google40e0fd6e3d038f12.html ADVOGADO ESPECIALISTA EM FIES. INFORMAÇÕES GERAIS. FIES 2018. INSCRIÇÃO FIES 2018 ~ .......Advocacia Saulo Rodrigues.......

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ADVOGADO ESPECIALISTA EM FIES. INFORMAÇÕES GERAIS. FIES 2018. INSCRIÇÃO FIES 2018



ADVOGADO ESPECIALISTA EM FIES. INFORMAÇÕES GERAIS. FIES 2018. INSCRIÇÃO FIES 2018



"Muitas pessoas que concluíram o ensino médio e querem realizar o sonho de fazer um curso superior antigamente não tinham perspectivas para entrar na universidade. Sem o Fies isto seria realmente muito mais difícil do que é hoje. O Fies é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem participação da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que são responsáveis pela gestão dos financiamentos.

Em 2010 o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) teve sua taxa de juros reduzida para 3.4% facilitando o acesso aos estudantes de baixa renda.

Através do Fies os estudantes podem financiar 100% ou 50% do valor das mensalidades. Pode ainda ter bolsa parcial de 50% do Prouni e financiar o restante com recursos do Fies. Existem três modalidades de Fiança: Solidária, Tradicional e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Esta última dispensa a necessidade de fiador.

As inscrições do Fies 2018 podem ser efetuadas a qualquer momento do ano, pois não se encerram.

Os requisitos para participação estão previstos no site do Fies Seleção, são os seguintes:


"Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.
Para se inscrever para as modalidades Fies e P–Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.
Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P–Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.



Para se inscrever no FIES 2018, acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/."



FIES NA JUSTIÇA!

Muitos Estudantes acabam por recorrer à Justiça para formalização dos contratos no âmbito do FIES. Dentre as ações destacam-se as seguintes:

1. AÇÃO PARA REVISÃO DO SALDO DEVEDOR FIES & EXCLUSÃO DE NOMES (ESTUDANTE E FIADOR) DE CADASTROS RESTRITIVOS (SERASA, E OUTROS) POR DÍVIDA ORIUNDA DO FINANCIAMENTO PÚBLICO; Saiba mais.

2. AÇÃO PARA OBTENÇÃO DO SEGUNDO FIES; Saiba mais.

3. AÇÃO PARA EXONERAÇÃO DA FIANÇA PESSOAL; Saiba mais.

4. AÇÃO PARA EXTINÇÃO DO FIES EM CASO DE MORTE DO ESTUDANTE TOMADOR DO FIES; Saiba mais.

5. AÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO FIES INDEPENDENTEMENTE DA IDONEIDADE CADASTRAL; Saiba mais.

6. AÇÃO PARA FINANCIAMENTO INTEGRAL DO CURSO DE PILOTO COMERCIAL (FIES. Horas de voo para a obtenção da habilitação de Piloto Comercial, exigidas pela ANAC, já incluídas no preço do curso. Possibilidade de financiamento de todo o curso pelo FIES). Saiba mais.

7. AÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO FIES ENTRE CURSOS E/OU IES APÓS O PRAZO DE 18 MESES; Saiba mais.

8. AÇÃO PARA CONTINUIDADE DO FIES INDEPENDENTEMENTE DO ADITAMENTO SEMESTRAL e RESTABELECIMENTO DO CONTRATO; Saiba mais.

9. AÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO FIES INDEPENDENTEMENTE DO LIMITE ORÇAMENTÁRIO DA IES. ERRO 302 E M321 NO PROCESSO DE INSCRIÇÃO; Saiba mais.

10. AÇÃO PARA CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO DO SALDO DEVEDOR DO FIES RECALCULADO; Saiba mais.

11. AÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO FIES. ESTUDANTES JÁ GRADUADOS. Saiba mais.

12. AÇÃO PARA QUITAÇÃO DO SALDO DEVEDOR DO FIES COM O TOTAL DO FGTS. Saiba mais.

13. AÇÃO PARA ABATER O SALDO DEVEDOR DO FIES COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NAS ÁREAS DA SAÚDE & EDUCAÇÃO. Saiba mais.

14. AÇÃO JUDICIAL PARA CONTINUIDADE DO FIES INDEPENDENTEMENTE DO APROVEITAMENTO ACADÊMICO INFERIOR A 75% DAS DISCIPLINAS CURSADAS PELO ESTUDANTE. Saiba mais. 

Para participação em ações judiciais promovidas em defesa de Estudantes na Justiça, envie-nos um e-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com.br, e/ou, entre em contato pelo telefone:  61 3717 0834.

Inscrições fies 2012 inscrições financiamento estudantil 2012 inscrições fies fies inscrições inscrições crédito educativo financiamento estudantil 2012 inscrições, inscrições fies 2016, inscrições fies 2015, inscrições fies 2014, inscrições fies 2017, inscrições fies 2018, inscrições fies 2019, inscrições fies 2020, inscrições fies advogado especialista e ações judiciais para inscrições no fies 2016, fies 2016, financiamento estudantil 2016, fies 2017, ações judiciais para inscrição no fies liminar fies 2016, liminar inscrição fies 2017, fies medicina 2016, inscrições fies medicina 2016, estudante de medicina liminar advogado inscrição fies 2016, inscrições semestre fies 2016, inscrições fies primeiro semestre 2016, inscrições fies 1º semestre 2016, inscrições no fies bolsa fies, 2016, advogado inscrição no fies 2016 medicina liminar.

1140 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 1140   Recentes›   Mais recentes»
Denílson disse...

Utilizei o Fies da seguinte forma semestres 1º 2013 / 2º 2013 / 1º 2014 que suspendi em 14/03/2014 / 2º 2014 suspenso em 24/06/2015/ 1º 2015 suspenso em 07/07/2015, fui fazer o encerramento do contrato e consta que utilizei 5 semestres do fies, tenho de pagar os semestres que foram suspensos.

Unknown disse...

Bom dia Dr. Saulo

Eu fiz o fies em 2014 1° semestre onde estudei normalmente estava trabalhando e não fui mais não fiz o aditamento para o 2°semestre fui reprovado por faltas e mesmo assim a faculdade me rematriculou no 1° semestre de 2015 onde fui reprovado por falta agora não consigo realizar o aditamento e ao fazer a suspensão fui informado que devo pagar estes semestres não cursados. Discordo pois o programa é para financiar os estudos e não fui assistir a nenhuma aula não usurfrui do serviço como posso fazer neste caso?

A Igreja Católica e as Seitas disse...

Sr. Saulo, gostaria de esclarecer uma dúvida referente ao fies, meu caso é o seguinte no semestre de 2014.2 cursei a faculdade porém precisava fazer o aditamento do mesmo, só que ocorreu o seguinte minha conta no banco do Brasil havia sido bloqueada e no entanto não conseguia realizar o pagamento da amortização, fui informada por atendentes do banco que deveria abrir uma nova conta mesmo estando realizando o pagamento parcelado para o desbloqueio da conta atual, enfim tendo que abrir uma nova conta sendo esta burocática e demorada de ter sido realizada chegando a não conseguir fazer o aditamento dentro do prazo, contudo a faculdade já estava entrando de recesso esperei o semestre seguinte 2015.1 ao retornar a faculdade fui informada por atendentes da faculdade que não seria possível recorrer ao aditamento de 2014.2 e que deveria realizar a suspensão do mesmo para assim realizar o aditamento de 2015.1, tido obviamente cursado e com isso fiquei devendo então a faculdade o semestre cursado e suspenso, poderia eu estár no direito de recorrer com o não pagamento já que se tratou das circunstâncias indevidas, e está realizando o aditamento de 2015.2?

Anônimo disse...

Prezado
Ao aderir ao FIES fui obrigada a abrir conta no Banco do Brasil. Isso procede? Obrigada.

Cantinho da Jô disse...

Dr. Saulo Rodrigues
Fiz o FIES para meu filho,porém ele só utilizou 1 semestre ou seja este primeiro semestre de 2015 e quero cancelar,porém não entendi direito aquelas opções que eles apresentam,para cancelamento,sobre o saldo devedor.Eu vou pagar o saldo devedor do curso todo,ou só vou pagar o saldo devedor do semestre estudado?Não tenho condições de pagar o saldo devedor,mesmo que seja só de 1 semestre,qual será a melhor opção dentre as apresentadas pelo site para o cancelamento?
Por favor me ajude,estou desesperada para resolver isso.Por me ajude,neste sentido.
Att
Joselina

Cantinho da Jô disse...

Dr. Saulo Rodrigues
Fiz o FIES para meu filho,porém ele só utilizou 1 semestre ou seja este primeiro semestre de 2015 e quero cancelar,porém não entendi direito aquelas opções que eles apresentam,para cancelamento,sobre o saldo devedor.Eu vou pagar o saldo devedor do curso todo,ou só vou pagar o saldo devedor do semestre estudado?Não tenho condições de pagar o saldo devedor,mesmo que seja só de 1 semestre,qual será a melhor opção dentre as apresentadas pelo site para o cancelamento?
Por favor me ajude,estou desesperada para resolver isso.Por me ajude,neste sentido.
Att
Joselina

Anônimo disse...

Fiz transferência do FIES pra outra faculdade e curso no inicio do ano, mas não consegui o aditamento, tentei uma bolsa do prouni de vagas remanescentes e consegui, porem a faculdade nao me repassou a bolsa e entao tive q trancar em abril.. Enfim desisti de lutar pelo Prouni e tentei o aditamento 2015.1 semana passada e consegui no site, levei na faculdade e reabri a matricula e até então nada deles derem baixa, dizem que não sabem se vao conseguir, e eu não sei mais o que fazer para ter meu direito do FIES de volta. Liguei lá hoje e o atentendente da faculdade apenas disse pra mim pagar dois meses de mensalidade (integral) e que se vão dar baixa no meu aditamento dai já não garante nada. Não sei mais o que fazer, me sinto prejudicada duas vezes.
Meu e-mail: nathalia.im.souza@outlook.com
Obrigada.

Anônimo disse...

Fiz transferência do FIES pra outra faculdade e curso no inicio do ano, mas não consegui o aditamento, tentei uma bolsa do prouni de vagas remanescentes e consegui, porem a faculdade nao me repassou a bolsa e entao tive q trancar em abril.. Enfim desisti de lutar pelo Prouni e tentei o aditamento 2015.1 semana passada e consegui no site, levei na faculdade e reabri a matricula e até então nada deles derem baixa, dizem que não sabem se vao conseguir, e eu não sei mais o que fazer para ter meu direito do FIES de volta. Liguei lá hoje e o atentendente da faculdade apenas disse pra mim pagar dois meses de mensalidade (integral) e que se vão dar baixa no meu aditamento dai já não garante nada. Não sei mais o que fazer, me sinto prejudicada duas vezes.
Meu e-mail: nathalia.im.souza@outlook.com
Obrigada.

Anônimo disse...

Fiz transferência do FIES pra outra faculdade e curso no inicio do ano, mas não consegui o aditamento, tentei uma bolsa do prouni de vagas remanescentes e consegui, porem a faculdade nao me repassou a bolsa e entao tive q trancar em abril.. Enfim desisti de lutar pelo Prouni e tentei o aditamento 2015.1 semana passada e consegui no site, levei na faculdade e reabri a matricula e até então nada deles derem baixa, dizem que não sabem se vao conseguir, e eu não sei mais o que fazer para ter meu direito do FIES de volta. Liguei lá hoje e o atentendente da faculdade apenas disse pra mim pagar dois meses de mensalidade (integral) e que se vão dar baixa no meu aditamento dai já não garante nada. Não sei mais o que fazer, me sinto prejudicada duas vezes.
Meu e-mail: nathalia.im.souza@outlook.com
Obrigada.

Unknown disse...

Boa tarde
Tenho o FIES desde 2012 e nunca tive problemas até que desde 2014 não consigo mexer em nada até aí tudo bem entrava em contato com a central e lá me passavam o que eu queria saber até que no começo de 2015 eu no meu último período da faculdade comecei a receber boletos da faculdade pois o FIES não repassa o valor a faculdade só fiquei sabendo disso pois fui dilatar o FIES pra mais dois período pois tinha matéria que não tinha vaga para fazer . Abri uma demanda para resolver isso no FIES sendo que eles não dão prazo pra resolver e o período já começou e a faculdade não deixou eu realizar minha grade eles podem fazer isso deixar o aluno sem estudar

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Bom Dia,

Este é informar o público em geral que estamos a dar para fora empréstimo a uma baixa taxa de juros de 2%. Se estiver interessado em aplicar para um empréstimo, preencha o formulário abaixo. Para mais informações contacte-nos agora através do email: anitaloanfirm1@live.com

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS BORROWER

nome:
país:
Sexo:
idade:
telefone:
Montante necessário:
ocupação:
Empréstimo Duração:

Atenciosamente.

Sra Isa Anita

Unknown disse...

Boa tarde, já possuo graduação na mesma faculdade onde atualmente estou fazendo outro curso com o uso do FIES, e por ter me formado na mesma instituição teria o direito de receber desconto de 30% nas mensalidades do curso, assim como outros colegas recebem o beneficio, porem a faculdade alega que, por eu estar utilizando o FIES eu não tenho direito de receber o desconto, então por esse motivo pago o curso integralmente. Minha duvida é a seguinte: Juridicamente a faculdade pode me privar desse desconto pelo motivo de eu ser beneficiado pelo Fies? Essa pratica da faculdade comigo é correta? Aguardo e obrigado...

Unknown disse...

boa noite, fiz a inscrição no fies porém meu nome saiu como solteira e meu cpf ja está atualizado. To com toda documentação regularizada.. será que pode dar problema na caixa?? obrigada!

Carol disse...

Bom dia, estou querendo encerrar o meu FIES e minhas dúvidas são:

- Se eu encerrar o Fies no meio do semestre, antes de ter realizado o aditamento... Eu terei que pagar por ele todo, ou só apenas a partir do proximo mês?
- Eu tenho a opção de pagar o que foi utilizado, no período de 18 meses após a conclusão do curso, mesmo sem o FIES?

Obrigada!

Unknown disse...

bom dia meu esposo fez a incriçsõ do fies e foi pre-aprovado certo.
então fez a conclusão do sisfies e foi concluida com sucesso porem fomos na intituição e nos falrão q não tinham vaga entao mostramos toda a documentação e o fies liberou 60% mais nos falarão q iriam verifica nos sistema e iriam nos liga no dia seguinte.
sim ligarão mais vinheram com uma historia p/ ele paga a matricula 680,reai e o valor do curso de direito é 612,00 reais certo,mais liguei p o fies e falarão q a gente ñ tem obrigação nem uma de paga esses valor de incrção pq ta na portaria10 30 abril 2010 art.2 q não se pode pagar nem incrição e nem mesentralidade estudante que tenha concluido incrição no sisfies.(aii ta minha duvida se eles falarem que mesmo eu tando com toda a documentação em mãos não quizerem fazer a incriçaõ na instituicão pra onde eu devo recorer) obrigado des de já.meu e-mail é : marciaflica@outlook.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Olá,
Este é informar o público em geral que a senhora deputada Ramirez, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (greatramirez@gmail.com)

microns disse...

Fiz matricula univ. particular com opcao para o Fies, devido aos problemas que deu este ano no site, nao consegui o aditamento. Esperei terminar o prazo do Fies e nao frequentei nem um dia de aula, por ter consciencia que nao poderia pagar o curso sem o financiamento. E so entao fui cancelar a matricula, mas agora a universidade esta me cobrando tudo....matricula e os meses que nao frequentei. Nao tenho nenhuma condicao de pagar.....me ajude, por favor....

Unknown disse...

Fiz o aditamento, peguei a DRM na faculdade e levei ao banco, ja que deu nao simplificado. No banco o aditamento aparece como recusado, motivo 6006
inclusao/alteração de garantia sem liminar 20. O que isso significa? me ajude!

Unknown disse...

Fis o aditamento, e pela primeira vez, deu não simplificado. Peguei a DRM na faculdade e fui ao banco, e la aparece como recusado, erro 6006, inclusão/alteração de garantia sem liminar informada! No banco ninguem sabe informar, abri demanda no SISFIES, mas ainda não obtive resposta., preciso de orientação!

Unknown disse...

Ola dr Saulo ,gostaria que você tirasse uma duvida minha,dia 20 agosto fui fazer meu aditamento
2/2015 e quando chegou a minha vez me falaram que não foi liberado o 2/2015 e a mensagem que aparece la Procura o CPSA então eles me falaram que trabalham na instituição para não me preocupá que eles vão libera, então para não para de estuda eu paguei minha pré matricula você pode me tira essa duvida se eu tenho que me preoculpa ou não desde já agradeço

Unknown disse...

Ok

Unknown disse...

Ok

meire disse...

Dr preciso de ajuda a faculdade está me barrando pois não arrumaram o aditamento o meu acesso foi barrado as aulas iniciaram e não sei o q fazer meu email é josemeire_diego@hotmail.com

fabim disse...

Bom dia!
Fui informado que estou com uma pendencia em aberto referente ao ultimo semestre de 2014, no caso o aditamento não foi concluído e por isso estava em aberto, expliquei que no segundo semestre de 2014 fui ao centro de atendimento ao aluno(CAA) e solicitei informações sobre o que eu deveria fazer para prorrogar o processo do fies e me informaram que teria que realizar a dilatação e quando terminar voltar ao CAA e informar que a dilatação estava concluido junto com o comprovante da dilatação, fiz todos os procedimentos e nao fui informado que teria que realizar o aditamento apos a dilatação, no caso o que eu faço? A culpa foi realmente minha? Há como eu contestar esse valor caso não aceitarem o comprovante de dilatação? estou confuso em relação as medidas que tenho que tomar?
Obrigado

maby disse...

Bom dia! Eu estou no 3 semestre e contráteis o FIES desde que entrei na fac. Mais esse semestre o valor do financiamento veio bem menos e acabei confirmando sem querer quando imprimir a DRM o valor estar bem baixo geralmente o fies financia 10 mil por semestre em torno disso e esse só tem cinco e uma fração. Tem condições da fac me cobrar o valor por fora.obrigada

Unknown disse...

Dr. Saulo gostaria de saber se posso recorrer, pois foi encerrado meu contrato após ter sido reprovado, por mais de 2 vezes!

Unknown disse...

ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA.
EU TENHO O FIES QUE ESTÁ NO MOMENTO SUSPENSO PORQUE TRANQUEI A MATRICULA DO CURSO, AGORA QUERO FAZER UMA TRANSFERÊNCIA DE CURSO. ENTREI NO PORTAL DO FIES E A OPÇÃO PARA QUE EU TRANSFIRA DE CURSO ESTÁ LIBERADA POIS AINDA ESTOU NO PRAZO DOS 18 MESES. FUI NA FACULDADE E FUI INFORMADA QUE NÃO TEM 1° PERÍODO NO MEIO DO ANO SÓ NO ANO QUE VEM MAS SE EU DEIXAR PARA FAZER A TRANSFERÊNCIA NO ANO QUE VEM EU PERCO O PRAZO DOS 18 MESES. O QUE EU POSSO FAZER NESSA SITUAÇÃO? EU POSSO TRANSFERIR AGORA E SO COMEÇAR A ESTUDAR NO ANO QUE VEM? OU POSSO FAZER A TRANSFERÊNCIA, DEPOIS DE FEITO SUSPENDER E NO ANO QUE ATIVAR E VOLTAR A ESTUDAR? ME DEEM UMA LUZ PARA QUE EU NÃO PERCA O FIES.

naty disse...

Boa tarde,
tenho fies que é uma 100 % estou bloqueada pela universidade nove de julho mesmo tendo recebido a seguinte informacao de que poderia cursar normalmente se me matricula-se acima de 5 dependencias regulares pois assim o fies entende que estou cursando um semestre normal ou seja regular.recebi essa informacao do proprio financeiro da faculdade dia 18/08 e dia 24/08 e no dia 24/08 qdo retornei a faculdade me disseram q a faculdade havia retirado esse beneficio do aluno e que teria q pagar o valor da rematricula para so apos isso me matricular nas 5 dps regulares, o valor pago seria uma garantia de que o aluno ira manter o vinculo com o fies para que assim a faculde continue a gozar dos benefecios pagos pelo fies semenstralmente
gostaria de saber como proceder nesse caso como uma instituicao muda de informacao assim de uma hora para outra e porque a msm nao confia que o aluno ira se matricular nas 5 dps fazendo com que eu tenha q paga um valor ja baixado pelo fies que seria o valor da rematricula
Desde ja agradeço atencao
Nathalia Gomes Santana da Silva

Unknown disse...

Olá Saulo, boa tarde! A minha irmã tem o Fies 100%, e neste semestre ficou com um dependência em uma matéria, até o começo do ano a faculdade dela alega que o Fies não cobre a dependência . Porém eu estava lendo um pouco sobre as clausulas do contrato, e notei que o Fies cobre a dependência, desde que não descumprindo o aproveitamento mínimo de 75%. Liguei para IES com estes argumentos e fui infomada que neste mês que saiu uma portaria do MEC falando sobre isto, que irá cubrir ( tendo em vista que isto consta no contrato desde sempre). A minha dúvida é a seguinte: Ela já pagou 2 meses desta dependência, e não realizou ainda o aditamento deste semestre. Ela pode solicitar um reembolso do valor pago e realizar o aditamento incluso com a dependência? A outra duvida é: quando o aluno paga a dependência e tem o Fies, a faculdade esta recebendo duas vezes o valor? Fico no aguardo para contatar novamente com a Faculdade.

Unknown disse...

Bom dia gostaria de tirar uma dúvida!
Quando fiz meu fies em minas gerais podia ter restrições no spc e serasa! Fui realizar meu aditamento e apareceu a resticao e fui ao banco e me falaram que nunca viram aquilo e que o problema era com o mec. Limpei meu nome já fazem 2 semanas e ate agora não liberam meu aditamento.
Gostaria de saber se teria alguma forma de conseguir realizar meu aditamento? Se há a possibilidade por vias judiciais! Necessito de um auxilio pois estou no 6° período de psicologia e meu semestre deu 5mil reais não existe nenhuma possibilidade de arcar com essa divida Por favor me ajude, aguardo sua resposta!
Meu email : alinepaulo0709@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, fui fazer o meu aditamento referente a o semestre 2015.2 e apareceu uma mensagem, dizendo que eu não poderia concluir o aditamento pois a renda do fiador não era duas vezes o valor do curso. Sendo que o aditamento de 2015.1 fiz com os mesmos valores que estou tentando esse semestre, liguei pro FNDE e disseram que foi um erro do sistema ter passado semestre passado e esse semestre o sistema identificou. Só que já tenho um contrato assinado e tudo, ter que ir no banco novamente é muito complicado. Gostaria de saber como devo proceder. Desde já agradeço.

Unknown disse...

Boa tarde, fui fazer o meu aditamento referente a o semestre 2015.2 e apareceu uma mensagem, dizendo que eu não poderia concluir o aditamento pois a renda do fiador não era duas vezes o valor do curso. Sendo que o aditamento de 2015.1 fiz com os mesmos valores que estou tentando esse semestre, liguei pro FNDE e disseram que foi um erro do sistema ter passado semestre passado e esse semestre o sistema identificou. Só que já tenho um contrato assinado e tudo, ter que ir no banco novamente é muito complicado. Gostaria de saber como devo proceder. Desde já agradeço.

Unknown disse...

Olá, minha situação é a seguinte!
Eu fiz minha matrícula na faculdade para o segundo semestre de 2013, e cursei ele normalmente, mas nas férias de 2014 eu pedi a suspensão do contrato por problemas de saúde familiar e tive que me afastar até agora(agosto de 2015). Então, pretendo voltar a faculdade e fazer um curso diferente do que eu estava fazendo!
Minha dúvida é, se o FIES foi cancelado automaticamente, e se foi, como preceder? E caso não tenha cido, se eu poderia voltar a faculdade e fazer outro curso usando o financiamento?
Agradeço desde já a atenção

Unknown disse...

Olá Dr. Saulo.
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa, e espero que possa me ajudar também.

Realizei meu contrato com o FIES no 1°Semestre de 2012 na faculdade Anhanguera, 2° Semestre/2012 resolvi trocar se curso (educação fisica) e mudar de instituição, então realizei o aditamento de transferência para a nova faculdade onde eu iria ingressar. Até aí ocorreu tudo bem, porém já no primeiro semestre tive problemas com a faculdade, pois demoraram muito a regularizarem minha matricula, e por esse motivo não pude realizar o aditamento, o problema continuou ate o fim do segundo semestre, onde só consegui me matricular depois de muita luta e burocracia.
No terceiro semeste, após minha matricula ser regularizada, era hora de resolver a parte acadêmica com a coordenação da faculdade e a parte financeira com o FIES junto a CPSA. Fui a secretaria, onde segui a todas a orientações que foram me passadas. Realizei a solicitação de aditamento, me entregaram um comprovante de solicitação e me disseram que estava tudo certo.
Assim continuei sendo sempre orientado da mesma forma pela secretaria. Até que cheguei ao segundo semestre de 2014, onde percebi que meu nome não estava na lista de alunos matriculados, fui até a secretaria para saber o que estava ocorrendo, e me informaram que eu estava em debito, que o FIES não tinha feito nenhum pagamento por falta de aditamentos. Questionei que sempre realizei o mesmo, e sempre fui a secretaria solicitar, porém foi aí que a secretaria me informou que havia uma parte desse processo que eu não estava realizando, que seria entrar no site para concluir os aditamentos. Ou seja, me prejudiquei pra minha matricula atrasada, nunca fui orientado corretamente pela faculdade, acabei perdendo a bolsa, o semestre, estou sem cursar a faculdade, pois nao me aceitam ate eu quitar a parte fincanceira ( inclusive minhas notas do quinto semestre nao foram lancadas), e com uma dívida enorme de 4 semestres.
Isso me desanimou totalmente, estou sem saber o que fazer, ano passado tentei de todas as formas abrir alguma demanda para prorrogar o prazo de aditamento, porém nunca tive sucesso. Este semestre tentei encerrar o Fies pra continuar pagando do meu bolso, mas quando ligo para a central do mec so me informam que eu terei que aguardar o contato do FIES, mas isso já tem tanto tempo, não posso continuar perdendo semestres aguardando uma resposta, pois a faculdade só fará uma renegociação se eu colocar em dias o FIES ou se eu encerrar a bolsa.
Eu gostaria muito de conseguir de volta essa bolsa, sei que o FIES tem suas regras e leis, mas eu gostaria de saber se cabe algum recurso, se o Senhor já conseguiu ou sabe de alguém que ganhou uma causa parecida com a minha e conseguiu realizar os aditamentos atrasados.
Não foi um erro meu, foi uma falta de informação da secretaria, todos os semestres eu era matriculado normalmente mesmo sem aditar o FIES, tenho meu histórico e vários documentos que comprovem isso, é normal continuarem a minha matricula dizendo que está tudo certo sendo que o FIES não está pagando nada ? Não me enviaram nenhum email, não fizeram uma ligação, até o que era de responsabilidade da faculdade eu que tinha que resolver, fui a reitoria semana passada e um dos próprios reitores reconheceu o erro da faculdade e me pediu desculpas, mas falou que ele não resolve esses assuntos, que eu teria que resolver com a secretaria, mas quando vou lá sempre ouço a mesma coisa.
Se puder me dar alguma informação por email, o que eu possa fazer, com quem devo falar ou onde posso ir para resolver esta situação, eu agradeceria muito pois estou quase pra desistir de tudo.

Agradeço desde já,
Lucas Araújo

Lukas.1925@hotmail.com

Ou

Lukas19251925@gmail.com

Unknown disse...

Onde posso encontrar o valor referente a minha dívida na Caixa Econômica Federal. Pois no 1º semestre de 2013 consegui o Fies, mas por motivos pessoais cancelei o curso e o FIES. Esse cancelamento foi feito em Junho de 2013. Foram apenas seis meses de financiamento. Quero saber qual valor devo a Caixa! Onde posso encontrar esse débito?

Unknown disse...

F
Me inscrevi no fies para concorre sem fazer enem pois terminei
Antes de 2010 mas a instituição só disponibilizou uma vaga para concorre até com pessoas com deficiência fui informada pelo mec que não conseguirei o fies pois uma pessoa com deficiência
Já prencheu a vaga mesmo que disponibilize outras vagas serão ofertadas para quem fez enem. O que posso fazer para recorre pois achei injusto uma única para concorre até com deficientes. Meu email angell. Firmino@bol.com

Desde já agradeço.

Igor Caian disse...

Boa Tarde.

Doutor, eu tenho um contrato com o FIES, estou no meu ultimo ano do curso, porem no 1º semestre de 2015, se deu a necessidade de dilatação no prazo, entrei com uma demanda no FNDE, e nada até hoje, eu ate que conseguir concluir o 9º periodo que é referente a 2015/1, porem não consigo me rematricular no 2015/2, porque o FIES não dilatou meu prazo, e assim, nao foi feito o aditamento, a faculdade esta me cobrando uma divida referente a todo o semestre, para que eu possa me rematricular. O que o senhor me aconselha a fazer ?

Júlio disse...

Olá, boa noite. Meu contrato com o fiés se encerrou após o primeiro semestre de 2014, no entanto, eu solicitei dilação do contrato por mais um único semestre até me formar no final do segundo semestre de 2014, tendo a colação de grau ocorrido em março de 2015. Ocorre que, o prazo do término do período de carência do Fiés conforme o sistema está marcado para se encerrar no término deste ano de 2015, desconsiderando totalmente o semestre a mais de dilação que tive, sendo que não sei o que ocorreu com este semestre da dilação, e nem se um segundo semestre de dilação que não utilizei será cobrado. Eu gostaria de pedir para que, se o semestre dilatado que foi apenas um, for cobrado junto com os outros semestre, que este seja incluído nos demais, me concedendo assim por direito, mais um semestre de carência, correspondente ao semestre dilatado após o término do contrato.

Júlio disse...

Se possível por favor, me mande um e-mail: sprk2010@hotmail.com

Unknown disse...

A assessoria do FNDE esclareceu que as instituições de ensino não podem proibir os alunos com contrato regular do Fies de frequentar aulas ou fazer provas, nem pode haver cobrança de mensalidades em desacordo com o valor contratado, mesmo que o estudante ainda não tenha feito o aditamento.

Neide M. disse...

Me formei em Educação Física em 2014 e preciso pagar o fies a partir de 2016, tive o fgeduc como fiador, mas a minha alteração de nível ainda não saiu, sou funcionária e não professora então não consigo abatimento nas minhas parcelas que começam integral em Março e não tenho condições de pagá-las. O que devo fazer?

Saulo Rodrigues disse...

REF: AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONTINUIDADE DO FINANCIAMENTO PÚBLICO - FIES. CASOS DE PERDA DE ADITAMENTO E/OU SIMILARES. PREJUÍZO NA JORNADA UNIVERSITÁRIA POR ERROS MERAMENTE PROCEDIMENTAIS NO FIES.

1. No que consiste a tese do remédio jurídico?

O encerramento indevido do contrato FIES pode significar o fim da jornada universitária e uma bela dívida.

Estudantes não podem solicitar o FIES uma segunda vez e a ilegalidade perpetrada no sentido de evitar a continuidade do contrato FIES, seja por ausência de aditamento – e/ou - por perda do prazo, reajustes acima de 6,4%, Erro E0314, etc, pode significar o fim da carreira acadêmica.

A cláusula contratual que nega o direito ao Estudante de ser agraciado com o FIES por questões meramente procedimentais, com todo respeito que mereça, mas vai à contramão da filosofia do sistema do programa social.

A ideologia do programa social FIES, sem dúvidas, é maximizar as inclusões de Estudantes no Ensino Superior visando o desenvolvimento social do país.

Quanto mais estudantes no terceiro grau de ensino, mais vantajoso é para o programa social.

Assim, salta às vistas que a referida exigência, não tem o mínimo suporte constitucional, razão por que se impõe o reconhecimento da sua inconstitucionalidade pelo poder Judiciário assegurando-se ao Estudante Universitários a continuidade de seus Estudos mediante o financiamento público FIES.

É importante o registro de que o aludido remédio jurídico conta com pedido sucessivo para sobrestamento da cobrança dos valores devidos por força do FIES, conquanto, no sentido de vedar que a instituição de ensino penalize a Estudante com aplicações de sanções pedagógicas, tais como: impedimento de frequentar aulas, provas, etc, bem como não poderá ser excluído dos quadros da instituição de ensino com a negativa da sua rematrícula calcada apenas no débito pendente entre o Estado e a Instituição de Ensino em razão do contrato FIES, pois, os valores cobrados, decerto, ultrapassam as condições financeiras do Estudante hipossufiente que fez o financiamento exclusivamente por não deter condições financeiras para suportar o valor da mensalidade, até porque, se acaso a tivesse não teria recorrido ao financiamento público.
E-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com
Tel: 61 3083 7725;
Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......

Saulo Rodrigues disse...

FIES: AÇÃO JUDICIAL. APROVEITAMENTO ACADÊMICO INFERIOR A 75%.

No que consiste o remédio jurídico:

A ação judicial visa o reconhecimento do direito de retorno ao FIES, até a conclusão do curso, pois inconstitucional e injusta a exigência dos 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento acadêmico, considerando a singularidade da situação pessoal do Estudante durante a jornada universitária (enfermidades, problemas pessoais, etc).

O anunciado remédio jurídico requer, em tutela antecipada, seja autorizado o aditamento por parte da CPSA, a fim de que possa o Estudante retome seus estudos (princípio fundamental de existência do FIES, qual seja: livre acesso à Educação Superior).
E-mail para contato: advocaciasaulorodrigues@gmail.com
Tel: 61 3083 7725;

Saulo Rodrigues disse...

AÇÃO REVISIONAL - FIES.


1. No que consiste a tese do remédio jurídico?
Resposta: O FIES é um direito consagrado na Constituição Federal para garantir o acesso à educação.

Assim, é inconcebível que nesta modalidade de financiamento os juros sejam capitalizados no saldo devedor, pois, acaba tornando a dívida praticamente impagável.

Daí que o FIES é genuinamente um contrato de mútuo bancário com claros fins lucrativos, bastando para tanto verificar que o sistema francês de juros adotado para amortização do saldo devedor cognominado Tabela Price, é demasiadamente prejudicial ao equilíbrio contratual, pois, conduz sem sombra de dúvidas, ao anatocismo (cobrança de juros sobre juros), sem dizer que o saldo devedor não é amortizado com os pagamentos mensais, a tanto considerando que continua a crescer ao longo do tempo, em razão da progressão geométrica dos juros, elevando o número de prestações, tornando a dívida praticamente impagável.

A tese defendida pelo escritório conveniado já se encontra pacificada pela jurisprudência recentíssima do e. Superior Tribunal de Justiça para nulidade de cláusulas que permitem a cobrança de juros exorbitantes, o anatocismo (cobrança de juros dos juros) e, a progressão geométrica de juros, ocasionando a inadimplência do Estudante. Clique aqui.

2. Quem pode ingressar com a ação judicial?
R: Todos os Estudantes que se inscreveram no programa social desde sua criação em 1999.

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......
E-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com
Tel.: 61 3083 7725;

Saulo Rodrigues disse...

FIES: AÇÃO JUDICIAL. APROVEITAMENTO ACADÊMICO INFERIOR A 75%.

No que consiste o remédio jurídico:

A ação judicial visa o reconhecimento do direito de retorno ao FIES, até a conclusão do curso, pois inconstitucional e injusta a exigência dos 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento acadêmico, considerando a singularidade da situação pessoal do Estudante durante a jornada universitária (enfermidades, problemas pessoais, etc).

O anunciado remédio jurídico requer, em tutela antecipada, seja autorizado o aditamento por parte da CPSA, a fim de que possa o Estudante retome seus estudos (princípio fundamental de existência do FIES, qual seja: livre acesso à Educação Superior).

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......
E-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com
Tel.: 061 3083 7725

Saulo Rodrigues disse...

REF: AÇÃO ORDINÁRIA PARA INSCRIÇÃO NOS QUADROS DO FIES PELA SEGUNDA VEZ.

• (M282) - Atenção:
Não é possível a realização de nova inscrição para estudante que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES, em face do disposto no inciso II do artigo 9º da Portaria Normativa MEC Nº 10, de 30 de abril de 2010.

1. No que consiste a tese do remédio jurídico?
A previsão contida em Portarias Ministeriais editadas ao longo do tempo pelo MEC (Portaria nº 10 de 30/04/2010, Art 9º - II), para impedir que o Estudante carente já contemplado com o FIES adquira um segundo financiamento público, é abusiva e inconstitucional (art. 205 CF/88), pois, vai à contramão da filosofia do programa social, qual seja, melhor qualificação profissional para ingresso no mercado de trabalho e, sobretudo, desenvolvimento social do país.
A aludida Portaria Ministerial que nega o direito ao Estudante de ser agraciado com o segundo FIES, com todo respeito que mereça a objurgada Portaria Ministerial editada pelo Exmo. Ministro da Educação, mas, sem dúvidas, é inconstitucional, pois o FIES deve ser meio de maximizar o acesso à educação para o desenvolvimento social do país. Quanto mais estudantes no terceiro grau de ensino, mais vantajoso é para o programa social.

Saulo Rodrigues disse...

AÇÃO REVISIONAL - FIES.


1. No que consiste a tese do remédio jurídico?
Resposta: "O FIES é um direito consagrado na Constituição Federal para garantir o acesso à educação.

Assim, é inconcebível que nesta modalidade de financiamento os juros sejam capitalizados no saldo devedor, pois, acaba tornando a dívida praticamente impagável.

Daí que o FIES é genuinamente um contrato de mútuo bancário com claros fins lucrativos, bastando para tanto verificar que o sistema francês de juros adotado para amortização do saldo devedor cognominado Tabela Price, é demasiadamente prejudicial ao equilíbrio contratual, pois, conduz sem sombra de dúvidas, ao anatocismo (cobrança de juros sobre juros), sem dizer que o saldo devedor não é amortizado com os pagamentos mensais, a tanto considerando que continua a crescer ao longo do tempo, em razão da progressão geométrica dos juros, elevando o número de prestações, tornando a dívida praticamente impagável.

A tese defendida pelo escritório conveniado já se encontra pacificada pela jurisprudência recentíssima do e. Superior Tribunal de Justiça para nulidade de cláusulas que permitem a cobrança de juros exorbitantes, o anatocismo (cobrança de juros dos juros) e, a progressão geométrica de juros, ocasionando a inadimplência do Estudante. Clique aqui.

2. Quem pode ingressar com a ação judicial?
R: Todos os Estudantes que se inscreveram no programa social desde de 1999.

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......
E-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com
Tel.: 61 30837725

Unknown disse...

Bom Dia, gostaria de saber se poderia me orientar tenho fies desde agosto de 2011 e nessa época só conseguia o Fies quem tivesse fiador, pois bem consegui agora estou no 9 semestre de engenharia civil na Faculdade Anhanguera de Santa Barbara D' Oeste em SP e não consigo fazer aditamento pois o meu fiador encontra-se com restrinção em seu CPF eu não sei mais o que fazer não consigo pagar o valor do curso do 1 semestre de 2015 e também estou sendo bloqueada na portaria por motivos de não ter sido feito o aditamento e meu nome não consta matriculada neste semestre, tem como tirar o Fiador de meu Fies , pois sei que agora não precisa de fiador , preciso de uma orientação se não serei obrigada a trancar a matricula da faculdade as portas de se formar e com TCC pronto.

Unknown disse...

Bom dia ,
Fiz o contrato do fies em 2.2014, no semestre 1.2015 fiz o aditamento no prazo, agora no semestre 2.2015 fui ate a faculdade para a mesma me liberar o aditamento, porem me disseram que não poderia me liberar pois o status do aditamento anterior esta como "Em tratamento pelo Agente Operador (AO) e Agente Financeiro (AF)" e não consigo fazer o aditamento e tenho o prazo apenas ate 31/10, a faculdade me orientou a abrir chamado no MEC , so que ja abri 5 chamados e nenhum obteve resposta a mais de 2 meses.
se eu não conseguir aditar terei que pagar o semestre todo em que cursei ? oque eu faço ?

engenharia civil anil disse...

boa tarde, Dr. Saulo, fui reprovado e CPSA não quer aceitar meu perdão, poi, esta é a primeira vez que eu fico reprovado em 2 disciplinas.

engenharia civil anil disse...

boa tarde, Dr. Saulo, fui reprovado e CPSA não quer aceitar meu perdão, poi, esta é a primeira vez que eu fico reprovado em 2 disciplinas.

Anônimo disse...

Olá a todos,
Eu sou a Senhora Elizabeth Lisa De Ohio EUA, eu rapidamente quero usar este meio para cortar um testemunho de como Deus me dirigiu a um emprestador empréstimo legítimo e real que transformou minha vida de grama para enfeitar, de ser pobre para uma mulher rica que agora podem se vangloriar de uma vida saudável e rico, sem estresse ou dificuldades financeiras. Depois de tantos meses de tentativas para obter um empréstimo na internet e foi enganado a soma de $ 5,200 i tornou-se tão desesperada em obter um empréstimo de um emprestador empréstimo legítimo on-line que não vai adicionar a minhas dores, então eu decidi entrar em contato com um amigo meu que recentemente recebeu um empréstimo on-line, discutimos sobre o assunto e para nossa conclusão ela me contou sobre um homem chamado Sr. Franklin Osayande Scott, que é o CEO da Franklin Osayande Scott Loan Company Email: franklinosayandescott@gmail.com Então me candidatei a um soma de empréstimo de (US $ 320.000,00), com baixa taxa de juros de 2%, de modo que o empréstimo foi aprovado com facilidade, sem estresse e todos os preparativos onde feitas relativa à transferência de empréstimos e, em menos de dois (2) dias o empréstimo foi depositado em minha conta bancária assim que eu quero aconselhar qualquer um na necessidade de um empréstimo de contatá-lo rapidamente através de e-mail: franklinosayandescott@gmail.com ele não sabe estou fazendo isso eu oro para que Deus o abençoe para a coisa boa que ele fez na minha vida.Obrigado Deus eu sorrio de novo Eu recomendo esta empresa a todos aqueles que foram enganados e os que foram enganados, eles são confiáveis ​​e confiável. No caso de você precisa saber mais, e-mail da empresa em franklinosayandescott@gmail.com Email-los hoje e você será feliz que você fez.

Sra Elizabeth Lisa
Deus abençoe.

Unknown disse...

Olá eu realizei duas suspensão no 1 semestre de 2014 e no 2 de 2014, no primeiro de 2015 realizei outra porém a faculdade não tem vestibular no 2 de 2015, e eu não podia realizar a matrícula e renovar o fies, oque eu faço ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

boa noite,,,sou estudante da unopar universidade norte do parana hje kroto, em londrina, como sou fies 100% e desde entao desde 2013 faco pelo fies 2/2013 , 1/2014 ,2/2014 , 1/2015 , 2/2015 e pago trimestralmento rs50,00, so que fiquei e dps, desde 2013,onde conforme contrato se tiver aproveitamento de 75% o fies paga, so que fui hje na universidade e atendente muito mal educada me falou que o fies so cobriu dps ultimo foi em 2014/2 e desde ja nao vai cobrir mais, mas a pergunta e a minha e desde 2013/ e eles esta me cobrando, e sendo assim fiz o aditamento e estou impedido de estudar meu ultimo semestre,devido a estas dividas de dps, ela foi catedrática se nao pagar nao poderei mais estudar, me impedindo de estudar e frequentar as aulas, estou perdendo provas,trabalhos,pois meu nome nao consta na pauta, sera que posso entrar com uma açao por danos moral,,me oriente

Luiz Fernandes disse...

Olá, me chamo Luiz Fernandes Vieira, tenho 49 anos, sou estudante universitário por meio do Fies desde 2012, cursando Direito na Universidade Estácio de Sá no Campus Tom Jobim no Rio de Janeiro, ao longo do curso enfrentei muitas dificuldades, tendo que trabalhar e estudar, dormindo uma média de três horas e meia por noite, uma dificuldade imensa, porém não consegui renovar o Fies pois reprovei por duas vezes abaixo de 75%, agora me pergunto existe alguma forma de conseguir aditar o Fies até o fim do meu curso.

Unknown disse...

tenho dislexia desde o fundamental com laudo,consegui fies 100%e agora fiquei abaixo dos 75% e sem aviso começaram a chegar as cobrancas de boleto na minha casa,foi quando descobri que perdi o fies,não posso pagar a mensalidade e é meu sonho,estou desesperado o que poso fazer?tem como recuperar o fies

Unknown disse...

OLA SOU ANDRE,FUI SELECIONADO PELO O FIES CUMPRIR TODOS OS PRAZOS DO BANCO E FACULDADE, MAS O BANCO DEIXOU DE ENVIA MINHA DOCUMENTAÇÃO NO PRAZO PREVISTO PELO FIES E AGORA EU ESTOU PREJUDICADO O QUE FAÇO????

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida! Quando fiz meu fies no Maranhão não podia ter restrições no spc e serasa! Fui realizar meu aditamento agora e fui ao banco e me falaram que eu não poderia realizar o aditamento pois tinha restrição no nome do meu fiador! Gostaria de saber se teria alguma forma de conseguir realizar meu aditamento? Se há a possibilidade por vias judiciais! Necessito de um auxilio urente!! =/

Anônimo disse...

Boa noite. Estou em uma situação um tanto preocupante e gostaria de saber como proceder em relação ao FIES. Em 2014.2 Cursei o primeiro período da faculdade de psicologia no estado da paraíba, no entanto meu marido perdeu o emprego e eu voltei para o estado da Bahia, em 2015.1 fiz o aditamento normalmente, tranquei a faculdade e dei entrada no processo de transferência do FIES. Já com a transferência concluída e a matricula confirmada comecei a cursa o segundo período de psicologia, mas o meu marido foi despedido novamente e eu não tenho mais como custear as passagens de ônibus para a faculdade. Gostaria de saber como proceder, se posso novamente trancar a matricula e suspender o FIES ou sou obrigada a cursar. A verdadeira intenção é saber o que devo fazer. Porém gostaria de mudar de curso e me manter na mesma na mesma instituição. Espero resposta.

Unknown disse...

Bom dia!
Sou acadêmico do curso de enfermagem da Estácio FAL, Maceió, Alagoas, no semestre passado, correspondente ao período 2015.1 estava matriculado em 7 matérias, no entanto fui reprovado em 2 dessas 7 matérias, até agora neste segundo semestre que corresponde ao período 2015.2 o FIES está pagando normalmente o curso do período vigente (2015.2), ainda não fiz o meu aditamento correspondente ao período 2015.2, mais estou prestes a faze-lo, queria saber se quando for fazer o meu aditamento do período 2015.2, o FIES acusar a minha suspensão do financiamento por causa do semestre passado e se a resposta for sim, o que eu posso fazer, me ajudem por favor.
Obrigado!

Unknown disse...

Bom dia!
Sou acadêmico do curso de enfermagem da Estácio FAL, Maceió, Alagoas, no semestre passado, correspondente ao período 2015.1 estava matriculado em 7 matérias, no entanto fui reprovado em 2 dessas 7 matérias, até agora neste segundo semestre que corresponde ao período 2015.2 o FIES está pagando normalmente o curso do período vigente (2015.2), ainda não fiz o meu aditamento correspondente ao período 2015.2, mais estou prestes a faze-lo, queria saber se quando for fazer o meu aditamento do período 2015.2, o FIES acusar a minha suspensão do financiamento por causa do semestre passado e se a resposta for sim, o que eu posso fazer, me ajudem por favor.
Obrigado!

G disse...

Olá, boa noite! Preciso urgente de orientações afim de resolver meu problema com o FIES. Meu caso é o seguinte, dei entrada no curso de Medicina Veterinária pela Estácio de Sá (Barra III) pois fui aprovada no programa do FIES pela Caixa Econômica Federal, isso no ano letivo referente a 2013.2. Até 2014.1 fiz os aditamentos semestrais, quando em 2014.2 fui beneficiada pelo PROUNI bolsa 100%, onde optei em ficar com essa bolsa 100%, e encerrar meu financiamento do Fies, cheguei a dar entrada ao encerramento, mas por o sistema me disponibilizar apenas 3 dias para comparecer o banco e assinar o termo, tive contratempo para comparecer dentro do prazo estipulado, pois somente eu poderia assinar, e nessa de ingressar na universidade tive que mudar de cidade, minha agencia não é na mesma cidade que curso a faculdade, sendo este meu contra-tempo, dificuldade de me locomover em 3 dias para outra cidade. No mesmo dia liguei para o 0800 da MEC, pedi orientações de como proceder a uma nova data para assinatura do termo de encerramento, pediram para que aguardasse 11 dias, passados esses 11 dias no dia seguinte poderia fazer um novo pedido, daí começou minha dor de cabeça, devido a um erro do sistema, não me foi mais liberado, pelo site, o encerramento muito menos a suspensão do mesmo. Sempre que ligava para o 0800, me passavam informações diferentes "Sr. o sistema só libera este tipo de solicitação do dia 1º ao 10 de todo o mês" ou "Sr. somente a secretária pode dar entrada nessa solicitação" "Sr. o sistema está com erro, aguarde uns dias até que se normalize tudo, e tente novamente" "Sr. você tem até o final do ano letivo para tentar uma nova solicitação de encerramento" por fim foi "Sr. o prazo para está solicitação para o encerramento já acabou, era até dia 10/nov/14". O que aconteceu que por 2 períodos não fiz aditamento, nem suspensão, muito menos o encerramento por "erro" do sistema, neste tempo estava beneficiada pela bolsa PROUNI 100%, e sempre recebia e-mails onde o assunto vinha "Alerta SisFIES" no dia 12/09/2014 que diz "Prezado estudante,

Foi identificado pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies) que você, além do financiamento estudantil com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi beneficiado também com uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni), o que é vedado, segundo o inciso VII do artigo 23 da Portaria Normativa MEC nº 15, de 8 de julho de 2011. É necessário que você faça uma escolha por somente um dos benefícios, mediante o encerramento do financiamento estudantil ou da bolsa integral ProUni. Se você não fizer essa escolha, terminado o prazo do aditamento de renovação semestral, poderá ocorrer o encerramento automático de seu financiamento.

Você pode encerrar o seu financiamento pelo SisFies, clicando em “Aditamento Fies”, no menu esquerdo, e em seguida na aba “Encerramento”, na seção “Aditamentos Disponíveis”.

Caso você já tenha optado por encerrar sua bolsa integral do ProUni, por favor, envie e-mail para fies.prouni@fnde.gov.br com o “Termo de Encerramento de Usufruto de Bolsa” anexo.

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE

Agente Operador do Fies." por várias vezes recebi este e-mail, mas nunca consegui resolver meu problema. Por fim, perdi a bolsa onde não sei se o motivo é por não alcançar os 75% de aproveitamento de aprovação no período, ou se por esta beneficiada tanto pelo FIES quanto pelo PROUNI 100%, onde deveria optar por uma das duas, sendo ter escolhido manter a bolsa integral. Descobri da pior maneira, por uma ligação da central de cobranças da universidade Estácio de Sá, informando ter débito de 2 mensalidades, cada uma maios ou menos $1500, totalizando quase $4 mil, referente ao mês de JULHO e AGOSTO na matrícula do PROUNI e mais quase $4 mil na matrícula do FIES.

G disse...

Continuando...
Por não poder pagar pela mensalidade que é $1788.. tentei ver se ainda poderia utilizar o FIES, já que continuarão a mandar cobranças a cada 3 meses no valor de $50, que seriam referente as juros. Porém, ainda continuo com os mesmos problemas, e ligando insanamente para o 0800, onde raramente consigo ser atendida, me informaram que seria erro no sistema, que eu teria de aguardar, para dar continuidade do processo de suspensão dos periodos 2014.2 e 2015.1 e aditar 2015.2, sendo que a um mês e meio, já abri demandas onlines, liguei para o 0800, fui a secretaria, assinar o termo de encerramento do PROUNI, e hoje abri um requerimento para o mesmo, e neste tempo não obtive respostas, contra minha vontade tive de trancar a matricula na universidade, afim de evitar débitos com a universidade, já que não posso pagar, pois nessa mudança, agora vivo de aluguel sozinha, meus pais também pagam aluguel onde moram, e sem contar que tenho outras despesas. Preciso de orientação de como proceder, estou desesperada em cogitar a ideia de não dar continuidade ao meu curso e ainda ter que pagar sem ter me formado ao mesmo, tudo por um erro, e falta de comunicação entre os sistemas do fies e da universidade. Me ajude por favor, o que me orienta a fazer?

Agradeço desde já!!!
E-mail para contato: italiana1992@hotmail.com ou ggallarotti@gmail.com
Att, Gilda.

Unknown disse...

boa tarde! tranquei a faculdade e o fies no segundo semestre de 2013, porem não retornei a faculdade, o fies esta cobrando desde 2013 até hj? o que devo fazer?

Unknown disse...

boa noite.. fiz o aditamento do fies mas duas semanas depois decidi abandonar a faculdade.. tenho o direito de receber o dinheiro que a caixa transferiu para a faculdade? essa é minha dúvida ja que eu não vou concluir o semestre.

Mirian disse...

Sou fiadora . A pessoa de quem fui fiadora não terminou o curso devido a um cancer de mama que levou 2 anos tratando. Quando ela quis retomar o curso não a aceitaram de volta. Me apresentaram proposta de 42 mil para quitar divida como fiadora . Não posso fazer contraproposta? Não posso pagar esse valor.
Grata

Mirian S Mendes

G disse...

Alguém obteve respostas aos comentários? Poie ainda estou no aguardo.

Unknown disse...

Por favor, preciso de uma orientação!!!
estou contratando o fies, levei minha DRI no banco (caixa Econômica Federal) 4 dias antes do vencimento da DRI, no entanto a Caixa n conseguiu concluir o meu financiamento. e minha DRI venceu.
n consigo uma prorrogação. n posso ser prejudicada por um problema entre a caixa e o mec, já que minha documentação esta toda ok.
estou desesperada, n sei o q fazer.

Unknown disse...

Presado, estava cursando medicina veterinária em uma faculdade particular, com a esperança de que iria obter o financiamento estudantil (fies), e lá se foram seis meses, o governo enrolando, ai veio as mudanças e a noticia de que não sairia o fies mais, me ajude, estou apavorada pois não tenho condições de pagar a divida que chega a um valor de quase 8 mil reais, e como meu irmão também esta na mesma situação e a divida dele chega a 6 mil reais, fica impossível entrar em um acordo e assim poder pagar a divida, estou apavorada, já não sei o que faco mais com esta situação que atingiu muitos brasileiros, como devo proceder? me ajude !!Obrigado

Unknown disse...

Presado, estava cursando medicina veterinária em uma faculdade particular, com a esperança de que iria obter o financiamento estudantil (fies), e lá se foram seis meses, o governo enrolando, ai veio as mudanças e a noticia de que não sairia o fies mais, me ajude, estou apavorada pois não tenho condições de pagar a divida que chega a um valor de quase 8 mil reais, e como meu irmão também esta na mesma situação e a divida dele chega a 6 mil reais, fica impossível entrar em um acordo e assim poder pagar a divida, estou apavorada, já não sei o que faco mais com esta situação que atingiu muitos brasileiros, como devo proceder? me ajude !!Obrigado

Unknown disse...

Olá segue meu nome é Lucas segue o meu problema:

Eu e minha esposa fizemos o Fies com a Universidade em 2011 porem não chegamos a cursar nada, chegamos a solicitar o contrato na Caixa Econômica mas não entregamos o contrato na Universidade, achando assim que por não termos entregue o contrato para Universidade não seria cobrado nem as trimestrais nem o valor do contrato. A pouco tempo descobrimos a restrição do nosso nome por conta do Fies .Fomos ate a UNIESP em dezembro do ano de 2014 para resolvermos a situação, porem fomos orientados por uma funcionaria chamada Rosana que deveríamos aguardar que aparecesse no site do Fies a opção de encerramento para que ela pudesse realizar o encerramento e estornar tanto o valor das trimestrais quanto o valor do contrato, só que o grande problema e que desde de dezembro de 2014 estamos verificando e aguardando no site do Fies o encerramento mas a opção não fica disponível. Quando entrei em contato com o MEC fui orientado que deveria pagar as trimestrais para então conseguir cancelar o contrato. No dia 28/04/2015 entrei em contato por telefone com a UNIESP e fui orientado a mandar uma reclamação na ouvidoria da UNIESP, enviei a reclamação na ouvidoria da UNIESP nesta data de 28/04/2015, e no site informava que eles dariam uma posição em 11/05/2015 via E-mail, e que eu poderia consultar o andamento da minha reclamação por este nº 150.026.517.185, mas até a presente data ninguém entrou em contato por meio nenhum para me dar uma posição e quando consulto por este numero no site a solicitação consta como aberta e não sei como proceder.Eu quanto minha esposa estamos com nossos nomes sujos nos órgãos de proteção ao crédito devido a este problema e estamos tendo vários constrangimentos pois meu cartão de crédito que eu possuía foi bloqueado devido a este problema e não estamos podendo nem solicitar cartão nem realizar nenhum tipo de financiamento devido a isto.

Unknown disse...

Olá boa noite segue meu caso:
Eu e minha esposa fizemos o Fies com a Universidade em 2011 porem não chegamos a cursar nada, chegamos a solicitar o contrato na Caixa Econômica mas não entregamos o contrato na Universidade, achando assim que por não termos entregue o contrato para Universidade não seria cobrado nem as trimestrais nem o valor do contrato. A pouco tempo descobrimos a restrição do nosso nome por conta do Fies .Fomos ate a UNIESP em dezembro do ano de 2014 para resolvermos a situação, porem fomos orientados por uma funcionaria chamada Rosana que deveríamos aguardar que aparecesse no site do Fies a opção de encerramento para que ela pudesse realizar o encerramento e estornar tanto o valor das trimestrais quanto o valor do contrato, só que o grande problema e que desde de dezembro de 2014 estamos verificando e aguardando no site do Fies o encerramento mas a opção não fica disponível. Quando entrei em contato com o MEC fui orientado que deveria pagar as trimestrais para então conseguir cancelar o contrato. No dia 28/04/2015 entrei em contato por telefone com a UNIESP e fui orientado a mandar uma reclamação na ouvidoria da UNIESP, enviei a reclamação na ouvidoria da UNIESP nesta data de 28/04/2015, e no site informava que eles dariam uma posição em 11/05/2015 via E-mail, e que eu poderia consultar o andamento da minha reclamação por este nº 150.026.517.185, mas até a presente data ninguém entrou em contato por meio nenhum para me dar uma posição e quando consulto por este numero no site a solicitação consta como aberta e não sei como proceder.Eu e minha esposa estamos com nossos nomes sujos nos órgãos de proteção ao crédito devido a este problema e estamos tendo vários constrangimentos pois meu cartão de crédito que eu possuía foi bloqueado devido a este problema e não estamos podendo nem solicitar cartão nem realizar nenhum tipo de financiamento devido a isto.

Unknown disse...

Olá DR,Vim pedir socorro, fui selecionada pelo Fies 2/2015. Levei minha DRI ao banco 4 dias antes de vencer para que fosse criado o contrato. Porém, minha DRI venceu dentro do banco Caixa Economica Federa, Av brigadeiro Lima e Silva duque de Caxias, RJ. Enfim, com a DRI vencida perdi minha oportunidade de continuar a faculdade de Psicologia, estou no 2 período. N posso ser prejudicada por um problema no banco. Mas ao final quem ficou no prejuizo foi eu. Por favor me oriente, estou desesperada. Daniele da Silva Furtado. email: furtado-dani-@hotmail.com

MARQUI disse...

BOA NOITE, CURSAVA ENG.CIVIL NA MACKE, PERDI A BOLSA PRO UNI, FIZ O FIES PARA A FACULDADE 9 JULHO, SÓ QUE A GRADE NÃO BATE, FAREI 3 MATÉRIA , O FIES ESTA OK, MAS A ESCOLA DIZ QUE O FIES NÃO PAGA POUCA MATÉRIA ISTO PROCE

Unknown disse...

boa noite!
proximo ano inicio o pagamento do fies, gostaria de saber se existe a possibilidade de renegociar as parcelas?

Unknown disse...

Boa Noite!
curso Odontologia e tive 2 rendimentos insatisfatório onde tive que assinar duas cartas, no 3° período reprovei 2 cadeiras e estou no quarto cursando sem saber se vou continuar com o fies, pois o meu aditamento ainda não foi liberado pela CAPS. Como posso fazer para não perder o meu financiamento? Estou desesperada!

Unknown disse...

Boa Noite!
curso Odontologia e tive 2 rendimentos insatisfatório onde tive que assinar duas cartas, no 3° período reprovei 2 cadeiras e estou no quarto cursando sem saber se vou continuar com o fies, pois o meu aditamento ainda não foi liberado pela CAPS. Como posso fazer para não perder o meu financiamento? Estou desesperada!

Rafaelli disse...

Boa tarde! Sou beneficiada com 75% do fies, mas esse semestre a faculdade só me liberou 73,4 alegando mudanças no fies, mas entrei em contato com o fies e o mesmo informou que o que vale é o que tem no contrato, como devo proceder pago as mensalidades com a diferença a maior e dou entrada na justiça ou não devo pagar até resolver essa questão?

Unknown disse...

Olá, estudei 6 meses na instituição Anhanguera fiz o aditamento no meio do ano normal e no mês de julho fiz um trancamento de matricula e fies. Fui informada que o valor que o banco passou a instituição eu iria receber pois não tinha usufruido e a faculdade já recebida. Em meio tantas idas e vinda agora depois de 1 e meio vieram me falar que não existe restituição de valor. E agora, o que faço ?!

Diego disse...

Faço o curso de engenharia civil e tenho fies 100%. Para minha surpresa a faculdade me avisou que o contrato do fies consta o
Prazo de 9 semestres e não 10 que seria o correto. O prazo de dilatação já acabou. O que devo fazer?

Rosane disse...

Boa noite, meu nome é Rosane sou de Curitiba PR e meu marido é quem fez contrato com o Fies. Em 2013 foi feito o financiamento correu tudo certo os aditamentos foram realizados e as parcelas pagas a instituição de ensino, o nosso problema começou no 1º aditamento de 2014, foi realizado e deu como não simplificado com alegação de falta de renda do fiador, fomos até a Caixa Econômica incluímos mais um fiador e o aditamento foi realizado, porém depois de algum tempo não conseguimos aditar o 2º semestre entramos em contato com o Fies e a informação foi que o sistema errou e que o aditamento 1º de 2014, estava errado pois devia ser simplificado e cancelaram o aditamento não simplificado com essa explicação, voltamos a fazer os aditamentos 1 e 2 desta vez simplificado aditando os dois semestres ao mesmo tempo, o processo foi realizado e entregue o comprovante a CPSA acreditando estar com a situação regularizada. Doce engano, o FIES não pagou o ano todo de 2014 mesmo com os aditamentos estando ok. A instituição de ensino nos enviou para uma empresa de cobrança para o pagamento de 2014. Já abrimos muitos chamados a central de atendimento do Fies, enviando o comprovante de aditamento recebido pela CPSA que comprova a sua realização e mesmo assim não temos retorno algum, somente a informação básica que está sendo averiguado pelo Fies. Estou muito preocupada devido a esta situação meu marido não conseguiu matricular para o ano de 2015 e não conseguimos encerrar o contrato com o FIES porque essa pendência nos impede e não temos como pagar a instituição. Ao visitar a pagina do aditamento só temos a mensagem:
Referência Prazo Situação
1º/2014 01/01/2014 a 30/11/2014 Em tratamento pelo Agente Operador (AO) e Agente Financeiro (AF)
Por gentileza, como agir nessa situação?
Obrigada.

Unknown disse...

ola Dr.saulo Rodriques ,queria tira uma duvida sobre meu Fies, financie 100%, meu curso cursta no total 14.000 mais tem um recurso de credito de 3.000, que daria o limite de credito global de 18.000. No caso queria saber se posso receber esse credito de 3.000, que eu nao precisei usa ele no decorrer do curso. oque serve pra usar no curso caso reprove uma materia.
tem como eu tira esse credito??

Roberto França disse...

Olá Doutor Saulo Rodrigues!
Meu nome é Roberto e estou cursando Direito com bolsa de 50% pelo PROUNI e o restante financiado 100% pelo FIES nas Faculdades Nordeste, aqui em Fortaleza - Ce.
Ocorre que semestre passado (2015.1), sobre a outra metade da semestralidade que é financiada pelo FIES, a instituição me concedeu um desconto de 50%. Desta forma, como o PROUNI custeia 50%, com mais 50% concedido pela instituição sobre o restante, foi pago pelo FIES o equivalente a 25% da semestralidade. Fiz o aditamento e ocorreu tudo bem.
Já neste semestre (2015.2), fui fazer o aditamento e percebi que os valores estavam absurdos. A instituição alegou que o desconto foi um erro e mascarou o aditamento do FIES inserindo valores que incluíam o referente ao desconto que me deram, mais juros e correção.
Rejeitei o aditamento e entrei em contato com a instituição, que depois de muita peleja, corrigiram os valores do aditamento, mas estão me cobrando estes valores diretamente, incluindo em meu extrato financeiro uma divida que está em aberto, com bastante juros e multa. Que provavelmente me impedirá de realizar a matrícula no próximo semestre.
A dúvida é: Eles podem me conceder um desconto e depois cobrar este valor? Já que não os induzi ao erro e até pensei que este desconto fosse pela minha boa média global.
Devo adiantar logo uma ação judicial para me proteger e não correr o risco de ter que atrasar o curso?
Ou realmente este valor é devido?
Desculpe o incômodo. É que não vi caso parecido ainda.
Desde já agradeço.
Abraço!
Roberto França (email: robertofranca1@gmail.com)

Unknown disse...

Constaria de saber se o estudante que tem o fies pode perde o fies se ñ atingir os 75% de aprovação

Unknown disse...

Constaria de saber se o estudante que tem o fies pode perde o fies se ñ atingir os 75% de aprovação

Unknown disse...

Doutor...
Gostaria de saber se posso aumentar a porcentagem do desconto, pois quando solicitei o Fies só recebi a porcentagem de 50%,pois minha situação financeira mudou.

Desde já grata!

Saulo Rodrigues disse...


REF: AÇÃO ORDINÁRIA – PERCALÇOS NA INSCRIÇÃO DO FIES – ERRO 302 & ERRO M321 - INCONSTITUCIONALIDADE DA EXIGÊNCIA PARA LIMITE FINANCEIRO DA IES.

1. No que consiste a tese do remédio jurídico?
A exigência de previsão orçamentária pela mantenedora – IES - para formalização da inscrição do Estudante nos quadros do financiamento público é abusiva e inconstitucional.
É que o programa para financiamento e Crédito Educativo foi institucionalizado para atender a estudantes universitários carentes de universidades particulares para custeio de seus estudos.
O referido programa era regido pela lei nº 8.436/92 e com o advento da MP nº 1.827/99, convertida na Lei 10.260/01, foi substituído pelo Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior – FIES.
Assim, o FIES, na essência, tem por finalidade atender estudantes universitários hipossuficientes, a exemplo do extinto Crédito Educativo, visando cumprir dever constitucional que garante a todo cidadão o direito à educação em níveis mais elevados de conhecimento conforme capacidade intelectual de cada um, em igualdade de condições, tudo para o pleno desenvolvimento da pessoa e sua melhor qualificação para o trabalho.
No entanto, muitos dos alunos interessados nos contratos de financiamento público se esbarram numa exigência altamente inconstitucional: a existência de limites orçamentários nas mantenedora para formalização do processo de inscrição.
Ocorre que, o MEC/UNIÃO e a IES, ao limitarem acesso mediante regras abusivas e ao arrepio das normas infraconstitucionais e da própria Constituição, estão inviabilizando o acesso dos estudantes a esse programa para cursos com valores mais elevados, por exemplo: Medicina.
Salta à vista que a referida previsão para limites financeiro da instituição de ensino, imposta pela Lei 10.260/01 por força de portaria ministerial do MEC, não tem o mínimo suporte constitucional, razão pela qual se impõe o reconhecimento da sua inconstitucionalidade pelo poder Judiciário através do anunciado remédio jurídico, assegurando-se aos Estudantes Universitários acesso ao FIES em igualdade de condições.
A tese defendida pelo escritório tem por escopo, dentre outros pleitos, determinação para que a autoridade competente:

a) aumente o valor do limite de recursos da instituição para o FIES em valor que atenda a necessidade do estudante para a conclusão do processo de inscrição no programa, sob pena de multa;
b) conclua a inscrição do estudante no sistema eletrônico do programa - SisFIES do MEC, sob pena de multa pecuniária diária;
c) determinação para que o gerente da instituição financeira, da Agência local, providencie o financiamento dos valores para pagamento do curso;
d) determinação para que o gerente da instituição financeira proceda ao reembolso dos valores pagos referentes aos semestres cursados;
e) determinação para que o gerente da instituição financeira proceda ao pagamento das parcelas dos semestres futuros do curso com desconto do percentual pretendido para financiamento (50% ou 70% e/ou 100%) na matrícula e nas mensalidades.

Saulo Rodrigues disse...

REF: FIES. AÇÃO ORDINÁRIA COM PEDIDO LIMINAR (URGENTE) A FIM DE PERMITIR A MOVIMENTAÇÃO DA CONTA VINCULADA DO TRABALHDOR (FGTS) PARA PAGAMENTO DE JUROS E AMORTIZAÇÃO OU LIQUIDAÇÃO DO SALDO DEVEDOR DE CONTRATO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL.

1. No que consiste a tese do remédio jurídico?
Trata-se de remédio jurídico para permitir a movimentação da conta vinculada de FGTS do trabalhador/estudante para o pagamento de juros, amortização ou liquidação de contrato de financiamento estudantil celebrado pelo titular ou dependente com idade de até 24 anos, no âmbito do FIES ou do Programa do Crédito Educativo, de que trata a Lei nº 8.436, de 25 de junho de 1992.
Assim, o estudante que tenha uma dívida perante a Caixa Econômica Federal, oriundo do contrato (FIES), e possua valores de FGTS bloqueados, pode pedir a liberação da conta vinculada para saldar determinada pendência, através de ação judicial específica para tanto.
Ademais, muito embora a ausência de rubrica específica na própria Lei 8.036/90, há que se analisar a presença dos requisitos necessários para efetivação da compensação judicial do saldo devedor.
De mais a mais, se o fundo pode ser movimentado para amortização de financiamento habitacional, do mesmo há de se reconhecer a possibilidade de utilização do saldo do FGTS para a amortização do FIES, programa governamental que estimula a preparação e qualificação de profissionais de nível superior para o mercado de trabalho.

2. Quem pode ingressar com a ação judicial?
Todos os Estudantes participantes do FIES.

Saulo Rodrigues disse...

REF: AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONTINUIDADE DO FINANCIAMENTO PÚBLICO - FIES. PERDA DE ADITAMENTO.

1. No que consiste a tese do remédio jurídico?
O encerramento indevido do contrato FIES pode significar o fim da jornada universitária e uma bela dívida.
Estudantes não podem solicitar o FIES uma segunda vez e a ilegalidade perpetrada no sentido de evitar a continuidade do contrato FIES, seja por ausência de aditamento – e/ou - por perda do prazo, reajustes acima de 6,4%, Erro E0314, etc, pode significar o fim da carreira acadêmica.
A cláusula contratual que nega o direito ao Estudante de ser agraciado com o FIES por questões meramente procedimentais, com todo respeito que mereça, mas vai à contramão da filosofia do sistema do programa social.
A ideologia do programa social FIES, sem dúvidas, é maximizar as inclusões de Estudantes no Ensino Superior visando o desenvolvimento social do país.
Quanto mais estudantes no terceiro grau de ensino, mais vantajoso é para o programa social.
Assim, salta às vistas que a referida exigência, não tem o mínimo suporte constitucional, razão por que se impõe o reconhecimento da sua inconstitucionalidade pelo poder Judiciário assegurando-se ao Estudante Universitários a continuidade de seus Estudos mediante o financiamento público FIES.
É importante o registro de que o aludido remédio jurídico conta com pedido sucessivo para sobrestamento da cobrança dos valores devidos por força do FIES, conquanto, no sentido de vedar que a instituição de ensino penalize a Estudante com aplicações de sanções pedagógicas, tais como: impedimento de frequentar aulas, provas, etc, bem como não poderá ser excluído dos quadros da instituição de ensino com a negativa da sua rematrícula calcada apenas no débito pendente entre o Estado e a Instituição de Ensino em razão do contrato FIES, pois, os valores cobrados, decerto, ultrapassam as condições financeiras do Estudante hipossufiente que fez o financiamento exclusivamente por não deter condições financeiras para suportar o valor da mensalidade, até porque, se acaso a tivesse não teria recorrido ao financiamento público.

2. Quem pode ingressar com a ação judicial?
Todos os Estudantes selecionados e que foram impedidos de celebrar os contratos face à burocracia contratual para cancelamento do contrato em razão da ausência de aditamento (seja simplificado ou não simplificado).

Saulo Rodrigues disse...

REF: FIES. AÇÃO ORDINÁRIA COM PEDIDO LIMINAR (URGENTE). FINANCIAMENTO HORAS DE VOO.

1. No que consiste a tese do remédio jurídico?

O contrato Fies para o financiamento de encargos estudantis atinentes aos cursos de Pilotagem Profissional de Aeronaves e Ciências Aeronáuticas - tem custeado os valores devidos às instituições de ensino, contudo, o financiamento público não cobre despesas com horas de voo necessárias à obtenção da habilitação de Piloto Comercial exigidas pela ANAC.

Inegável a imprestabilidade do contrato FIES para sua finalidade primordial, qual seja, incluir menos abastados no ensino superior para exercício pleno de sua cidadania mediante a qualificação para o desleal mercado de trabalho visando o pagamento dos valores financiados com a prática profissional adquirida em razão do financiamento público.

Logo, interessante notar que as instituições de ensino e/ou Exmo. Ministro da Educação - sequer se preocupam em atender as necessidades dos Estudantes, já que uma medida simples seria incluir o valor dos custos com horas de voo exigidas pela ANAC nas mensalidades a serem pagas, quiçá, repassar os valores diretamente às empresas responsáveis por tais serviços

No entanto, muitos dos alunos recém formados esbarram-se numa exigência para prática profissional adquirida em razão do FIES: o custeio das horas de voo necessárias para obtenção da credencial para exercício da profissão.
Salta às vistas que a referida exigência não tem o mínimo suporte constitucional, razão por que se impõe o reconhecimento da sua inconstitucionalidade pelo poder Judiciário assegurando-se ao Estudantes Universitários carentes acesso ao FIES para custeio integral do curso de pilotagem profissional e/ou ciências aeronáuticas.

2. Quem pode ingressar com a ação judicial?
Todos os Estudantes financiados pelo FIES que se matricularam em cursos de pilotagem profissional e ciência aeronáuticas.

Unknown disse...

Olá, me chamo Carol. Ingressei na faculdade no semestre de 2015/2, estava contando com o fies para finalizar meus estudos, porém não fui pré selecionada no fies, o que me levou a fazer o cancelamento de matricula na faculdade, pois não teria condições de arcar com as mensalidades. Hoje recebi um email dizendo q fui selecionada e que tenho até o dia 22/10 para finalizar minha inscrição e da inicio ao contrato. Ainda posso contratar este financiamento não estando mais matriculada?
Desde já grata.

CURSO LIVRE DE CONCILIAÇÃO MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM disse...

O NEGOCIO É AGIR JUDICIALMENTE E COM CERTEZA, A JUSTIÇA SERÁ FEITA EM SEU FAVOR

Unknown disse...

Caro amigo!!!!! Venho aqui pedir uma ajuda , pago 40% de minha faculdade e o restante e pelo fies porem no meu contrato estipula até o decimo período a ser pago a faculdade mensal e R$ 360.00 !!!!! Na pratica não e isso que ocorre minha mensalidade esta sofrendo reajuste a cada período, pra se dizer a verdade eu nunca paguei o valor de contrato . Hoje eu já me encontro no 6° período e mensalidade ja dobrou de valor, tendo em vista que no ato da contratação no banco fui informado que eu pagaria até o 10° período o valor de contrato sem alteração. Me ajuda ai , o que fazer!!!

Unknown disse...

Caro amigo!!!!! Venho aqui pedir uma ajuda , pago 40% de minha faculdade e o restante e pelo fies porem no meu contrato estipula até o decimo período a ser pago a faculdade mensal e R$ 360.00 !!!!! Na pratica não e isso que ocorre minha mensalidade esta sofrendo reajuste a cada período, pra se dizer a verdade eu nunca paguei o valor de contrato . Hoje eu já me encontro no 6° período e mensalidade ja dobrou de valor, tendo em vista que no ato da contratação no banco fui informado que eu pagaria até o 10° período o valor de contrato sem alteração. Me ajuda ai , o que fazer!!!

Unknown disse...

Boa tarde eu faço um curso de Contabeis numa Instituição privada, mais o que acontece e que eu so me formo no final de 2017 porem o fies so vai ate final deste ano, gostaria de saber se ele possui alguma brecha p eu possa solicita-lo ate o final do curso, eu ja usei o q eles chamam de dilatação.

moises disse...

Olá. .tbm gostaria de uma resposta referente ao caso do Rafael, passo pelo mesmo processo
mois.korg@hotmail.com

moises disse...

Olá. .tbm gostaria de uma resposta referente ao caso do Rafael, passo pelo mesmo processo
mois.korg@hotmail.com

manubis disse...

Boa tarde.
Sou Manuela Santana ao tentar realizar o aditamento referente a 2015.2 aparece a mensagem Não iniciado pela CPSA procurei a minha instituição e a mesma me informou que o aditamento não foi liberado pois eu tinha solicitado suspensão, entrei em contato com o FIES e atendente me informou que o prazo para a faculdade liberar o aditamento é de 10 dias apos a solicitação de suspensão porém em momento algum eu fiz essa solicitação e no portal não aparece a data que esse serviço foi solicitado peço encarecidamente que analise minha situação e se existe possibilidade de removerem essa suspensão do sistema para que assim a faculdade possa iniciar o processo de liberação de aditamento.
Desde já grata.

Unknown disse...

DR BOA NOITE NÃO CONSEGUIR FAZER O ADITAMENTO 2014.2,NÃO FOI LIBERADO NO SISTEMA O QUE DEVO FAZER AGORA??

tonhoconhecimento disse...

minha filha foi selecionada no fies,a pre-matricula mas perdeu a data de assinar o contrato no banco escolhido, agora a instituição quer que ela pague a matricula e o cancelamento do curso. isso pode? . obrigado pela atenção

tonhoconhecimento disse...

minha filha foi selecionada no fies, fez a pre-matricula mas perdeu a data de assinar o contrato no banco escolhido, agora a instituição quer que ela pague a matricula e o cancelamento do curso. isso pode? . obrigado pela atenção

tonhoconhecimento disse...

minha filha foi selecionada no fies, fez a pre-matricula mas perdeu a data de assinar o contrato no banco escolhido, agora a instituição quer que ela pague a matricula e o cancelamento do curso. isso pode? . obrigado pela atenção

tonhoconhecimento disse...

minha filha foi selecionada no fies,a pre-matricula mas perdeu a data de assinar o contrato no banco escolhido, agora a instituição quer que ela pague a matricula e o cancelamento do curso. isso pode? . obrigado pela atenção

Unknown disse...

olá
atrasei 8 dias o pagamento do fies, o banco pode cancelar meu fies?

Unknown disse...

Olá, sou estudante e utilizo o FIES para financiar a faculdade. gostaria de saber se posso entrar em outro curso superior particular pago por mim sem que isso atrapalhe o meu financiamento. meu email jhonny07072012@gmail.com

Unknown disse...

Oi boa tarde me chamo Rubya Luiza gostaria que me esclarecesse uma duvida,conseguir o FIES agora no segundo semestre mas só financiou 95℅ fiu na minha instituição saber sobre o reembolso mas falaram que só reembolsava quem tinha 100℅ de financiamento isso é verdade? Ou tenho como recorre?

Unknown disse...

Oi me chamo Rubya Luiza
Hoje fui ao atendimento da minha instituição saber como ocorria o reembolso, mas disseram que no meu caso não haveria reembolso pois o FIES só financiou 95℅ ,tenho direito de receber oque já paguei ou não?

Unknown disse...

Saulo boa noite,
Minha dúvida é a seguinte... Perdi minha bolsa por baixo rendimento estava cursando 2 matérias e reprovei uma porém a Faculdade não me notificou da perda da bolsa, com isso me matriculei normalmente ocorreu q essa semana dia 18/11/15 fui notificado que perdi minha bolsa e a Faculdade vai cobrar retroativamente a matrícula e todas as mensalidades deste semestre, tendo em vista que assinei o termo em 18/11/15 essa cobrança é legal? Se não de que forma posso recorrer desta.. Aguardo resposta, desde já agradeço

Unknown disse...

Saulo boa noite,
Minha dúvida é a seguinte... Perdi minha bolsa por baixo rendimento estava cursando 2 matérias e reprovei uma porém a Faculdade não me notificou da perda da bolsa, com isso me matriculei normalmente ocorreu q essa semana dia 18/11/15 fui notificado que perdi minha bolsa e a Faculdade vai cobrar retroativamente a matrícula e todas as mensalidades deste semestre, tendo em vista que assinei o termo em 18/11/15 essa cobrança é legal? Se não de que forma posso recorrer desta.. Aguardo resposta, desde já agradeço

Unknown disse...

Saulo boa noite,
Minha dúvida é a seguinte... Perdi minha bolsa por baixo rendimento estava cursando 2 matérias e reprovei uma porém a Faculdade não me notificou da perda da bolsa, com isso me matriculei normalmente ocorreu q essa semana dia 18/11/15 fui notificado que perdi minha bolsa e a Faculdade vai cobrar retroativamente a matrícula e todas as mensalidades deste semestre, tendo em vista que assinei o termo em 18/11/15 essa cobrança é legal? Se não de que forma posso recorrer desta.. Aguardo resposta, desde já agradeço

Unknown disse...

Boa noite,
Peço sua ajuda para esclarecimento...
Perdi minha bolsa por baixo rendimento pela segunda vez, cursava duas disciplinas e reprovei uma consecutivamente, porém em 2015.2 não fui notificado da perda da bolsa então me matriculei normalmente e cursei normalmente as disciplinas falantes (sou aluno concluinte). Ocorre que em 16/11/15 fui chamando a secretária e notificado da perda da bolsa, obrigado a assinar um documento com data retroativa e informado que todas as despesas de 2015.2 serão cobradas de mim, disseram agurade que o financeiro irá lhe notificar da cobrança... Por favor informa se essa cobrança é devida,caso não seja a quem devo recorrer, obrigado!!

Unknown disse...

Boa noite,
Peço sua ajuda para esclarecimento...
Perdi minha bolsa por baixo rendimento pela segunda vez, cursava duas disciplinas e reprovei uma consecutivamente, porém em 2015.2 não fui notificado da perda da bolsa então me matriculei normalmente e cursei normalmente as disciplinas falantes (sou aluno concluinte). Ocorre que em 16/11/15 fui chamando a secretária e notificado da perda da bolsa, obrigado a assinar um documento com data retroativa e informado que todas as despesas de 2015.2 serão cobradas de mim, disseram agurade que o financeiro irá lhe notificar da cobrança... Por favor informa se essa cobrança é devida,caso não seja a quem devo recorrer, obrigado!!

Unknown disse...

Boa noite,
Peço sua ajuda para esclarecimento...
Perdi minha bolsa por baixo rendimento pela segunda vez, cursava duas disciplinas e reprovei uma consecutivamente, porém em 2015.2 não fui notificado da perda da bolsa então me matriculei normalmente e cursei normalmente as disciplinas falantes (sou aluno concluinte). Ocorre que em 16/11/15 fui chamando a secretária e notificado da perda da bolsa, obrigado a assinar um documento com data retroativa e informado que todas as despesas de 2015.2 serão cobradas de mim, disseram agurade que o financeiro irá lhe notificar da cobrança... Por favor informa se essa cobrança é devida,caso não seja a quem devo recorrer, obrigado!!

Unknown disse...

Boa noite,
Peço sua ajuda para esclarecimento...
Perdi minha bolsa por baixo rendimento pela segunda vez, cursava duas disciplinas e reprovei uma consecutivamente, porém em 2015.2 não fui notificado da perda da bolsa então me matriculei normalmente e cursei normalmente as disciplinas falantes (sou aluno concluinte). Ocorre que em 16/11/15 fui chamando a secretária e notificado da perda da bolsa, obrigado a assinar um documento com data retroativa e informado que todas as despesas de 2015.2 serão cobradas de mim, disseram agurade que o financeiro irá lhe notificar da cobrança... Por favor informa se essa cobrança é devida,caso não seja a quem devo recorrer, obrigado!!

Unknown disse...

rubyanunees@gmail.com
Esperando sua resposta

Unknown disse...

Jailson,
Esperando sua ajuda jailsonaraujo21@hotmail.com

Unknown disse...

Preciso de ajuda este ano de 2015 tentei o fies não consegui por conta da renda do meu pai, porem quem paga minha faculdade sou eu.

Unknown disse...

Oi Bom dia!!

Estou com um probleminha e gostaria de sua ajuda.

Chegou um boleto de cobrança no valor de $1845. Fui procurar saber de quem era, constava o nome da Universidade Una, a qual estudei durante três semestres pagando 20% pois os outros 80% eram financiados pelo FIES. Não deixei de pagar nenhuma mensalidade e realizei todos os aditamentos. Liguei la pra saber o que era esse boleto, disseram que era referente ao aditamento do 1 semestre de 2015 o qual o governo não liberou totalmente para a faculdade, sendo eu responsável para pagar. Disseram que eu concordei com o aditamento e tenho que pagar. Não sabia o que era realmente esse aditamento, apenas me informaram que deveria fazer todo semestre. Por isso estou aqui, queria saber se realmente isso acontece, do governo liberar apenas uma parte desse aditamento e eu ficar como responsável por esse pagamento.
Pra deixar claro, não estudo nessa instituição desde o meio do ano o qual também realizei o cancelamento do FIES e já estou pagando pelo tempo que utilizei que é o adiantamento da fase de amortização.

Desde ja agradeço!

Gracielle Miranda

Unknown disse...

Boa tarde, estou muito preocupada e gostaria de saber se poderia me ajudar. Pois bem, tenho o FIES e estou indo para o terceiro ano, no primeiro ano peguei dependência em duas matérias, esse ano peguei dependência em uma matéria por motivo de força maior sendo que por esse motivo perdi a prova e estou aguardando resposta da diretoria da faculdade, e peguei em outra matéria dependência pois por muito pouco não atingi a média. Minha faculdade é anual, sendo assim, esse ano tive 8 matérias, e ano passado também tive 8 matérias, minha dúvida e preocupação é se eu corro o risco de perder meu FIES. POR FAVOR ME AJUDA POIS ESTOU DESESPERADA !! Grata pela compreensão e fico no aguardo. E-mail para contato: priscilamartinsdireito@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia tenho FIES desde fevereiro de 2014 , em março de 2015 tive que trancar minha matrícula e a faculdade Estácio de Sá pediu suspensão do FIES , estou retornando meus estudos agora no primeiro semestre de 2016 , porém não consigo fazer aditamento de transferência , nem de renovação só aparece erro m285 e disponível dilatação , o que devo fazer , como proceder ? Preciso de ajuda urgente .

Unknown disse...

Boa noite!
Dr. Saulo, estou precisando de uma orientação. Se possível meu e-mail juli.vsouza83@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite!
Dr. Saulo, estou precisando de uma orientação. Se possível meu e-mail juli.vsouza83@gmail.com

maria disse...

Ola tive bebe esse ano e tive que trancar a faculdade.porem por problemas na caixa demorei aditar e quando aditei pra fazer a suspensão não conseguir.minha preocupação é que o fies pagou pra faculdade o semestre inteiro sem eu estudar e o valor pago a faculdade disse q so vai fazer o reembolso quando eu terminar o curso ou se eu desistir.queria saber se esse procedimento está certo.meu email:mariasantosnascimento@hotmail.com

Thiagoalexsport.com@hotmail.com disse...

Estava matriculado e estudando na Faculdade Universo De Pernambuco, tentando finalizar minha inscrição no site do Fies, quando fui finalizar tinha uma mensagem dizendo que o MEC estava suspendendo o meu curso desejado. Assim, Fui ao dia seguinte a direção da instituição e lá me informaram que o MEC estava analisando se valeria a pena ou não cobrir o curso de ED.fìsica e que era pra eu tentar Finalizar mesmo assim. Não consegui concluir a inscrição e ainda fiquei devendo a Faculdade por não ter condição financeira. No final do ano recebi uma carta da mesma me informado que meu dívida era de 4 mil e se o prazo do pagamento estivesse passada do dia do pagamento ou do acerto com a Faculdade , colocaria meu nome na justiça. Qual direito eu tenho e o que devo fazer? ?por favor me ajudem.

Unknown disse...

olá queria saber se posso recorrer o fies porque minha nota foi 449,1 posso ainda tentar conseguir entrar no fies?

Unknown disse...

entrei pelo fies eles falando que era de graça e eu nao ia pagar nada a falcudade que entre era unisp e tramquei a matricula pois nao tava aprendedo nada mais o fies nao dar para cancelar e eu fiz um semestre e ele querem que eu pago 2 semestre o que eu posso fazer

Unknown disse...

Prezado, fiquei com o aditamento do semestre anterior em aberto devido ao meu fiador ficar com seu CPF restrito, a universidade pode deixar de renovar minha matricula devido a isto?

Unknown disse...

Boa noite gostaria de esclareçer uma duvida
fiz o cancelamento da matricula na faculdade so que não fiz o cancelamento do fies ate hj e tbm não paquei aqueles R$ 50,00 que e a taxa de juro so que agora estou querendo voltar a estudar tem a possibilidade\\\\\\/ muito obrigado

Unknown disse...

Boa noite gostaria de esclareçer uma duvida
fiz o cancelamento da matricula na faculdade so que não fiz o cancelamento do fies ate hj e tbm não paquei aqueles R$ 50,00 que e a taxa de juro so que agora estou querendo voltar a estudar tem a possibilidade\\\\\\/ muito obrigado

Elisabete Francisco disse...

boa tarde, eu tenho 50% bolsa Prouni e 50% bolsa Fies, porém em 2014 tive que fazer a suspensão das bolsas por motivos de saúde, tenho epilepsia com crises parcial, e não deixei suspenso os semestres de 2014 e 2015. Fiz até perícia por um perito do inss. E agora que vou voltar estudar, eu não tive problemas nenhum em reativar a bolsa prouni, mas o Fies, a responsável na universidade que é a unimep de piracicaba disse que já acabou o meu Fies. Como o financiamento acabou se eu havia suspenso?! E eu fiz o plano de financiamento de 4 anos que é a duração de meu curso, e ela ainda me disse que vou ter que pagar 5 anos de financiamento. Pode isso? Agora eu não tenho como bancar a faculdade, pois teria que pagar van pra ir a faculdade porque moro em outra cidade e não tenho condições de pagar 50%, porque o curso é 1539,00 e eu não trabalho por causa da epilepsia. Realmente o meu Fies pode ter acabado mesmo?! Porque pelo que eu entendo se está suspenso, não está em utilização, como que com a suspensão do Prouni não tive problemas. Durante o período de suspensão sempre paguei os juros. Você poderia me ajudar a entender o que aconteceu e se tem como eu retomar meu Fies e se fizeram alguma coisa de errado e tem como eu abrir uma ação com isso. Minha saúde só piora com esta preocupação, se eu não estudar nunca vou poder ser alguém, pois é muito dificil contratarem um epiléptico.

Unknown disse...

Ola meu nome e IvoneTenho um consignado em nome pela caixa mas e pouco uns 6.000 eu posso fazer o fies?

Unknown disse...

Ola meu nome e IvoneTenho um consignado em nome pela caixa mas e pouco uns 6.000 eu posso fazer o fies?

Unknown disse...

olá ,Não consigo fazer rematrícula pois estou em dívida com a faculdade , porém tenho fies e o mesmo não lançou a bolsa no semestre 2015/02 todo e a dívida só aumentou , tem como negociar com a faculdade pois não posso perde o Fies .... desde já muito obrigado !

amiga preocupada disse...

Me chamo Edneusa atrasei meu curso, já fiz 2 dilatações mesmo assim falto 1 semestre para terminar e nao tenho condições financeira para pagar integral o que fazer tou desesperada.

Anônimo disse...

En espera de su correo urgente.

Unknown disse...

Ola Dr. Saulo.

Me chamo saulo tmb, faço Fisioterapia em uma faculdade de Feira de santana(FAN), acredito que fiquei com menos de 75% no semestre, estou com muito medo de perder o FIES, o que devo fazer? Se eu perder tenho como recuperar? Me ajude por favor!
A visualização ta no nome da minha esposa.
Ass: Saulo cunha

Unknown disse...

Olá,me chamo Juscelina, estou tentando fazer a inscrição do FIES 2016, mais ao cadastrar o CPF ele já informa que eu não possuo o ENEM e assim não é possível concluir os dados...como terminei o ensino médio anterior a 2009 não é obrigatório a realização do ENEM, o que posso fazer.

Unknown disse...

Qual seria a margem de erro da renda brutal mensal familiar ? Tipo... R$ 100 a mais , R$ 100 a menos... sobre a comprovação, o que vale é o que tem na carteira ? Caso o salário de um familiar aumente ou diminua e na carteira de trabalho ainda esteja com o valor antigo.

rapastre disse...

Bom dia tenho um processo contra o banco do Brasil... Por contratos diversos... Eles podem negar meu financiamento do fies?
Existe alguma forma q eles podem negar meu pedido .... mesmo estando tudo certo com os pré requisitos? Fico grato

mi disse...

Olá,
Iniciei em 2012 o curso de Administração, cursei dois meses e abandonei o curso sem trancar a matrícula. Hoje em dia tenho uma dívida de R$10.000. Como devo proceder, tenho realmente que pagar essa dívida? Por favor preciso muito de uma orientação. Meu e-mail é miatui@hotmail.com Grata

MARIA SÁ disse...

Boa Tarde, fui pré-selecionada para o Fies 2016.1 através da nota do enem. Porém estou em débito com a faculdade, gostaria de saber se o fies, caso seja concedido, cobrirá meus débitos do período passado ou primeiro é preciso colocar em dias minha situação com a Faculdade.
meu email é: mritaalencarsa@hotmail.com

Unknown disse...

EU SOU NATANAEL, EU TENHO UM PROBLEMA COM A FACULDADE POR CAUSA DO FIES!
EU FIS O FIES EM 2014 , E 2015 ME MATRICULEI NA FACULDADE ME GARANTIRAM QUE EU IRIA CONSEGUIR O FIES . PORÉM EU FUI CORTADO DO FIES EU TENHO QUE PAGAR AS MENSALIDADES EM ATRASO É 1 SEMESTRE INTEIRO SÃO 7,200,00 ME AJUDEM .

Unknown disse...

EU SOU NATANAEL, EU TENHO UM PROBLEMA COM A FACULDADE POR CAUSA DO FIES!
EU FIS O FIES EM 2014 , E 2015 ME MATRICULEI NA FACULDADE ME GARANTIRAM QUE EU IRIA CONSEGUIR O FIES . PORÉM EU FUI CORTADO DO FIES EU TENHO QUE PAGAR AS MENSALIDADES EM ATRASO É 1 SEMESTRE INTEIRO SÃO 7,200,00 ME AJUDEM .

Unknown disse...

Ola dr Saulo gostaria de saber a respeito de transferência do fies para outra IES, se a IES de origem pode ou não recusar a minha validação de transferência? Obrigado.

Unknown disse...

Ola dr Saulo gostaria de saber a respeito de transferência do fies para outra IES, se a IES de origem pode ou não recusar a minha validação de transferência? Obrigado.

Unknown disse...

boa noite, fui pré selecionado no fies, efetuei meu cadastro no sisfies e quando me dirigi à ies, eles me cobraram a matricula do curso que escolhi no processo de seleção do fies, mas no financiamento diz que todos os 6 meses foram financiados em 85,91%, e que eu deveria arcar com o restante que no caso seria uma quantia de 919 reais. É certo a ies me cobrar essa matricula? se não for o que posso fazer para recorrer a isso?

Unknown disse...

Eu reprovei em umas matérias da faculdade e quando começou o semestre eu optei eu cursar o semestre normal e pagar as devidas matéria. Participo do FIES, cursei normal as matérias do semestre e as dependência.Agora estou desempregado e não tenho como pagar as prestações, e vou precisar dilatar meu FIES, e a instituição de ensino não vai liberar meu acesso. Não liberam pra eu confirmar as matérias, e não consigo dilatar o FIES, o que devo fazer?
Joaquim
email: nettojoaquim19@gmail.com

Unknown disse...

Ola!Gostaria de saber se minha renda aumentar, corro risco de ter meu fies cancelado ou diminuir o percentual do financiamento?

Juli Silva disse...

olá gostaria da ajuda do senhor pois estou preocupadíssima, fui pre selecionada pelo fies fiz minha inscricao no sisfies e na hora de validar os documentos junto a comisao da faculdade dissera que os documentos estava tudo ok mas eles nao podiam liberar meu finacioamento porque nao tinha formado turma, to me sentindo horrivel pq eu poderia ter optado por outras instituicoes se eu perder poxa e mais um ano de perdido o que posso fazer? me ajude

Neuronio Calaça disse...

Peço vossa licença p/apreciação de meu caso,
cujo dano se vê incomensurável à se comprovar posteriori ao que isso vem a me comprometer!!!

Utilizando-me do FIES, inscrevi-me numa Universidade próximo de Casa cujos Telefones encontraram-se inoperantes durante a Semana
que antecedeu ao Carnaval, sendo que o Prazo p/Conclusão do FIES encerrava-se neste Sábado(06/02/2015)!!!
Ocorre que não houve Atendimento Presencial nesta Universidade neste Sábado(s/prévio Aviso em Páginas de Redes Sociais como principalmente no Site da Instituição), sendo que nesta 4ªFeira(10/02) à Tarde novamente estive presente porém ainda encontrava-se fechado!! Sendo que o PRAZO FINAL p/INSCRIÇÕES DO FIES findado neste Sábado, 06/Fevereiro, estive lá às 9hrs c/toda a Documentação exigida em visita anterior p/enfim efetuar minha Matrícula e então munido desta Inscrição fornecida p/Universidade poder concluir o Processo no Portal do FIES!!!

Minha Frustração é enorme, pois Classifiquei-me em 2ªLugar no Ranking do FIES em todo o Estado de São Paulo p/o Curso de Direito!!!

Conforme divulgado no Site Institucional da Universidade,
à partir de 01ª de Fev/2016, a Secretaria Acadêmica, a Tesouraria e a Sala de Matrículas estariam atendendo de 2ª à 6ª das 7h às 21h e aos Sábados das 8h às 17h, conforme Informativo de 02/Fev/2016, assinada p/sua Gerência Acadêmica divulgado em sua Página de Rede Social e em seu Site Institucional, e JUSTAMENTE NESTE SÁBADO que coincidia c/a DATA LIMITE p/que se concluíssem as Inscrições no FIES, deparo-me(p/minha mais absoluta Frustração e Decepção) c/os Portões fechados, o que então contrariava não só as minhas expectativas como a de muitos outros que dirigiram-se p/lá(afinal, a Universidade citada não se trata de uma Loja de Conveniências de Material qualquer, e SIM uma "Faculdade", uma Conceituada Instituição de Ensino, o que aguardaríamos a sintonia c/os Interesses pertinentes à Área da Educação/MEC, estando alinhadas de tal forma à não emenda devido ao Carnaval, enquanto que outros Estabelecimentos funcionavam à pleno Vapor e considerando-se o fato de que a Universidade vinha atendendo em outros Sábados sendo que neste Dia 06/Fevereiro em específico agravara tratar-se de uma Data tão Relevante como foi a Data Limite, ocasião ÚNICA p/desfechos junto ao FIES)!!!

Não houve um menor préAviso tanto em sua Página de Rede Social como principalmente em seu Site Institucional acerca do não Atendimento neste Sábado em questão devido aos Festejos de Carnaval, informação esta que invalidaria excepcionalmente o Informativo divulgado em 02/Fevereiro/2016 e nos alertaríamos p/providências de solicitações junto à Empregadores ausências p/tais providências à tempo de eu poder tanto comparecer na Administração da Universidade e assim concluir a Inscrição dentro do Prazo do FIES!!!

Eis que não consigo mais entrar na Página do FIES pq consto como "DESCARTADO" aparecendo-me a seguinte Mensagem:
- (M034) - A inscrição do Fies está vinculada ao processo seletivo de 1º/2016 e está disponível aos estudantes pré-selecionados.
Tal fato deve-se p/ter perdido o Prazo que encerrou-se exatamente às 23h59 do Dia 06/Fevereiro/2016(e neste dia, estive lá Pessoalmente e os Portões Fechados)!!!


Caberia-me um Recurso ou até mesmo uma Ação Indenizatória haja visto que, além da minha Classificação em 2ªLugar no FIES, esta Graduação é um Sonho de Vida,
pontuando numa trajetória de muita busca Espiritual e Profissional!!!

Aguardo resposta c/Fé e Expectativa!!!

Mui Respeitosamente,

Unknown disse...

Oi a faculdade que eu me escrevi está cobrando a taxa da matrícula
Eles disseram que nova norma do fies
Isso procede?

Unknown disse...

Oi a faculdade que eu me escrevi está cobrando a taxa da matrícula
Eles disseram que nova norma do fies
Isso procede?

Unknown disse...

Boa tarde, estou fazendo faculdade ha 4 semestre indo para o 5º semestre. Verifiquei meu CPF juntamente no SPSC e SERASA, e consta uma divida aproximadamente no valor de 14 mil reais. Entrei em contato e fui informada que não realizei o aditamento do ultimo semestre, lembro-me que realizei em todos semestres, porem não tenho comprovante. Oque devo fazer? meu e-mail:bruna_samylle5@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, estou fazendo faculdade ha 4 semestre indo para o 5º semestre. Verifiquei meu CPF juntamente no SPSC e SERASA, e consta uma divida aproximadamente no valor de 14 mil reais. Entrei em contato e fui informada que não realizei o aditamento do ultimo semestre, lembro-me que realizei em todos semestres, porem não tenho comprovante. Oque devo fazer? meu e-mail:bruna_samylle5@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, eu fiz o aditamento de meu semestre passado como sempre, tirei a semestralidade e levei p faculdade... Só que esse semestre quando fui me matricular não pude, no sistema estava como se não tivesse feito meu aditamento e agora estou devendo p faculdade, o que devo fazer?!

luluzinha disse...

Precis de ajuda com meu fies.. fiz todos os procedimentos dentro do prazo. Compareci a CoSA ontem que era a data limite e meu cadastro constava como vencido mesmo dentro do prazo.. tentei abrir uma demanda no site do fnde mas não consigo acesso.. quero recorrer pois Tenho toda a documentação comprovando que tudo foi feito dentro do prazo.

MÔNICA disse...

meu nome é Mônica comecei a faculdade de pedagogia na uniesp Guarujá em 2012 só que fui convocada a fazer o contrato do fies só no segundo semestre de 2012 ou seja o primeiro não foi ditado e agora a faculdade quer que eu pague o primeiro semestre, posso fazer a dilatação deste semestre que já conclui.monica.utopia@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, me chamo Gustavo, gostaria de saber como faço pra comprovar a minha renda no site do Fies ja que em minha somos autónomos e não trabalhamos com notas, boletos essas coisas?

Unknown disse...

Olá, me chamo Gustavo, gostaria de saber como faço pra comprovar a minha renda no site do Fies ja que em minha somos autónomos e não trabalhamos com notas, boletos essas coisas?

Unknown disse...

Olá, me chamo Gustavo, gostaria de saber como faço pra comprovar a minha renda no site do Fies ja que em minha somos autónomos e não trabalhamos com notas, boletos essas coisas?

Unknown disse...

Olá, me chamo Gustavo, gostaria de saber como faço pra comprovar a minha renda no site do Fies ja que em minha somos autónomos e não trabalhamos com notas, boletos essas coisas?

Aldenora Ximenes disse...

Ola! Meu irmão foi pre selecionado em um bolsa do FIES para o curso de engenharia elétrica, quando foi apresentar os documentos e fazer a matricula, a IES disse que não havia formado turma naquele campus para o curso, mas em outro campus a turma foi formada. Ele pode fazer a matricula em outro campus ou vai perder o FIES???

Unknown disse...

Boa noite!

Fui pré-selecionado pelo FIES conclui minha inscrição no sisfies, compareci na faculdade onde escolhi a oferta na data certa, a CSPA aprovou meus documentos, porém a faculdade não validou a minha matricula NP sisfies e fiquei como o prazo vencido como posso agir?

Unknown disse...

Oi boa tarde quero informar que ocorreu tudo bem no meu processo do Fies na instituição em que fui pré selecionada, fui destinada pra ir no banco com o prazo de dia 12/02 até 21/02 (que é um domingo mt estranho) e hj como último dia útil meu nome nao apareceu para fazer o financiamento e não quero perder minha vaga pq simplesmente o sistema não enviou meu nome pro banco! Será que vão prorrogar o prazo? Será que isso tem a ver com eu ter ganhado uma bolsa integral no prouni? Eu nem cheguei a enviar todos os documentos para o prouni será que cancelaram ou continuo com a vaga e isso tá me atrapalhando? Eu tô desesperada e não sei o que fazer pra não perder o financiamento pq fui todos os dias lutando atrás disso! Obrigado desde já!

Unknown disse...

Oi boa tarde quero informar que ocorreu tudo bem no meu processo do Fies na instituição em que fui pré selecionada, fui destinada pra ir no banco com o prazo de dia 12/02 até 21/02 (que é um domingo mt estranho) e hj como último dia útil meu nome nao apareceu para fazer o financiamento e não quero perder minha vaga pq simplesmente o sistema não enviou meu nome pro banco! Será que vão prorrogar o prazo? Será que isso tem a ver com eu ter ganhado uma bolsa integral no prouni? Eu nem cheguei a enviar todos os documentos para o prouni será que cancelaram ou continuo com a vaga e isso tá me atrapalhando? Eu tô desesperada e não sei o que fazer pra não perder o financiamento pq fui todos os dias lutando atrás disso! Obrigado desde já!

Unknown disse...

Perdí meu FIES devido falta de instrução por parte da funcionária da faculdade no ato do preenchimento do meu contrato.
Ocorreu que quando fui aderir ao financiamento não conhecia nada sobre o site do SISFIES, portanto, foi tudo preenchido na própria instituição que cursava, na época existia uma liminar que seria financiado 100% sem precisar apresentar fiador, no entanto, no semestre seguinte essa liminar caiu e começaram a me exigir fiador, fiquei desesperada porque teria que conseguir fiador para mim e meu filho, ambos na mesma situação, conseguí e dei prioridade a ele, mas não desistí e impetrei uma ação na justiça, pois fiquei sabendo que poderia ter optado, uma vez que meu perfil se enquadrava na modalidade dos fiadores pelo FGEDUC, nessa citada modalidade não se precisa apresentar fiador, o juíz me deu causa ganha, porém o FNDE recorreu e alegou que essa opção deve ser feita no ato da adesão ao contrato, por consequência o colegiado indeferiu meu pedido inicial não me dando mais alternativa de recorrer.
Me sinto profundamente prejudicada porque além de não ter cocluído o curso (fiz até o 6º período), fiquei com dívidas no fies e na faculdade, a questão é que se a funcionária tivesse me instruído sobre as alternativas de modalidades é claro que teria escolhido o FGEDU, mas ela simplesmente fez a opção sem me informar nada e muito menos instruir-me, acredito que a instituição tem responsabilidade sobre isso, pois eles têm um setor só para assuntos do FIES e deveriam ter funcionários mais bem preparados para ajudar os alunos.
Gostaria de saber se posso entrar com algum tipo de ação e qual a mais adequada, pedindo a obrigação de fazer da instituição em liberar os semestres que me restam para terminar assim como zerar minha dívida.

Unknown disse...

Bom dia,
consegui o fies para direito em uma instituição, porem quando fui fazer a matricula me informaram que nao fechou turma e que por isso eu perdi o fies.
tem algo que eu possa fazer para recorrer, afinal nao eh por minha culpa que nao se fechou turma, posso recorrer para fazer esse curso em outra instituiçao.
obrigada.

Unknown disse...

OLÁ, ME CHAMO ADALBERTO, A SITUAÇÃO FOI QUE A FACULDADE DISPONIBILIZOU A VAGA PARA O FIES NO TURNO DA NOITE E NÃO FORMOU A TURMA, AGORA ELES ME DERAM A OPÇÃO DE PASSAR PARA O TURNO DA MANHÃ, MAS INFELIZMENTE NÃO HÁ POSSIBILIDADE DESSA ALTERAÇÃO DEVIDO AO MEU TRABALHO, ALÉM DE TER PERDIDO TEMPO E DINHEIRO PARA FAZER TODOS OS PROCEDIMENTOS SOLICITADOS PELO FIES E PELA INSTITUIÇÃO. COMO POSSO INICIAR ALGUMA RESOLUÇÃO E SE REALMENTE TEM COMO ISSO.
OBRIGADO.

Unknown disse...

Boa noite.
Contratei o Fies, mais quando fui iniciar o curso na faculdade, fui informada que não abriu turma p curso que seria engenharia de produção , porém me ofereceram um curso de ADM ou ciências contábeis, não me interesso por nenhum.
Na faculdade anhanguera que me inscrevi so tem esses dois curso bacharel e ainda não tem autirizacao do MEC, está uma briga entre ex alunos, MEC e faculdade.
Os outros cursos e tecnólogo.
Como faço p cancelar o fies ou mudar de faculdade ja no primeiro semestre.
Os cursos que tem e 50% mais barato do qual escolho inicialmente.
Obrigada

Unknown disse...

Boa noite.
Contratei o Fies, mais quando fui iniciar o curso na faculdade, fui informada que não abriu turma p curso que seria engenharia de produção , porém me ofereceram um curso de ADM ou ciências contábeis, não me interesso por nenhum.
Na faculdade anhanguera que me inscrevi so tem esses dois curso bacharel e ainda não tem autirizacao do MEC, está uma briga entre ex alunos, MEC e faculdade.
Os outros cursos e tecnólogo.
Como faço p cancelar o fies ou mudar de faculdade ja no primeiro semestre.
Os cursos que tem e 50% mais barato do qual escolho inicialmente.
Obrigada

Unknown disse...

Boa noite.
Contratei o Fies, mais quando fui iniciar o curso na faculdade, fui informada que não abriu turma p curso que seria engenharia de produção , porém me ofereceram um curso de ADM ou ciências contábeis, não me interesso por nenhum.
Na faculdade anhanguera que me inscrevi so tem esses dois curso bacharel e ainda não tem autirizacao do MEC, está uma briga entre ex alunos, MEC e faculdade.
Os outros cursos e tecnólogo.
Como faço p cancelar o fies ou mudar de faculdade ja no primeiro semestre.
Os cursos que tem e 50% mais barato do qual escolho inicialmente.
Obrigada

Unknown disse...

Olá! fui beneficiada com um bolsa parcial do prouni de 50% e o restante da mensalidade financiei com o fies mas a IES está me cobrando mensalmente uma valor de 350 reais, sendo que o valor do curso é 1301,75 reais, o fies paga 650 que é o 50% não coberto pelo pROUNI, gostaria de saber se essa cobrança é devida? faculdade CEUMA

Unknown disse...

Olá! fui beneficiada com um bolsa parcial do prouni de 50% e o restante da mensalidade financiei com o fies mas a IES está me cobrando mensalmente uma valor de 350 reais, sendo que o valor do curso é 1301,75 reais, o fies paga 650 que é o 50% não coberto pelo pROUNI, gostaria de saber se essa cobrança é devida? faculdade CEUMA

Unknown disse...

Boa tarde! Optei pela continuidade do pagamento dos juros sobre o saldo devedor, até a conclusão prevista do curso e dar prosseguimento as fases subsequentes ao financiamento. Após um ano eu posso liquidar o saldo devedor ou serei obrigado a esperar eu terminar o curso para liquidar a divída?
Email para resposta: Leonansp@hotmail.com

Eliene Florencio disse...

Bom...meu caso: iniciei meu curso em 2013.1 no curso de fonoaudiologia. Entrei fazendo as disciplinas do segundo semestre para realizar as outras durante os outros semestres pois nao havia aberto turma. Cumpri entao todas as disciplinas e estou no ultimo semestre integralizando 3 anos e meio. Tenho consciencia que ainda tenho um semestre para aditar mas gostaria de colar grau em agosto pois ja estarei com tudo concluido, no entanto a faculdade quer me prender por conta do debito que ainda vai vencer e que eu posso aditar. Sei que o MEC tem uma portaria que diz que a pessoa precisa integralizar 4 anos mas ha uma lei que diz que se vc cumpre em 3.5 e nunca reprovou...vc tem notorio saber e pode colar grau. Entao, o que devo fazer para usufruir desse direito?

Eliene Florencio disse...

Bom...meu caso: iniciei meu curso em 2013.1 no curso de fonoaudiologia. Entrei fazendo as disciplinas do segundo semestre para realizar as outras durante os outros semestres pois nao havia aberto turma. Cumpri entao todas as disciplinas e estou no ultimo semestre integralizando 3 anos e meio. Tenho consciencia que ainda tenho um semestre para aditar mas gostaria de colar grau em agosto pois ja estarei com tudo concluido, no entanto a faculdade quer me prender por conta do debito que ainda vai vencer e que eu posso aditar. Sei que o MEC tem uma portaria que diz que a pessoa precisa integralizar 4 anos mas ha uma lei que diz que se vc cumpre em 3.5 e nunca reprovou...vc tem notorio saber e pode colar grau. Entao, o que devo fazer para usufruir desse direito?

Unknown disse...

Olá me chamo Kerly, fuu selecionada para o Fies, já fui a instituição entreguei os documentos, ele me deu o DRI e disse a data para eu comparecer ao banco Caixa Econômica. Sendo que ele falou que o Banco pode negar meu financiamento por causa de restrições no cpf. Fiquei desempregada no final de 2014 e estou com restrições na caixa, agora estou preocupada pois li que eles não podem negar o financiamento por esse motivo. O senhor pode me ajudar? Kerky_guimaraes@ig.com.br

Paul Hart disse...

Olá,

Eu sou o Sr. Paul Hart um emprestador empréstimo privado e nós damos empréstimo a taxa de juro de 3%, eu oferecer empréstimos a particulares e empresas ou grupo de pessoas que são financeiramente para baixo.
É uma oportunidade financeira à sua porta passo-se hoje e obter uma rápida olhada lá empréstimo.
Há muitos oportunidade financeira e assistência Durante todo o local e ainda não pode levá-lo. Mas é uma oportunidade financeira na etapa da porta, e as secas e não pode perder esta oportunidade de ouro.
O serviço é prestado a indivíduos, empresas, e homens e mulheres de negócios. O empréstimo montante disponível em uma faixa de US $ 1.000,00 para US $ 500.000.000,00 ou a sua escolha. aqui estão algumas perguntas: Você está na necessidade de empréstimo nenhum significado, você quer pagar contas Está em problema financeiro ?, Você precisa de solução financeira ?. Aqui está a solução para todos os seus problemas financeiros.
eu dar empréstimos para o projeto, negócio, impostos, contas, e muitas outras razões, nosso empréstimo são fáceis e * censurada * Para mais informações contacte-nos por e-mail: paulhartloanfirm@yahoo.com

edi silva disse...

entrei na faculdade pelo fies,e a faculdade me informou que eu iria estudar por seis meses ate sair o fies,e o meu fies nao foi aprovado, e eu nao tenho como pagar esses seis meses se eu tivesse como pagar nao teria feito o pedido do fies,e agora a faculdade fica me ameançando e cobrando por msgs via celular,oque eu devo fazer?

Unknown disse...

Fiz minha inscrição no Fies, foi pré-selecionada fui a cpsa da faculdade para fazer inscrição, chegando lá a atendente não meu DRI me pediu para aguardar o prazo de 5 dias úteis para receber o documento, porém o prazo para inscrição estipulado pelo Fies é o dia 14/06/2016 não tenho como aguardar todo esse tempo pois perderei a minha bolsa, como proceder?

Unknown disse...

Fiz minha inscrição no Fies, foi pré-selecionada fui a cpsa da faculdade para fazer inscrição, chegando lá a atendente não meu DRI me pediu para aguardar o prazo de 5 dias úteis para receber o documento, porém o prazo para inscrição estipulado pelo Fies é o dia 14/06/2016 não tenho como aguardar todo esse tempo pois perderei a minha bolsa, como proceder?

Tuning disse...

Boa tarde!
Estou com o DRM em mãos, porem o prazo para entrega ao banco se encerra hoje. No entanto, tive um imprevisto, minha fiadora está com o nome no SPC e não teve como confirmar no banco. Tem como prolongar essa data da entrega do DRM.
Aguardo retorno.
Att.

Vlader Daniel disse...

Olá...Sou estudante desde agosto de 2015, ganhei 50% de bolsa da faculdade e consegui financiamento do fies 50%, só que estão me cobrando pois não lançaram a bolsa que ganhei,
fui conversar com o diretor que poderia consertar no aditamento que os outros 50% passaria a ser 100% pelo fies, isso tem como fazer?

Obrigado
Vlader Daniel

Vlader Daniel disse...

Olá...Sou estudante desde agosto de 2015, ganhei 50% de bolsa da faculdade e consegui financiamento do fies 50%, só que estão me cobrando pois não lançaram a bolsa que ganhei,
fui conversar com o diretor que poderia consertar no aditamento que os outros 50% passaria a ser 100% pelo fies, isso tem como fazer?

Obrigado
Vlader Daniel

Cléber C. Lacerda disse...

Bom dia.
Me chamo Cléber e sou estudante,iniciei meu curso em 2015 pelo FIES, fiz o contrato da bolsa integral (8 semestres) o qual daria um valor total de R$ 27.579,92, fiz o aditamento de 2 semestres os quais eu estudei. No inicio de 2016 consegui PROUNI 100% em outra faculdade. Quando fui na faculdade cancelar o FIES me informaram que eu pagaria uma multa por quebra de contrato mais o valor dos dois semestres os quais eu estudei, porem quando fui ao banco pegar o contrato de cancelamento do FIES o mesmo está me cobrando um valor de R$ 37.906, 28. Fui reclamar na Faculdade e a mesmo disse que o banco está equivocado, fiquei no portal do MEC e o mesmo disse que valores é com o banco, porem fui ao banco e o mesmo me informou que está certo, isso é devido o juros. Gostaria de saber se realmente procede isso? Estudar 2 semestres e pagar 8?
Grato pela atenção.
clebergohan@gmail.com

Cléber C. Lacerda disse...

Bom dia.
Me chamo Cléber e sou estudante,iniciei meu curso em 2015 pelo FIES, fiz o contrato da bolsa integral (8 semestres) o qual daria um valor total de R$ 27.579,92, fiz o aditamento de 2 semestres os quais eu estudei. No inicio de 2016 consegui PROUNI 100% em outra faculdade. Quando fui na faculdade cancelar o FIES me informaram que eu pagaria uma multa por quebra de contrato mais o valor dos dois semestres os quais eu estudei, porem quando fui ao banco pegar o contrato de cancelamento do FIES o mesmo está me cobrando um valor de R$ 37.906, 28. Fui reclamar na Faculdade e a mesmo disse que o banco está equivocado, fiquei no portal do MEC e o mesmo disse que valores é com o banco, porem fui ao banco e o mesmo me informou que está certo, isso é devido o juros. Gostaria de saber se realmente procede isso? Estudar 2 semestres e pagar 8?
Grato pela atenção.
clebergohan@gmail.com

Cléber C. Lacerda disse...

Bom dia.
Me chamo Cléber e sou estudante,iniciei meu curso em 2015 pelo FIES, fiz o contrato da bolsa integral (8 semestres) o qual daria um valor total de R$ 27.579,92, fiz o aditamento de 2 semestres os quais eu estudei. No inicio de 2016 consegui PROUNI 100% em outra faculdade. Quando fui na faculdade cancelar o FIES me informaram que eu pagaria uma multa por quebra de contrato mais o valor dos dois semestres os quais eu estudei, porem quando fui ao banco pegar o contrato de cancelamento do FIES o mesmo está me cobrando um valor de R$ 37.906, 28. Fui reclamar na Faculdade e a mesmo disse que o banco está equivocado, fiquei no portal do MEC e o mesmo disse que valores é com o banco, porem fui ao banco e o mesmo me informou que está certo, isso é devido o juros. Gostaria de saber se realmente procede isso? Estudar 2 semestres e pagar 8?
Grato pela atenção.
clebergohan@gmail.com

Unknown disse...

bom dia...
gostaria de uma orientação, no meu caso eu fiz todo procedimento, desde a seleção no fies seleção, entreguei minha documentação na IES, e recebi a DRI para formalização no banco do brasil, so que deixei a DRI no banco e simplesmente o banco perdeu o prazo de formalizaçao do contrato, fazendo com que eu perca a possibilidade de ter minha faculdade financiada pelo fies, e o banco simplesmente nao me resolve nada, nem me da comprovação do porque eles pederam o prazo,
o que devo fazer nesse caso???

Unknown disse...

Boa tarde,
Gostaria de uma ajuda.
No ano passado eu tentei uma bolsa através do FIES, como vocês devem se recordar houve um atras no inicio das inscrições e um grande congestionamento no site assim que as mesmas foram abertas.
Pois bem, procurei uma faculdade com o curso que era de meu interesse paguei e prestei pela prova fui selecionada e efetivei minha inscrição, no ato de inscrição eu fui informada que deveria pagar a taxa de matricula, que me custou R$ 959,99 , e que após eu conseguir a bolsa do FIES tanto este valor quando o valor que gastei fazendo a prova me seriam restituídos.
Iniciei as aulas e depois de alguns dias conseguir me inscrever no FIES, no ato da inscrição ao finaliza-la temos a informação que em 10 dia devemos comparecer a CPSA da faculdade para finalizar o processo, o que ocorreu foi que a faculdade só abriu atendimento da CPSA após esses 10 dias fazendo com que minha inscrição perdesse a validade, quando a faculdade me ligou para o comparecimento eu informei a eles esta situação e os mesmos disseram-me para entrar no site do SISFIES e tentar até até conseguir atualizar novamente os meus dados e gerar um cadastro com uma nova data para levar para eles darem continuidade ao procedimento de bolsa, entretanto o site vivia congestionado e foi impossível para mim conseguir esta atualização.
A faculdade bloqueou minha entrada, deram-me um comprovante valido por alguns dias para entrada nas aulas e disseram que para haver liberação eu deveria pagar a mensalidade, ou deveria pagar a quebra de contrato mais o mês de aula assistido e assim cancelar a matrícula, as duas foram pareceram-me absurda uma vez que eu não tinha meio para efetuar o pagamento que era de aproximadamente R$ 3.000,00.
Parei de frequentar a faculdade assim que a data da carteirinha provisoria venceu. Nos meses posteriores recebi cobranças a cada vez com valores mais altos, como a unica ameça era por meu meu nome no SPC não dei bola, não iria pagar por um erro que não fora meu, além de não possuir tamanha quantia é claro.
Passou-se um ano praticamente e eis que recebo uma ligação de meu dizendo que há um oficial de justiça me procurando, dei a ele o endereço de meu emprego e este me informou que a faculdade havia entrado com uma ação judicial contra mim.
Gostaria que vocês me ajudassem nisso, pois eu que fui lesada, eles que deveriam ter me ressarcido dos valores que paguei a eles. Foi por negligência deles que perdi a bolsa do FIES, eu segui o precedimento corretamente, e agora tenho que enfrentar um processo judicial com possibilidades de ter que pagar a faculdade o valor quase que de R$10.000,00 por aulas que não assisti.
Me ajudem, o que posso fazer nesse caso?
Há alguma chace de que eu ganhe esse processo?

Meu e-mail: vanessatelmasantos@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Você precisa de um empréstimo damos o empréstimo a baixa taxa de juros de 2% damos o empréstimo a partir do mínimo de 10.000,00 euros para o máximo de 100 milhões de euros. Se estiver interessado, contacte-nos através do email: partrickdevlin21@gmail.com para mais informações

Jลρลђ Lɘэ!; disse...

Ola.

Meu aditamento simplificado, ao invés de aparecer concluído, está aparecendo a seguinte mensagem: Seu Agente Financeiro (AF) tem até 01/04/2016 para enviar os SisFIES o arquivo de contratação.

O que isso significa?

Unknown disse...

Olá! Dr. SAULO, estou entrando em contato pois o meu pedido de prorrogação da DRI, e infelizmente não obtive resposta, a mesma expirou em 07/03/2016 devido a um erro ocorrido no próprio sistema do SISFIES, este erro ocorreu quando o funcionário do banco tentava concluir a inclusão, nesta abertura de demanda realizada pelo funcionário do banco está exatamente descrito o erro ocorrido, e em função deste ter sido um erro de sistema e não um erro humano e nem mesmo um erro por perda de prazo e sim um erro do próprio sistema FIES é que solicito esta prorrogação de prazo, atendendo ao edital do FIES publicado no Diário Oficial que prevê que o aluno não seja prejudicado em casos onde a responsabilidade não lhe cabe, lembrando que em momento algum deixei de solicitar este prazo, pois o FIES é a única forma que tenho de seguir dando continuidade aos meus estudos de nível superior, desde o dia 07/03/2016 quando ocorreu o erro venho tentando a prorrogação desta DRI seguem todos os protocolos abertos até o momento; protocolo nº 20160008366071 em 07/03/2016 via 0800; protocolo nº 1814728 aberto em 09/03/2016; protocolo nº 1821884 em 11/03/2016; protocolo nº 1828569 em 15/03/2016; protocolo nº 1837173 em 18/03/2016; protocolo nº 1837387 em 18/03/2016; protocolo nº 20160008506154 em 18/03/2016 via 0800; protocolo nº 1839922 em 20/03/2016 via web. Espero que entendam que a insistência parte por conseqüência de no sistema de acompanhamento do FIES meu nome já consta como não contratado, o que me deixa extremamente preocupada já que me momento algum eu desisti ou demonstrei desistir da contração, e que também em nenhum momento deixei de cumprir com os prazos entregando todos os documentos, cumprindo todas as etapas de contratação com total rigor e respeitando todos os prazos, volta e lembrar que não foi possível a inclusão no sistema por um erro do próprio sistema e necessito encarecidamente que este prazo seja prorrogado e uma resposta me seja dada o quanto antes.

Unknown disse...

Olá boa noite Dr. Saulo Rodrigues,fiz fies na faculdade em novembro de 2014, e desde então faço meus aditamentos normais e pagamentos dos boletos, desde então o fies nunca repassou a verba desde que fiz o fies a instituição, e a mesma disse que meu problema é sério, podendo eu ter que arcar com esse tempo, o que devo fazer ou onde ocorrer a essa situação...Desde já grato !leojaime

Unknown disse...

Olá boa noite Dr. Saulo Rodrigues,fiz fies na faculdade em novembro de 2014, e desde então faço meus aditamentos normais e pagamentos dos boletos, desde então o fies nunca repassou a verba desde que fiz o fies a instituição, e a mesma disse que meu problema é sério, podendo eu ter que arcar com esse tempo, o que devo fazer ou onde ocorrer a essa situação...Desde já grato !leojaime

Unknown disse...

Bom dia me chamo Quercio bittencourt,sou beneficiário do fies 100% desde agosto de 2014,agora em janeiro de 2016 fui beneficiado com prouni 100%. Minha duvida é a seguinte tenho direito que a universidade me reembolse os 18 meses que cursei com fies e o prouni cubra essa divida do fies com o agente finaceiro.

meu e-mail quercioeds@gmail.com

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 1140   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

AUMENTO DO SALDO GLOBAL DO FIES

FÓRMULA DE JUROS NO FIES

FIES | DÍVIDA | PRESCRIÇÃO | EXECUÇÃO

FIES | AMORTIZAÇÃO ANTES DA CORREÇÃO

FIES. RENDIMENTO ACADÊMICO INSUFICIENTE

MEU FIES ACABOU! E AGORA?!

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TAXA DE JUROS NO FIES

FIES | SAIBA COMO CALCULAR SEU RENDIMENTO

FIES | AMORTIZAÇÃO

FIES | MEDICINA, IDONEIDADE CADASTRAL DO ESTUDANTE

NOVO FIES 2018. PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES GRADUADOS, SEGUNDA GRADUAÇÃO E SEGUNDO FIES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail