avisado com certeza iria avaliar criteriosamente a questão, concordam ? Portanto não posso ser penalizado por isto ! Estando já sem estudar a 6 meses e em todas as outras faculdades em Belo Horizonte após pesquisar bastante, e ir pessoalmente a todas e falar até com reitores todos foram unânimes! - Não vão aderir ao FGEDUC ! - PUC, FUMEC, IZABELA HENDRIX, NEWTON DE PAIVA, ETC todas estas tem o referido curso e nenhuma irá aderir ao FUNDO GARANTIDOR, nem para 2013 nem para o futuro !
Portanto estou em situação complicada, visto ter cancelado a matricula e o semestre em questão 2º/2012 na faculdadede Anhanguera com a impossibilidade de estudar na PUC-MG. Esta situação me prejudicou bastante vindo a ficar sem estudar no semestre em questão. Sendo penalizado pelo FIES, uma vez que tive que trancar o semestre não por motivos pessoais más por questões de burocracia do FNDE perdendo também o direito a suspensão legal a qual tenho direito para questões pessoais e não por assuntos causados pelo próprio FNDE. Além disso a transferência deve ocorrer no máximo em 18 meses vindo esta situação a tirar o direito de transferência dentro do prazo legal
Até na justiça federal tive que buscar uma forma de mudança desta situação por via de direito e infelizmente até o presente momento não há nenhuma resposta, pelo contrario todas as instituições acionadas, CEF, FNDE, PUC e UNIÃO ,cada uma se prontificou a defender o seu próprio interesse negando veementemente meu apelo sem a menor possibilidade de buscarem entender e me ajudar !

- Tenho buscado de todas as formas uma solução via 0800 já perdir as contas de quantas vezes liguei, via email-s, e até o presente momento ninguém, absolutamente ninguém me respondeu de forma a resolver. O que a atendente fala é que de acordo com uma portaria do mec para FIES, não é possivel mudar.
è possivel por meio judicial conseguir esta mudança ?


Obrigado, boa noite
BELO HORIZONTE, 01 de FEVEREIRO DE 2013

Claudio Teixeira

Rodolfo - Fabinho disse...

Saulo o senhor pega inscrições do fies para fazer, se sim por favor entre em contato comigo por E-mail. ef7rodolfo@yahoo.com.br .Minha irmã passou no curso de medicina em Betim na PUC e não temos condição de arcar com a mensalidade de curso, e ainda não conseguimos fazer o fies, precisamos de uma pessoa que possa fazer essa inscrição, seria de seu interesse? Grato aguardo resposta

Ligia Basilio disse...

Bom dia !
Dr Saulo
Estou precisando de ajuda.!
Minha filha foi aprovada no vestibular - Medicina Puc Campinas. Fizemos a matricula , só então fomos informadas que não existia mais verba disponível para o FIES. Entrei em contato com a Comissão do Fies da Puc , e a pessoa me informou que não sabe quando vai existir mais verba, pode até ser que somente daqui 10 anos.
Sei que temos o direito , pois esta na constituição. Será que o senhor pode me dar alguma forma de conseguir fazer nossa inscrição. Ou tudo que é dito nas propagandas e no site da PUC é mentira.
meu e-mail _ slgb.ligia@bol.com.br

Obrigada
Ligia

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Cláudio Adriano,
Bom dia!

É uma honra poder lhe ajudar!

O contrato Fies é engessado e não permite alterações para outra modalidade de garantia que não aquela escolhida no momento inicial de assinatura do pacto. O que é tremendamente prejudicial para o equilíbrio contratual.

Não há na Lei de Regência (Lei 10.260/01) qualquer referência para transferência entre instituições que não aderem ao FGEDUC. Quiçá, em razão do baixo nível de adesão das faculdades privadas ao programa criado pelo Governo Federal cognominado FUNDO DE GARANTIA DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO EDUCATIVO, que tem utilizado desse Fundo administrado pelo Banco do Brasil através da publicação da portaria ministerial nº 28, 28 de dezembro de 2012, para promover a falcatrua.

O Fundo segundo o site do Banco do Brasil disponível na rede mundial de computadores no seguinte endereço eletrônico: (http://www.bb.com.br/portalbb/page3,102,19125,0,0,1,6.bb), diz que:

"O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo - FGEDUC, criado a partir da Lei 12.087, de 11/11/2009, com alteração introduzida pela Medida Provisória 501, de 08/09/2010, (que autorizou a participação da União em fundos garantidores de risco de crédito), é administrado pelo BB, possui natureza privada e está inscrito no CNPJ sob o número 12.754.446/0001-61.
Trata-se de um fundo que tem por finalidade garantir parte do risco em operações de crédito educativo, no âmbito do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), concedidas pelos agentes financeiros mandatários do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a estudantes que atendam, alternativamente, os seguintes requisitos:
I – renda familiar mensal bruta per capita de até 1 (um) salário-mínimo e ½ (meio);
II – matriculado em curso de licenciatura;
III – bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optar por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa.
A garantia do FGEDUC não deve ser entendida como um seguro de crédito, uma vez que após a honra da garantia, o financiado continua sendo responsável pelo pagamento do valor total da dívida.
As operações de financiamento contratadas até o dia 3 de abril de 2012, garantidas pelo FGEDUC, contarão com garantia mínima, destinada a cobrir as honras efetuadas, na modalidade de “conta-garantia”, a ser aberta no Banco do Brasil S.A. em nome de cada entidade mantenedora de instituição de ensino optante pelo FGEDUC.
O valor da garantia mínima corresponderá a 2% (dois por cento) de cada operação de financiamento garantida pelo FGEDUC e será exigido, mensalmente, das entidades mantenedoras de instituição de ensino, por ocasião do pagamento dos encargos educacionais devidos até o mês de abril de 2012."

Dr. Saulo Rodrigues disse...

continuação (...)
O Estado não pode limitar o direito subjetivo de permanência no ensino superior impondo regras manifestamente descabidas para previsão de aderência ao programa social (FGEDUC) entre instituições de ensino, pois, esse Estudante deve ser mantido em igualdade de condições com os demais alunos, principalmente quando se alega que o motivo que mais fica claro é que o FIES destina-se à sua capacidade financeira do que à sua capacidade intelectual, quando na realidade o texto constitucional declara que o ensino é dever do Estado e direito subjetivo do cidadão brasileiro.

Assim, diante da grande probabilidade de que abandone o curso superior (lesão grave e de difícil reparação), é necessário intervenção jurídica para determinar o cumprimento do disposto no artigo 2º da Portaria Ministerial nº 25, de 22 de dezembro de 2011, desde que sua solicitação de transferência entre instituição de origem e destino não ultrapasse o prazo máximo de 18 meses.


Nesse sentido, confira a previsão contida no artigo 1º, 3º, I, §1º, da Lei 10.260/01, in verbis:

Art. 1º. Fica instituído, nos termos desta Lei, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES, de natureza contábil, destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, de acordo com regulamentação própria. (Redação dada pela Lei nº 12.202, de 2010)

(...)

Art. 3º. A gestão do FIES caberá:

I - ao MEC, na qualidade de formulador da política de oferta de financiamento e de supervisor da execução das operações do Fundo;

e;
(...)

1§º. O MEC editará regulamento que disporá, inclusive, sobre:

II – os casos de transferência de curso ou instituição, suspensão temporária e encerramento dos contratos de financiamento; (Redação dada pela Lei nº 11.552, de 2007).

Assim, no cumprimento das suas atribuições editou a Portaria Ministerial sobre o assunto e dispôs que:

“Art. 2º O estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses.”

Claudio Adriano disse...

Dr. Saulo Rodrigues,

Boa Tarde.

Obrigado por ler e responder a minha questão, só que ainda não ficou claro para mim. É possivel conseguir via justiça está mudança no contrato FIES do modelo de fiança de FGEDUC (sem fiador) para o modelo com fiador? Tentei via TRF1 de Belo Horizonte e já saiu a decisão do Juíz-> (INDERIDA). Segundo ele eu (autor) já sabia dos riscos referentes a este modelo (o que não é verdade) se soubesse teria decidido por não fazer. E penso que por se tratar de justiça gratuita sem advogado o interesse em não favorecer e decidir por logica para não causar talvez uma enchurrada de processos contra o MEC-FNDE possa ser grande e por isso o Juíz não autorizou.

Caso o Sr. tenha interesse em ver a petição inicial e o resultado da sentença por favor me mande um email que não seja publico que lhe enviarei a copia, ok.

obrigado


Claudio Teixeira

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Cláudio Adriano!

Segue o para envio: srodriguesmendes@uol.com.br;

De mais a mais, eventual manifestação contrária para teses aventadas no judiciário é imanente à ontologia dialética do direito, que, conquanto, divergências podem ser dirimidas apenas pela mais alta Corte de Justiça do País (Superior Tribunal de Justiça), que detém autoridade máxima para interpretação da Lei Infraconstitucional.

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Vanessa Romero disse...

Bom dia. Adquiri o FIES em 2009. Se não me engano o juros do meu contrato é de 6,5%. O que eu gostaria é de poder diminuir o valor das parcelas pois não tenho condições de manter. O que devo fazer? É possível rever o valor de R$631,35? Estou na fase I de amortização.
Grata
Renata Romero, São Paulo-SP.

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Olá Lígia, seu comentário foi respondido no email deixado para contato.

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Olá Rodolfo, seu comentário foi respondido no email deixado para contato.

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Olá Vanessa Romero,

É uma honra poder ajudar!

O Fies é genuinamente um contrato de mútuo bancário, pois, pressupõe a prática de capitalização mensal de juros, progressão geométrica dos juros, além da cobrança de juros anuais (9% e 6,5%) para correção monetária do saldo devedor acima da inflação.

A forma de amortização perpetrada pela instituição financeira tem prejudicado o equilíbrio contratual e ocasionando a inadimplência contratual do Estudante.

O sistema Price adotado para amortização tem origem no anatocismo (cobrança de juros sobre juros), vedado no Brasil desde o advento da Lei de Usura (Decreto nº 22.626/33) é demasiadamente prejudicial ao equilíbrio contratual, ainda mais em se tratando de um financiamento público para inclusão de pessoas menos abastadas no ensino superior em face do princípio constitucional esculpido na CF/88, art. 205.

Há algum tempo o Dr. Saulo Rodrigues ajuizou ação com pedido de liminar contra a Caixa Econômica Federal e a União, visando anular cláusulas abusivas que constam no contrato do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

A ação é em causa própria e serviu de base para o desenvolvimento dos estudos que resultaram no objetivo de proteger também o direito dos Estudantes que firmaram e que pretendem firmar financiamento de crédito educativo no Brasil.

A tese é fruto de anos de estudos a finco - além de resultado prático de centenas de intervenções no judiciário. Não existe perfeição, e as teses estão longe de serem perfeitas, mas é resultado de um trabalho árduo que tem ajudado muitos Estudantes. Outrossim, tem sido bem recepcionadas pelo judiciário diante da jurisprudência pacificada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça.

As cláusulas abusivas dos contratos de adesão assinados pelos estudantes com a Caixa Econômica Federal, cediço, têm afetado o equilíbrio financeiro do contrato, causando onerosidade excessiva aos alunos e comprometendo a finalidade social do Fies, como forma de implementação do acesso ao ensino superior.

Para o Dr. Saulo Rodrigues, “os estudantes mutuários, muitos deles pessoas carentes, continuam obrigados à assunção de débitos desarrazoados, em valores acima dos previstos em lei e dos efetivamente devidos, em regime de capitalização e utilização de juros compostos na amortização”.

A ação argumenta ainda que as dívidas mensais e acumuladas, sem necessidade de apuração individualizada da quantia, vêm causando desconforto e preocupação aos adimplentes e, mormente os inadimplentes, que poderiam, inclusive, voltar a efetuar o pagamento de suas parcelas após serem as mesmas recalculadas.

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Continuação (...)
O Fies tem um objetivo social, não sendo correto “tratá-lo da mesma forma dos outros financiamentos, até porque estudantes recém-formados que sequer ingressaram no mercado de trabalho, não têm condições de devolver um crédito com juros capitalizados da forma contratada”, considera o Advogado.

Para o Dr. Saulo Rodrigues, exigir que jovens carentes sem emprego paguem prestações de valores exorbitantes desvirtua o objetivo social do programa, principalmente quando se faz a inclusão de nomes em cadastros de inadimplentes, dificultando a possibilidade de emprego e crédito do Estudante.

O Advogado, dentre outros pleitos, requer:

1. em sede liminar, que os réus excluam os nomes dos estudantes-mutuários inadimplentes e respectivos Fiadores de cadastros dos órgãos de proteção ao crédito; a exclusão dos Fiadores;
2. suspendam a cobrança da dívida em face da discussão judicial do débito, apliquem os critérios da nova Lei do FIES (Lei 12.202) retroativamente para beneficiar contratos antigos (redução dos juros anuais de 9% para 3,4%);
3. utilizem o critério de anualidade, para a capitalização dos juros, nos termos do Decreto nº 22.623/33; não utilizem o sistema da Tabela Price de amortização, devido ao anatocismo (prática de juros sobre juros) evidente, aplicando-se, em sua substituição, o Sistema de Amortização Constante (SAC);
4. dispensem o repasse dos custos da cobrança aos estudantes, tais como honorários advocatícios em procedimentos administrativos;
5. recalculem todas as prestações devidas pelos estudantes mutuários do Fies no prazo de 60 dias;
6. comuniquem aos estudantes mutuários, ao término do prazo de 60 dias, o novo valor da prestação já recalculada, mantendo comprovação desta providência, para eventual exibição judicial;
7. e afastem a exigência de fiador nos contratos firmados em razão do Fies. Por dia de descumprimento, pede-se a fixação da multa diária.

...

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Continuação (...)
O Advogado requer ainda, entre outras coisas, que os réus restituam em dobro as importâncias indevidamente pagas pelos mutuários, conforme apurado em demanda liquidatária por artigos, a ser ajuizada individualmente pelos Estudantes contemplados com a prestação jurisdicional. Além disso, é pedida a condenação ao pagamento de indenização por danos morais, em montante a ser arbitrado judicialmente.

As ações revisionais tem tido sucesso absoluto por força da jurisprudência pacífica no âmbito dos Tribunais Superiores a respeito da matéria (financiamento estudantil público) que vedam desde há muito tempo à prática do anatocismo. Súmula 121 do STF.

Ademais, nos colocamos à sua total disposição acaso queira rever os cálculos para descapitalização mensal dos juros e redução do saldo devedor contratual e, conseqüente revisão das parcelas mensais a serem pagas.

Cumpre o registro de que o presente escritório não cobrará pela elaboração das planilhas de cálculos conforme Lei Pátria e Jurisprudência pátria.

Por fim, solicitamos seu email para envio do folder completo das ações.

Vanessa Romero disse...

Desde já agradeço a atenção.
Tenho interesse em rever os cálculos para descapitalização mensal dos juros e redução do saldo devedor contratual e, conseqüente revisão das parcelas mensais a serem pagas. Como devo proceder?
Estou usando o cadastro da minha irmã Vanessa Romero mas meu nome é Renata Romero (revanci@msn.com / revanci@yahoo.com.br).
Grata

Claudiceia Tavares disse...

Olá, boa tarde. Estou desesperada e preciso de ajuda. Minha filha tem uma bolsa de 50% do PROUNI e os outros 50% de financiamento do FIES. Acontece que há dois semestres não conseguimos fazer o aditamento, pois ao tentar aparece a mensagem “HOUVE MUDANÇA NA BOLSA PROUNI”. Mesmo havendo resposta do PROUNI de que não houve mudança alguma (o que é de fato verdade), o problema não se resolve. Já abri várias demandas e a única resposta que recebo é que o setor responsável está analisando a situação. Após tanto tempo e tantas tentativas me convenço de que o referido setor responsável é no mínimo irresponsável já que aguardo retorno HÁ DOIS SEMESTRES e só da última reclamaçao em aberto, aguardo desde o dia 15/03/2013. A faculdade informou que se não houver o aditamento ela não poderá fazer a rematrícula e não poderá mais estudar (só se pagar os tres semestres). Não sei mais a que recorrer. Se formos recorrer judicialmente qual juizado procurar? Há algum canal de ouvidoria que relmente funcione?? Seria assim mesmo? A faculdade e o SISFIES ficam isentos de responsabilidade e a aluna impedida de estudar mesmo tentando de todas as maneiras resolver o problema? Peço orientações urgente. Obrigada

Unknown disse...

Olá Dr Saulo!!

Estou com problemas no fies (50%), pois meu "empréstimo" da Caixa para minha graduação foi de pouco mais de 22 mil, porém os boletos vieram.... com total de mais de 81mil reias!! Como recorrer desse valor abusivo? Me ajuda!!
Fabiane.
(fabisouza_fisio@hotmail.com)

Adilson Silva disse...

ola Dr..Saulo!
Em agosto/12 assinei um contrato junto com fiador na caixa económica agência heitor penteado do fies( financiamento estudantil) para o curso de medicina veterinária, onde foi financiado 9 semestres totalizando mais ou menos 69mil
Após assinatura do contrato, levei uma cópia até a faculdade
Voltei a faculdade e nada tinha resolvido
Voltei a caixa económica e lá eles me mostraram que já havia liberação do valor do financiamento para o fnde
E me entregaram alguns papéis com estes dados inclusive mostrava a situação do MEU contrato que estava normal, correta
Na faculdade não aparecia o valor liberado do financiamento e constava um erro chamado: pendência junto a instituição financeira, erro 33
O segundo semestre de 2012 eu estudei pq paguei a matrícula
Abri várias demandas no site do fnde e até agora não me deram nenhum retorno com uma solução para o MEU caso
Em janeiro/13 resolvi procurar adv
Que a única coisa que ele fez foi conseguir um mando de segurança onde o juiz dizia que a faculdade era obrigada a me matricular no sexto semestre do curso sem que houvesse qualquer tipo de custo e tmb deveria tirar MEU nome da lista de inadimplentes
Após o MS... Recebi um email da reitoria da faculdade dizendo pra eu ir efectuar minha matrícula, porém chegando lá o Adv da faculdade me entregou o contrato de prestação de serviço estudantil dizendo que pra eu voltar a estudar, eu teria que pagar R$ 2200 reais
No mesmo momento entrei em contato com o MEU Adv que me orientou a não pagar mesmo pq eu não teria aquela quantia
E novamente eu retornou ao MEU Adv com estes papéis e eles falaram que teriam que entrar com um novo mandado
E mesmo com tudo isso, sem estudar e sem saber onde foi parar o dinheiro financiado... Eu pago o valor de 50 reais de três em três meses para a caixa económica que funciona como uma manutenção do contrato

veja:http://esaj.tj.sp.gov.br/cpo/pg/search.do;jsessionid=682D37CD65AF683584F0383188603102.pEsaj4?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=-1&cbPesquisa=NUMPROC&tipoNuProcesso=SAJ&numeroDigitoAnoUnificado=&foroNumeroUnificado=&dePesquisaNuUnificado=&dePesquisa=10079542320138260100


veja por favor o que é possivel fazer ..
desde já agradeço..

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Adilson,
Bom dia!

É uma honra poder ajudar!

A exigência de previsão orçamentária na mantenedora – IES para inscrição do Estudante é abusiva e inconstitucional.

O programa de Crédito Educativo foi institucionalizado para atender a estudantes universitários carentes de universidades particulares para custeio de seus estudos.

O referido programa era regido pela lei nº 8.436/92 e com o advento da MP nº 1.827/99, convertida na Lei 10.260/01, foi substituído pelo Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior – FIES.
O FIES, pois, tem finalidade atender estudantes universitários hipossuficientes, a exemplo do extinto crédito educativo, visando cumprir dever constitucional que garante a todo cidadão o direito à educação em níveis mais elevados de conhecimento conforme capacidade intelectual de cada um, em igualdade de condições, tudo para o pleno desenvolvimento da pessoa e sua qualificação para o trabalho.

No entanto, muitos dos alunos interessados nos contratos esbarram-se numa exigência altamente inconstitucional: a demonstração de limites orçamentários pelo MEC.

Ocorre que, o MEC e a IES, ao limitarem acesso mediante regras abusivas e ao arrepio das normas infraconstitucionais e da própria Constituição, estão inviabilizando o acesso dos estudantes a esse programa para cursos com valores mais elevados.

Salta às vistas que a referida previsão para limites financeiro da instituição de ensino, imposta pela Lei 10.260/01 por força de portaria ministerial do MEC, não tem o mínimo suporte constitucional, razão que se impõe o reconhecimento da sua inconstitucionalidade pelo poder Judiciário através do anunciado remédio jurídico, assegurando-se ao Estudantes Universitários acesso ao FIES em igualdade de condições.

A tese defendida pelo escritório tem por escopo, dentre outros pleitos, determinação para que a autoridade competente:

a) aumente o valor do limite de recursos da instituição para o FIES em valor que atenda a necessidade do estudante para a conclusão do processo de inscrição no programa, sob pena de multa;
b) conclua a inscrição do estudante no sistema eletrônico do programa - SisFIES do MEC, sob pena de multa pecuniária diária;
c) determinação para que o gerente da instituição financeira, da Agência local, providencie o financiamento dos valores para pagamento do curso;
d) determinação para que o gerente da instituição financeira proceda ao reembolso dos valores pagos referentes aos semestres cursados;
e) determinação para que o gerente da instituição financeira proceda ao pagamento das parcelas dos semestres futuros do curso com desconto do percentual pretendido para financiamento (50% ou 70% e/ou 100%) na matrícula e nas mensalidades.

Ademais, solicitamos o envio do email para contato e resposta melhor elaborada com o folder completo das ações.

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Vitor M Cunha disse...

Dr Saulo. Minha esposa tem um financiamento pelo FIES onde meu sogro era o único fiador, ao mudar de faculdade, na transferência houve algum problema onde primeiro entrou uma mulher como fiadora, mulher esta que não conhecemos, e depois o campo de primeiro fiador no cadastro do FIES ficou em branco, mas mesmo sem os dados, consta como se houvesse esse primeiro fiador. Ocorre que minha esposa não consegue fazer nova matrícula na faculdade, todo período é a mesma coisa, pedem revalidação dos dados dos fiadores, mas como há um campo em branco não há como fazer confirmações e ninguém consegue resolver isso. Estamos há mais de um ano nesse impasse e acabo de receber um boleto da faculdade de mais de R$7mil, inclusive minha esposa recebe cobranças em sala de aula na frente de todos os alunos. Gostaria de sua recomendação e contatos pois quero avaliar uma possibilidade de processo. Meu email é vitorcunha@outlook.com.
Grato,

Vitor Cunha

Amanda Meirelles disse...

Utilizo o FIES, peguei uma dependencia anual ( uma matéria) cujo valor é de 400 reais e com isso a faculdade retirou o desconto de 500 reais por mes.. no começo do ano no primeiro aditamento desse ano entrei em contato com a instituiççao para incluir minha dependencia no meus fies, houve um retorno da faculdade dizendo para fazer o aditamento normal pois eles nao possuiam ainda os valores das materias separadas.Comecou a existir cobrança desse valor que foi redefinido pela faculdade em 8 parcelas de 941 reais. Fiz um requerimento avisando que já havia entrado em contato no começo do ano e que não haviam os valores ainda e solicitei para ser colocado as vencidas já no proximo aditamento. NUNCA houve resposta do meu requerimento que encontra-se em avaliaçãoa té hoje no site da instituição.
Houve liganças e cobranças ao meu fiador e ao iniciar o aditamento desse semestre , pedi para acrescentar a dependencia.. mas não esta dando certo devido a renda do meu fiador. Ao entrar em contato com o banco ,descobri que a faculdade esta cobrando a materia que é ANUAL apenas em um aditamento, e que se fosse cobrada em 2 aditamentos a renda do meu fiador passaria .( o correto seria em 2 aditamentos pois a materia é anual). A faculdade não aceita.
Alem de achar abusivo o valor de 7 mil reais( perda do desconto e materia) por apenas 4 provas já que não assisto as aulas e só faço as provas.
Como proceder? O prazo do aditamento esta correndo e não consigo fazer devido a isso.

Viviane Diniz disse...

Dr. Saulo, boa noite.
Estou precisando da sua ajuda. Sou estudando beneficiaria do FIES desde 2012. Quando entrei com a papelada para realização do FIES pelo Banco do Brasil fui informada da obrigatoriedade de fazer um SEGURO DE VIDA GARANTIDA e abrir uma conta corrente no referido banco. Agora em Agosto de 2014 fiquei muito indignada e resolvi procurar o banco central e fazer uma reclamação formal.. Depois de vária tentativas de cancelamento desse seguro e fechamento dessa conta corrente que eu não quero ter, o BB recebeu uma notificação do Banco Central e foi autorizado que eu fizesse o cancelamento do Seguro, porém não poderia fechar a conta corrente que, de acordo com banco, é exigência do MEC. Fui informada pelo MEC que é direito do estudante receber seu boleto em casa se isso lhe for conveniente. Procurei saber com outros alunos da minha faculdade se eles também são OBRIGADOS a manter uma conta corrente no Banco que escolheu para realização do FIES e fui informada que não.. Na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL os estudantes NÃO precisam ter conta no banco e recebem o boleto em casa! Fui informada pelo ouvidoria no Banco do Brasil que isso é uma regra do MEC e essa informação NÃO PROCEDE! A exigência de abertura de conta-corrente, representa uma venda casada, prática ilegal de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Estou há 2 anos sofrendo com fila gigantescas, altos gastos desnecessários( pagamento de seguro de vida e anuidade da conta corrente que eu não utilizo, etc), sofrendo com informações falas, etc.. Gostaria de processá-los. O Sr. considera viável?

Kelly Almeida disse...

boa tarde
sou estudante de licenciatura de ciencias biologicas e no começo do ano para que eu pudesse fazer faculdade tive que fazer o FIES onde eu tinha dois fiador e agora no 2 semestre um dos meus fiadore ficou com o nome restrito e eu nao consegui outro me deram o prazo pra estar com tudo acertado ate dia 11/12/2014 ou meu fies sera cancelado o que faço?

Pedro Henrique disse...

Olá!
Gostaria de maiores informações sobre o FIES.
Fui aprovado em medicina porém minha família não possui condições de pagar a mensalidade, logo pedirei FIES.
Moro sozinho no Rio de Janeiro e sou sustentada por minha mãe, que reside em outra cidade. A renda bruta dela é superior a 10 salários mínimos, logo não conseguirei 100%. . Porém, a renda liquida é muito inferior aos 10 salarios minimos devido a dispensas e empréstimos sendo quitados, ou seja, a situação financeira não é boa e fica impossível.
Gostaria de saber se na hora de pedir o FIES eu alegar que moro sozinho (que realmente moro), terei que apresentar os dados de minha mãe como parte do meu grupo familiar? No edital esta escrito que somente quem reside com você e considerado do grupo familiar, mas como ela me sustenta, como ficaria a situação?
Se puder deixar um email para conversarmos e ate mesmo fecharmos um acordo para você nos ajudar, seria ótimo!

Dr. Saulo Rodrigues disse...

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......
E-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com
Tel: 61 3083 7725

soraia_villa@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
soraia_villa@hotmail.com disse...

Olá Dr Saulo, boa noite!
Preciso entrar em contato com o senhor, é urgente, pois a CEF perdeu o prazo de implantação do processo do meu filho e estão se negando à resolver o problema. Nós cumprimos todas as exigências e prazos regimentais e estamos sem acesso ao financiamento. Espero que o senhor possa nos ajudar,
Atenciosamente.
Soraia Márcia dos Santos carvalho Villa
Meu contato: soraia_villa@hotmail.com

Britto disse...

Dr. Saulo, o senhor poderia me enviar um email de contato?

Evilles Santos disse...

olá me chamo Evilles e sou estudante de psicologia quinto período, não conseguir renovar meu aditamento e agora estou com dívidas acumuladas na faculdade e Banco, o que fazer? não tenho condições de pagar. grata.

Guy disse...

Olá Dr. Saulo, gostaria de saber se há algum instrumento jurídico para que eu possa aumentar o prazo para aditamento do FIES 1. semestre 2015 que vence agora dia 20, pois por causa do prazo do agente financeiro que pede 10 dias para solucionar um problema no meu contrato. Em 10 dias cairá no dia 23. Meu contato é driguy@ig.com.br

Mayara Vieira Dias disse...

Ola Dr. Saulo, fis uma suspensão no 2º semestre de 2014, mas não sabia que tinha que levar esse papel a faculdade e banco. Quando voltei a facul no 1º semestre de 2015 não consegui fazer a matricula por conta desse erro. Abri uma demanda no fies em fevereiro e até agora não obtive resposta alguma, sempre que ligo é a mesma resposta que esta em analise, preciso terminar meu curso, me ajuda por favor. meu contato é mvdbicuda@gmail.com

Jhonatan Melo disse...

Bom dia. Estou com um problema sério com o FIES e preciso resolver, com risco de não conseguir me matricular. É meu penúltimo semestre. O senhor atende em Belo Horizonte? Se sim, em qual endereço? Tem telefone pra contato?

Jhonatan Melo disse...

Bom dia. Estou com um problema sério com o FIES e preciso resolver, com risco de não conseguir me matricular. É meu penúltimo semestre. O senhor atende em Belo Horizonte? Se sim, em qual endereço? Tem telefone pra contato?

Vitor Figaro disse...

Boa tarde Dr. Saulo. Gostaria de saber se possui escritório em SP, preciso muito da sua ajuda. Sou graduado em fisioterapia, e no momento estou fazendo cursinho para prestar Medicina. Preciso do Fies para pagar a faculdade, gostaria de uma orientação quanto a isso, se posso prestar e depois entrar com recurso, ou não. Fico no aguardo de uma resposta. Obrigado

Vitor Figaro disse...

Observação: Nunca usei o Fies.

Marcio Severo disse...

Dr. Saulo..

Marcio Severo disse...

Gostaria de me comunicar com você pelo endereço de e-mail Kellysegabinazzi@hotmail.com

Suellen Lopes disse...

Bom Dia Dr. Saulo.
Você tem escritório no Rj?
Estou preocupada pois estou tentando liquidar meu contrato no Fies, mas simplesmente não consigo. Solicitei o encerramento no sistema do fies .Quando fui ao banco os meus dados não apareciam no sistema da caixa.Fui aos três dias de comparecimento ao banco e nestes três dias meus dados ainda não constavam. Entrei em contato com o FIES , expliquei a situação , eles abriram uma demanda para verificar este erro e já tem 16 dias que não respondem, eu ligo quase que diariamente para questionar logo essa reposta ,pois quero liquidar logo o meu contrato, mas só falam para aguardar . Minha preocupação é que a cada dia que passa os juros vão aumentando e eu gostaria de liquidar logo este contrato. Sem contar que tento liquidar desde de setembro, porém em outubro a caixa entrou de greve impossibilitando minha ida ao banco. Agora em novembro que os bancos voltaram de greve solicitei novamente o encerramento porém estou com este problema . Fico sem saber o que fazer. Se puder me passar seu email ou entrar em contato comigo ficaria agradecia. Meu email: suellenlopes10@gmail.com . Grata !

Bruna Danielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Danielle disse...

Bom dia,Dr. Saulo.
Gostaria de me comunicar com o Dr. por email possui algum?
Estou cursando na faculdade São Judas Tadeu,em 2014 entrei na Faculdade Cruzeiro do sul então em 2015 solicitei transferência junto com o Fies para a São Judas onde me cobraram a matricula alegando que se não paga-se não poderia cursar ok paguei,em Fevereiro de 2015,em um mês depois o FIES liberou a transferência,desde então aguardo reembolso q não ocorreu até hoje,já entrei diversas vezes em contato com a Faculdade onde fui informada que teria que aguardar,porém o MEC já repassou o valor para a Faculdade e também tenho bolsa de 40% de desconto nas mensalidades e para o FIES,foi passado o valor integral,ou seja quando acabar o curso terei que pagar os 100% pro FIES, o Dr pode me passar o que devo fazer?

Atenciosamente Bruna.
email brunadaremo@gmail.com

Bruna Danielle disse...

Bom dia,Dr. Saulo.
Gostaria de me comunicar com o Dr. por email possui algum?
Estou cursando na faculdade São Judas Tadeu,em 2014 entrei na Faculdade Cruzeiro do sul então em 2015 solicitei transferência junto com o Fies para a São Judas onde me cobraram a matricula alegando que se não paga-se não poderia cursar ok paguei,em Fevereiro de 2015,em um mês depois o FIES liberou a transferência,desde então aguardo reembolso q não ocorreu até hoje,já entrei diversas vezes em contato com a Faculdade onde fui informada que teria que aguardar,porém o MEC já repassou o valor para a Faculdade e também tenho bolsa de 40% de desconto nas mensalidades e para o FIES,foi passado o valor integral,ou seja quando acabar o curso terei que pagar os 100% pro FIES, o Dr pode me passar o que devo fazer?

Atenciosamente Bruna.
email brunadaremo@gmail.com

Sandra Cristina de Sousa Alves disse...

Dr. Saulo, me chamo Márcia Cristina e curso Fisioterapia (7º período). Cinco semestres deste meu curso foram financiados até agora pelo FIES. A fiadora do meu contrato é minha irmã Sandra, ela está enfrentando um tratamento de câncer de mama, não tem plano de saúde e por esse motivo acabou com restrições no nome, porém nenhuma restrição na caixa econômica. Essas restrições começaram em 2014, assim, os dois semestres de 2014 e mais o primeiro semestre deste ano aditamos o contrato sem problemas, no entanto sexta feira (11/12) fui à caixa para fazer o aditamento do segundo semestre de 2015 e me negaram dizendo que minha fiadora tinha restrições o que estava impossibilitando "rodar" o contrato. Ah! Doutor, fiquei maluca, pois, o FIES é o único meio que disponho para terminar o meu curso. O que se pode fazer neste caso?

Sandra Cristina de Sousa Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia Dr Saulo Rodrigues,

gostaria que o senhor pudesse responder um problema que estou enfrentando com a matricula do FIES e se pode assumir o caso .

Eu, Amanda de Brito Rangel Pereira, fui pré - selecionada no FIES para o curso de medicina na Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente - SP no dia 23 de dezembro, efetuei a matrícula no site do SISFies no dia 24 de dezembro de 2015, e tinha o prazo de confirmar a inscrição na CPSA da instituição até o dia de hoje, 04 de Janeiro de 2016. Porém, ao ser feita a solicitação de confirmação de matrícula na CPSA da faculdade, a matrícula foi negada pelo responsável do setor onde o mesmo alega que o Ministério da Educação enviou o ofício-circular n° 28/ 2015/ CGRAG/ DIPES/ SESU/ SESU-MEC que consta que o edital foi modificado, logo a matrícula não poderia ser realizada pois o semestre letivo de 2015.2 já está encerrado. mais, o mesmo me informa que o erro foi do MEC em ter feito a chamada da lista de espera. Porém, ao entrar em contato
com o MEC dias antes de me deslocar para a cidade a fim de realizar a matrícula, fui informada de que o prazo de matrícula seria até o dia 4, e que a minha vaga estava garantida.
Dessa forma, gostaria de um esclarecimento plausível para a recusa da matrícula.


gostaria do seus meios de contato;

o meu é brangelamanda@gmail.com
ou
hebson.lopes@gmail.com

Dr. Saulo Rodrigues disse...

Segue o e-mail de contato:

advocaciasaulorodrigues@gmail.com

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......

Química do Ferreira disse...

Dr Saulo,
Sou graduado em Química (UFMT) e pretendo cursar medicna pelo FIES. Em 2016/1 estou classificado em 28º de 15 vagas, talvez sejam convocado, talvez não. Mas pretendo fazer em 2017. O que devo fazer para lutar contra a Portaria Normativa nº13, de 11/12/2015 que proibe o financiamento de graduados? Ainda é possível vence-la?

Danilo Barbosa Oliveira disse...

Caro colega Saulo,

como consigo entrar em contanto diretamente com o Sr.?
tenho clientes que almejam por serviços prestados, como os do sr.

Fedinard Edward disse...

Você precisa de um empréstimo urgente? Nós damos a empréstimos comerciais, empréstimos pessoais, empréstimos estudantis, empréstimos de carro E.t.c, Se você estiver interessado entre em contato conosco via: info.financialloanhome@gmail.com

Contacte-nos hoje para um empréstimo urgente. Contacte-nos: info.financialloanhome@gmail.com

Marcos Silva disse...

Olá, Dr. Saulo Rodrigues, tudo bom?
Então no meu caso, estou com problemas para a renovação do meu contrato do fies, sempre que vou ao banco Caixa Econômica Federal, eles me travam para a confirmação do contrato exigindo algo diferente, já estou no meu terceiro fiador e não consigo realizar o aditamento, meu prazo vence hoje dia 25/04/2016 e o último dia para o aditamento do FIES segundo o portal do mesmo é dia 30/04/2016, em tal prazo não consigo realizar meu aditamento, oque posso fazer para que eu não perca meu FIES, minha FACULDADE DE DIREITO e ainda mais tenha que arcar com uma dívida enorme do valor do semestre??????

EMS disse...

Realizei as duas dilataçoes mas ainda não terminei o curso, vez que meu contrato inicial era para Adm de empresa(8 semestre) mas mudei para Direito (10 semestre) mas não houve alteração de prazo, e agora, como poderei financiar os 3 últimos semestre de Direito? É possível? Favor me responder para tratarmos disso por e-mail.

ANTONIO CARLOS disse...

SENHOR SAULO OLÁ TUDO BEM?ME CHAMO ANTONIO CARLOS TENHO FIES DESDE 2014 E QUERIA TIRAR UMA PEQUENA DUVIDA..NUNCA REPROVEI NENHUMA CADEIRA ATE AGORA E QUERIA SABER SE PERCO MEU FIES SE REPROVAR UMA CADEIRA DE DUAS QUE ESTOU CURSANDO ESTE SEMESTRE?

favour disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Dr. Saulo, obrigada por dispor este canal e prestar solidariamente esclarecer os infortúnios sobre o Fies.

Fiz a adesão do Fies no 5º semestre do curso de Engenharia, com o FGDUC. A universidade cobrou taxa de inscrição nos dois semestres, li que não poderiam cobrar taxa de matricula.
No 7º semestre renovei minha matricula com a universidade, periodo manhã, conforme contrato do Fies e regularidade que mantive no curso, no entanto, 3 dias antes do inicio das aulas recebi um telefonema da faculdade avisando que não havia formado turma para manhã que minha opção seria estudar a noite.
Em função do meu horário já comprometido, não havia possibilidade em estudar a noite, e mesmo com a confirmação de matricula em mãos, que garantia turma pela manhã. Consultei a universidade para suspender por 1 semestre o contrato do Fies afim de reorganizar horários para retomar os estudos, desta vez, a noite.
A universidade informou que para suspender o Fies, deveria ter matricula ativa, e sugeriu então, que eu me matriculasse no período noturno, e só depois concluido a matricula suspendesse o fies, seguindo as orientações, efetivei minha matricula para noturno. Foi quando começaram os problemas, alguns dias após a matricula, solicitei via site Fies a suspensão, e quando fui validar junto a CPSA a universidade recusou alegando que eu deveria pagar parcelas (jan - ref taxa matricula, fev - mensalidade) pois estava matriculada regularmente, detalhe não frequentei aulas a noite, apenas matriculei por instrução da faculdade para suspender o Fies por 1 semestre.
Com isso, não pude tomar nenhuma atitude, estou no 2º semestre e ainda não consegui resolver este assunto com a faculdade e não estou estudando a dois semestres em função deste impasse. Por favor pediria uma orientação, recebi e-mail do Fies avisando que o prazo limite para aditamento do meu contrato seria dia 30 de outubro.
A universidade se recusa a analisar meu caso, tenho todos os comprovantes de suspensão, de matricula no periodo da manhã...pediram que eu fosse procurar meus direitos que nada poderiam fazer até que pagasse o valor de 1 semestre regular de mensalidade. Quase R$ 6MIL reais. Contrato Fies 75%.

Agradeço a atenção

Cleoncie

DAWSON MCCARTHY disse...

bom dia

Eu sou um financista Estou disposto a emprestar empréstimos Com a taxa de juros
de 3% e com, no valor de US $ 10.000 a US $ 500.000.000, como a oferta pode ser, eu
oferecer empréstimo para todas as categorias de pessoas, empresas, empresas, todos os tipos de
Organizações Empresariais, indivíduos e investidores imobiliários privados,
I dar empréstimos a taxas muito baratos e moderados.

Eu sou um credor certificada, registrada e legítimo. Pode contactar-me
hoje, se você estiver interessado em obter empréstimo ESTA, contactar-me para mais
Sobre as informações do processo de empréstimo, o processo de como as condições do empréstimo e
condições e como o empréstimo será transferido para você. Eu preciso do seu
se você estiver interessado resposta urgente. Você está em contactar-me com this
e-mail: dawsonmccarthyloanfirm@gmail.com
obrigado

Saulo Rodrigues disse...

Olá, bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Solicitamos, por gentileza, que dúvidas jurídicas sejam encaminhadas pelo seguinte endereço de e-mail:

advocaciasaulorodrigues@gmail.com


Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......

Thiago Ferreira de Albuquerque disse...

Já envie um e-mail e não obtive retorno, eu não fiz enem, consigo o fies na justiça ? Meu e-mail tfa1990@hotmail.com. Aguardo retorno.

mercy disse...

Isto é para informar o público em geral do sexo masculino ou feminino que são saudáveis e 100% grave na venda de seu rim deve contactar urgentemente Dr. mercê Winston Hospital e-mail: dr.mercyhospital@gmail.com, como temos um monte de pacientes que são Atualmente em necessidade de transplante de rim, você está procurando uma oportunidade para vender seu rim para o dinheiro devido à quebra financeira para baixo e nós fornecerá $ 80.000 USD para seu rim. Envie um e-mail agora, e-mail: dr.mercyhospital@gmail.com e você também pode adicionar-nos no whatsapp com este número +2348104857337 obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde! Dr. preciso do seu contato de e-mail ou telefone para eu possa explicar a minha situação.
Obrigada

mr make disse...

Aplicar para um empréstimo rápido e conveniente para pagar as contas e iniciar um novo negócio ou re-financiar seus projetos a uma taxa de juros mais barato de 3%. Entre em contato conosco hoje via: ukhomeloanfund@gmail.com com o montante do empréstimo necessário como nossa oferta mínima de empréstimo é de R $ 1.000,00 para qualquer escolha do montante do empréstimo. Somos um legítimo credor registrado e certificado. Você pode entrar em contato conosco hoje via e-mail para resposta rápida (ukhomeloanfund@gmail.com), se você estiver interessado em obter este empréstimo, entre em contato conosco para obter mais informações sobre o processo de empréstimo, o processo de como os termos e condições do empréstimo e como O empréstimo será transferido para você. Preciso da sua resposta urgente se estiver interessado.

Stage RD2 disse...

boa tarde senhor
eu estou com o problema Em tratamento pelo Agente Operador (AO) e Agente Financeiro (AF)

o que o senhor pode fazer para mim ajudar
eu sou de campinas-Sp

Unknown disse...

Dr. Saulo boa tarde. Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao Fies. Meu filho aderiu ao Fies em 2012 p/ um curso de 4 anos (Sistema de Informação), ainda não concluiu o curso. Por ter sido reprovado em algumas matérias sua grade horária nem sempre foi possível de ser preenchida na sua totalidade. No semestre passado por exemplo só foi possível fazer 3 materias já que não poderia puxar outras enquanto não concluísse aquelas consideradas fundamentais. Ele já fez as 2 dilatações do Fies, não sendo mais possível utilizar o Fies. Minha dúvida é a seguinnte: A faculdade recebeu do Fies pela grade semestral (cheia) mesmo tendo ele feito somente 3 matérias. Agora ela quer cobrar as matérias que ainda faltam p/ a conclusão do curso, ou seja, quer receber duas vezes. É correto? Como proceder neste caso?

Lana Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lana Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lana Silva disse...

Sou uma aluna fies desde 02/2013 sempre fiz os aditamentos sem nenhum problema porem no aditamento de 2015.2 o sisfies apresentou um erro e na pagina do aditamento o passo a passo me direcionou para um uma opção de como eu tivesse contratando o fies pela primeira vez, com um passo a passo de 7 passos, e neste caso eu teria que apresentar um fiador,liguei para o 0800616161 e fui instruída a rejeitar e abrir uma demanda solicitando a correção, porem a essa correção nunca ocorreu depois de muito ligar e abrir diversas demandas.
O site em maio de 2016 o sisfies reabriu o aditamento de 2015.2 para correção, desta vez um com passo a passo de 4 passos, mas continuava me solicitando um fiador, Como fiz o contrato usando o fundo garantidor (FGEDUC) não consegui realizar o aditamento do semestre 2015.2 e desde então abro demandas mensagem de erro, e por esse motivo não consegui fazer o aditamento 2016.1 e aparece mensagem de erro.
(Msg918 ) Não foi identificado na base de dados do Sisfies fiadores do seu contrato de financiamento.caso seu contrato tenha sido formalizado sem a exigência de fiador em decorrência de decisão judicial interrompa a solicitação e faça uma ocorrência na central de atendimento do Fies . Caso contrario, informe os dados dos fiadores para prosseguir com o
Estou sem poder renovar matricula na faculdade por que meu fies foi suspenso devido ao não aditamento e estou a dois semestres de me forma!
E a agora o site apresenta uma mensagem de erro que diz
(MSG508 devido a uma alteração na renda ou grupo familiar, é necessário que você verifique novamente os termos de seu financiamento. Sobretudo o percentual do seu financiamento solicitado, após a verificação clique no botão de prosseguir).
Mas todas as opções estão bloqueadas e mesmo que eu quisesse não tem como mudar nada!
E agora faltando 2 semestre 2017.1 e 2017.2 estou sendo impedida pela faculdade de Renovar matricula e estudar! Coloquei o MNEC/Fies na DPU,RJ porem o processo não andou o que posso fazer ?

Diego Bueno disse...

Olá Dr., gostaria de tirar uma duvida referente ao Fies. Eu contratei o fies, logo em seguida cerca de dias solicitei a suspensão parcial = 6 meses (um semestre), nesse período eu cancelei a matricula na faculdade e nunca estudei, logo apos chegaram cobranças do fies, venceu o período de 6 meses, suspendi o fies novamente, isso já faz mais de 1 e meio e nunca estudei pelo Fies, eu quer cancelar, mas não consigo, e as mensalidades trimestrais sempre chega! e eu tenho de pagar, como posso cancelar isso??

Maria Hoffman empréstimos disse...

BIENVENIDOS UN HOFFMAN MARIANO marianhoffman.finance@gmail.com tiene como objetivo proporcionar Excelente
Servicio profesional.

Eres un hombre de negocios o una mujer ¿Está usted en cualquier financiero o necesita fondos para iniciar su propio negocio? ¿Necesita un préstamo para iniciar una pequeña escala y negocios medianos? ¿Tiene una puntuación de crédito baja y le resulta difícil obtener préstamos de capital de los bancos locales y otros institutos financieros ?.

Nuestros préstamos están bien asegurados para una máxima seguridad en nuestra prioridad, nuestro objetivo principal es ayudar a obtener los servicios que usted se merece, nuestro programa es la forma más rápida de obtener lo que necesita en un instante. Reduzca sus pagos para aliviar la presión sobre sus gastos mensuales. Gane flexibilidad con la herramienta puede utilizar para cualquier propósito - desde vacaciones, hasta educación, hasta compras únicas

Ofrecemos una amplia gama de servicios financieros que incluye: Planificación de Negocios, Finanzas Comercial y Desarrollo, Propiedades y Hipotecas, Préstamos de Consolidación de Deuda, Préstamos de Negocios, Préstamos Privados, Refinanciamiento de Viviendas Préstamos con baja tasa de interés al 2% anual Para individuos, empresas y Corporaciones. Obtenga lo mejor para su familia y el dueño del mar de su casa de ensueño, así como con nuestro esquema de préstamos generales.

Ofrecemos todo tipo de préstamos - Solicitar préstamos asequibles.

Por favor, póngase en contacto con nosotros para obtener más información: marianhoffman.finance @ gmail.com
Por favor, escríbenos con la información del préstamo;

INFORMACIÓN DEL PRESTATARIO

1) Nombres Completos:
2) País:
3) dirección:
4) Estado:
5) Sexo:
6) Estado Civil:
7) Ocupación:
8) Número de teléfono:
9) Ingreso mensual:
10) Parientes:
11) Cantidad del Préstamo Necesario:
12) Duración del préstamo:
13) Propósito del Préstamo:
14) Fecha en que se necesita el préstamo:

Si usted está interesado en obtener un préstamo, por favor, escríbenos con el requisito de préstamo.
Por favor, póngase en contacto con nosotros para obtener más información: marianhoffman.finance @ gmail.com

Tuyo sinceramente,
Sra. Marian Hoffman
Marianhoffman.finance@gmail.com

Esperamos tener noticias de usted lo posible

Los solicitantes interesados ​​deben comunicarse con nosotros por correo electrónico: marianhoffman.finance@gmail.com

Maria Hoffman empréstimos disse...

Hola mi nombre es Pamela Renata Giovana soy de español Acabo de recibir mi préstamo de 50.000 Reals de esta nueva empresa de préstamos legítimos de 2017 y el nombre de la empresa es Marian Hoffman préstamo de la compañía que solicité un préstamo de ayer y acabo de recibir una alerta De mi banco hoy que había un fondo de 50.000 reales en mi cuenta y soy tan feliz por lo que todo el mundo si necesita un préstamo real esta es la empresa a aplicar de ellos son reales y estar seguro de que si solicita un préstamo de Ellos hoy y que son rápidos con ellos para mañana estar esperando sus fondos de préstamo en su cuenta de forma segura. Tan si usted necesita un préstamo de ellos usted puede solamente entrar en contacto con ellos vía allí correo en marianhoffman.finance@gmail.com.

Gracias a cualquiera que lea mi mensaje una vez más me quedo Pamela Renata Giovana.

Maria Hoffman empréstimos disse...

Mi nombre es Maria Eduarda Lívia y soy de español quiero usar este tiempo para decirle a todos en internet acerca de cómo recibí mi préstamo hoy de una nueva empresa de préstamo legítimo de 2017 el nombre de la empresa es Marian Hoffman préstamo de la empresa y ellos Soy legítimo nunca he visto la compañía en el Internet antes y apenas las vi ayer en un sitio y decidí aplicarlas me dijeron que todo que necesito hacer y después de hacerlas que recibí mi préstamo en mi cuenta bancaria hoy. Quiero utilizar este tiempo para decirle a todo el mundo en Internet que si usted necesita un préstamo de préstamo legítimo esta es la empresa real para aplicar y de inmediato se aplican de ellos sólo estar seguro de que va a recibir su préstamo con seguridad de ellos y sea feliz. Si usted está interesado en un préstamo Marian Hoffman es la empresa a aplicar de que son reales y la empresa de préstamo legítimo de 2017 allí dirección de correo es marianhoffman.finance@gmail.com

ricardo leo disse...

Olá a todos,

Eu sou um credor de empréstimo privado, credor confiável, confiável; Presto empréstimos a empresas e indivíduos a uma taxa de juros baixa e acessível de 2%. Se você foi recusado um empréstimo por uma instituição financeira bancária Por uma ou mais razões. Você está procurando um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo de casa, empréstimo de carro, empréstimo de estudante, empréstimo de consolidação de débito, empréstimo unsecured e capital de risco? Você está no lugar certo para o seu empréstimo Soluções Se estiver interessado na oferta de empréstimo gentilmente entre em contato conosco via e-mail: (carlosellisonfinance@outlook.com)
Saudações,

Sr Carlos Ellison

Mrs Rose Mary disse...

Olá,

          Somos uma organização cristã formada para ajudar as pessoas em necessidades de ajuda, tais como ajuda financeira. Então, se você está passando por dificuldades financeiras ou você está em qualquer bagunça financeira, e você precisa de fundos para iniciar o seu próprio negócio, ou você precisa de empréstimo para Liquidar sua dívida ou pagar suas contas, iniciar um bom negócio, ou você está encontrando dificuldades para obter empréstimo de capital de bancos locais, entre em contato conosco hoje via e-mail: mrsrosemary4444@gmail.com para a bíblia diz "" Lucas 11:10 Todos Quem pede recebe; Quem procura encontra; E para aquele que bate, a porta será aberta ". Portanto, não deixe que essas oportunidades passem por você, porque Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Por favor, estes são para pessoas com espírito sério e temente a Deus.

Nomes completos):
Era:
Endereço:
País:
Número de contato:
Empréstimo Quantidade Requerida:
Empréstimo Finalidade:
Duração do Empréstimo:
Situação de emprego:
Sexo:
Número do WhatAspp:

Obrigado pela sua compreensão para o seu contato enquanto aguardamos: mrsrosemary4444@gmail.com
 
Saudações
Gestão

KIDNEY DONOR disse...

Caro Sr / Sra,
   Você quer vender o seu rim? Você está procurando uma oportunidade para vender o seu rim para o dinheiro devido à quebra financeira para baixo e você não sabe o que fazer, então entre em contato conosco hoje e vamos oferecer-lhe boa quantidade para seu Rim.

Se você estiver interessado em vender ou comprar rim por favor não hesite em contactar-nos via e-mail: inffo.kidneydonor@gmail.com com os seguintes detalhes.

Nome:
Era:
Sexo:
Grupo sanguíneo:
Data de nascimento:
Número de telefone:
Profissão:
Renda Mensal:
Motivo da venda:
Voce fuma?:
Quantidade Você quer vender o seu rim:
País:
Estado:
Endereço:

OBSERVE QUE NÓS COMPRAREMO SEU RIM PARA UM MONTANTE MÁXIMO DE US $ 250.000 Dólares Estadunidenses

Dr. Leo Gomez
Email: inffo.kidneydonor@gmail.com
+447920384518

stella disse...

Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us at:stellamorrisloanfirm@gmail.com

Welcome to STELLA MORRIS LOAN FIRM, This is a legit loan Company, formed to help individuals who are in need of financial crises and help them achieve their goals in life.

Available Loans we offer are,

1. Personal Loans (Secure and Unsecured)
2. Business Loans (Secure and Unsecured)
3. Combination Loan
4. Consolidation Loan And Many More:

Interested clients should please send request to our email for application form and terms. Try and see for your self, our wonderful services that does not exceed working days for loan processing and just only (1)hour 35 minutes of loan Transfer.

EMAIL---[ stellamorrisloanfirm@gmail.com ]

Warm Regards

David johnson disse...

Good Day Dear Loan Seeker,

Have you been struggling to start a project or open a business? do you need an urgent finance to complete your education or build a house? do you need urgent finance for hospital treatment or travel abroad? kindly contact us today via our email for quick solutions to your problems, Contact us now: 1% * Long-term repayment (1-30
If you are interested contact us via: bdsfn.com@gmail.com and fill out the below loan application form.

Loan application form:
Full Name:....................
Country:.....................
State:..............
City:..............
Sex:.........................
Phone Number:...........
Loan Amount :...........
Have You Applied Before?....................
With Best Regards.
Mrs. Pranchment Dura
Emaill Address: bdsfn.com@gmail.com

Carlos Eduardo Faria disse...

Boa noite Dr. Saulo.

Qual o endereço do seu escritório em Brasília?


At.
Carlos Eduardo. Email: cadu.faol@gmail.com

Fabiola Bignetti disse...

Boa tarde, Dr. Saulo
Como faço para conversarmos sobre o meu contrato do fies? Quero dá entrada no pedido de revisão contratual.

Fabíola Bignetti
fabiolabignetti@hotmail.com

DJ disse...

Dr. Saulo, boa tarde.
como faço para contratar seus serviços, preciso tenho uma filha com sinais depressivos haja vista perca do financiamento.

djairjoga10@hotmail.com
fone : 079 - 99893-5401

ane sanuto disse...

olá Dr. Saulo, sou Duane Sanuto aluna da universidade Veiga de Almeida cursando o 6° período de enfermagem.
O meu aditamento referente a 2016.2 está pendente por óbices operacionais motivados por partes do FIES , compareci a agencia da caixa econômica para assinatura do contrato de aditamento em 08/12/2016 mas fui informada que somente seria possível assinar e finalizar o aditamento se no sistema do fies estivesse obrigatoriamente escrito no parecer "recebido pelo banco" caso contrário não deveria me direcionar a agencia, a mudança do status no site não ocorreu, a minha DRM(documento que deve ser apresentado no banco venceu) e a alteração do status no sistema não apareceu,como a drm esta vencida preciso de uma nova para comparecimento ao banco mas o fies não libera um novo prazo, ja abri varias demandas com todos os documentos que comprovam que não foi meu erro mas as respostas são negativas.
No banco uma das responsáveis por tratar do fies abriu algumas demandas ja que ficou claro que o erro não foi da estudante, mas em resposta o fies disse que como a maior interessada é a aluna ela não deveria fazer questionamento.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail