google40e0fd6e3d038f12.html FIES. UTILIZAÇÃO PELA SEGUNDA VEZ. SEGUNDO FIES. POSSIBILIDADE. ~ .......Advocacia Saulo Rodrigues.......

domingo, 14 de julho de 2013

FIES. UTILIZAÇÃO PELA SEGUNDA VEZ. SEGUNDO FIES. POSSIBILIDADE.



O FIES é um programa de financiamento criado pelo Governo Federal e administrado pelo MEC que proporciona o acesso ao ensino superior para estudantes que estejam matriculados em instituição não gratuitas. Tem-se, como se vê, uma política pública de ensino cujo objetivo é ampliar o acesso ao ensino universitário, na forma dos arts. 205 e 208, inc. V, da Constituição da República.

Contudo, em julgamento recente o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Ari Pargendler, negou liminar em mandado de segurança para que um estudante do Distrito Federal obtivesse um novo empréstimo pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O ministro considerou que os argumentos levantados pelo estudante acerca da possibilidade de o aluno receber um segundo financiamento, estando outro ainda em aberto, não podem ser analisados no âmbito de um juízo preliminar, já que é matéria que exige maior aprofundamento. 

É importante notar que a Lei 12.202/10 revogou o artigo 4º, parágrafo 3º, da Lei 10.260/01, já que na essência é o cumprimento do artigo 205 da CF-88, ou seja, forma de viabilizar o acesso ao ensino superior, em igualdade de condições, para Estudantes carentes visando o pleno exercício da cidadania com a qualificação profissional e imediata melhor inserção no desleal mercado de trabalho que lhe aguarda ao concluir a faculdade.

Processo: MS 18000

-FONTE: STJ

fies advogado especialista fies segunda vez utilização do fies pela segunda vez legalidade lei 12.202 revogou artigo 4 para permitir a utilização do fies pela segunda vez financiamento estudantil e utilização pela segunda vez utilização do fies pela segunda vez advogado processo fies segunda vez mandado de segurança fies segunda vez liminar fies segunda vez lei advogado fies segunda vez lei fies segunda vez utilização do fies pela segunda vez

42 comentários:

Unknown disse...

Realmente um absurdo não podermos usar um segundo FIES.

Janderson Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janderson Costa disse...

Olá estou cursando em uma faculdade com o fies (fgeduc)e quero fazer uma transferência para outra instituição de ensino só que essa nova instituição não tem a opção (fgeduc) , somente com fiador .... mas eu tenho o fiador e quero ser transferido. sera que posso passar do fundo garantidor para com fiador?

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Marcelo, bom dia!

No entendimento do escritório é totalmente inconstitucional a previsão que veda a utilização do FIES pela segunda vez, desde que quitado o primeiro financiamento.

Estamos à sua total disposição acaso queira resolver o impasse judicialmente.

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Unknown disse...

Olá Dr Saulo. Eu ja recebi o e-mail que explica sobre a ação ordinária para inscrição no FIES para uma segunda graduação. No entanto eu quero saber se será necessário que eu ja tenha dado entrada no pedido do Fies ( ou seja solicitado perante alguma IES ) pra prosseguir com o pedido, pois eu so gostaria de prestar o vestibular na faculdade privada que eu pretendo ingressar, apenas quando tivesse certeza de que poderia ser contemplado com o segundo FIES. Já que pra dar entrada no Fies, usualmente o aluno já tem que ter pelo menos estar com o número de matrícula em mãos, logo não poderia solicitá-lo, sem fazer o vestibular.

Com relação aos pagamentos das prestações eu tenho todos guardados em mãos. Mas minha dúvida principal é essa,pois não tenho condições de pagar uma mensalidade, mesmo que de matrícula na faculdade de Medicina que ambiciono, PARA SOMENTE depois,aguardar os trâmites na Justiça.

Aguardo alguns esclarecimentos quanto a essa questão.

Unknown disse...

Drº Saulo, eu tenho um fies e necessito fazer outro. Pode me ajudar? Grata.

Saulo Rodrigues disse...

Olá Stª Rônia Coelho, boa tarde!

É uma honra poder ajudar!

Envie um email para o seguinte endereço eletrônico:

advocaciasaulorodrigues@gmail.com

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Unknown disse...

Doutor Saulo Rodrigues, meu nome é André Ricardo de Alencar, eu sou formado em direito, utilizei o FIES em 2001 (ano de lançamento do FIES, ninguém me mencionou a utilização única, tal regra só surgiu em 2010) para essa formação; meu financiamento está pago; porém gostaria de utilizar pela segunda vez para realizar o sonho de minha vida que é ser médico.Meus pais não tem condição de me ajudar, preciso realmente do FIES, queria sua opinião sobre as minhas chances de conseguir o FIES através de ação judicial. Estou deixando de fazer vestibular em particulares por causa da vedação!!!!!!!!!!!!!!!.

Ricardo Marinho disse...

BOm dia Dr Saulo, utilizei o fies e hj encontro quite com minhas obrigacoes em relacao ao programa, gostaria de saber se posso fazer a segunda solicitacao de um novo financiamento e quais as orientacoes e medidas que devo tomar, obrigado!

Unknown disse...

FIZ MINHA INSCRIÇÃO MES PASSADO NO FIES E AGORA NAO SEI COMO CANCELAR PARA FAZER NO SEGUNDO E AGORA ALGUEM PODE ME AJUDAR , PELO AMOR DE DEUS!!!!!

MARCOS FELIPE DE SOUZA BONINI disse...

Gostaria de saber se alguem ja conseguiu obter o fies por uma segunda vez?

MARCOS FELIPE DE SOUZA BONINI disse...

Gostaria de saber se alguem ja conseguiu obter o fies por uma segunda vez?

Unknown disse...

Olá dr Saulo, já utilizei um fies e não conclui a faculdade pois engravidei e tranquei para cuidar do meu filho, preciso terminar as matérias que ficaram, quando dei retorno de trancado me informaram que eu havia perdido meu fies, vc acha que eu consigo um novo fies ou consiga o meu de volta?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, queria saber no meu caso, se posso ter um novo contrato do fies.
Fiz o contrato em 2014, porem em 2015.1 coloquei uma informação errada no processo de aditamento, no qual ''perdi'' o direito ao financiamento. Portanto, caso eu peça o encerramento do contrato, tendo utilizado apenas 3 semestres de financiamento, com o prazo de carencia de 3 anos pra começar a pagar, qual a possibilidade de conseguir realizar um novo contrato e assim terminar o meu curso?

Unknown disse...

Tenho meu primeiro fies quitado, eu posso usar uma segunda vez pra cursar outro curso?? Obrigada

Unknown disse...

Dr Saulo, eu quero fazer uma nova faculdade porem já usei o fies. Existe outro tipo de financiamento que eu possa fazer?? Ou pelo menos fazer uma nova tentativa cm o FIES

Unknown disse...

DR SAULO,USEI O FIES POREM NÃO CONCLUI O CURSO,NÃO FIZ DILATAÇÃO PRECISO RETORNAR PARA CONCLUSÃO DO CURSO,POSSO RECONTRATAR.Como vou pagar o financiamento sem concluir, não posso exercer e ai?

Unknown disse...

Fiz meu FIES à 2 anos , porém tive que trancar minha faculdade, posso fazer outro FIES??

Unknown disse...

perdi fies por nao ter atingido a % exigida do curso..poderei fazer um segundo fies ou nunca mais

Unknown disse...

perdi fies por nao ter atingido a % exigida do curso..poderei fazer um segundo fies ou nunca mais

Unknown disse...

Olá eu tenho FIES qro fazer uma transferência para outra outra faculdade em outro estado fui informada q a transferência só pode ser feita em até 18 meses contados do início do contrato q se eu quiser continuar com o estudo os custeios agora será por minha conta .Quer dizer q vou pagar por uma coisa e não posso utilizar ele em outro lugar por causa de prazo como assim?

Unknown disse...

Perdi o fies.quanto fui saber tinha estudado o semestre todo sem pagar.
Fui trancar a facudade disse que so posso trancar com a quitação do semestre não tenho condições financeiras , por isso faço fies .e agora o que eu faço.

Unknown disse...

Alguém tem notícias que alguma pessoa conseguiu um segundo financiamento?

Unknown disse...

Olá. Eu solicitei o fies apenas para o último semestre do meu curso, isto é, financiei apenas 6 meses. Caso eu engresse em outro curso em faculdade privada, nao seria mais fácil, no âmbito jurídico, conseguir um novo financiamento?
Obs: Meu primeiro financiamento ja foi quitado.

Saulo Rodrigues disse...

Olá boa tarde!

É uma honra poder ajudar!


Sugerimos, por gentileza, que dúvidas jurídicas sejam encaminhadas pelo seguinte endereço de e-mail:


advocaciasaulorodrigues@gmail.com


Att;
......Advocacia Saulo Rodrigues.......
Consultora: Eliane

Unknown disse...

Boa tarde doutor, tenho um dúvida sobre o fies. Faço faculdade já dois anos pelo fies e a empresa onde trabalho entrou em parceria com a faculdade que estudo ofertando cursos bem abaixo do preco.
Posso cursar uma segunda faculdade particular mesmo fazendo fies ?
Não haveria problemas com meu financiamento?

Unknown disse...

Bom dia, minha filha foi aprovada pelo fies e cursou psicologia por 1 semestre, transferiu-se para a Universidade, ocorre que o curso não tem professores e enfrenta greve. Ela gostaria de voltar a Faculdade particular. Ela consegue retormar o fies? ainda não começou a pagar, tá na carência ainda que acaba daqui 1 ano.

Unknown disse...

Alguém me tira uma duvida ...Eu consegui o Fies em 2015 ,tive que trancar e acabou que perdi por conta que não me atentei ao prazo de renovação .Queria saber se agora com as novas regras se posso conseguir de novo .

Bárbara disse...

Estou cursando pelo fies mas ainda nao conclui o curso, gostaria de trocar pra realizar meu sonho posso mudar de curso ?

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Fiz uma faculdade não reconhecida pelo MEC e ela financiou o curso pelo fies, isso caracteriza algum tipo de fraude? Pois não posso mais utilizar e não tenho diploma válido.
Desde já muito obrigada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carinhos disse...

Conseguiu fazer algo em relação a fies?
Estou na mesma situação

oncinha disse...

Olá gostaria de saber se posso entrar com uma ação contra a faculdade. Meu caso é o seguinte eu estava gestante e tive que suspender e eu tenho o Fies e o direito de 3 suspensão. Quando eu retornei a faculdade disse que o Fies contou como semestre ultilizado o ano que suspendi achei absurdo a faculdade não recebeu e falta dois anos pra eu terminar o que posso fazer

Saulo Leandro disse...

Gostaria de saber tenho fies quitado que fiz para curso de fisioterapia, posso solicitar outro segundo fies estou querendo fazer medicina posso ser contemplado novamente

Unknown disse...

Dr saulo eu ja fiz uma transferência mas queria mim tranferir pra outra instituição o fies disse que eu poderia mad solicitando pela unidade de ensino que eu mim encontro mas eles diz que e pelo site do fies mas ai e que ta que o fies ja disse diferente oq eu fasso?

Carolina Novaes disse...

Financiei um curso pelo Fies em 2015, por motivos de mudança de cidade não conclui, estudei apenas os primeiros 3 meses, hj quero voltar a estudar e financiar outro curso pelo Fies, existe essa possibilidade?!

Marciano disse...

Tenho fiéis e quero fazer outro curso particular ao mesmo tempo eu posso fazer isso?

Saulo Rodrigues disse...

Olá, boa tarde!

Solicitamos, por gentileza, que as dúvidas sejam encaminhadas através do e-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com

Unknown disse...

Oi, eu usei fies para um curso durante 1 semestre, ainda não paguei posso solicitar fies para um novo curso?

Unknown disse...

Bom dia Dr Marcelo, eu já quitei meu primeiro fies. Será q consigo para novo curso??

Unknown disse...

Perdão de Saulo.

Postar um comentário

AUMENTO DO SALDO GLOBAL DO FIES

FÓRMULA DE JUROS NO FIES

FIES | DÍVIDA | PRESCRIÇÃO | EXECUÇÃO

FIES | AMORTIZAÇÃO ANTES DA CORREÇÃO

FIES. RENDIMENTO ACADÊMICO INSUFICIENTE

MEU FIES ACABOU! E AGORA?!

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TAXA DE JUROS NO FIES

FIES | SAIBA COMO CALCULAR SEU RENDIMENTO

FIES | AMORTIZAÇÃO

FIES | MEDICINA, IDONEIDADE CADASTRAL DO ESTUDANTE

NOVO FIES 2018. PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES GRADUADOS, SEGUNDA GRADUAÇÃO E SEGUNDO FIES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail