google40e0fd6e3d038f12.html FIES. PERCALÇOS NO ADITAMENTO FIES. SOBRESTAMENTO DOS VALORES EM ATRASO DEVIDOS POR FORÇA DO FINANCIAMENTO PÚBLICO. ~ .......Advocacia Saulo Rodrigues.......

sábado, 31 de janeiro de 2015

FIES. PERCALÇOS NO ADITAMENTO FIES. SOBRESTAMENTO DOS VALORES EM ATRASO DEVIDOS POR FORÇA DO FINANCIAMENTO PÚBLICO.



FIES. PERCALÇOS NO ADITAMENTO FIES


MENSALIDADES IES EM ATRASO





O aditamento semestral do contrato FIES é pressuposto para continuidade do contrato. O não aditamento implica o cancelamento do contrato e a cobrança dos valores pagos.

Estudantes não podem solicitar o FIES uma segunda vez e o descumprimento desta exigência burocrática – o aditamento – por perda do prazo pode significar o fim da carreira acadêmica e uma bela dívida.

A objurgada cláusula contratual para vedar fruição de garantia prevista na constituição para o livre acesso à educação, com todo respeito que mereça, mas vai à contramão da filosofia do sistema do programa social. A ideologia do programa social FIES, sem dúvidas, é maximizar as inclusões de Estudantes no Ensino Superior visando o desenvolvimento social do país. Quanto mais estudantes no terceiro grau de ensino, mais vantajoso é para o programa social.


A Lei nº 10.260/01 prevê em seu art. 3º, §1º, II, que o Ministério da Educação – MEC editará regulamento a respeito dos casos de ADITAMENTO:

Art. 3o A gestão do FIES caberá: I - ao MEC, na qualidade de formulador da política de oferta de financiamento e de supervisor da execução das operações do Fundo; e II - ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, na qualidade de agente operador e de administradora dos ativos e passivos, conforme regulamento e normas baixadas pelo CMN. (Redação dada pela Lei nº 12.202, de 2010)§ 1o O MEC editará regulamento que disporá, inclusive, sobre: II – os casos de transferência de curso ou instituição, suspensão temporária eencerramento dos contratos de financiamento; (Redação dada pela Lei nº11.552, de 2007). (...)


No exercício da competência atribuída pelo dispositivo, o Ministro de Estado da Educação editou a Portaria Normativa nº 24, de 20.12.2011, que, assim determina:



ASSIM, DE RIGOR O sobrestamento da cobrança dos valores devidos por força do FIES, conquanto, no sentido de vedar que a instituição de ensino penalize a Estudante com aplicações de sanções pedagógicas, tais como: impedimento de freqüentar aulas, provas, etc, bem como não poderá ser excluído dos quadros da instituição de ensino com a negativa da sua rematrícula calcada apenas no débito pendente entre o Estado e a Instituição de Ensino em razão do contrato FIES, pois, os valores cobrados, decerto, ultrapassam as condições financeiras do Estudante hipossufiente que fez o financiamento exclusivamente por não ter condições financeiras para suportar o valor da mensalidade, até porque, se acaso a tivesse não teria recorrido ao financiamento público.

aditamento, valores faculdade, pendência de valores faculdade, aditamento governo, falta de aditamento, ausência de aditamento e mensalidades faculdade, adidtamento fies e mensalidades faculdade, ação judicial aditamento, aditamento e fies, aditamento fies, aditamento financiamento publico fies, ausência de aditamento e fies, fies e valores pendência de valores fies, aditamento contrato fies e valores devidos faculdade, mensalidades ies e aditamento e aditamento e fies fies e aditamento semestral fies e advogado advogado especialista em fies e aditamento

88 comentários:

Nágela disse...

olá, boa noite.. perdi meu prazo para ir ao banco fazer o aditamento não simplificado por causa da greve dos bancos, onde eu não sabia que já havia voltado ás atividades. Fiz mudança de fiador, porque a primeira tentativa de aditamento dizia que meu fiador não cobria mais a renda, porém meu fiador atual está operado e sem possibilidade de ir ao banco, estou no décimo período o que posso fazer? desde ja obrigado.

Nágela disse...

olá, boa noite.. perdi meu prazo para ir ao banco fazer o aditamento não simplificado por causa da greve dos bancos, onde eu não sabia que já havia voltado ás atividades. Fiz mudança de fiador, porque a primeira tentativa de aditamento dizia que meu fiador não cobria mais a renda, porém meu fiador atual está operado e sem possibilidade de ir ao banco, estou no décimo período o que posso fazer? desde ja obrigado.

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sta. Nágela,
É uma honra poder ajudar!
REF: AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONTINUIDADE DO FINANCIAMENTO PÚBLICO - FIES.

1. No que consiste a tese do remédio jurídico?
O aditamento semestral do contrato FIES, é pressuposto para continuidade do contrato. O não aditamento implica o cancelamento do contrato e a cobrança dos valores pagos.
Estudantes não podem solicitar o FIES, uma segunda vez, e o descumprimento desta exigência burocrática – aditamento –, seja: erro no tocante à inserção de dados no processo eletrônico SisFIES, por perda do prazo, reajustes acima de 6,4%, Erro E0314, etc, pode significar o fim da carreira acadêmica e uma bela dívida.
A cláusula contratual que nega o direito ao Estudante de prosseguir com o FIES, por questões meramente procedimentais, com todo respeito que mereça, mas vai à contramão da filosofia do sistema do programa social.
A ideologia do programa social FIES, sem dúvidas, é maximizar as inclusões de Estudantes no Ensino Superior visando o desenvolvimento social do país. Quanto mais estudantes no terceiro grau de ensino, mais vantajoso é para o programa social.
Assim, salta às vistas que a referida exigência, não tem o mínimo suporte constitucional, razão por que se impõe o reconhecimento da sua inconstitucionalidade pelo poder Judiciário assegurando-se a continuidade dos estudos mediante o financiamento público FIES.
É importante o registro de que o aludido remédio jurídico conta com pedido sucessivo para sobrestamento da cobrança dos valores devidos por força do FIES, conquanto, no sentido de vedar que a instituição de ensino penalize a Estudante com aplicações de sanções pedagógicas, tais como: impedimento de frequentar aulas, provas, etc, bem como não poderá ser excluído dos quadros da instituição de ensino com a negativa da sua rematrícula calcada apenas no débito pendente entre o Estado e a Instituição de Ensino em razão do contrato FIES, pois, os valores cobrados, decerto, ultrapassam as condições financeiras do Estudante hipossufiente que fez o financiamento exclusivamente por não deter condições financeiras para suportar o valor da mensalidade, até porque, se acaso a tivesse não teria recorrido ao financiamento público.

2. Quem pode ingressar com a ação judicial?
Todos os Estudantes selecionados e que foram impedidos de celebrar os contratos face à burocracia contratual para cancelamento do contrato em razão da ausência de aditamento (seja simplificado ou não simplificado).

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......
Envie-nos um e-mail de contato para receber o folder completo da ação jurídica. E-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com

Unknown disse...

Olá, Bom dia. Neste semestre solicitei meu aditamento semestral e deu não simplificado por conta do fiador, porém ao chegar no banco a renda do fiador não daria para continuar o aditamento. Dessa form, solicitei novamente outro aditamento no qual estava com a data para o comparecimento no banco até dia 03/11/15. Porém,o que ocorreu foi que a faculdade não me fornecia a DRM, que é o documento para o comparecimento ao banco. Ninguém na faculdade sabia me informar nada, liguei diversas vezes para saber o porque da demora, compareci lá também, mas o responsável por tratar sobre o fies nunca estava presente e também era difícil encontra-lo até mesmo quando eu ligava na instituição. Conclusão, eles me ligaram no dia 03/11 as 14h avisando que estava pronta a DRM, sendo que o banco fecha as 15h e meu fiador é de outra cidade e não teria como se deslocar a tempo. Com isso, perdi novamente o aditamento.
Agora novamente estou solicitando o aditamento, visto que o prazo é até dia 30/11, mas no PortalSisFIES aparece a mensagem: Em tratamento pelo Agente Operador (AO) e Agente Financeiro (AF). Liguei na faculdade e depois de muito tempo consegui falar com o responsável que me disse que eu só tenho que aguardar, só que estou com receio pois, é até o final do mês para resolver isso. O que devo fazer? Esperar até liberar no Portal?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa Tarde Dr Saulo Rodrigues,

Hoje eu participei de uma audiência de julgamento. A faculdade quer cobrar de mim, a diferença da semestralidade que o MEC não repassou no inicio deste ano. Sendo que em meu contrato consta que eu tenho garantido 100% dos encargos educacionais totais coberto pelo financiamento. Em dez dias receberei a resposta do Juiz. Se a sentença não for favorável a mim, o que devo fazer diante disso? Pois existe uma portaria normativa que diz que eu não devo pagar essa diferença e o MEC já me respondeu também que não devo pagar.

Desde já, agradeço pela atenção

Unknown disse...

Oii, por favor, preciso mesmo da ajuda de alguém!!

Todo semestre existe o aditamento ( é renovação do contrato ), e no inicio desse ano, o 1\2015, realizei meu aditamento, aí tranquilo,, tenho o documento provando. Aí iniciou o 2 semestre de2015, e fui tentar fazer o aditamento, e não abria. Aí no sistema, reabriu o 1\2015, falando que meu contrato era não simplificado,e que eu teria que comparece ao banco ( só que, desde que iniciei o processo do fies, meu contrato é SIMPLIFICADO, ou seja, não preciso mostrar toda a documentação novamente... ) Aí, fui até a central de atendimento de serviços financeiros da minha faculdade, e a mulher me informou que não teria o que fazer, que é um problema do MEC, e que teria que ligar pro mec, Eu não lembro que data mais ou menos foi isso, mas foi em final de agosto\setembro... E então, começou tudo, ligava pro mec ( tenho todos os registros e prints de tela ), eles me informavam que era um problema interno, que era pra eu fazer uma demanda , anexando o documento comprovando que eu tinha realizado a renovação, e fiz isso, e toda semana ligava pra eles, e eles sempre respondiam a mesma coisa, que eu iria receber um email , e que não tem o que fazer.. e nisso foi passando. O prazo final pra realizar os aditamento de2015, era até dia 30 de outubro, fui até o banco, desesperada já, porque o mec não me dava uma resposta, e muito menos a minha faculdade. Fui até o banco, me informaram que isso era estranho e etc, e o agente de lá, ligou pra central deles do FIES, e informaram a ele, que meu contrato do 1\2015 não tinha sido validado, e que eu teria que fazer tudo de novo. E NINGUÉM TEVE A CAPACIDADE DE ME INFORMAR ISSO ANTES, APENAS FALANDO QUE EU TERIA QUE AGUARDAR UMA RESPOSTA, QUE ERA ERRO DE SISTEMA.
Aí, nesse meio tempo, meu avô perdeu o emprego ( um dos meus fiadores)e tive que arranjar outro fiador, no caso, minha mãe. Quando arranjei toda documentação , fui pra abrir o sistema, e ele não abria para eu poder editar o fiador ( poder tirar meu vô, e colocar minha mãe), e então, novamente, fiquei ligando pro mec, até eles me informarem, que eu teria que deixar passar o prazo de ir até o banco, para eles reabrirem meu sistema. Deixei passar esses 10 dias, e um pouco antes disso, ( como sempre ) , eu ia até o setor financeiro da minha faculdade, e eles informavam que não podiam fazer nada, e QUE O PRAZO DA FACULDADE PARA FAZER O ADITAMENTO tinha expirado, e que eu teria que fazer uma carta pedindo que reabri-se , explicando minha situação, e que responderiam em no máximo aí 10 dias. Esperei, chegou hoje, fui até minha central financeira, e eles estão literalmente cagando pra mim, e falaram que a carta esta em analise ainda, E QUE EU TENHO QUE AGUARDAR AINDA!!!
E o prazo vai até dia 30 de novembro, pra eu poder fazer OS DOIS ADITAMENTOS!!! Ou seja???? Aí, ela me informou que tem uma menina que tem o problema parecido, e que ela conseguiu a tal de DRI, mas que o prazo pra assinar no banco, é até dia 30\01\2016!! Ou seja, ela vai assinar isso, ( que é o primeiro aditamento ), e pra poder fazer a rematrícula de 2016, vai ter que suspender o contrato, e pagar a semestralidade inteira pra eles!!! EU NAO TENHO ESSA VERBA,NAO TENHO DA ONDE TIRAR, e ainda, além de não poder mais estudar, vou entrar em divida por algo que simplesmente não foi descaso da minha parte, falta de procura ou qualquer coisa assim, erro de sistema deles, falta de informação correta, e DESCASO da minha própria faculdade também, que não está me ajudando em nada, falando que é sempre um problema do mec, e o mec fala que é um problema com eles ?? E eu sendo lesada, por não poder mais estudar, e ainda ter uma divida enorme! POR FAVOR, me ajude, me fale se isso tem solução, se posso entrar com algum recurso pra poder continuar estudando.......... OBRIGADA.

Anônimo disse...

Bom dia!

Estou completamente perdida, estou cursando o 7 período, e já estou a 3 semestres sem conseguir fazer meu aditamento, mas não foi por falta de tentativas, sempre que chegava ad datad para aditamento corri para cpsa para fazer, mas o que me alegavam era que o program estava com problemas técnicos e nunca conseguia proseguir com aditamento, ligava para o 0800 e diziam que abriria uma demanda mas nunca resolviam meus problemas, tenho varias demandas abertas mas nenhum problema resolvido, continuo frequentando a faculdade normalmente, dizem que o problema é tecnico. Não sei mas o que fazer, a faculdade não resolve e não me dão orientação nenhum. Tenho medo de perde meu contrato por decligência da faculdade e do programa.

Unknown disse...

O site do fies estava com problemas tecnicos e toda vez q eu tentava ver o aditamento havia um problema no proprio. Quando consegui acessar o site primeiramente ele estava com debito do fies com a faculdade,procurei meu financeiro da faculdade e informaram q isso era impasse que estava se acertando da faculdade com o Fies ,pois nao estava repassando para a faculdade...Hj consegui acessar e agora apareceu um debito trimestral que se paga a Fies, agora eu te pergunto,se eu pegar o debito atrasado no ultimo dia do aditamento, ele valera ou nao adiantara de nada pq demora o fies reconhecer ?

Unknown disse...

Bom dia.
Me formei em 2012.1 utilizando o FIES.
A duas semanas recebi um boleto da faculdade cobrando um valor referente aos dois últimos semestre, alegando que meu FIES foi cancelado em 2011.1 por falta de aditamente. Nesses dois semestres semprr tentei realizar o aditamento e este nunca se encontrava disponível e não recebi nada do CPSA. Me formei e em 2013 entraram em contato comigo pedindo que eu fizesse o aditamento, eu disse qe já tava formado e não recebi mais nenhuma informação. E só agora, novembro de 2015, a faculdade manda o boleto com uma cobrança que não tenho como pagar. A faculdade alega que não houve repasse do banco e por isso tenho que arcar com o custo. O que devo fazer? Tem como reverter essa situação? Desde já agradeço.

Ana Carolina disse...

Olá! A faculdade não deu início no aditamento. Fui até a instituição durante todo o período de aditamento e não recebi nenhuma atenção da instituição. No fim, eles perderam o prazo. O que faço?

Ana Carolina disse...

Olá! A faculdade não deu início no aditamento. Fui até a instituição durante todo o período de aditamento e não recebi nenhuma atenção da instituição. No fim, eles perderam o prazo. O que faço?

Unknown disse...

Olá a faculdade cancelou meu contrato do fies dizendo que consta mais de um reprovamento no semestre, sendo que no 1 peguei somente uma dependencia e no segundo reprovei por causa de mais dependencias. Pode me exclarecer ? Obrigada Aline

Sueli donizeti marcolino disse...

BOA NOITE, ESTOU COM problemas NO FIES, FIZ A SUSPENSÃO EM 2014/2 SEMESTRE E agora eles querem que eu pague essas dívidas, estou desempregada como faço

Sueli donizeti marcolino disse...

BOA NOITE, ESTOU COM problemas NO FIES, FIZ A SUSPENSÃO EM 2014/2 SEMESTRE E agora eles querem que eu pague essas dívidas, estou desempregada como faço

Unknown disse...

Boa noite.
Meu nome é Elias Julio e curso engenharia elétrica e no momento estou no quinto período, possuo fies 100% e minha opção de financiamento na época de contratação foi fundo garantidor.
No segundo semestre de 2015, na realização do aditamento, o sistema me pediu fiador, como não possuía, não conseguir editar. Fui orientado pela instituição a abrir uma demanda no MEC, o que foi feito, mas a resposta que tenho é que o caso está sendo analisado, e a instituição está me cobrando e ameacando negativar meu nome.
Poderia me orientar se há algo que possa fazer?

Agradeço a atenção dispensada.

Att;

Unknown disse...

Boa noite,

Meu filho ingressou na faculdade em 2012, consegui o FIES, 70%, tínhamos optado por fiança convencional, ele tinha dois fiadores com toda a documentação exigida pelo sistema. Acontece que no primeiro semestre ele foi fazer o aditamento e na hora de preencher marcou a fiança solidária, ao invés da convencional, a partir daí foram muitas demandas para o MEC pra tentar arrumar, enviei várias vezes toda a documentação dele, da faculdade e dos fiadores, a cada semestre era uma luta pra ele conseguir renovar a matrícula, até que em 2014, no segundo semestre a faculdade disse que não poderia renovar sua matrícula se o problema não fosse solucionado. Percebe que o problema vem desde o segundo semestre de 2012. Meu filho ficou mais de um mês sem poder entrar na faculdade, até que foi orientado para entrar com um processo contra o MEC, assim ele fez. A faculdade permitiu que ele continuasse cursando, mas no segundo semestre de 2015 os problemas continuaram, não obtivemos nenhuma resposta do MEC, ele realizou todas as matérias e provas do segundo semestre, mas a faculdade disse que só pode validar suas notas assim que o MEC, acertar a sua situação. No fórum falaram que ele tem que esperar ser marcado uma audiência, mas até quando??? Ele terminou odontologia, precisa começar a trabalhar, mas não conseguiu nem apresentar seu tcc, se esse problema não for solucionado. Não sei o que fazer...Preciso de ajuda!!!

Unknown disse...

Boa noite,

Meu filho ingressou na faculdade em 2012, consegui o FIES, 70%, tínhamos optado por fiança convencional, ele tinha dois fiadores com toda a documentação exigida pelo sistema. Acontece que no primeiro semestre ele foi fazer o aditamento e na hora de preencher marcou a fiança solidária, ao invés da convencional, a partir daí foram muitas demandas para o MEC pra tentar arrumar, enviei várias vezes toda a documentação dele, da faculdade e dos fiadores, a cada semestre era uma luta pra ele conseguir renovar a matrícula, até que em 2014, no segundo semestre a faculdade disse que não poderia renovar sua matrícula se o problema não fosse solucionado. Percebe que o problema vem desde o segundo semestre de 2012. Meu filho ficou mais de um mês sem poder entrar na faculdade, até que foi orientado para entrar com um processo contra o MEC, assim ele fez. A faculdade permitiu que ele continuasse cursando, mas no segundo semestre de 2015 os problemas continuaram, não obtivemos nenhuma resposta do MEC, ele realizou todas as matérias e provas do segundo semestre, mas a faculdade disse que só pode validar suas notas assim que o MEC, acertar a sua situação. No fórum falaram que ele tem que esperar ser marcado uma audiência, mas até quando??? Ele terminou odontologia, precisa começar a trabalhar, mas não conseguiu nem apresentar seu tcc, se esse problema não for solucionado. Não sei o que fazer...Preciso de ajuda!!!

sabracadabra disse...

Boa tarde, doutor! Gostaria de saber se a CEF pode barrar o aditamento do aluno se ele estiver com débitos em atraso do financiamento da casa própria.

Unknown disse...

Boa tarde perdi meu aditamento e agora tenho que pagar a faculdade,alguem sabe onde posso recorrer para reverter a situaçao e renovar aditamento perdido

ALBERTO DESIGN disse...

Boa Tarde!
estou tentando fazer o aditamento e essa mensagem aparece constante:
(MSG308) - O banco de dados do agente financeiro responsável pela contratação do aditamento encontra-se indisponível no momento, não permitindo consulta sobre a sua situação cadastral e de seu(s) fiador(es). Tente mais tarde e, persistindo o problema, entre em contato com a central de atendimento 0800 616161 ou envie mensagem, clicando aqui.

Unknown disse...

Boa tarde.. Entrei no site do fies e esta como eu fui recusada pela CPSA, financeiro da FAL.
Só que ainda estão me ligando pra fazer o aditamento, fui lá ontem e me pediram pra liga pra o gov só que lá esta regularizado. Me esclarece esta duvida por favor, posso perde o finviamneto por causa da faculdade? Por que eu tranquei a facu, pq eles estavam me cobrando 3.627,00 devido a tres meses que não foi gerado boleto por eles estava 00,00 reais e me cobraram de uma vez só.

Unknown disse...

Boa tarde.. Entrei no site do fies e esta como eu fui recusada pela CPSA, financeiro da FAL.
Só que ainda estão me ligando pra fazer o aditamento, fui lá ontem e me pediram pra liga pra o gov só que lá esta regularizado. Me esclarece esta duvida por favor, posso perde o finviamneto por causa da faculdade? Por que eu tranquei a facu, pq eles estavam me cobrando 3.627,00 devido a tres meses que não foi gerado boleto por eles estava 00,00 reais e me cobraram de uma vez só.

Unknown disse...

Bom dia. Consegui ser contratada pelo FIES, mas esta avendo um erro pelo numero de semestralidade, existe alguma forma de mudar.

Unknown disse...

Olá, meu caso é assim, tranquei meu curso e quando perguntei pro atendente sobre como proceder com meu contrato junto ao FIES, ele me disse que a suspensão era automática, portanto confiei nele. Quando fui retomar os estudos, a CPSA disse que eu nao tinha feito a suspensão, e deveria fazer imediatamente, inclusive que eu usasse a suspensão excepcional pois ainda tava no prazo. Acontece que eu devia fazer a suspensão de 2013 1 e 2 para liberar a suspensão de 2012 2, então solicitei atraves de demanda junto ao FNDE, disseram que eu devia ir na CPSA para agilizar a mesma, contudo ficaram me jogando de um lado para o outro e acabei frustrado nao conseguindo fazer meu aditamento de suspensão. Gostaria de saber como proceder no caso em questão, desde ja agradeço.

Unknown disse...

Olá, meu caso é assim, tranquei meu curso e quando perguntei pro atendente sobre como proceder com meu contrato junto ao FIES, ele me disse que a suspensão era automática, portanto confiei nele. Quando fui retomar os estudos, a CPSA disse que eu nao tinha feito a suspensão, e deveria fazer imediatamente, inclusive que eu usasse a suspensão excepcional pois ainda tava no prazo. Acontece que eu devia fazer a suspensão de 2013 1 e 2 para liberar a suspensão de 2012 2, então solicitei atraves de demanda junto ao FNDE, disseram que eu devia ir na CPSA para agilizar a mesma, contudo ficaram me jogando de um lado para o outro e acabei frustrado nao conseguindo fazer meu aditamento de suspensão. Gostaria de saber como proceder no caso em questão, desde ja agradeço.

Unknown disse...

BOA TARDE, NA FACULDADE QUE ESTOU MATRICULADA CONSTA QUE PERDI MEU FIES POR CONTA DE NÃO APROVEITAMENTO DAS MATÉRIAS. SÓ QUE O FIES NÃO ME INFORMOU SOBRE O FIM DO FINANCIAMENTO E CONTINUEI FAZENDO ADITAMENTO E PAGANDO OS JUROS. POSSO TRANSFERI PARA OUTRA INSTITUIÇÃO QUE NÃO PAGUE AS MESMAS CADEIRAS E COMEÇAR DO PRIMEIRO PERÍODO?

Unknown disse...

BOA TARDE, NA FACULDADE QUE ESTOU MATRICULADA CONSTA QUE PERDI MEU FIES POR CONTA DE NÃO APROVEITAMENTO DAS MATÉRIAS. SÓ QUE O FIES NÃO ME INFORMOU SOBRE O FIM DO FINANCIAMENTO E CONTINUEI FAZENDO ADITAMENTO E PAGANDO OS JUROS. POSSO TRANSFERI PARA OUTRA INSTITUIÇÃO QUE NÃO PAGUE AS MESMAS CADEIRAS E COMEÇAR DO PRIMEIRO PERÍODO?

Unknown disse...

BOA TARDE, NA FACULDADE QUE ESTOU MATRICULADA CONSTA QUE PERDI MEU FIES POR CONTA DE NÃO APROVEITAMENTO DAS MATÉRIAS. SÓ QUE O FIES NÃO ME INFORMOU SOBRE O FIM DO FINANCIAMENTO E CONTINUEI FAZENDO ADITAMENTO E PAGANDO OS JUROS. POSSO TRANSFERI PARA OUTRA INSTITUIÇÃO QUE NÃO PAGUE AS MESMAS CADEIRAS E COMEÇAR DO PRIMEIRO PERÍODO?

Unknown disse...

BOA TARDE, NA FACULDADE QUE ESTOU MATRICULADA CONSTA QUE PERDI MEU FIES POR CONTA DE NÃO APROVEITAMENTO DAS MATÉRIAS. SÓ QUE O FIES NÃO ME INFORMOU SOBRE O FIM DO FINANCIAMENTO E CONTINUEI FAZENDO ADITAMENTO E PAGANDO OS JUROS. POSSO TRANSFERI PARA OUTRA INSTITUIÇÃO QUE NÃO PAGUE AS MESMAS CADEIRAS E COMEÇAR DO PRIMEIRO PERÍODO?

Unknown disse...

Ola me ajude por favor. Meu problema e meu fies nunca precisei de fiador, certo dia eu tentando fazer meu aditamento como de costume pedio fiador, e o sistema nao deixava eu passar pra confirmacao em quanto eu nao colocasse fiador coloquei minha mae, imprimi DRM fui ao banco quando chegou la deu erro recusado opecao 020 inclusao falta liminar foi oque a mulher do banco disse ainda nao consegui preciso concluir meu aditamento pois falta 3 semestre pra eu terminar.

Unknown disse...

não consigo aditar o meu FIES desde do 2° semestre de 2015, foi recebido um email informando que o problema tinha sido normalizado mas não foi, sendo que foi possivel fazer o aditamento no meu sistema e faculdade validar,ao finalizar constou não simplificado fui ao banco porém o banco não tem dados do meu financiamento após o 1°semestre de 2015 ,o prazo para realizar o aditamento já teve término como faço para dar continuidade aos meus estudos pois a Faculdade não permite que eu frequente as aulas sem que as mensaliddes sejam acertadas,pois tem débitos de 2 semestres na faculdade pendentes que devem ser quitados para que eu possa continuar a fazer os aditamentos normalmente, no segundo semestre de 2015 consta uma suspensão que nunca foi solicitada e nem aprovada pela instituição mas consta no sistema UM OUTRO ERRO! O que devo fazer pois as demandas não são respondidas ? Entro com uma ação ?pois vou ser impedido de continuar os estudos pois a Faculdade já cobra valores da mensalidade da minha pessoa ! Obrigado ! Aguardo a reposta ! Higor.

Unknown disse...

Boa tarde!
Dr. Saulo, gostaria de sua ajuda no q relatarei abaixo: Minha filha, terminará odontologia esse ano.O fies dela foi cortado. O fiador é meu irmão que não existe nenhuma restrição no nome dele. Esse mesmo irmão, bem antes tb, foi fiador do meu marido. Trabalhávamos com prefeituras que nos deram um grande calote. Meu marido, ficara, devendo, o Banco do Brasil.O BB chamou ele para um acordo de liquidar a dívida. Ele, meu marido, aceitou e pagou.Passado o tempo,eles do BB cortaram o Fies da minha filha, alegando que por meu irmão ter sido fiador do meu marido teve prejuízo. Observe bem;Se eles chamaram meu marido e deram o desconto q eles quiseram dar, pq penalizaR o Fies da minha filha, sendo q meu irmão não tem nenhuma restrição? Tenho como recorrer? Coloquei na justiça, mas não aceitaram. A mensalidade da minha filha no curso de odontologia é R$ 2.236; isso multiplicado por 6 meses dar mais de 14 mil só 1 semestre...e agora p fazer a matrícula, tenho q pagar esse valor mais a matrícula q dar quase 16 mil. Não tenho condições p isso e lembrando q minha filha termina esse ano.

Unknown disse...

Boa tarde!
Dr. Saulo, gostaria de sua ajuda no q relatarei abaixo: Minha filha, terminará odontologia esse ano.O fies dela foi cortado. O fiador é meu irmão que não existe nenhuma restrição no nome dele. Esse mesmo irmão, bem antes tb, foi fiador do meu marido. Trabalhávamos com prefeituras que nos deram um grande calote. Meu marido, ficara, devendo, o Banco do Brasil.O BB chamou ele para um acordo de liquidar a dívida. Ele, meu marido, aceitou e pagou.Passado o tempo,eles do BB cortaram o Fies da minha filha, alegando que por meu irmão ter sido fiador do meu marido teve prejuízo. Observe bem;Se eles chamaram meu marido e deram o desconto q eles quiseram dar, pq penalizaR o Fies da minha filha, sendo q meu irmão não tem nenhuma restrição? Tenho como recorrer? Coloquei na justiça, mas não aceitaram. A mensalidade da minha filha no curso de odontologia é R$ 2.236; isso multiplicado por 6 meses dar mais de 14 mil só 1 semestre...e agora p fazer a matrícula, tenho q pagar esse valor mais a matrícula q dar quase 16 mil. Não tenho condições p isso e lembrando q minha filha termina esse ano.

MCO disse...

boa noite
meu aditamento neste semestre foi do tipo não simplificado, uns dos meus fiadores estava viajando a trabalho e não chegou no tempo do aditamento,estou no ultimo semestre estava no estagio eles me tiraram de dentro da faculdade no momento do atendimento e disseram que eu tenho que pagar esse semestre a vista ou seja 6.100, e falta apenas um semestre para terminar a faculdade.

Saulo Rodrigues disse...

Olá Pessoal,

É uma honra poder ajudar!

Solicitamos, por gentileza, que as dúvidas sejam encaminhadas pelo e-mail de contato: advocaciasaulorodrigues@gmail.com
Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......

Julimar disse...

Prezado Dr. Paulo.

Matriculei a minha cunhada no curso de gastronomia da Kroton-Unic, Cuiabá - através do Fies.
Preenchi os documentos de acordo com o valor informado. No decorrer do semestre, houve alteração no valor da mensalidade e agora a faculdade quer receber 1.700,00 por conta disso. O banco diz que nada pode fazer (lembrando que no financiamento há uma cláusula sobre valor excedente para esses casos, mas que não estão sendo levados em consideração). Agora, na tentativa de renovar a matrícula, a faculdade alega que o valor do financiamento semestral está incorreto no portal do Fies. Alegam que fizeram uma advertência verbal sobre isso e que nem a CEF e nem a Kroton podem fazer nada.
Como proceder nesse caso?
Desde já, agradeço por sua atenção.
Julimar

Unknown disse...

Boa noite ,no caso do aditamento de 2017,a faculdade onde estudo não quer conceder o desconto da mensalidade de janeiro enquanto não houver a liberação no site do fies eagora como devo proceder ?

Saulo Rodrigues disse...

Olá Pessoal, bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Solicitamos, por gentileza, que dúvidas jurídicas sejam encaminhadas pelo seguinte endereço de e-mail:

advocaciasaulorodrigues@gmail.com


Att.,


.......Advocacia Saulo Rodrigues.......

Unknown disse...

Boa tarde!

Gostaria de saber se tem como eu conseguir uma liminar e continuar estudando, pois meu fiador sujou o nome e agora não consigo arrumar outro, estou no 7 período e entro em desespero só de pensar que vou ter que pagar um curso no qual corro o risco de não concluir.

Saulo Rodrigues disse...

Olá Pessoal, bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Solicitamos, por gentileza, que dúvidas jurídicas sejam encaminhadas pelo seguinte endereço de e-mail:

advocaciasaulorodrigues@gmail.com


Att.,


.......Advocacia Saulo Rodrigues.......

Unknown disse...

boa noite, sr Advogado!
se uma aluna do fies cursando o primeiro semestre ao preencher os dados para transferência externa e de curso junto ao sisfies, preenche por engano errado da seguinte maneira: onde deveria informar que cursava o 1º priemiro período, coloca o 9, e em razão disso, perde o aditamento simplificado e passa a constar no sistema ADITAMENTO NÃO SIMPLIFICADO, nesse caso, o fnde, entende, que o contrato já acabou, e que não tem direito ao aditamento simplificado, por que o curso de direito e são 10 periodos, PERDENDO O DIREITO DE CONTINUIDADE DO CONTRATO. O QUE PODE SER FEITO?

Unknown disse...

Boa tarde,

Como proceder quando encerra-se o prazo do financiamento e o academico não se forma? existe alguma forma de recorrer judicialmente quanto a isso?

Unknown disse...

Boa tarde.
Meu filho foi na faculdade e fez todo o procedimento para aditamento 2016/2, fomos ao banco e no momento de concluir não foi possível por contar restrição em meu nome, que sou a fiadora dele. Infelizmente não tenho como resolver essa restrição agora é não consegui ninguém para colocar no lugar de fiador. O banco tem até o dia 16/01/2017 para finalizar o processo de aditamento. Me aconselharam a entrar com uma liminar para que o banco adote o contrato de Fiães. Esse é o caminho?

Unknown disse...

Boa tarde.
Meu filho foi na faculdade e fez todo o procedimento para aditamento 2016/2, fomos ao banco e no momento de concluir não foi possível por contar restrição em meu nome, que sou a fiadora dele. Infelizmente não tenho como resolver essa restrição agora é não consegui ninguém para colocar no lugar de fiador. O banco tem até o dia 16/01/2017 para finalizar o processo de aditamento. Me aconselharam a entrar com uma liminar para que o banco adote o contrato de Fiães. Esse é o caminho?

Unknown disse...

Boa tarde, Meu nome é Bárbara e preciso de auxilio em relação ao FIES. Quando iniciou o aditamento entrei no site como de costume para realizar , no entanto deu não simplificado. Fui ate a PUC para retirar a DRM para comparecer ao banco, no mesmo dia fui na agencia da caixa e me informaram que o sistema estava fora do ar. Após uma semana fui novamente com o meu fiador e me informaram que havia uma pendência , ficámos surpresos pois ate então realizei os aditamentos via internet sem qualquer problema. Fomos consultar a receita federal sobre possível restrição na plataforma Serasa ou SPC e não constava nenhuma pendência. Retornamos a caixa e a atendentes nos informou que algumas restrições não constam nessas vias. Pegamos o nome da empresa em questão, mas não conseguimos contrato pois a empresa não existe mais. Não conseguir outro fiador e com isso o prazo inspirou. Ontem recebi um email avisando sobre o cancelamento do FIES. E agora estou com debito com a faculdade, mas não tenho condições de pagar, durante a graduação recebia pensão alimentícia do meu pai e no mês de Novembro tive a audiência para retirada uma vez que me formei no final do ano. Gostaria de saber se tenho como recorrer? Aguardo resposta obrigada.

Keiti Alves disse...

Mesmo problema da Nathalia Golombieski:
Alguém pode ajudar? Sabem como ela resolveu?
meu e-mail: keitty.alves@hotmail.com

Oii, por favor, preciso mesmo da ajuda de alguém!!

Todo semestre existe o aditamento ( é renovação do contrato ), e no inicio desse ano, o 1\2015, realizei meu aditamento, aí tranquilo,, tenho o documento provando. Aí iniciou o 2 semestre de2015, e fui tentar fazer o aditamento, e não abria. Aí no sistema, reabriu o 1\2015, falando que meu contrato era não simplificado,e que eu teria que comparece ao banco ( só que, desde que iniciei o processo do fies, meu contrato é SIMPLIFICADO, ou seja, não preciso mostrar toda a documentação novamente... ) Aí, fui até a central de atendimento de serviços financeiros da minha faculdade, e a mulher me informou que não teria o que fazer, que é um problema do MEC, e que teria que ligar pro mec, Eu não lembro que data mais ou menos foi isso, mas foi em final de agosto\setembro... E então, começou tudo, ligava pro mec ( tenho todos os registros e prints de tela ), eles me informavam que era um problema interno, que era pra eu fazer uma demanda , anexando o documento comprovando que eu tinha realizado a renovação, e fiz isso, e toda semana ligava pra eles, e eles sempre respondiam a mesma coisa, que eu iria receber um email , e que não tem o que fazer.. e nisso foi passando. O prazo final pra realizar os aditamento de2015, era até dia 30 de outubro, fui até o banco, desesperada já, porque o mec não me dava uma resposta, e muito menos a minha faculdade. Fui até o banco, me informaram que isso era estranho e etc, e o agente de lá, ligou pra central deles do FIES, e informaram a ele, que meu contrato do 1\2015 não tinha sido validado, e que eu teria que fazer tudo de novo. E NINGUÉM TEVE A CAPACIDADE DE ME INFORMAR ISSO ANTES, APENAS FALANDO QUE EU TERIA QUE AGUARDAR UMA RESPOSTA, QUE ERA ERRO DE SISTEMA.
Aí, nesse meio tempo, meu avô perdeu o emprego ( um dos meus fiadores)e tive que arranjar outro fiador, no caso, minha mãe. Quando arranjei toda documentação , fui pra abrir o sistema, e ele não abria para eu poder editar o fiador ( poder tirar meu vô, e colocar minha mãe), e então, novamente, fiquei ligando pro mec, até eles me informarem, que eu teria que deixar passar o prazo de ir até o banco, para eles reabrirem meu sistema. Deixei passar esses 10 dias, e um pouco antes disso, ( como sempre ) , eu ia até o setor financeiro da minha faculdade, e eles informavam que não podiam fazer nada, e QUE O PRAZO DA FACULDADE PARA FAZER O ADITAMENTO tinha expirado, e que eu teria que fazer uma carta pedindo que reabri-se , explicando minha situação, e que responderiam em no máximo aí 10 dias. Esperei, chegou hoje, fui até minha central financeira, e eles estão literalmente cagando pra mim, e falaram que a carta esta em analise ainda, E QUE EU TENHO QUE AGUARDAR AINDA!!!
E o prazo vai até dia 30 de novembro, pra eu poder fazer OS DOIS ADITAMENTOS!!! Ou seja???? Aí, ela me informou que tem uma menina que tem o problema parecido, e que ela conseguiu a tal de DRI, mas que o prazo pra assinar no banco, é até dia 30\01\2016!! Ou seja, ela vai assinar isso, ( que é o primeiro aditamento ), e pra poder fazer a rematrícula de 2016, vai ter que suspender o contrato, e pagar a semestralidade inteira pra eles!!! EU NAO TENHO ESSA VERBA,NAO TENHO DA ONDE TIRAR, e ainda, além de não poder mais estudar, vou entrar em divida por algo que simplesmente não foi descaso da minha parte, falta de procura ou qualquer coisa assim, erro de sistema deles, falta de informação correta, e DESCASO da minha própria faculdade também, que não está me ajudando em nada, falando que é sempre um problema do mec, e o mec fala que é um problema com eles ?? E eu sendo lesada, por não poder mais estudar, e ainda ter uma divida enorme! POR FAVOR, me ajude, me fale se isso tem solução, se posso entrar com algum recurso pra poder continuar estudando.......... OBRIGADA.

Iara disse...

Boa tarde vc conseguiu alguma resposta disso?

Unknown disse...

Tranquei a Matricula da faculdade mas não consegui trancar o Fies, estou querendo voltar pra faculdade. posso ter problemas para voltar a usar o programa?

---=|Å££¡§öñ ®ä|=äë£|=---- disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde,ao aditar meu fies(simplificado) pela primeira vez apareceu a seguinte mensagem ''Seu Agente Financeiro (AF) tem até 06/02/2017 para enviar os SisFIES o arquivo de contratação''.Não sei o pq mas minha intuiçao diz que não cumprir o prazo,gostaria de saber se caso não cumprirem o prazo terei que recorrer ao banco?

Unknown disse...

Olá, perdi o FIES 2016/01, por que de acordo com a instituição não obtive 75% de aproveitamento no ano 2015/02. Por esse motivo a intituiçao o me informou a perda do FIES em março de 2016 quando já tinha começado o ano letivo, logo não pude mais frequentar as aulas e ainda fui cobrada pela matrícula e as mensalidades de Fev/Mar, fiquei indignada com a situação, porque eu não tinha responsabilidade pela instituição não ter me informado antes, me prejudicando, porque estavam me cobrando e se tivesse informado antes talvez eu teria a possibilidade de tentar pagar, porém com o valor de três prestações ficou fora do meu alcance, pois se uso o FIES e por que não tenho condições. E para piorar a Situação não pude transferir a matrícula por que estava pendente e tenho o protocolo de atendimento onde a funcionaria me informou isso, que é um absurdo! até hoje estou sem estudar porque não tenho condições. Gostaria de saber o que posso fazer e como recorrer, moro em Goiás- Goiânia e cursava Direito. meu email é dariannymonteirodireito@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite, sou estudante da Faculdade Estácio Fase na sede de Aracaju/SE.
O prazo do meu aditamento foi expedido, pois eu compareci ao banco e não consegui renovar meu aditamento porquê o meu fiador estava com o nome sujo. E na instituições, não informaram que eu teria problema com isso. Procurei a faculdade para rearbertura do meu aditamento, e não conseguir ser atendida pela demanda de pessoas existentes no local. Sendo assim, não consegui mudar o fiador no prazo do banco, e meu aditamento não foi feito no prazo. Agora, a faculdade está me cobrando o valor da semestralidade 2016.2 que deveria ser coberta pelo fies, no valor de 9.026,04, que para regularização do fies, eu deveria quitar minha dívida com a faculdade, no caso, o valor total do semestre que não foi feito o aditamento. E eu como participante do fies de 100%, não tenho condicões alguma de quitar esse valor para regularização da minha matrícula e aproveitamento do fies. O que eu posso fazer?

Priscila Oliveira disse...

Bom dia... Drº
Me chamo Priscila
A dois 02 anos não consigo realizar a minha matricula na faculdade anhanguera ingressei na universidade em 2014, estudava na instituição de São Caetano do Sul, e pedi transferência no final de dezembro para a unidade de São Bernardo do Campo, para o mesmo curso de direito.
Fiz todos os procedimentos e depois solicitei como orientado a transferência do meu fies também, segue não realizaram a minha transferência no prazo me fazendo perder o fies por consequência de tal ato.
Me foi orientado suspender para que eles pudessem liberar o aditamento de transferência, fiz a suspensão ai teve que fazer a liberação no CSPA da faculdade fiz novamente, e o aditamento estava aguardando liberação do banco e nada.
Ele me orientou a suspender novamente assim foi feito logo depois não podia mais fazer nada no site do fies porque constava a seguinte informação: M285) - Prazo de utilização do financiamento encontra-se encerrado. Procure a CPSA da sua instituição de ensino para orientação. E na universidade para qual me transferi fui impedida de assistir as aulas sendo que estava assistindo e realizando provas, mas meu nome nunca constava na lista de chamada e eu entrava na faculdade sem problemas porque as catracas eram liberadas comecei a ser impedida quando começaram a a solicitar o meu RA e quando eu digitava e constava bloqueado foi quando essa dor de cabeça se iniciou desde então não consigo terminar o meu último ano de direito e estou desesperada por a universidade diz que não pode resolver que o problema foi do fies que fizeram a liberação no prazo por conta de congestionamento no site do Fies e quero muito concluir o último ano da minha faculdade e não mais a quem recorrer ou de que forma agir com esta situação como pode me orientar dai por diante.
De tudo isso eu tenho provas inclusive das conversas entre eu o a universidade.
Solicito uma orientação se cabe um MS

Unknown disse...

Dr. Saulo me ajude se puder, o que faço, meu fies não simplificado está sendo recusado por não estar incluso a liminar 020, o banco e a faculdade me direcionaram ao MEC, mas eu fico solicitando ouvidoria para um central eletronica.. Não sei mais o que faço, já estou tentando finalizar o aditamento a 5 meses! Nesses casos eu posso perder o fies? quais são meus direitos? o que faço?

Unknown disse...

Olá bom dia. Fui tentar realizar o aditamento do meu fies 2017.1 e apareceu a seguinte mensagem: (MSG308) - O banco de dados do agente financeiro responsável pela contratação do aditamento encontra-se indisponível no momento, não permitindo consulta sobre a sua situação cadastral e de seu(s) fiador(es). Tente mais tarde e, persistindo o problema, entre em contato com a central de atendimento 0800 616161 ou envie mensagem, clicando aqui.

Não sei o que significa. Você poderia me ajudar?

ANNANDA disse...

Alguém conseguiu?

Laryy!!!! disse...

Estou com o mesmo problema erro 308. Não há oque fazer, a informação no 0800 é "esperar o sistema retomar" mas venho tentando desde janeiro e nada,e eles não garantem que o problema se resolva até o término do prazo do aditamento que é 30 de abril. É possivel que eu perca o financiamento por isso? Isso é um absurdo!!!

Unknown disse...

Boa tarde, Dr!
Me chamo Junior, moro em Natal RN. Sou aluno na Universidade Potiguar-UnP, curso Fonoaudiologia, sou bolsista pelo FIES.
Meu contrato com o FIES é desde 2012.2 (100%financiado), cursei 1 ano de Fisioterapia na Estácio, dai tive que trancar o curso para trabalhar, em 2014.2 voltei ao programa Fies e pedi a trasnferencia de instituiçao e mudei meu curso!
Em 2016.2 nao consegui renovar a matricula na universidade por constar no sistema 2015.2 as mensalidades em aberto, entao eu desde o começo de 2015.2 e 2016 eu vinha tentando fazer meu aditamento, porem o sistema nao liberava, eu ia no setor do Fies da universidade e eles me pediam para fazer em casa uma demanda pro Mec, de la pra ca ja perdi a contagem que solicitei essas demandas e a resposta do MEC/FNDE é a mesma; diz que está em analise! Mandei prints da minha pagina no fies. O setor do fies manda eu ir ao banco tambem, quando chego no banco eles abrem o sistem deles e me diz que o banco ta recusando e que eu entre em contato com o MEC! (Eu acho que foi pq eu estava gerando outra senha nova para validar o contrato, mas no sistema deles meu email estava errado... Estou sem saber o motivo) Pra mim nao vejo mais soluçoes de voltar a cusrar minha faculdade. Estava cursando o 6 período e neste ano de 2017 iria me formar.
Enquanto isto, estou nessa situaçao, a Universidade Potiguar colocou meu nome no SERASA, recebo ligaçoes e sms de cobrança pela instituição, no início das aulas de 2016.2 so fui o mes de agosto, pq em setembro fui proibido da universidade a participar das aulas e passar pela catraca devido a renovaçao de matricula nao ter sido permitida. Estou passando por dois constrangimentos tanto na universidade como nesse orgao que n atualiza meus dados para que o banco possa ta pagando a mesma e que eu possa voltar a estudar, a final "voltar a sonhar".
Aguardo o seu retorno!!! Abraço!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde, Dr. Saulo Rodrigues.

Meu nome é Ezequiel Carvalho da Rosa e sou acadêmico do curso de Direito (7º período). Venho com grande respeito, solicitar a resolução de uma dúvida:

Meu pai, fiador do meu financiamento estudantil, no ano passado (2016), em outras palavras, disse, "saim de casa", por motivos que não vem ao caso mencionar. Mas te antecipo que foi pelo novo matrimônio que ele contraiu e que minha madrasta tinha sérios problemas comigo e meus irmãos. Ela (madrasta), outrora "fazia nossa caveira" para meu pai, por isso a ordem dele.
A gente, eu meu irmãos assim acatamos a ordem do meu pai. Diante disso, meu medo é que meu pai não ofereça os documentos necessários para o aditamento do "meu FIES" referente a esta semestralidade. Lembrando, que junto ele devera mandar uma procuração para que eu assine em nome dele, uma vez que ele não se encontra na cidade.

Na pior das hipóteses, isto é, ele não oferecendo os documentos necessários para o aditamento do meu contrato de financiamento estudantil, eu posso de imediato "entrar" com uma ação para que ele pague minha faculdade no valor integral? Isto que já foi pacificado pelo STJ o fato que é dever do pai pagar o ensino superior do filho.

Aguardo seu parecer, Excelência.

Ao ensejo, presto meus votos de elevada estima e consideração.

Ezequiel Carvalho da Rosa.

Unknown disse...

Bom dia,conseguir o fies em 2015,ate o semestre passado deu tudo certo ai eu transferir o curso para outro polo da mesma faculdade,ao fazer a matricula percebi que eles(faculdade) fizeram a matricula como nova me colocando no 1 semestre com valores mais alto,questionei e me falaram que era assim mesmo, sendo transferência de outro polo eles fariam como nova aluna,eu confirme que era fies 100%,ai agora esta chegando para mim boletos falando que eu estou devendo alguns valores para a faculdade da mensalidade que o fies não paga,como se o financiamento fosse pouco, procurei a faculdade e me afirmaram que tenho que paga a diferença,o que eu faço,nao tenho dinheiro para pagar.

Unknown disse...

por favor se pude me ajudar meu e-mail é jaciara.jrs@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite..Esse ano termina o prazo do meu Fies mais ainda estou na metade do meu curso o que faço estou muito preocupada me ajuda por favor!!!!!😭

Saulo Rodrigues disse...

Olá boa tarde!

É uma honra poder ajudar!


Entretanto, dúvidas jurídicas apenas podem ser
solucionadas através do seguinte endereço:

advocaciasaulorodrigues@gmail.com

Aguardamos contato breve para elaboração do parecer jurídico.



Att;
......Advocacia Saulo Rodrigues.......
Consultora: Eliane

Lucia Oliveira Luzia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia, sou Genivaldo e já tive o fies e tive que pagar a matricula e mensalidade após ter perdido o fies, posso recorre para ter de volta o valor que paguei?

Geeh disse...

Boa noite, em 2012 entrei na faculdade com o fies e estudei até o ano de 2015 onde tive problemas e tranquei a faculdade no segundo semestre de 2015 e voltei em no primeiro de 2016, mas quando fiz meu aditamento e levei os papeis há faculdade eles demoraram tanto para devolver a DRM que quando fui levar ao banco já havia expirado o tempo, quando solicitei que reabrir sem no fies para eu aceitar aditamento novamente no site eles não me retornaram e não abriram passando assim o prado de aditamento nesse momento eu já estava aditando o dilatamento do fies, mais acabei trancando novamente a faculdade por mais 1 ano e meio fechando esse semestre dois anos trancado, quando voltei inicio desse ano 2017 para ver como fazia para continuar com o fies a faculdade me disse que eu tinha que suspender aquele semestre de 2016 pra poder dar continuidade, assim eu o fiz e eu perguntei se isso implicaria na cobrança do semestre eles me afirmaram que não, porém esse semestre que preciso voltar para não perder tudo que já estudei o financeiro da faculdade me informa que tenho dívida ativa referente ao semestre de 2016 e não pode ser feita minha rematrícula sendo assim se eu não quitar essa dívida perderei todo meu estudo, gostaria de saber o que posso fazer em relação a isso, posso entrar com processo pedindo reabertura do fies para concluir a faculdade e esse valor que está como divida ativa voltar ao contrato ou algo que eu possa fazer que eu consiga minha rematrícula pelo menos pra não perde meus estudos, poderia me ajudar?

Unknown disse...

Bom dia,
Estou cursando com o Fies, porém esse semestre é o minha ultima dilatação, pois me informaram que só é possível fazer 2 dilatações e estou na segunda. Existe alguma possibilidade de eu conseguir cursar o meu próximo semestre com i FIES? pois será o ultimo para me formar na faculdade, acredito que se o Fies conseguiu financiar o meu curso até agora, possa financiar meu ultimo semestre. Não tenho condições de terminar se meu fies cancelar.

Unknown disse...

boa noite estou com problemas de aditamento do fies desde o semestre passado, o banco me cobrou uma divida que retirou o dinheiro da semestralidade para pagamento da tal divida,enfim, perdi o prazo e disseram que perdi o fies, mas um pouco antes do segundo semestre apareceu do nada o aditamento aberto,então executei,e até então ficou tudo certo, quando vim pra faculdade me disseram que tinha dividas e não poderia me rematricular então renegociei , meu plano de estudo entrou somente ontem, e hoje descubro que não consigo abrir meu portal porque ainda não apareceu aditamento pra mim, isso esta me prejudicando, pois acabei ficando rodada no semestre passado por falta de informação do fies e tenho medo de perder esse semestre,há algo judicial que eu possa fazer? desde ja agradeço , se puder enviar por email a resposta o meu é fulviahenkel37@gmail.com

Unknown disse...

Olá, boa noite. Em Fevereiro de 2017 eu solicitei a suspensão do fies referente a 2016/02 que eu não havia cursado, essa suspensão só foi aprovado em outubro de 2017. Acabei perdendo o primeiro semestre de 2017 por conta dessa atraso. Agora descobri que tenho que suspender novamente o fies para poder realizar o aditamento de 2017/02 que o prazo só é até amanhã dia 30/11/2017. O que fazer?

Unknown disse...

Boa Tarde.
Eu iniciei o curso em 2013, tive alguns periodos de trancamento do curso, em 2016 eu mudei de faculdade,porem continuei no mesmo curso, transferi o fies e tudo. só que pra todos os efeitos pelo contrato é como se eu tivesse formado no final do ano passado. Gostaria de saber se existe a possibilidade de reabertura deste mesmo contrato, para terminar o curso.

Saulo Rodrigues disse...

Olá Pessoal!

O meu canal no youtube andava meio parado!

Assim, estamos ressuscitando o canal para trazer bons conteúdos sobre o contrato FIES.

Segue o link para se inscrever e ajudar na divulgação:

https://www.youtube.com/channel/UCacYz_Ff776p3aSTTAPHMVQ?view_as=subscriber

Saulo Rodrigues disse...

Olá,

É uma honra poder ajudar!

Solicitamos, por gentileza, que dúvidas jurídicas sejam encaminhadas pelo seguinte endereço de e-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com

.......Advocacia Saulo Rodrigues......
61 3717 0834

Unknown disse...

Bom dia Doutor!! sou Pollyana Rafaela
ano passado quebrei o tornozelo e fiquei internada neste período abriu o aditamento do fieis, eu fiz pelo celular, mas como eu estava no ultimo semestre eu não sabia que teria que ir a faculdade pegar a documentaçâo e levar ao banco, eu estava de atestado da faculdade, ai depois que passou o prazo do fieis a faculdade me liga me cobrando o semestre pois eu tinha perdido o prazo para aditar o fieis. eu falei que estava de atestado e ninguem tinha me falado que teria que ir ao banco levar a documentação e que eu estava de atestado, ai eles abriram o aditamento par eu fazer de novo, aditei levei a documentação ao banco, mais agora estou desesperada pois abri o meu portal do fieis e vi la que o meu fies foi cancelado por decurso do banco. o que eu faço agora???

Unknown disse...

Bom dia!
Meu filho se forma em dez/2019 e tem 100% do FIES mais ele foi realizar o aditamento e o fiador esta no serasa, existe alguma forma de ele realizar o aditamento sem se prejudicar na reta final do curso de Medicina.

Saulo Rodrigues disse...

Olá Pessoal, bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Solicitamos, por gentileza, que as dúvidas sejam encaminhadas através do seguinte endereço de e-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com

Tel: 61 3717 0834

Envie-nos um e-mail que lhe enviaremos o parecer jurídico!

Aguardamos contato!

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues......

Inscreva em nosso canal no youtube através do link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCacYz_Ff776p3aSTTAPHMVQ?view_as=subscriber

Cristina Yamada Leite disse...

Boa tarde! Minha filha cursa veterinária desde o segundo semestre de 2013, pois trancou a faculdade e suspendeu o Fies. Agora em outubro foi orientada a realizar o aditamento, porém consta no sistema do FIES que seu contrato foi encerrado por falta da dilatação que deveria ter realizado até 30/09/18, porém não foi orientada sobre isso. Por favor, temos como recorrer pela continuidade do FIES? Mt obrigada!

Vida Acadêmica disse...

Boa noite,
Sou aluna do curso de História, realizei a última dilatação do contrato em 2018.1 . o SISFIES solicitou o comparecimento a CPSA da universidade, ao qual fui, e me foi dito que o contrato estava realmente encerrado, perguntei se algo poderia ser feito pois ainda faltavam disciplinas, e me foi dito que NÃO. Estou desempregada, e portanto as mensalidades referentes a 2018.2 estão em aberto, como fiz parte do programa residência pedagógica pela CAPES e bolsista CRE ( os valores das bolsas me davam uma renda abaixo do salário mínimo) e me ocuparam a ponto que não tinha conhecimento da mudança da grade do curso, por fim soube que o MEC alterou os cursos de licenciatura de 3 anos, para 4 anos. De fato tem disciplinas novas que acho essenciais serem cursadas como libras por exemplo, dentro do sistema da universidade não há opção de realizar solicitação de alteração da grade, e inclusive caso a mesma tivesse realizado eu ainda teria meu contrato com o FIES. Então liguei para o atendimento do FIES informando o ocorrido, e me informaram que após o encerramento do contrato o FIES da 3 meses para que a universidade tome alguma medida. Gostaria por favor de uma orientação, pois inclusive dia 12 de Dezembro fui a universidade conversar com a coordenação que me informou que caso tivesse realizado a migração eu não poderia ser bolsista da CAPES, pois alunos FIES não podem ser bolsista CAPES.

Ivonete oliveira disse...

Olá Dr.Saulo gostaria muito que o Sr me orientasse nesse caso .
No ano de 2014 eu solicitei o Fies e consegui pra o curso de direito,mais no ano de 2015 por razões pessoais infelizmente eu abandonei o curso só que eu não tinha ninguém que pudesse me orientar a respeito e nem o adiantamento foi feito então a faculdade colocou meu nome no Serasa porque disse que não foi repassado o valor das 3 mensalidades referentes aos meses 8/9 e 10 de 2015 .
E nesse ano de 2019 era pra eu estar me formando mais eu só conclui 2 semestres e meu nome tá no Serasa e não sei o que fazer pois não tenho dinheiro pra pagar o valor do curso e quero saber se realmente eu vou ser obrigada a pagar pelo curso mesmo sem ter estudado?

Unknown disse...

Olá, boa noite. Tranquei o semestre no início de 2018 mas perdi o prazo para solicitar a suspensão do financiamento. Agora tento solicitar a senha do fale conosco no FNDE (site) e não recebo o link para reiniciar a senha, os atendentes são "burros" não escutam o que quero e ainda repetem a todo momento que o meu período de utilização do financiamento já foi utiizado e por isso encerrado.
Ainda tenho o último ano do meu curso de Direito para cursar e ninguém resolve meu problema,nem a CPSA que afirma que tenho que fazer uma demanda no site do FNDE para analisar o meu caso e esperar pela abertura do prazo de suspensão parcial e depois me dirigir a faculdade.
Estou muito p... com tudo isso e não sei o que fazer.
Poderia me ajudar???

Unknown disse...

Bom dia Dr. Estou com esse problema grave do aditamento, pois não fiz meu aditamento e a faculdade está me cobrando o valor que é muito alto, desde então estou com o contrato suspenso e sem poder fazer a matrícula na instituição. O que deve fazer?

Unknown disse...

Boa tarde,eu estava cursando as últimas disciplinas da faculdade,quando fui fazer o aditamento, descobrir que meu diesfoi reduzido de 93% para 15% sem que eu tivesse solicitado.Ainda conseguir cursar mais um semestre pq a faculdade havia mandado e-mails para o MEC e o fiespedindo resolução do problema.Ocorre que eu só falto TCC II e uma materim online para findar minha graduação e não consigo terminar pq depois de muitas demandas no site do MEC e reclamações na faculdade,eu naoposso mais estudar pq ninguém assine o erro.Qual ação eu devo fazer para conseguir reativar meu direito de estudar?Tenho uma amiga recém formada que vai fazer a ação pra mim,porém não sabe qual acao seria.Obrigada

Unknown disse...

Conseguiu resposta

Unknown disse...

Olá Dr., fiz três suspensões , duas normais e uma excepcional, ambas permitidas pelo Fies, no entanto são disponibilizaram duas dilatação, argumentam que não há possibilidade de uma terceira, entendo que devido as três suspensões haveria tres dilatações, pois só pude fazer até o nono,e agora no decimo que é 2019.2, não querem fazer a maldita dilatação, compropmetendo todo o curso de direito, ao meu ver caracteriza quebra de contrato por parte do fies, o que não será possivel o pagamento da obrição haja vista que é justamento quando se forma e entra no mercado de trabalho, sem isso foge do objetivo principal do programa, pode ajudar ? prazo correndo como vento...

Unknown disse...

Ola! Muito bom dia!

Peço licença para sanar uma dúvida.
Por vezes a minha universidade vinha mandando o a minha ficha de aditamento nos prazos finais. Até que no ultimo semestre ao agir da mesma forma eu fiz a rejeição da ficha exatamente no ultimo dia do prozo e liguei para instituição para avisar. Tempos depois a mesma começou a me cobrar o repasse do Fies,alegando que eu haveria perdido o prazo e em razão disto os cjstos seriam meus. Entre muitas ligações para o Mec e para a Instituição afirmando que eu havia feito dentro do prazo, um ia jogando a responsabilidade para o outro, ate que o mec disse que se eu conseguisse um documento da instituição falando que havia um erro no sistema deles,o mesmo reabriria "o aditamento". Ao procurar a mesma,me foi informado que de fato havia um problema no sistema ocorrente de atrasos na voltas das fichas rejeitadas pelo estudante para o sistema de ate 48h. Eu solicitei um documento com a afirmação e enviei ao mec. Semanas depois ao dar o retorno o mesmo disse que nao reabriria e que esse tipo de contato so poderia ser feito via instituição/mec.

A quem devo recorrer? Pequenas causas? Ja fiz inúmeros contatos a faculdade e ela sempre da a mesma resposta de que nao irá entrar em contato com o mec.

Unknown disse...

Olá, bom dia. Poderia por favor me ajudar? Perdi o prazo de dilatação do meu fies por não receber nenhum aviso prévio da faculdade ou do fies sobre o fim do meu contrato, estou no 9° semestre. Entrei na faculdade em 2016 e cursei dois semestres e por motivos pessoais precisei trancar um semestre, achei que o semestre trancando não contaria como prazo no final do meu contrato do fies. Devido a esse engano e por falta de aviso acabei perdendo o prazo da dilatação. Já abri um chamado junto ao MEC, mas até o momento não obtive resposta. O que posso fazer em relação aí isso? Pois ainda tenho mais um semestre a frente e necessito do fies para poder concluir o curso . Desde já, grato pela atenção. Att: Cayo.

Unknown disse...

Olá, devido erro no aditamentos do fies, conclui ate o 7°período de devido um aditamento to que nao foi passado os valores para instituição de ensino nao foi possível eu concluir tive que abandonar e tenho que pagar todo mês o fies sem ter me formado e nao disponibilizarem as dispensas das materias realizada para realizar a conclusão sem pagar o valor do semestre faltante. Ou seja quero concluir a faculdade e nao posso porque tem um semestre aberto e porem todo mês esta o me cobrando ja fui na caixa e ja fui na instituição mas um joga para o outro. Pideria me dar esclarecimentos como poderia tentar resolver?

Postar um comentário

AUMENTO DO SALDO GLOBAL DO FIES

FÓRMULA DE JUROS NO FIES

FIES | DÍVIDA | PRESCRIÇÃO | EXECUÇÃO

FIES | AMORTIZAÇÃO ANTES DA CORREÇÃO

FIES. RENDIMENTO ACADÊMICO INSUFICIENTE

MEU FIES ACABOU! E AGORA?!

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TAXA DE JUROS NO FIES

FIES | SAIBA COMO CALCULAR SEU RENDIMENTO

FIES | AMORTIZAÇÃO

FIES | MEDICINA, IDONEIDADE CADASTRAL DO ESTUDANTE

NOVO FIES 2018. PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES GRADUADOS, SEGUNDA GRADUAÇÃO E SEGUNDO FIES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail