google40e0fd6e3d038f12.html FIES 2016 E ESTUDANTES JÁ GRADUADOS. SEGUNDA FORMAÇÃO. DO PROCESSO SELETIVO DO FIES REFERENTE AO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 PARA ESTUDANTES JÁ GRADUADOS ~ .......Advocacia Saulo Rodrigues.......

quarta-feira, 18 de maio de 2016

FIES 2016 E ESTUDANTES JÁ GRADUADOS. SEGUNDA FORMAÇÃO. DO PROCESSO SELETIVO DO FIES REFERENTE AO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 PARA ESTUDANTES JÁ GRADUADOS


FIES 2016 E ESTUDANTES JÁ GRADUADOS. DO PROCESSO SELETIVO DO FIES REFERENTE AO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 PARA ESTUDANTES JÁ GRADUADOS

A nova portaria divulgada pelo MEC, no ponto que trata da participação de estudantes já graduados, dispõe que:

DO PROCESSO SELETIVO DO FIES REFERENTE AO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016Seção IDa Inscrição dos EstudantesArt. 8º Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016 o estudante que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:I - tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;II - possua renda familiar mensal bruta per capita disposta no Edital SESu.Parágrafo único. Compete exclusivamente ao estudante certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer no referido processo seletivo, observadas as vedações previstas na Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.

"Seção IIDa Classificação e da Pré-seleçãoArt. 13. Encerrado o período de inscrição, os estudantes serão classificados em ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram, observada a seguinte sequência:I - estudantes que não tenham concluído o ensino superior; eII - estudantes que já tenham concluído o ensino superior.§ 1º A nota de que trata o caput considerará a média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem em cuja edição o estudante tenha obtido a maior média.§ 2º No caso de notas idênticas, calculadas segundo o disposto no § 1º, o desempate entre os estudantes será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:I - maior nota na redação;II - maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;III - maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;IV - maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; eV - maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias."

Como se vê do artigo 8º parágrafo único da Portaria Ministerial 9/2016, esta remete ao texto da Portaria Normativa 10/2010, no ponto, verbis:

"Art. 9º É vedada a inscrição no FIES a estudante: I - cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição, conforme disposto no § 2º do art. 1º; II - que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES; III - inadimplente com o Programa de Crédito Educativo PCE/CREDUC de que trata a Lei nº 8.436, de 25 de junho de 1992; IV - cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 (dois e meio) salários mínimos; (Redação dada pela Portaria Normativa 10/2015/MEC)"

Assim, totalmente recomendado o ajuizamento de remédio jurídico para que o Estudante graduado possa concorrer em igualdade de condições com os demais concorrentes ao programa social, eis que, não pode uma portaria ministerial de hierarquia subalterna à Constituição Federal impor limites ao direito subjetivo que garante o livre acesso à educação.
egundo fies e liminar judicial, segundo fies e segunda graduação, segunda graduação, fies 2016 e estudantes graduados, ação judicial e fies graduados fies e nova graduação fies e estudanes de medicina estudantes de medicina ingressam na justiça para obter o direito à inscrição ao fies fies e liminar judicial para que estudante de medicina obtenha o fies, fies e direito fies e estudantes de medicina fies 2016 e nova portaria fies e estudantes graduados

2 comentários:

Unknown disse...

Fiz 1 semestre ( 6 meses) de engenharia civil em uma faculdade particular e fiz o uso do FIES nesse período. Devo hoje um valor que consigo pagar. Posteriormente, ingressei em uma faculdade particular no curso de medicina, como todos sabem, não é barata. Preciso reutilizar esse FIES, mas não consigo pois o site fala que já tenho contrato ativo. Gostaria de saber se tem alguma forma de reutilizar esse financiamento caso eu liquide essa dívida anterior, ou , se necessário, entre na justiça pois posso comprovar carência e que não tenho condições de pagar esse curso. Tem alguma solução para isso ? Desde já, agradeço.

Jéssica A. disse...

Boa noite. Encontrei o contato na Internet no site. Gostaria de orientação. 

Vamos lá.. Contratei o fies em 2013 em uma faculdade. Por motivos de erros sistêmicos tive que suspender três semestres, porém não consegui finalizar ainda a faculdade e agora deu como encerrado e só posso dilatar por mais dois semestres, sendo que vou precisar de 4 semestres. Não sei o que faço, um dos erros foi do site fies que não deu pra fazer a transferência para outra universidade no primeiro semestre de 2014 pois todas as vezes que ia na CPSA estavam sem sistema, na segunda vez a mesma coisa.. Enfim me matriculei na universidade anehmbi Morumbi sendo que o primeiro semestre não consegui cursar pois a própria faculdade não liberou a grade horária porém não suspendi o semestre, no segundo semestre de 2015 pronta para começar eis que o fies apresentou problemas ao mandar os valores a faculdade e no fim não teve turma formada portanto mais um semestre suspenso. Gostaria de saber se poderia recuperar esse tempo. Ficaria imensamente agradecida por orientação. 

Postar um comentário

AUMENTO DO SALDO GLOBAL DO FIES

FÓRMULA DE JUROS NO FIES

FIES | DÍVIDA | PRESCRIÇÃO | EXECUÇÃO

FIES | AMORTIZAÇÃO ANTES DA CORREÇÃO

FIES. RENDIMENTO ACADÊMICO INSUFICIENTE

MEU FIES ACABOU! E AGORA?!

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TAXA DE JUROS NO FIES

FIES | SAIBA COMO CALCULAR SEU RENDIMENTO

FIES | AMORTIZAÇÃO

FIES | MEDICINA, IDONEIDADE CADASTRAL DO ESTUDANTE

NOVO FIES 2018. PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES GRADUADOS, SEGUNDA GRADUAÇÃO E SEGUNDO FIES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail