google40e0fd6e3d038f12.html ADVOGADO ESPECIALISTA EM FIES. INFORMAÇÕES GERAIS. FIES 2018. INSCRIÇÃO FIES 2018 ~ .......Advocacia Saulo Rodrigues.......

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ADVOGADO ESPECIALISTA EM FIES. INFORMAÇÕES GERAIS. FIES 2018. INSCRIÇÃO FIES 2018



ADVOGADO ESPECIALISTA EM FIES. INFORMAÇÕES GERAIS. FIES 2018. INSCRIÇÃO FIES 2018



"Muitas pessoas que concluíram o ensino médio e querem realizar o sonho de fazer um curso superior antigamente não tinham perspectivas para entrar na universidade. Sem o Fies isto seria realmente muito mais difícil do que é hoje. O Fies é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem participação da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que são responsáveis pela gestão dos financiamentos.

Em 2010 o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) teve sua taxa de juros reduzida para 3.4% facilitando o acesso aos estudantes de baixa renda.

Através do Fies os estudantes podem financiar 100% ou 50% do valor das mensalidades. Pode ainda ter bolsa parcial de 50% do Prouni e financiar o restante com recursos do Fies. Existem três modalidades de Fiança: Solidária, Tradicional e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Esta última dispensa a necessidade de fiador.

As inscrições do Fies 2018 podem ser efetuadas a qualquer momento do ano, pois não se encerram.

Os requisitos para participação estão previstos no site do Fies Seleção, são os seguintes:


"Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.
Para se inscrever para as modalidades Fies e P–Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.
Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P–Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.



Para se inscrever no FIES 2018, acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/."



FIES NA JUSTIÇA!

Muitos Estudantes acabam por recorrer à Justiça para formalização dos contratos no âmbito do FIES. Dentre as ações destacam-se as seguintes:

1. AÇÃO PARA REVISÃO DO SALDO DEVEDOR FIES & EXCLUSÃO DE NOMES (ESTUDANTE E FIADOR) DE CADASTROS RESTRITIVOS (SERASA, E OUTROS) POR DÍVIDA ORIUNDA DO FINANCIAMENTO PÚBLICO; Saiba mais.

2. AÇÃO PARA OBTENÇÃO DO SEGUNDO FIES; Saiba mais.

3. AÇÃO PARA EXONERAÇÃO DA FIANÇA PESSOAL; Saiba mais.

4. AÇÃO PARA EXTINÇÃO DO FIES EM CASO DE MORTE DO ESTUDANTE TOMADOR DO FIES; Saiba mais.

5. AÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO FIES INDEPENDENTEMENTE DA IDONEIDADE CADASTRAL; Saiba mais.

6. AÇÃO PARA FINANCIAMENTO INTEGRAL DO CURSO DE PILOTO COMERCIAL (FIES. Horas de voo para a obtenção da habilitação de Piloto Comercial, exigidas pela ANAC, já incluídas no preço do curso. Possibilidade de financiamento de todo o curso pelo FIES). Saiba mais.

7. AÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO FIES ENTRE CURSOS E/OU IES APÓS O PRAZO DE 18 MESES; Saiba mais.

8. AÇÃO PARA CONTINUIDADE DO FIES INDEPENDENTEMENTE DO ADITAMENTO SEMESTRAL e RESTABELECIMENTO DO CONTRATO; Saiba mais.

9. AÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO FIES INDEPENDENTEMENTE DO LIMITE ORÇAMENTÁRIO DA IES. ERRO 302 E M321 NO PROCESSO DE INSCRIÇÃO; Saiba mais.

10. AÇÃO PARA CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO DO SALDO DEVEDOR DO FIES RECALCULADO; Saiba mais.

11. AÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO FIES. ESTUDANTES JÁ GRADUADOS. Saiba mais.

12. AÇÃO PARA QUITAÇÃO DO SALDO DEVEDOR DO FIES COM O TOTAL DO FGTS. Saiba mais.

13. AÇÃO PARA ABATER O SALDO DEVEDOR DO FIES COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NAS ÁREAS DA SAÚDE & EDUCAÇÃO. Saiba mais.

14. AÇÃO JUDICIAL PARA CONTINUIDADE DO FIES INDEPENDENTEMENTE DO APROVEITAMENTO ACADÊMICO INFERIOR A 75% DAS DISCIPLINAS CURSADAS PELO ESTUDANTE. Saiba mais. 

Para participação em ações judiciais promovidas em defesa de Estudantes na Justiça, envie-nos um e-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com.br, e/ou, entre em contato pelo telefone:  61 3717 0834.

Inscrições fies 2012 inscrições financiamento estudantil 2012 inscrições fies fies inscrições inscrições crédito educativo financiamento estudantil 2012 inscrições, inscrições fies 2016, inscrições fies 2015, inscrições fies 2014, inscrições fies 2017, inscrições fies 2018, inscrições fies 2019, inscrições fies 2020, inscrições fies advogado especialista e ações judiciais para inscrições no fies 2016, fies 2016, financiamento estudantil 2016, fies 2017, ações judiciais para inscrição no fies liminar fies 2016, liminar inscrição fies 2017, fies medicina 2016, inscrições fies medicina 2016, estudante de medicina liminar advogado inscrição fies 2016, inscrições semestre fies 2016, inscrições fies primeiro semestre 2016, inscrições fies 1º semestre 2016, inscrições no fies bolsa fies, 2016, advogado inscrição no fies 2016 medicina liminar.

1140 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 1140   Recentes›   Mais recentes»
Aurilene disse...

Prezado, estou matriculada no 1 sem. de uma faculdade particular em Fortaleza-CE. Entrei na esperança de conseguir o financiamento do FIES. Porém desde o começo do mes de Março, quando a faculdade liberou a entrevista com CPSA não consigo validar minha inscrição. No site aparece um aviso assim: "(302) - Esgotado o limite financeiro da Instituição de Ensino. Favor entrar em contato com a CPSA". Ao perguntar a faculdade, eles alegam que o limite que eles podem receber de alunos com financiamento "estourou" e que logo eu não conseguirei o financiamento para esse semestre. Eu não posso pagar as mensalidades de quase mil reais....o que eu posso fazer? posso entrar com um mandado de segurança e solicitar que a faculdade amplie essa cota? e de quando é essa cota? Pq eles não podem ampliar, pois eles não perdem nada com isso, pois pelo que eu sei, o banco é quem paga ao inves dos alunos...me ajuda, please.

Auri

Saulo Rodrigues disse...

O denominado erro 302 representa por outras letras a portaria normativa nº 10 do MEC, de 10 de abril de 2010. Confiram:

“Art. 2. (...) Omissis;
§3º. “A concessão de financiamento de que trata a Portaria é condicionada à existência de limite de recursos disponíveis da mantenedora no momento de inscrição do estudante, no caso de adesão com limite previsto no artigo 26 da Portaria Normativa do MEC nº 1, de 2010, bem como à disponibilidade orçamentária e financeira do FIES.
§4º. Salvo no caso de indisponibilidade de recursos orçamentários ou financeiros do FIES, terá assegurado o financiamento, independentemente da existência de limite de recurso da mantenedora de que trata o parágrafo anterior:
§5º. A oferta de curso para inscrição no FIES não assegura a existência de disponibilidade orçamentária ou financeira para o seu financiamento, a qual somente se configurará por ocasião da conclusão da inscrição do estudante, observado o disposto no art. 3º.”

De sabença comezinha que o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior – FIES é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei 10.260, de 12 de julho de 2001, e destina-se à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos, presenciais e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Assim, a mencionada portaria está em total desacordo com a finalidade social imanente ao FIES (artigo 205, 206 da CF/88).

A educação é um dos “direitos sociais” consagrados pela Constituição Federal de 1988 (art. 6º), que dedicou o Título VIII para disciplinar a “Ordem Social”, que tem por base o primado do trabalho e por objetivo o bem-estar e a justiça sociais (art. 193).

Nesse universo insere-se a educação como “direito de todos e dever do Estado e da família”, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, objetivando o pleno desenvolvimento da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificando-a para o trabalho (art. 205).

O tratamento da educação em âmbito constitucional não é novidade em nosso país. Ressalvadas as omissões das duas primeiras Cartas (1824 e 1891 – em que a palavra “educação” não aparece nenhuma vez), a partir de 1934 o tema vem recebendo tratamento cuidadoso. Obviamente, o momento político vivido pelo país acarretou avanços e retrocessos, mas a omissão inicial do Constituinte não se repetiu desde então.

Além dos comandos constitucionais, a educação brasileira recebe disciplina no âmbito infraconstitucional através da Lei nº 9.394/96 – conhecida como LDB, que fixa diretrizes e bases para a educação nacional. Nela encontram-se disposições relativas aos princípios e fins da educação nacional, de sua organização, níveis e modalidades de educação e ensino. Em seu art. 19, estabelece as categorias em que se enquadram as instituições privadas de ensino.

Partindo da importância fundamental da educação para o país, bem como do papel das instituições educacionais privadas, é posto em xeque a constitucionalidade da Portaria nº 10 do MEC acima mencionada que cria limites para atendimento ao FIES.

Portanto, acredito que não haja outro caminho senão o ingresso de MANDADO DE SEGURANÇA (COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA) para obtenção de liminar e, com isso, garantir a permanência no curso superior mediante a inscrição no FIES direto de todos, conforme cursos beneficiados sob pena de violação frontal aos princípios consagrados no texto constitucional, notadamente aquele que veda o retrocesso social.

srodriguesmendes@uol.com.br

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida! Quando fiz meu fies no mato grosso podia ter restrições no spc e serasa! Fui realizar meu aditamento agora e fui ao banco e me falaram que eu não poderia realizar o aditamento pois tinha restrição no meu nome! Gostaria de saber se teria alguma forma de conseguir realizar meu aditamento? Se há a possibilidade por vias judiciais! Necessito de um auxilio pois estou no quinto ano de medicina a minha faculdade custa 5300 reais e nao existe nenhuma possibilidade de arcar com a mensalidade!!! Por favor me ajude, aguardo sua resposta!

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Rafael Leal de Souza, qual o seu e-mail para uma resposta melhor elaborada!

Daniela Silva disse...

Boa tarde,
Gostaria de saber se há algum meio de conseguir o FIES sem fiador, em instituição que não aderiu ao FGEDUC. Não tenho fiadores porém tenho um imóvel que não é bem de família e vale mais do que o valor do curso. Será que é possivel oferecê-lo como garantia?

Saulo Rodrigues disse...

Olá Stª Daniela Silva,
Boa tarde!
É uma honra poder ajudar!

Quanto aos seus questionamentos, veja o que consta do site do MEC:

"Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.

Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).



A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores apresentados pelo estudante ao Agente Financeiro, observadas as seguintes condições: no caso de estudante beneficiário de bolsa parcial do ProUni, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual à parcela mensal da semestralidade, observados os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela IES, inclusive aqueles concedidos em virtude de pagamento pontual. Nos demais casos, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da parcela mensal da semestralidade.

A fiança solidária constitui–se na garantia oferecida reciprocamente por estudantes financiados pelo FIES reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais.

O grupo de fiadores solidários deve ser constituído no Agente Financeiro (instituição bancária) no ato da contratação do financiamento por parte dos estudantes. Cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, sendo vedado aos membros do grupo o oferecimento de outro tipo de fiança a qualquer estudante financiado pelo FIES."

Unknown disse...

Olá Dr Saulo!!

Estou com problemas no fies, pois meu "empréstimo" da Caixa para minha graduação foi de pouco mais de 22 mil, porém os boletos vieram.... com total de mais de 81mil reias!! Como recorrer desse valor abusivo? Me ajuda!!
Fabiane.

Saulo Rodrigues disse...

Olá,

É uma honra poder ajudar!

O FIES é genuinamente um contrato de mútuo bancário com claros fins lucrativos, bastando para tanto verificar que o sistema francês de juros adotado para amortização do saldo devedor cognominado Tabela Price, é demasiadamente prejudicial ao equilíbrio contratual, pois, conduz sem sombra de dúvidas, ao anatocismo (cobrança de juros sobre juros), sem dizer que o saldo devedor não é amortizado com os pagamentos mensais, a tanto considerando que continua a crescer ao longo do tempo, em razão da progressão geométrica dos juros, elevando o número de prestações, tornando a dívida praticamente impagável.

O sistema cognominado por Tabela Price, conforme se observa das cláusulas do contrato, em regra, cada prestação é formada pela soma de uma fração do saldo devedor com os juros do período.

A Tabela Price, aleatoriamente, é o sistema em que, a partir do conceito de juros compostos (juros dos juros), elabora-se um plano de amortização do saldo devedor em parcelas periódicas, iguais e sucessivas, em que o valor de cada prestação é composto de uma parte de juros e uma parte de amortização, só que os juros são maiores do que a amortização do saldo devedor do contrato.

A eleição deste sistema de amortização é demasiadamente desfavorável ao Autor, eis que conduz sem sombra de dúvidas, ao anatocismo.

Os valores cobrados pela instituição financeira, no caso a CAIXA, é obtido a partir da metodologia de cálculo irregular adotada para amortização do débito, na qual dá origem à cobrança de juros sobre juros (anatocismo).

Segundo estudos técnicos promovidos pelos assistentes técnicos contratados pelo nosso escritório, a partir da declaração das cláusulas abusivas e, conclusão do julgamento da ação, haverá um impacto de cerca de 60% no valor da prestação mensal.

No caso de já existir quitação do contrato, os valores cobrados em excesso deverão ser restituídos em dobro ao pactuante/estudante, não obstante, a condenação por dano moral advinda da cobrança de débitos desarrazoados.
Com a declaração de nulidade das cláusulas que permitem o anatocismo (utilização da Tabela Price como forma de amortização da dívida), bem como a dá origem a cobrança de juros estratosféricos (juros anuais à margem de 9% anuais capitalizados mensalmente), segundo laudos e estudos promovidos pelos nossos peritos, haverá uma redução de aproximadamente 60% do valor da dívida.

Por fim, acaso Vossa Senhoria tenha dúvidas acerca dos valores que tem pagado até o momento para instituição financeira - agente operador do financiamento público- FIES, e/ou mesmo que já quitado o contrato, nos colocamos à sua total disposição para elaboração dos cálculos pelos assistentes técnicos (Contadores) contratados pelo escritório, sem qualquer ônus referente aos cálculos de seu contrato.

Assim, com a planilha evolutiva dos débitos atualizada contendo o excesso de valores, ficará claro que os contratos - FIES, na realidade, conforme a operação matemática para tanto, apenas agasalha o enriquecimento sem causa e o locupletamento ilícito da instituição financeira em detrimento do Estudante que apenas pretende o exercício de sua cidadania mediante o acesso à educação superior.

Acreditamos que, com os cálculos corretos em mãos, estes imanentes ao financiamento, Vossa Senhoria possa ter a real noção do impasse financeiro em que fomos submetidos mediante o financiamento dos encargos estudantis com o FIES, e, com toda propriedade estará munido de conhecimento suficiente para buscar seus direitos perante o judiciário, acaso seja de seu interesse.

Solicitamos email para envio do folder completo das ações revisionais.

shayane delmonis disse...

Fiz o financiamento da minha faculdade, no dia 20 de julho de 2009, através do FIES, 50% do meu curso. desde do ano passado estava tentando finalizar meu contrato para começar a pagar, só que, apos 5 horas na fila, ninguém na caixa sabia como, e mandaram eu entra em contato com o 0800 ou através do site, só que nem no site nem no 0800, dai entrei com ação contra a caixa (no ano passo, onde consta concluso o processo. )
só que esses dias resolvi entra no site e la estavam 4 parcelas ja atrasadas algumas nos valores de R$295,00 (aproximadamente) e outras no valores de R$300,00 , sendo que o prazo de carência e no máximo de 18 meses , sendo que o mesmo terminaria agora no mês de junho de 2013(conclui o meu curso em dezembro de 2011). Novamente me desloquei ate a Caixa Econômica Federal , e novamente ninguém soube me informa . (Fui até a caixa no dia 10/06/2013)
a unica coisa que atendente disse que , eu tinha uma divida de R$12.077,80 a pagar avista ou eu optava por paga 84 parcelas de R$300,00 .(R$25.000,00, aproximadamente) dai pedi para ela que queria a base de cálculos e juros para saber como foi calculada porque se observar o juros ficou mais caro que juros de carro financiado. ela disse não havia a possibilidade de eu ter essa base somente através do 0800. pois meu contratado constava em Brasilia e através da minha copia eu iria saber. (saberia mas a base nao bate, pois o juros é de 6,5% ao ano)

por fim liguei no 0800 e disseram que somente no banco onde assinei meu contrato. por fim juros que acho abusivo , cálculos que não dou conta de ter. parcelas atrasadas onde nem sabia.


outra questão, assinei meu contrato em julho de 2009 onde o juros era de 6,5% ao ano
. no mês de agosto de 2009 a lei mudou para 3,5% ao ano, ha alguma possibilidade jurídica em retroagir e valer para mim esse 3,5% ao ano? le,brando que todo semestre eu tinha que ir ate a caixa econômica renovar (fazer meu aditamento) do financiamento. (curso concluso Direito)

Saulo Rodrigues disse...

Olá Stª Shayane Delmonis,

Bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Quanto ao seu questionamento, cumpre o registro de que a portaria normativa referenda pelo Banco Central para redução dos juros nos contratos FIES para 3,4% se aplica retroativamente aos contratos gerados anteriormente à sua vigência por se tratar de lei mais benéfica ao Estudante hipossuficiente que almeja apenas exercer sua cidadania com a melhor qualificação para o desleal mercado trabalho.

Ademais, imperioso ressaltar que na realidade o FIES é genuinamente um contrato de mútuo bancário com claros fins lucrativos, bastando para tanto verificar que o sistema francês de juros adotado para amortização do saldo devedor cognominado Tabela Price, é demasiadamente prejudicial ao equilíbrio contratual, pois, conduz sem sombra de dúvidas, ao anatocismo (cobrança de juros sobre juros), sem dizer que o saldo devedor não é amortizado com os pagamentos mensais, a tanto considerando que continua a crescer ao longo do tempo, em razão da progressão geométrica dos juros, elevando o número de prestações, tornando a dívida praticamente impagável.

A tese defendida pelo escritório para redução dos juros e exclusão do anatocismo implica por si só em redução de cerca de 40% do saldo devedor cobrado pela instituição financeira e já se encontra pacificada pela jurisprudência recentíssima do e. Superior Tribunal de Justiça – para nulidade de cláusulas que permitem a cobrança de juros exorbitantes, o anatocismo (cobrança de juros dos juros) e, a progressão geométrica de juros, ocasionando a inadimplência do Estudante.

Solicitamos e-mail para envio do folder completo das ações revisionais FIES visando sobrestar a cobrança das mensalidades antes do término do prazo de que alude o Decreto 7.790/2012, bem como para expungir a cobrança de juros capitalizados mensalmente no saldo devedor, dentre outras.

Por fim, nos colocamos à total disposição acaso tenha interesse na revisão dos cálculos pelos nossos Contadores gratuitamente apenas para ter a real certeza do quão prejudicial é o FIES aos bolsos do Estudante após a conclusão do ensino superior.

Solicitamos email para envio do folder completo das ações, ao tempo em que solicitamos memória de cálculo do financiamento estudantil para revisão dos juros gratuitamente.

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Unknown disse...

Bom dia,

O meu problema é com a Caixa Econômica Federal, eu contratei o Fies nas seguintes condições:

Contratei o Fies em 12/2004 no valor total de R$ 7.450,00, na época não havia exigência de fiador devido a uma limitar existente na época, utilizei-o da seguinte forma:
1º aditamento: 1769,20 - primeiro semestre 2005
2º aditamento: 1769,21 - segundo semestre 2005
3º aditamento: 1893,60 - primeiro semestre 2006, porém, não consegui fazer o aditamento devido a exigência de fiador o que na época não consegui. Tive que fazer um acordo com a faculdade na época para poder me formar, e tive que pagar esse valor do 3º aditamento para a faculdade, porém a Caixa disse que liberou esse valor para faculdade. Fiquei sabendo disso essa semana quando fui lá tentar negociar a dívida.
4º : encerramento.

Somados esses valores temos o total de R$ 5.432,01 que a Caixa disse que utilizei e hoje a Caixa está me cobrando pelo valor total financiado 7.450,00, acrescentando os juros o valor hoje vai para R$ 13.255,94 o qual estou achando muito alto se comparado com o valor total que a Caixa disse que eu usei de R$ 5.432,01. Lí em alguns lugares que eles estão cobrando juros sobre juros sobre o financiamente para educação o que é ilegal. Esse valor 13.255,94 é sobre o valor total financiado de 7.450,00, mas eu não usei esse valor todo.

É necessário observar também os valores liberados no terceiro aditamento R$ 1893,60 eu paguei a faculdade através de uma negociação interna e ví que esses valores foram liberados pela Caixa a faculdade. A alegação da faculdade na época é que eu não havia conseguido fazer o aditamento e por isso eu deveria negociar os valores do primeiro semestre de 2006 para ficar quite junto a ela. Tenho os comprovantes de pagamento da negociação que fiz na época com a faculdade.

Ficarei grato se puder me ajudar pois meu objetivo é quitar com Caixa, mas esse valor está muito alto. Agora o que eu acho correto seria quitar os valores relativos ao que eu usei, ou seja, os valores liberados pelos 1º e 2º aditamento, pois o terceiro eu não fiz o aditamento e de acordo com a Caixa quando não faz o aditamento o dinheiro não é liberado para a faculdade.

Obs.: A Caixa ainda não entrou na cobrança judicial contra mim. O meu medo é que esse valor está cada vez mais aumentando e depois ela vai querer cobrar de mim um valor exorbitante pelo valor que realmente eu usei do Fies.

Atenciosamente,

Ricardo Andrade

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Ricardo Freitas, bom dia!

É com alegria e enorme satisfação que temos a honra de trazer ao conhecimento de nossos amigos, colegas e parceiros, contratantes do FIES, informações sobre a ação revisional dos contratos FIES em face do excesso apurado nos cálculos do saldo devedor advindo da metodologia de cálculo irregular perpetrada pela CEF.

Cabe à Caixa Econômica Federal/Banco do Brasil e à União, a gestão deste programa de crédito educativo (FIES) para acesso ao ensino superior.

Há algum tempo o Dr. Saulo Rodrigues ajuizou ação com pedido de liminar contra a Caixa Econômica Federal e a União, visando anular cláusulas abusivas que constam no contrato do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

A ação é em causa própria e serviu de base para o desenvolvimento dos estudos que resultaram no objetivo de proteger também o direito dos Estudantes que firmaram e que pretendem firmar financiamento de crédito educativo no Brasil.

A tese é fruto de anos de estudos a finco e de resultados práticos de centenas de intervenções no judiciário. Não existe perfeição, e as teses estão longe de serem perfeitas, mas é resultado de um trabalho árduo que tem ajudado muitos Estudantes. Outrossim, tem sido bem recepcionadas pelo judiciário. Clique aqui.

As cláusulas abusivas dos contratos de adesão assinados pelos estudantes com a Caixa Econômica Federal têm afetado o equilíbrio financeiro do contrato, causando onerosidade excessiva aos alunos e comprometendo a finalidade social do Fies, como forma de implementação do acesso ao ensino superior.

Para o Advogado, “os estudantes mutuários, muitos deles pessoas carentes, continuam obrigados à assunção de débitos desarrazoados, em valores acima dos previstos em lei e dos efetivamente devidos, em regime de capitalização e utilização de juros compostos na amortização”.

A ação argumenta ainda que as dívidas mensais e acumuladas, sem necessidade de apuração individualizada da quantia, vêm causando desconforto e preocupação aos inadimplentes, que poderiam, inclusive, voltar a efetuar o pagamento de suas parcelas após serem as mesmas recalculadas.

O Fies tem um objetivo social, não sendo correto “tratá-lo da mesma forma dos outros financiamentos, até porque estudantes recém-formados que sequer ingressaram no mercado de trabalho, não têm condições de devolver um crédito com juros capitalizados da forma contratada”, considera o Advogado.

Para o Dr. Saulo Rodrigues, exigir que jovens carentes sem emprego paguem prestações de valores exorbitantes desvirtua o objetivo social do programa, principalmente quando se faz a inclusão de nomes em cadastros de inadimplentes, dificultando a possibilidade de emprego e crédito do Estudante.


(...)

Saulo Rodrigues disse...

(...) continuação..

O Advogado, dentre outros pleitos, requer:

1. em sede liminar, que os réus excluam os nomes dos estudantes-mutuários inadimplentes e respectivos Fiadores de cadastros dos órgãos de proteção ao crédito; a exclusão dos Fiadores;
2. suspendam a cobrança da dívida em face da discussão judicial do débito, apliquem os critérios da nova Lei do FIES (Lei 12.202) retroativamente para beneficiar contratos antigos (redução dos juros anuais de 9% para 3,4%);
3. utilizem o critério de anualidade, para a capitalização dos juros, nos termos do Decreto nº 22.623/33; não utilizem o sistema da Tabela Price de amortização, devido ao anatocismo (prática de juros sobre juros) evidente, aplicando-se, em sua substituição, o Sistema de Amortização Constante (SAC);
4. dispensem o repasse dos custos da cobrança aos estudantes, tais como honorários advocatícios em procedimentos administrativos;
5. recalculem todas as prestações devidas pelos estudantes mutuários do Fies no prazo de 60 dias;
6. comuniquem aos estudantes mutuários, ao término do prazo de 60 dias, o novo valor da prestação já recalculada, mantendo comprovação desta providência, para eventual exibição judicial;
7. e afastem a exigência de fiador nos contratos firmados em razão do Fies. Por dia de descumprimento, pede-se a fixação da multa diária.

O Advogado requer ainda, entre outras coisas, que os réus restituam em dobro as importâncias indevidamente pagas pelos mutuários, conforme apurado em demanda liquidatária por artigos, a ser ajuizada individualmente pelos Estudantes contemplados com a prestação jurisdicional. Além disso, é pedida a condenação ao pagamento de indenização por danos morais, em montante a ser arbitrado judicialmente.

As ações revisionais tem tido sucesso absoluto por força da jurisprudência pacífica no âmbito dos Tribunais Superiores a respeito da matéria (financiamento estudantil público) que vedam desde há muito tempo à prática do anatocismo. Súmula 121 do STF.

Por fim, acaso Vossa Senhoria tenha dúvidas acerca dos valores que tem pagado até o momento para instituição financeira - agente operador do financiamento público- FIES, e/ou mesmo que já quitado o contrato, nos colocamos à sua total disposição para elaboração dos cálculos pelos assistentes técnicos (Contadores) contratados pelo escritório, sem qualquer ônus referente aos cálculos de seu contrato.

Assim, com a planilha evolutiva dos débitos atualizada contendo o excesso de valores, ficará claro que os contratos - FIES, na realidade, conforme a operação matemática para tanto, apenas agasalha o enriquecimento sem causa e o locupletamento ilícito da instituição financeira em detrimento do Estudante que apenas pretende o exercício de sua cidadania mediante o acesso à educação superior.

Acreditamos que, com os cálculos corretos em mãos, estes imanentes ao financiamento, Vossa Senhoria possa ter a real noção do impasse financeiro em que fomos submetidos mediante o financiamento dos encargos estudantis com o FIES, e, com toda propriedade estará munido de conhecimento suficiente para buscar seus direitos perante o judiciário, acaso seja de seu interesse.

De mais a mais, agradeço antecipadamente a atenção dispensada ficando à disposição para pessoalmente, por telefone ou e-mail prestar qualquer esclarecimento.

Att.,

Dr. Saulo Rodrigues Mendes – Contratante do FIES, inconformado com o excesso de valores pagos às suas expensas para que o Estado cumpra seu papel constitucional (Art. 205 da CF/88).


...::Advocacia Saulo Rodrigues::...
61 3051 6214

Jeremy Wu disse...

Boa Tarde,

Dr. Saulo, possuo fiança solidária, mas nao encontro os integrantes da mesma, é possível eu alterar para fiança convencional? atenciosamente
Jeremy

Joycinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joycinha disse...

Assinei o contrato do fies dia 02 de janeiro de 2013 no banco da caixa.
No dia 28 de janeiro de 2013,fui na faculdade uniesp para solicitar o cancelamento do programa fies,fui no banco pedir o cancelamento e la descobri que estou com uma divida grande.não utilizei de nenhuma prestação de serviço educacional,não tive presença em nenhuma disciplina ministrada no curso, até porque cancelei minha matricula.
Estou tentando resolver de uma maneira civilizada se não conseguir vou entrar na justiça.Porque tenho meus direitos. O Dr. poderia me ajudar?

Saulo Rodrigues disse...

Olá Stª Jeremy Wu, bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Verifique a possibilidade de alterar a modalidade de garantia contratual na IES.

Estamos à sua disposição acaso queira resolver o impasse judicialmente.

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Saulo Rodrigues disse...

Olá Stª Joycinha, bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Estamos à sua total disposição!

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola Dr Saulo. Uma orientação por gentileza. Contratei o Fies em dezembro de 2008 e em uma cláusula do meu contrato dizia que " os recursos financiados a cada semestre serão destinados ao custeio de 75% dos encargos educacionais TOTAIS..". Quando realizei o aditamento deste ano 2013/2, eles colocaram um limite, só cobrirá 75% de 39.000, sendo que minha semestralidade esta em torno de 44.000. Não tenho como pagar esse valor, visto que foi modificado sem aviso prévio e no meu contrato não dizia isso. A quem devo recorrer?. Grata.

Adeilson Rodrigues disse...

Gostaria de entrar em contato com o senhor, meu e-mail é ( adeilson15@hotmail.com )

Unknown disse...

Dr. Saulo, estou precisnado muito da sua ajuda.
Em 2012.1, contratei o FIES e comecei a estudar Engenharia Civil.
Em 2012.2, tive que suspender o FIES por motivo de viagens a trabalho.
Em 2013.1, voltei a ultilizar o FIES e troquei o curso para Gestão da Qualidade, pois eu ainda estava viajando muito, e por se tratar de um curso com pouco cálculo, seria mais fácil estudar mesmo quando eu estivesse viajando.
Hj eu não trabalho mais viajando, e mais do que nunca preciso voltar a estudar Engenharia Civil, mas para minha surpresa, fui informado que não poderei mais mudar de curso. Fiquei deseperado, pois eu não terei condições alguma de cursa Engenharia sem ser pelo FIES,, o custo é altissimo. Eu realmente não me aprofundei nas regras do FIES, n me dando conta que só poderia mudar de curso uma única vez.
Por favor, me diga que ainda existe alguma possibilidade de eu voltar para engenharia civil usando o FIES.
Deus o Abençoe.

Saulo Rodrigues disse...

Olá Srs. enviamos um e-mail para contato através do advocaciasaulorodrigues@gmail.com.

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...
61 3051 62 14

Unknown disse...

Boa noite Dr, Saulo

tenho um contrato com o fies e desde 2008 não consegui mais pagar as parcelas do financiamento, pois o valor era muito alto para minhas condições financeiras, pois recebia como salário algo em torno de R$ 600,00 reais líquido, e a prestação era de 320,00, hpoje fui ate o site de renegociação e verifiquei que a parcela ficaria em torno de 287,00, ainda alta para minhas condições de chefe de família, pago escola, plano de saúde das minhas filhas, condominio, pois moro de favor, água, luz feira e etc.., o grande problema não e este, quando cheguei em casa ja com os documentos impresso e prontos para levar a caixa, uma oficial de justiça ligou informando que a caixa entrou com um processo da divida, o que faço pois quero recomeçar a pagar a divida e solicitar uma revisional, e verificar a situação da oficial de justiça, e se teria condições de diminuir a parcela e aumentar o tempo.

no aguardo.

gasparcanuto@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Dr.Saulo Rodrigues
To com uma dúvida na seguinte situação, como funciona para fazer a inscrição em um curso novo que irá abrir na Universidade ?
Por exemplo a Universidade possui um curso no periodo Integral ja aprovado e que consta no site do fies para solicitação do Fies, essa mesma universidade a partir do semestre que vem irá abri uma turma desse curso no periodo noturno, ou seja o curso ja existe mais o periodo é novo, como fazer Fies nesse caso, e se esse curso no periodo noturno ainda nao constar no ato da inscrição no fies ?

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Gaspar, boa tarde!

Já lhe enviamos um e-mail aguardamos contato.

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Antônio Júnior, boa noite!

Por gentileza, poderia nos enviar o seu e-mail contato.

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Unknown disse...

Sim Sr. Saulo

antoniojunior.v@gmail.com

Aguardo contato.

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Lúcio Rocha, boa noite!

É uma honra poder ajudar!

Enviamos um e-mail!

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

Nei A.COSTA disse...

OILA DR SAULO GOSTARIA DE TIRAR ALGUMAS DUVIDAS ACERCA DO FIES...PODE -ME MANDAR UM ENDEREÇO DE EMAIL?

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Nei A. Costa, bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Segue:

advocaciasaulorodrigues@gmail.com

Att.,

...::Advocacia Saulo Rodrigues::...

¯˙·٠•●ॐ Leo disse...

A faculdade pode bloquear a matricula do aluno caso o aditamento nao seja concluido ?

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Léo, boa tarde!

Em atenção ao seu questionamento, cumpre informar que em caso de pendência de aditamento (não simplificado) a matrícula perante a IES pode ser barrada até a regularização contratual.

kleber disse...

Gostaria do seu telefone para um processo sobre fies se possivel

Unknown disse...

Boa noite, Gostaria de saber se já há jurisprudência sobre o erro 302, pois estou tendo problemas com ele. Obrigado

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Kleber, bom dia!

É uma honra poder ajudar!

Segue o número de telefone para contato: 61 3083 7725;

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sr. Ronaldo, bom dia!

A matéria é recente no Judiciário e não há jurisprudência pacífica sobre o assunto.

Contudo, já há vários precedentes do Dr. Saulo Rodrigues Mendes sobre o assunto no âmbito do Eg. STJ.

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......
tel: 61 3083 7725
E-mail: advocaciasaulorodrigues@gmail.com

Unknown disse...

Utilizo o FIES, peguei uma dependencia anual ( uma matéria) cujo valor é de 400 reais e com isso a faculdade retirou o desconto de 500 reais por mes.. no começo do ano no primeiro aditamento desse ano entrei em contato com a instituiççao para incluir minha dependencia no meus fies, houve um retorno da faculdade dizendo para fazer o aditamento normal pois eles nao possuiam ainda os valores das materias separadas.Comecou a existir cobrança desse valor que foi redefinido pela faculdade em 8 parcelas de 941 reais. Fiz um requerimento avisando que já havia entrado em contato no começo do ano e que não haviam os valores ainda e solicitei para ser colocado as vencidas já no proximo aditamento. NUNCA houve resposta do meu requerimento que encontra-se em avaliaçãoa té hoje no site da instituição.
Houve liganças e cobranças ao meu fiador e ao iniciar o aditamento desse semestre , pedi para acrescentar a dependencia.. mas não esta dando certo devido a renda do meu fiador. Ao entrar em contato com o banco ,descobri que a faculdade esta cobrando a materia que é ANUAL apenas em um aditamento, e que se fosse cobrada em 2 aditamentos a renda do meu fiador passaria .( o correto seria em 2 aditamentos pois a materia é anual). A faculdade não aceita.
Alem de achar abusivo o valor de 7 mil reais( perda do desconto e materia) por apenas 4 provas já que não assisto as aulas e só faço as provas.
Como proceder? O prazo do aditamento esta correndo e não consigo fazer devido a isso.

Jessé Spinho disse...

Olá, Dr. Saulo! Tudo bem?

Tenho procurado informações sobre a melhor forma de proceder no seguinte cenário que está ocorrendo com minha irmã, a qual está morando em outro Estado e termino ficando um pouco impedido de acompanhar o caso pessoalmente:

Relatando o caso...

A aluna, matriculada no curso de Medicina/Integral, encontra-se impedida de efetuar a matricula de 2014.2 por motivo de não pagamento da parcela vencida no dia 07 de julho de 2014 de responsabilidade do FIES. Os aditamentos necessários para serem feitos foram os dos períodos 2012.1, 2012.2, 2013.1, 2013.2, 2014.1 e 2014.2 e em todos esses períodos a aluna compareceu fisicamente ao CPSA (Comissão Permanente de supervisão e Acompanhamento), na tentativa de realizar os aditamentos, não logrando êxito, pois o sistema do FIES bloqueava o aditamento sem dar nenhuma explicação para tal fato. A aluna nunca foi avisada por e-mails, torpedos (SMS), telefonemas ou por qualquer outro meio de comunicação para realizar o aditamento. A atual situação da aluna é de aguardo da resposta do FIES sobre a sua situação, sendo que as aulas de início do sétimo semestre estão previstas para serem retomadas a partir de 04/08 - o que preocupa, pelo fato de faltar praticamente uma semana e sem ter, ao menos, uma posição dos órgãos envolvidos.

Segundo o site do sisFIES a data limite para a realização do aditamento era dia 30/06/14, porém foi prorrogada para 15/07/14. A aluna compareceu no dia 10/07/14 na CPSA para saber informações sobre seu aditamento, a informação obtida por ela foi que o sistema não estava aberto para a realização do ditamento.

Como devo proceder nesse caso? Já acionei um advogado, ele entrará com dois mandados de segurança: um para a faculdade (UnP - Potiguar) e outro contra o MEC. Os procedimentos seriam realmente esses? Podemos entrar com uma ação de danos morais, na qual caberia "ressarcimento" monetário diante do estado emocional e frustrações - consequência dos "impedimentos" por parte da faculdade com relação ao ingresso da mesma no recinto da universidade, sendo informada inclusive que corre o risco de não mais conseguir dar continuidade ao curso? As aulas se iniciam na próxima semana e temo quanto ao andamento da liminar na Justiça em tempo hábil.

Desde já, muito obrigado pela força!!!


Abração.

Unknown disse...

Bom dia
Assinei meu contrato do FIES em julho de 2012. Cursei o 2º semestre de 2012 e o 1º de 2013. Após o período, tentei cancelar o financiamento, mas o valor cobrado era referente à 3 semestres (incluindo o 1º de 2012), e o valor total era de R$ 6.000,00 e pouco a mais do devido (que já é abusivo).
A faculdade UNIESP não me ajudou de forma alguma, estou tentando a mais de um ano cancelar, resolver e não consigo. Já procurei um banco, mas também não consigo resolver.
Tem mais detalhes, mas gostaria de saber se podem me ajudar, orientar, ou indicar um advogado em SP que possa me orientar no caso, porque estou tentando entrar com uma ação contra a faculdade.
Obrigada

Unknown disse...

Boa tarde gostaria de uma orientação pois meu FIES esta com valor absurdo e não sei até quando irei conseguir pagar esse valor ,o meu FIES de 2º semestre 2003 os valores atuais são R$ 472,92,valores altos para um professor e chefe de família com 2 filhos, como faço para conseguir uma orientação? sou morador de São Gonçalo,RJ.

Unknown disse...

Meu nome é John Lenon, residente na cidade e Natal-RN. Em 2012o estado do Rio Grande do Norte estava sobre liminar onde possibilitaria os alunos escolherem a faculdade sem precisar apresentar um fiador. Na ocasião fiz minha matricula e ingressei no curso de Direito de uma faculdade. Porém no segundo semestre de 2012 essa liminar foi derrubada e de la pra cá vivo uma sina, sempre me humilhando a procura de um fiador para apresentar e agora nada. não estou estudando devido a faculdade não renovar a matricula por não fazer o aditamento do fieis. Como não tenho como apresentar fiador de forma alguma e estou sem estudar devido a esse processo. Gostaria de saber o que faço nesse caso, se essa decisão pode ser usada aqui em Natal-RN e se posso entrar com uma ação contra o fieis para que possa fazer o aditamento sem precisar de fiador, já que quando eu fiz a inscrição não precisava de fiador. Agradeço a atenção e deixo o meu email para qualquer orientação: johnsilva91@hotmail.com. Obrigado

Lorde Kim disse...

Meu nome é Tamires de oliveira Venâncio, resido no Rio de Janeiro e estou passando por um problema sério: estou cursando Engenharia Elétrica na Universidade Veiga de Almeida e ao mesmo tempo estou tentando aderir ao fies, mas que estou sendo impedida de dar continuidade à contratação porque me casei mas não estou conseguindo fazer a atualização dos meus dados cadastrais – já fiz a alteração na receita federal, e abri varias demandas solicitando a mesma porem o sistema não atualiza e na central de atendimento eles pedem há mais de um mês para eu aguardar alegando que eles não têm informações e que eu devo mesmo aguardar uma resposta por e-mail – no entanto eu corro o risco de perder o período que já estou cursando e ficar devendo a instituição de ensino, pois não terei como pagar a mesma, o banco não quer aceitar meus documentos só porque meu nomes está divergente entre meu RG e meu DRI, que se encontra com o nome de solteira. Tem algo que eu possa fazer...? Não sei, talvez processar o FNDE por não cumprir com o prometido ou de alguma forma compelir o banco a aceitar o meu documento mesmo com essa divergência...
Seria possível obter um alvará, uma ordem judicial ou algo do tipo que possa fazer acontecer aminha contratação do FIES...?

amadornsn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amadornsn disse...

Boa Tarde Dº Saulo;

Gostaria de tirar uma dúvida, eu tinha realizado a matricula em uma faculdade aqui no Mato grosso, com isso consegui o FIES e depois a faculdade cancelou o curso por não atingir a quantidade de alunos suficiente e cancelou minha matricula, neste semestre o FIES veio me cobrar o pagamento da mensalidade só semestre passado que não cursei porque a faculdade cancelou a matricula, o que devo fazer nesta situação? fico aguardando um retorno se possivel em meu e-mail: amadornsn@hotmail.com

Milena Patury Midlej disse...

Boa Tarde Dr.
Gostaria de uma informação. Fiz meu fies em 2011. Tudo correu normalmente até a faculdade me informar recentemente que tem um valor em aberto do ano de 2012.2. Informaram que eu nao fiz o adiamento. Ocorre que a Comissão que deveria dar inicio ao aditamento como manda a portaria nao o fez . Os boletos sempre vieram normalmente( com o valor integral, e o desconto referente ao fies. MInha parte eu venho pagando em dia. Mas estou com medo de nao conseguir fazer a proxima matricula, sem pagar o valor que a faculdade alega que estou devendo. Não sei o que fazer. Agradeço a ajuda.

Unknown disse...

prezado, fiz um processo seletivo no estado do mato grosso e passei, la fiz a solicitação do fies e fui aprovado, tudo deu certo. porem agora por motivo de falecimento de meu pai retornei ao meu estado natal (Pará), como seria uma burocracia muito grande pedir transferência fiz outro processo seletivo e passei novamente mas para outro curso. fiz a transferência pelo sistema do fies, tudo ok as IES do mato grosso validou a minha transferência porem agora quando vou concluir a minha transferência o sistema diz que tenho que retornar ao banco que me concedeu o financiamento. é necessário eu voltar ao banco do mato grosso? posso resolver por aqui? estou muito preocupado pois não tenho como ir la na caixa do mato grosso. por favor me de uma explicação do que devo fazer. desde ja agradeço.

renandea.silva@hotmail.com

Unknown disse...

Olá,bom dia me chamo Jennifer, estou precisando muito de ajuda, minha irmã está tentando fazer o fies, e só aparece essa mensagem (302) - Esgotado o limite financeiro da Instituição de Ensino. Favor entrar em contato com a CPSA.
Já entramos em contato com a intuição ela disse que o limite de crédito esgotou, estamos tentando a meses e de nada adianta, o que podemos fazer? Podemos entrar na justiça para conseguir esse financiamento?qual o prrocedimento? desde já, fico no aguardo, agradecida. Jennifer Silva

Unknown disse...

Boa tarde, meu nome é Daniele, contratei o fies em 2010. porém desde 2011.2 não consigo fazer o aditamento, pois no meu sisfies conta como RECEBIDO PELO BANCO, eu e os diversos presidentes da CPSA que foram responsáveis pelo aditamento já abrimos inúmeras demandas, entrei várias vezes em contato com o 0800 do Fnde e as respostas sempre obtidas são:em análise. O banco(Caixa econômica Federal) me informa que não pode fazer nada, porque a parte que lhe cabiam já foi feita, a instituição (Universidade Estácio de Sá, campus Nova América, RJ) desde de 2011 vinha permitindo que eu estudasse, pois eles acreditavam que o financiamento seria realizado.Não sei a quem recorrer. Peço um auxílio e desde já agradeço. email: daniiwilva@gmail.com

Isabelle disse...

Caro Dr Saulo,contratei o Fies em 2012 no mes de fevereiro e no mesmo mes fui contemplada com a bolsa Prouni 100/ºprocurei a CPSA da Unip que me informou que o cancelamento era automatico assim que entrasse o primeiro pgto do Prouni o q não aconteceu e a novela se estendeu até 07/07/*2014 qdo perdi a bolsa por conta de DP e não pude recontratar o Fies para terminar o curso 7ºsemestre de direito.Tenho todas as demandas protocolos e comprovantes de deposito do 50,00 trimestrais do Fies e eles continuam ligando para que eu deposite e não estou pagando a Unip pq não tenho como e ninguém me apresenta uma solução e pior estou como devedora do Fies sem que eles pagassem sequer uma mensalidade do meu curso.dbvilela@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia Dr. Saulo, sou servidora pública analista na área criminal.Estou com um sério problema. Minha filha fez contrato com o Fies, transferiu de faculdade e depois teve uma doença autoimune que levou-a a suspender o contrato. Ocorre que há um ano para se formar prazo do contrato terminou. Então, baseada em precedentes jurisprudenciais entrei com uma ação de revisão contratual, pedindo liminar para que ela fosse matriculada na IES no 2º semestre de 2014, indeferida a liminar, conseguimos fazer a matrícula, porém,o sistema não aditou o contrato. Pedi nova liminar para aditamento,novamente negada. Então recebemos uma mensagem da IES dando conta da inadimplência da estudante. Ocorre que, como ela transferiu-se de faculdade, não fez a carga horária completa do curso e a faculdade argumenta que só recebeu as aulas que ela cursou. Estou pensando em entrar co um mandado de segurança preventivo para ela fazer a matrícula no 1º semestre de 2015. Porém, a minha dúvida seria, como mencionaria a questão de não ter ela se utilizado do prazo do contrato total, uma vez que quando entrei com a ação a IES ainda não tinha declarado que não teria recebido por todo o período?Já que não cabe matéria de prova no MS? O senhor acha que eu deveria colocar a IES no polo passivo da demanda?

Aliiiiine disse...

Boa tarde!

Gostaria de esclarecer uma dúvida....estou no último tenho uma matéria em regime de dependencia do 4º semestre..solicitei a dilatação do FIES, porém fui informada de que somente alunos bolsistas ProUni podem pedir...isso procede?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde, tenho o FIES desde 2012.1 , nunca fiz aditamento pois deu algum problema no sistema que nem o MEC nem a FACULDADE resolvem. Você procura um e procura o outro ninguém resolve nada, fica um jogando para o outro e nada de solução.
Ja fui chamada varias vezes no setor financeiro da faculdade para eles me falarem do problema, só que é algo que não depende de mim, eu não posso fazer nada!!

Unknown disse...

Natalia,
Isso aconteceu comigo em 2014/1 e devido a um erro no site do mec a universidade não deixou eu fazer a rematrícula e perdi o semestre 2014/2.

Unknown disse...

O Mec dizia no 0800 616161 que a universidade não poderia ter impedido minha rematrícula por eu ser contratada do Fies, mas a universidade dizia que o fies não estava liberando para eu fazer a rematrícula. E a única coisa a fazer seria esperar o banco de dados do mec liberar a informação no sistema de "recebido pelo banco" para "contratado", eu não poderia fazer nada além de esperar....e foi que perdi o semestre 2014/2. Levei o meu caso para a justiça, pois o meu caso estava parado e não posso perder mais um semestre. Estou aguardando.

Unknown disse...

Ao tentar realizar meu aditamento 2014.2 sempre aparecia o erro 308, até que o prazo foi expirado ao entrar em contato com o FNDE através de demanda com o anexo do erro e fui informada que nada poderia ser feito liguei para o 0800616161 e me falaram que teria que pagar o semestre e que o fieis seria suspenso. Como erro não foi meu e sim do sistema Fies eu gostaria de saber em qual órgão eu posso da entrada com uma ação Judicial ? Aguardo resposta !

Unknown disse...

Não fiz o aditamento do fies do semestre de 2014.2. Ainda hoje solicitei um prazo individual para aditamento do semestre que passou. Que me foi negado. Onde expliquei problemas pessoais e problemas com a CPSA pela mesma ter o hábito de enviar email avisando dos prazos e por ser costume além dos emails receber sms no celular. Que não recebi! Por tanto não foi falha minha. Preciso aditar o semestre passado porque além de não ter como pagar, não posso me matricular, se lá consta que devo, e não posso pagar por um erro que não foi meu. O dever de informar e de fiscalizar é mérito do MEC e da faculdade. Culpa que não se transmite ao estudante. É dever da instituição universitária informar e orientar o estudante, bem como fiscalizar a boa execução do contrato, e uma vez que descumpriu com suas obrigações de me enviar email informando prazo, me induziu em erro junto com a instituição financeira, não há como me penalizar me negando prazo individual para aditamento do contrato 2014.2. Estou certa? como devo proceder com a faculdade que diz que só posso renovar matrícula se pagar o que devo, porque como não aditei o semestre que passou, o banco não pagará a instituição a nao ser que o MEC me dê novo prazo para aditamento do contrato. E como devo proceder com o MEC ao me negar prazo para aditar ?

email- vanessalimas2@hotmail.com

Desde já agradeço :)

Unknown disse...

Boa Noite, sou Telma e aconteceu CMG que o sistema deu erro dizendo que teria alterado minha renda familiar no momento do aditamento sendo que não tinha alterado. Foram vários erros depois apareceu que meu fiador estava com restrições. Que não estava e sempre que ia adotar dava algum erro.
A menina do Cpsa da faculdade disse que teria ate o dia cinco de dezembro quando lá cheguei no dia 2 ela disse que nada seria feito que tudo indicava que teria que arcar com recursos próprios.
Se sou FIES é pq não tenho condições de pagar, vou ter que arcar com um erro que não foi meu?
Estou desesperada.
Me ajude?!
telma.isadora@gmail.com
Desde já obrigada.

Unknown disse...

Boa Noite, sou Telma e aconteceu CMG que o sistema deu erro dizendo que teria alterado minha renda familiar no momento do aditamento sendo que não tinha alterado. Foram vários erros depois apareceu que meu fiador estava com restrições. Que não estava e sempre que ia adotar dava algum erro.
A menina do Cpsa da faculdade disse que teria ate o dia cinco de dezembro quando lá cheguei no dia 2 ela disse que nada seria feito que tudo indicava que teria que arcar com recursos próprios.
Se sou FIES é pq não tenho condições de pagar, vou ter que arcar com um erro que não foi meu?
Estou desesperada.
Me ajude?!
telma.isadora@gmail.com
Desde já obrigada.

Unknown disse...

Boa noite!! Perdi o prazo de fazer o aditamento do semestre passado e agora a faculdade está me cobrando o valor do semestre e não consigo fazer a rematricula, pois tbm tem a parcela da rematricula. SE TENHO FIES É PQ NÃO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR. como chegam e dizem que tenho quase 8 mil pra pagar??? no meu último ano vem acontecer isso.. muitas pessoas antes ficavam com 02 aditamentos atrasados e depois conseguiam normalmente.. O QUE MUDOU PRA NOS??? tenho desde 2012 e nunca tive problemas, pra descontar os juros trimestrais foi normal.. COMO ASSIM ME COBRAR ALGO QUE FINANCIEI???? Pessoal coloquem contato aqui para que possamos ficar em contato e encontrar um jeito.

Unknown disse...

Boa noite!! Perdi o prazo de fazer o aditamento do semestre passado e agora a faculdade está me cobrando o valor do semestre e não consigo fazer a rematricula, pois tbm tem a parcela da rematricula. SE TENHO FIES É PQ NÃO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR. como chegam e dizem que tenho quase 8 mil pra pagar??? no meu último ano vem acontecer isso.. muitas pessoas antes ficavam com 02 aditamentos atrasados e depois conseguiam normalmente.. O QUE MUDOU PRA NOS??? tenho desde 2012 e nunca tive problemas, pra descontar os juros trimestrais foi normal.. COMO ASSIM ME COBRAR ALGO QUE FINANCIEI???? Pessoal coloquem contato aqui para que possamos ficar em contato e encontrar um jeito.

Unknown disse...

Daia temos um grupo no whats de pessoas nessa situação ou situações semelhantes manda teu numero pra esse email.sibelywaterflowers@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, estou com o mesmo problema da Daia porem, estou com três aditamentos atrasados e 24000R$ em divida.

Em 2012, quando fiz meu contrato, meu pai foi de fiador e aceitaram 100% de sua renda como comprovação. Quando fiz aditamento 2013A, deu Não Simplificado. Fui ao banco e simplesmente me falaram que segundo uma normativa de 2010 somente 30% da renda do meu pai poderia ser aproveitada e que eu teria que arrumar outro fiador.

Ai pergunto: porque em 2012 quando assinei o contrato não aplicaram essa normativa e em 2013 quando fui fazer aditamento resolveram aplicar se ela vigora desde 2010?

A norma diz que comprovação de rendas com notas fiscais serão considerados somente 30%. Porque eu terei que pagar por um erro do banco? Se meu pai não serve em 2013, também não serviria em 2012? Porque me deixaram assinar contrato então? O que fazer? Se alguém passou por algo semelhante, peço ajuda pf.

Se alguém quiser me mandar email:
pabloahlert2014@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, boa noite, tudo bem Dr. Saulo Rodrigues?
Estou tendo um grande problema com o FIES, pois me matriculei na faculdade no começo do ano passado (2014), e contratei o fies para pagamento para financiar 100% das minhas mensalidades. Sabendo que eu deveria renovar a cada semestre procurei no início do segundo semestre o CAA da minha faculdade para saber quais documentações e quem deveria comparecer comigo (fiador e etc), para aditar o financiamento. No momento em que perguntei o funcionário responsável olhou em tela os meus dados (ou disse que olhou) e que o aditamento havia sido feito automaticamente, e que não precisava me preocupar (não precisei assinar nada e nem fiquei com nenhuma cópia). Assim sendo, continuei meu semestre normalmente, meu sistema do aluno nunca foi bloqueado, nunca recebi nenhum aviso depois referente ao aditamento nem por e-mail, msg ou sistema online do aluno, sendo que neste é possível consultar seus boletos, e os boletos do 1º e 2º semestre ainda se encontram zerados como se os dois tivessem sido pagos.

Percebe-se então, que eu não poderia imaginar e/ou descobrir de nenhuma outra forma que houvesse qualquer problema, correto?

Fechado o segundo semestre, veio este ano e sabendo de todo esse problema em torno do FIES fui até a minha instituição de ensino para saber se seria feito automaticamente ou como e com o que deveria proceder para fazer meu aditamento para este primeiro semestre, e foi aí que cai para trás.. Ao jogarem meus dados no sistema me disseram que eu se quer poderia renovar para esse semestre pois "eu não havia renovado no semestre anterior" e que como ninguém repassou o valor para a instituição, caberia a mim pagar por todo o semestre.. Sim, disseram que seria gerado um boleto referente a todo o semestre para a quitação do débito, para enfim poder renovar minha matrícula (a ser paga) com ou sem FIES.

Em janeiro deste ano recebi meu primeiro boleto de pagamento da mesma, nunca havia recebido boleto algum que não fosse os boletos trimestrais do banco referentes aos juros do financiamento (boletos esses que sempre chegaram normalmente sem também não constar nenhuma advertência ou alteração) e no sistema online (como já mencionado) também nunca constou nenhum boleto com valor aberto até janeiro deste ano, e atualmente são os únicos dois boletos em aberto JAN e FEV de 2015 apenas.

A instituição disse que foi algum erro do FIES que deveria ter me notificado. O banco disse que sabia mas que só faz o intermédio entre governo e instituição. Já o Fies disse que o funcionário que me passou essa informação apesar de responder apenas ao FIES foi contratado pela instituição e não tem nenhum vínculo com o FIES, sendo assim a errada é a instituição e devo negociar com ela.

Resumindo, ninguém vai admitir o erro. Eu terei de pagar por todo o semestre passado com juros mais a matrícula e mais as mensalidades deste ano. E segundo o FIES eu não poderei renovar o financiamento nem para este ano enquanto não quitar todos os débitos com a faculdade. Ou seja, se eu negociar e parcelar a dívida do semestre passado não poderei renovar o FIES e terei de pagar esse valor negociado mais as parcelas do curso no valor de R$ 980,00. Se a faculdade parcelar a divida para ser paga em 6% terei de pagar por mês um valor de 1.800,00 por alto. Impossível!

A falha foi de todos por não me avisarem e cobrarem, mas também de minha parte por não cobrar o documento quando deveria. Mas como posso cobrá-los e fazer com que o FIES repasse o valor do aditamento do semestre passado e renove o deste para que eu possa fazer matrícula e continuar estudando?
Muito obrigada!!!

Saulo Rodrigues disse...

Olá ... bom dia!
É uma honra poder ajudar!
O aditamento semestral do contrato FIES é pressuposto para continuidade do contrato. O não aditamento implica o cancelamento do contrato e a cobrança dos valores pagos.
Estudantes não podem solicitar o FIES uma segunda vez e o descumprimento desta exigência burocrática – o aditamento – por perda do prazo pode significar o fim da carreira acadêmica e uma bela dívida.
A cláusula contratual que nega o direito ao Estudante de ser agraciado com o FIES, com todo respeito que mereça, mas vai à contramão da filosofia do sistema do programa social. A ideologia do programa social FIES, sem dúvidas, é maximizar as inclusões de Estudantes no Ensino Superior visando o desenvolvimento social do país. Quanto mais estudantes no terceiro grau de ensino, mais vantajoso é para o programa social.
Assim, salta às vistas que a referida exigência, não tem o mínimo suporte constitucional, razão por que se impõe o reconhecimento da sua inconstitucionalidade pelo poder Judiciário assegurando-se ao Estudante Universitários a continuidade de seus Estudos mediante o financiamento público FIES.
Há pedido sucessivo no remédio jurídico para sobrestamento da cobrança dos valores devidos por força do FIES, conquanto, no sentido de vedar que a instituição de ensino penalize a Estudante com aplicações de sanções pedagógicas, tais como: impedimento de freqüentar aulas, provas, etc, bem como não poderá ser excluído dos quadros da instituição de ensino com a negativa da sua rematrícula calcada apenas no débito pendente entre o Estado e a Instituição de Ensino em razão do contrato FIES, pois, os valores cobrados, decerto, ultrapassam as condições financeiras do Estudante hipossufiente que fez o financiamento exclusivamente por não deter condições financeiras para suportar o valor da mensalidade, até porque, se acaso a tivesse não teria recorrido ao financiamento público.

Saulo Rodrigues disse...

REF: AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONTINUIDADE DO FINANCIAMENTO PÚBLICO - FIES.

1. No que consiste a tese do remédio jurídico?
O aditamento semestral do contrato FIES é pressuposto para continuidade do contrato. O não aditamento implica o cancelamento do contrato e a cobrança dos valores pagos.
Estudantes não podem solicitar o FIES uma segunda vez e o descumprimento desta exigência burocrática – o aditamento – por perda do prazo pode significar o fim da carreira acadêmica e uma bela dívida.
A cláusula contratual que nega o direito ao Estudante de ser agraciado com o FIES, com todo respeito que mereça, mas vai à contramão da filosofia do sistema do programa social. A ideologia do programa social FIES, sem dúvidas, é maximizar as inclusões de Estudantes no Ensino Superior visando o desenvolvimento social do país. Quanto mais estudantes no terceiro grau de ensino, mais vantajoso é para o programa social.
Assim, salta às vistas que a referida exigência, não tem o mínimo suporte constitucional, razão por que se impõe o reconhecimento da sua inconstitucionalidade pelo poder Judiciário assegurando-se ao Estudante Universitários a continuidade de seus Estudos mediante o financiamento público FIES.
Há pedido sucessivo no remédio jurídico para sobrestamento da cobrança dos valores devidos por força do FIES, conquanto, no sentido de vedar que a instituição de ensino penalize a Estudante com aplicações de sanções pedagógicas, tais como: impedimento de freqüentar aulas, provas, etc, bem como não poderá ser excluído dos quadros da instituição de ensino com a negativa da sua rematrícula calcada apenas no débito pendente entre o Estado e a Instituição de Ensino em razão do contrato FIES, pois, os valores cobrados, decerto, ultrapassam as condições financeiras do Estudante hipossufiente que fez o financiamento exclusivamente por não deter condições financeiras para suportar o valor da mensalidade, até porque, se acaso a tivesse não teria recorrido ao financiamento público.

2. Quem pode ingressar com a ação judicial?
Todos os Estudantes selecionados e que foram impedidos de celebrar os contratos face à burocracia contratual para cancelamento do contrato em razão da ausência de aditamento (seja simplificado ou não simplificado).
3. Qual o valor das custas judiciais?
Vale frisar que será realizado pedido para isenção das custas conforme lei de gratuidade judiciária. (Lei 1.060/50). Portanto, não haverá pagamento de custas judiciais em face do pleito da justiça gratuita.

4. Se for derrotado na ação judicial terei que pagar algum valor?
Não, nenhum.

5. Existem ações do gênero que deram certo?
São vários precedentes sobre o FIES colacionados pelo escritório no âmbito da Jurisprudência Nacional. Dentre eles, destacamos precedente específico para o caso de obtenção de liminar para inscrição no segundo FIES. O precedente é recentíssimo e de autoria do Dr. Saulo Rodrigues, conforme andamento processual extraído do Agravo de Instrumento (DECISÕES AGRAVO DE INSTRUMENTO 0007097-95.2014.4.01.0000/DF Processo na Origem: 657042320134013400 RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL JOAO BATISTA MOREIRA) no âmbito da Segunda Instância do Tribunal Federal da Primeira Região:
"DESPACHOS/DECISÕES AGRAVO DE INSTRUMENTO 0007097-95.2014.4.01.0000/DF Processo na Origem: 657042320134013400 RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL JOAO BATISTA MOREIRA AGRAVANTE : CAMILA GARCIA RIBEIRO ADVOGADO : SAULO RODRIGUES MENDES AGRAVADO : UNIÃO FEDERAL PROCURADOR : ANA LUISA FIGUEIREDO DE CARVALHO AGRAVADO : FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROCURADOR : ADRIANA MAIA VENTURINI

O email para envio: advocaciasaulorodrigues@gmail.com.

Agradeço antecipadamente a atenção dispensada e peço desculpas por qualquer incômodo, ficando à disposição para pessoalmente, por telefone ou e-mail prestar qualquer esclarecimento.

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......
61 30837725

Saulo Rodrigues disse...

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......
Email: advocaciasaulorodrigues@gmail.com
tel: 61 3083 7725

Anônimo disse...

Não consegui aditar o meu fies 2014.2 devido a uma divida que apareceu no nome do meu fiador que nem ele sabia, ainda consegui fazer a confirmação do aditamento, porém, qnd chegamos no agente financeiro não conseguimos aditar, e agora a faculdade quer que eu pague a divida toda e mais a matricula do semestre 2015.1?? Mas, o meu Fies foi liberado o 2015.1, o que fazer???

Saulo Rodrigues disse...

Olá Sta. Mayara Macedo, boa tarde!

É necessário remédio jurídico para aditamento retroativo.

Para receber o folder completo do anunciado remédio jurídico envie um e-mail para: advocaciasaulrodrigues@gmail.com;

Att.,

.......Advocacia Saulo Rodrigues.......

Unknown disse...

Bom dia! Dr. Saulo, a minha situação é a mesma das citadas acima, prazo expirado de aditamento. O senhor já conseguiu parecer favorável para o aditamento retroativo? ou acha possível conseguir?E a faculdade pode me impedir de colar grau? já que terminei o curso ano passado e mês que vem será minha colação de grau. O que o Sr. acha.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia , vi que você tem tirado a duvida de muita gente sobre o FIES , e gostaria que tirasse uma minha também, eu fiz meu contrato do fies no segundo semestre de 2013 , desde la utilizei apenas dois semestres , totalizando apenas 12 meses , e suspendi o segundo semestre de 2014 , sendo assim não utilizei o financiamento neste ultimo semestre , gostaria de saber se agora no primeiro semestre de 2015 posso transferir meu curso ?? pois hoje já me inscrevi em um novo curso e ja paguei matricula, e segundo oque diz o contrato você só pode fazer a troca do curso desde que a utilização do fies não seja igual ou superior a 18 meses do curso de origem , desde já agradeço se puder ajudar , valeu

Unknown disse...


Ola Dr. Saulo Rodrigues...tenho uma enorme duvida...
prestei vestibular em novembro de 2014, quando passei fui fazer matricula pra turma de 2015, assim que terminei a matricula elas me informaram que precisaria passar pela assistente social da propria faculdade responsavel pelo fies, assim saberia qual tipo de financiamento se enquadraria as minhas condiçoes...14 de janeiro fui na entrevista e o sistema ja se encontrava parado, ela ainda pegou meus documentos e fez uma simulaçao de qual tipo do fies eu conseguiria foi o (fundo garantidor tendo 100% do financiamento), e me pediu pra voltar com a ficha assim que liberasse o sistema...estou desde de entao aguardando e infelizmente o sistema nao procede, isso esta me frustando muito...liguei pra faculdade no fim de janeiro e a funcionaria da tesouraria me informou que o problema esta no pais inteiro e que se eu nao tivesse condiçoes de pagar as mensalidades ate o sistema voltar, eu poderia estudar normalmente, inclusive sera isento de juros e sps e serasa...a questao é que essa faculdade é semestral e se por algum motivo maior esse sistema nao abrir, estarei de maos atadas, porque nao conseguirei me rematricular no proximo semestre...ou seja estarei com as mensalidades em aberto sou estudante de direito e nao é justo por falhas governamentais sofrer as consequencias... e o que mais me tras indignação é o fato do meu salario de vendedora ser a mensalidade,me direcionei a voce pra me alertar, me informar sobre essa situação...se existe algo que possa ficar ao meu favor em questao dos direito sociais...o ministro cid gomes falou recentemente que o sistema abrira pra novos contratos mas quantas vagas e quando nao posicionou...entao estou sem saber o que fazer e agora vou estudar o 1 semestre na expectativa que abra o sitema e se nao abrir o que devo fazer...





















DC disse...

Boa noite. Estou desesperada. Semestre passado Tive problemas com o site do FIES para fazer o aditamento. Liguei várias vezes para o FIES, entrei no site e nada. A muito custo consegui. Tudo certo fiz o semestre ok. Agora para fazer o aditamento deste semestre, não vi a confirmação do 2º semestre passado e quando fui fazer para este ano me mandaram procurar minha faculdade. Chegando lá fiquei sabendo que o aditamento não foi feito, estão me cobrando o semestre todo, dizem que poderei dividir em 10x e terei de refazer o FIES. Se fiz o FIES é porque não tenho condição de pagar. A faculdade me disse que não iria conseguir renegociar com FIES e que as novas regras estão pagando somente 8 parcelas e as outra 4 do ano depois que o aluno forma. Que as faculdades não estão gostando disso e fazendo corpo mole para resolver nosso problema. Tenho de pagar a matrícula agora, já começaram os trabalhos, meu nome não esta na lista. Estou desesperada, pois não tenho essa grana. ME AJUDEM, POR FAVOR!!!!!!

DC disse...

Boa noite. Estou desesperada. Semestre passado Tive problemas com o site do FIES para fazer o aditamento. Liguei várias vezes para o FIES, entrei no site e nada. A muito custo consegui. Tudo certo fiz o semestre ok. Agora para fazer o aditamento deste semestre, não vi a confirmação do 2º semestre passado e quando fui fazer para este ano me mandaram procurar minha faculdade. Chegando lá fiquei sabendo que o aditamento não foi feito, estão me cobrando o semestre todo, dizem que poderei dividir em 10x e terei de refazer o FIES. Se fiz o FIES é porque não tenho condição de pagar. A faculdade me disse que não iria conseguir renegociar com FIES e que as novas regras estão pagando somente 8 parcelas e as outra 4 do ano depois que o aluno forma. Que as faculdades não estão gostando disso e fazendo corpo mole para resolver nosso problema. Tenho de pagar a matrícula agora, já começaram os trabalhos, meu nome não esta na lista. Estou desesperada, pois não tenho essa grana. ME AJUDEM, POR FAVOR!!!!!!

Unknown disse...

Ola, Dr Saulo Boa Noite!

Meu nome é DENIS ALMEIDA LIMA sou de BAURU-SP, gostaria de uma informacao espero que possa me ajudar e me dar um caminho.

Eu me ingressei na FACULDADE DE ENG. MECANICA na UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA DE BAURU-SP, no 1/semestre de 2013 paguei particular com a ajuda de minha empresa mas como fui demitido nao tive mas condicoes de continuar pagando e assim adquiri o FIES no Valor de 75% e continuei pagando 25% p/ a faculdade no final do 1/semestre 2013 logo depois a faculdade me reembolsou o valor de 75% do 1/semestre 2013.Logo no 2/semestre 2013 tentei fazer o aditamento e ai me deparei com o erro no site do MEC - uma mensagem dizia assim- A CPSA REJEITOU O ADITAMENTO.Fui na faculdade e la eles diziam que era erro do mec, abri demanda e o mec respondeu favor pedir p/ CPSA entrar em contato com o mec p/ resolver o problema.Comecei a cobrar a CPSA e la diziam que tinha mandado p/ Sao paulo e ia demorar um pouco, entrou 1/semestre 2014 me liberaram a rematricula pagando os 25% e nada de liberar o aditamento, entrou o 2/semestre 2014 me liberaram a rematricula pagando os 25% e nada de liberar o aditamento, A CPSA conseguiu me liberar o aditamento no final de NOVEMBRO quase acabando o semestre! fui ao Banco e la a Gerente do Banco ao invez de me dar o Aditamento me deu o Contrato Novamente ou seja ela nao sabia fazer o procedimento correto, voltei a CPSA e la a Atendente disse que tava errado assim perdi o 1 prazo.Pedi Novamente a Liberacao no site do MEC e la dizia que era no minimo 10 dias, consegui novamente e fui a CPSA e retornei ao banco chegando la me deparei com a seguinte situacao: meu fiador estava com o nome no SERASA/SPC e a renda estava baixa em seguida veio a nova regra do Governo e nao consegui mais pedir a liberacao do aditamento mesmo tendo conseguido limpar o nome do FIADOR E fazendo uma carta com uma renda extra registrada e autenticada.Agora para o 1/semestre de 2015 a CPSA quer que eu suspenda os 3 semestres que estao atrasados sem aditar pague a divida e pague a rematricula no valor cheio de 100% s/ o fies nao sei o que fazer nao tenho condições reais nenhuma de arcar com os valores.

OBS: Estou conversando com um ADVOGADO mas que nao tem experiencia no caso e ele quer me ajudar mas precisa entender o caso o que voce poderia indicar ou fazer p/ que eu consiga um mandato de seguranca?

Obrigado!

att,

Unknown disse...

Boa noite Dr. Saulo Rodrigues
Meu nome é Luana e preciso encarecidamente de suas orientações.
Meu namorado começou a estudar no 2°/2013, após 2 meses ele suspendeu. Ficou o 1°/2014 sem estudar e quando voltou no 2°/2014 ele não realizou o aditamento. E pra piorar a situação, no FIES ele está matriculado no curso de engenharia de produção pq na época não havia vaga na engenharia elétrica, quando ele voltou (2°/2014), a faculdade o matriculou no curso de engenharia elétrica, no caso ele está matriculado no FIES em um curso e na faculdade está matriculado em outro. Ele precisa urgentemente estudar nesse semestre de 2015, 1°/2015. Liguei pro MEC e eles me informaram q ele teria q suspender os semestres q ele nn aditou, ir na instituição validar e assim eles liberarem o aditamento de 2015. Por favor, me ajude, necessito urgência nesse caso, pois dia 23/02 agora comparecerei com ele na faculdade para resolver essas pendências. Poderia me confirmar se realmente ele poderia suspender o 1° e o 2°/2014 sendo q ele já fez uma suspensão em 2013?

Unknown disse...

Continuando...
A após a validação das suspensão fazer o aditamento 1°/2015?
Ficaria muito grata se me enviasse resposta via email : luanabatista.13@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite Dr. Saulo Rodrigues
Meu nome é Luana e preciso encarecidamente de suas orientações.
Meu namorado começou a estudar no 2°/2013, após 2 meses ele suspendeu. Ficou o 1°/2014 sem estudar e quando voltou no 2°/2014 ele não realizou o aditamento. E pra piorar a situação, no FIES ele está matriculado no curso de engenharia de produção pq na época não havia vaga na engenharia elétrica, quando ele voltou (2°/2014), a faculdade o matriculou no curso de engenharia elétrica, no caso ele está matriculado no FIES em um curso e na faculdade está matriculado em outro. Ele precisa urgentemente estudar nesse semestre de 2015, 1°/2015. Liguei pro MEC e eles me informaram q ele teria q suspender os semestres q ele nn aditou, ir na instituição validar e assim eles liberarem o aditamento de 2015. Por favor, me ajude, necessito urgência nesse caso, pois dia 23/02 agora comparecerei com ele na faculdade para resolver essas pendências. Poderia me confirmar se realmente ele poderia suspender o 1° e o 2°/2014 sendo q ele já fez uma suspensão em 2013?

Unknown disse...

Boa noite, Dr. Saulo Rodrigues
Entrei em uma faculdade em Janeiro de 2013 com o FIES cursei um semestre e no 2° semestre tranquei o curso para troca de instituição de ensino pois estávamos tendo problemas na mesma professores faltando aula e atendimento e professores ruins...
Durante 2 semestres fiz a suspensão pelo site do fies até encontrar outra faculdade, transferir matricula e o fies pra essa faculdade tudo certo até ai, entrei na nova faculdade no 2° semestre de 2014 levei a DRM o aditamento ao banco por 2 vezes e la o gerente diz que foi recusado pelo código 6059 fala que o numero de semestres tem que ser reenviado pelo MEC, esse 1° semestre de 2015 levei novamente a DRM ao banco e agora recebi a noticia que meu nome nem constava na lista no banco do brasil ...
Enfim ja liguei na Faculdade, banco do bb, MEC e todos dizem que esta tudo certo, mandei email ao MEC como o 0800 me pediu em outubro do ano passado e nada de resposta mandei novamente em dezembro e ai sim fui respondido que estava em analise para resolver meu problema, mais até o momento nada de soluções, já passei por muita do de cabeça com isso, viagens e gastos de ir na faculdade e pegar documentos para levar ao banco, fora o constrangimento que passo na faculdade porque até hoje não fui devidamente matriculado por causa do problema com FIES...
Estou querendo trancar o curso na faculdade que estudo e entra contra o fies pelo não cumprimento do contrato, e não quero pagar os 2 semestres que já foram dilatados...
Consegui esse mês de fevereiro um emprego em uma empresa que é uma Instituição de ensino muita qualidade e reconhecida no brasil Universidade Católica de Brasilia, ganhei uma bolsa de 75% de desconto em qualquer curso a partir do 2 semestre de 2015 já posso utilizar...
Entrei no fies porque não tinha condições de pagar uma faculdade e que seria vantajoso mais só estou tendo problemas com isso...

Desde já agradeço a atenção, e aguardo a resposta de ajuda.

Lucas Jonathan
61 8500 5335
lucasj17@hotmail.com

Márcia disse...

Boa Tarde Dr. Saulo Rodrigues.
Meu marido adquiriu o contrato do Fies na metade do curso, ou seja em 2014. Hoje ele esta no 7º termo final, daqui 1 anos e meio ele concluirá o curso.. Ocorre, que ao tentar realizar a matricula do ano de 2015, foi informado pela Faculdade que sua inscrição estava suspensa devida a falta de aditamento do segundo semestre de 2014. Ele não foi informado nem pelo Fies e nem pelo Mec sobre o aditamento. Entrou em contato com o Fies e alegaram que estas informações estavam todas no contrato e que era obrigação do estudante ver isso. Ocorre que no ano de 2014, primeiro semestre, o aditamento foi automático e ele acreditou que seria assim também, ou seja, automático.Estamos aí com este problema, Será que ele terá que parar o curso? Em reta final? devido a falta de aditamento??? A faculdade informou que ele poderá pagar os 6 meses e dar continuidade no Fies, mas como pagar? se ele já assinou declaração de baixa renda??? Não temos condições financeiras algumas para esta despesa agora..... temos 1 filha de 4 anos e outro a caminho.....Estou desesperado, Estou quase trancando a faculdade. Poderia me Orientar?????
Atenciosamente..... Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Bom dia me chamo Junior tenho fies desde 2010, e ja fiz a dilatação ou seja a segunda, verificando o sisfies é informado que não tenho mais o direito de mais um nova dilatação e através de meu curso de sistemas de informação não consegui terminar a faculdade disse a mim que eu tenho que arcar com as mensalidades existe uma renegociação para continuar o curso através do fies sendo que o mesmo não deu para terminar o curso mesmo com as dilatações já utilizadas? Aguardo retorno.

Unknown disse...

Ola bom dia mim chamo Rayanne e tenho o fies 100% desde 2013 e esse ano nao consegui fazer o aditamento pois a faculdade quer que eu pague um reajuste de mensalidade de 892,00 eu nao tenho nenhuma possibilidade de pagar esse valor e ainda corro o risco de perder o fies por nao ter feito o aditamento queria saber o que fazer e se e justo a faculdade mim cobrar esse reajuste ja que eu tenho o financiamento 100%.Desde ja agradeço

Unknown disse...

deixo aqui meu e-mail para a resposta paixaorayanne@yahoo.com.br

Unknown disse...

deixo aqui meu e-mail para a resposta paixaorayanne@yahoo.com.br

Unknown disse...

mue e-mail para resposta: lisianegcruz@gmail.com

Unknown disse...

ola ,sou lisiane,eu tenho o financiamento desde 2013/1,em 2014 fiz o ditamento do 1° e 2° semestre,era do tipo nao simplificado ,nesse caso eu deveria comparecer ao banco para concluir o aditamento,eu fui no banco ,mais eu precisava alterar algumas informaçoes no site do fies,so que o site estava ruim,a pagina nao carregava eu nao consegui fazer as devidas alteraçoes a tempo de voltar no banco ,agora consta no site do fies que eu aditamento foi cancelado por decurso de prazo por nao ter ido ao banco,eu nao dei print de tela,ate porque nao imaginei que pasaria por isso ,nao tenho como comprovar a situaçao,a faculdade durante todo o ano de 2014 em nenhum momento me informou que meu adititamento nao havia sido finalizado,agora eles querem que eu suspenda o 1° e 2° semestre de 2014 e pague o devido valor para a faculdade,sendo que eu nao tenho a minima condiçao de pagar essas mensalidades ,nao foi ato que solicitei 100% de financiamento,sem contar que esses valores vao ser acrescidos de juros.
eu tenho que mudar de cidade ,no caso iria transferir a faculdade,so que a faculdade nao vai liberar minha transferencia enquanto eu nao quitar os semestres de 2014.
e agora o que eu faço?

Unknown disse...

Estou com debito na faculdade, porém sou FIES, mas a instituição não quer renovar minha matrícula sem que eu pague esse debito. Trata se de debito anterior de mensalidade negociada antes de fazer o FIES. Não tenho condições agora de quitar. O que eu faço, tenho que fazer o aditamento, não posso perder o FIES.
Aguardo resposta
Fabianabritocarvalho @yahoo.com.br

Unknown disse...

Entrei com processo de um carro que comprei por juros abusivos. Foi com o banco itaú. Agora o fies é com nossa caixa, isso poderá atrapalhar, e o banco recusar o meu fies??

Unknown disse...

Obrigado aguardo resposta. ..robrobrob1977@gmail.com

Unknown disse...

Obrigado aguardo resposta. ..robrobrob1977@gmail.com

Unknown disse...

na minha inscrição do fies deu Saldo final R$ 30.321,81 isso é o que eu vou dever

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dr saulo
quero tirar uma duvida, perdi o meu fies, oque devo fazer ?
nao tava dando tempo muita correria,e como engenharia exige muito, tranquei alguns semestre, a algo que deve fazer , questao ai isso ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Atendimento na Universidade e no Banco é perfeito pelo menos comigo, Porém eles Imprimiram uma data para comparecimento no banco escolhido por mim a data é do Dia 13/01/2015 à 23/01/2015
Até ai tudo bem, o que foi passado é que do dia 13 ao dia 23 é o prazo para meu comparecimento ao banco para completar todo o processo, o que indica que o Fies teria que ter enviado meus dados ao banco no Dia 12/01/2015 para que no dia 13 meus dados já se encontrassem no sistema do Banco, O QUE NÃO ESTÁ ACONTECENDO!
se eu consumidor tenho 10 dias para comparecer ao banco, eu tenho o direito de escolher um desses dias para ir, entendendo que dentro dessas datas meus dados já estariam lá!

E não estão ao comparecer no banco no dia que consta no contrato e único que poria comparecer os dados não aparecem para o banco, por tanto não consigo terminar o processo de aditamento não simplificado e corro o risco de perder o financiamento!
ao ligar no fies estado na mesa do próprio Gerente do banco, o que foi passado pelo fies é que eles não podem fazer nada e que é erro no Sistema,oque é um absurdo e falta de respeito com quem quer estudar! E apenas me dão um número de protocolo e abrem uma "demanda".

Fizemos todo o procedimento correto e ainda assim consta que não estamos no sistema!
E o fato de ter apenas um numero para todos os departamentos é ridículo também!
e ai como fica a situação de que depende das datas que são passadas através do contrato! Agora estou com outra DRM que vai do dia 13 de fevereiro até o dia 13 de março e já fui duas vezes ao banco e nada de meus dados estarem lá, consta que não fiz o aditamento 2015.1 !! Porém já fiz sim e estou com a DRM em mãos !

Sirleide Andrade Silva Carvalho disse...

Bom dia! Tenho o FIES desde janeiro de 2012, em 21/01/2013 fiz meu aditamento normal, porém, por motivos pessoais tive que trancar o curso em 13/03/2014. Em 25/07/2014 renovei o FIES e fiz novamente matrícula, estudei normal. Porém, agora em março de 2015 quando voltei para fazer a matrícula do mês, a instituição alega que estou com dívida referente meses de janeiro, fevereiro e março de 2013.
Diz que como suspendi o FIES em março, o dinheiro não foi repassado e as 3 mensalidades estão em aberto.
Minha duvida é:
*Se fiz o aditamento em janeiro de 2013 o dinheiro não é logo repassado para a instituição?
*como faço para saber se realmente ela não recebeu o dinheiro?
*eles podem me cobrar por esses meses, se eu estava com o FIES aditado, porém sem ainda pegar o DRM?
email: leideandrade1@hotmail.com

Unknown disse...

Prezados, boa tarde.

Ano passado fiz o FIES, sendo que esse ano minha matricula esta cancelada, devido a falta de repasse do FIES para minha instituição de ensino. A faculdade esta me cobrando os débitos do ano passado e desse ano que são duas mensalidades. Minha bolsa é de 100% pelo FIES, sendo que eles nunca repassaram nada para minha faculdade em relação a minha matricula. Ano passado não conseguir fazer o aditamento devido um erro do site. Atualmente não estou matriculado devido esse problema que é a falta de repasse da união para minha faculdade. Como devo proceder? Tem algum caminho? caso somente se resolva na justiça, quem deve ser colocado na justiça a União, a CEF, o FIES ou a faculdade? NÃo posso ficar sem estudar, pois preciso muito do meu estagio e dos estudos. ME AJUDE!!!!!! Estou no aguardo, atenciosamente. lucasmuniz27@gmail.com (81) 9650-0335

Unknown disse...

Bom dia!
Eu tenho 50% do fies e nao consegui fazer o meu aditamento pois fui incluir uma matéria de dependência e o site deu erro, entãopreocupadoa de nao conseguir fazer o meu aditamento e perder o benefício por causa do sistema do fies, a instituição que eu estudo so diz que eu devoesperar o site se normalizar para poder incluir a minha dependência

Unknown disse...

Boa Tarde.
Fiz minha matrícula a instituição,porém qdo fui contratar o FIES, vou na opção CURSO /FINANCIAMENTO e vou selecionar meu curso só e gravado em outro período e aparece LIMITE DE VAGAS PARA ESSE CAMPUS/IES ESRÃO ESGOTADAS .
O que devo fazer????

Unknown disse...

Boa tarde

Semestre passado fui aditar meu FIES e no portal constava como cancelado mas não pedi para cancelar era meu ultimo semestre estava pagando dependência fiz duas matérias e ainda a faculdade esta me cobrando o semestre total e a divida ja foi para um escritório de cobrança e meu nome pode ir para o SPC E SERASA o que eu faço ?

Unknown disse...

bom dia!
Fies a inscrição do meu filho no site do fies, ele já tinha a matricula condicionada, fiz o DRI, só que não levei ao banco, pois o que seria fiador está com restrições, o prazo acaba amanhã dia 12/03/15 e gostaria de saber se tem como refazer, para trocar o fiador para o fundo garantidor? e como devo proceder após esse término do prazo? Liguei pro 0800, mandaram fazer o aditamento, mas não tem como!
Desde já agradeço

Unknown disse...

Boa tarde.

Estou com muita dificuldade em fazer o aditamento/renovação para o primeiro semestre de 2014. Aparece o erro (M269) - Entre em contato com a CPSA para agilizar a solicitação do seu aditamento.
Já fui na faculdade mas eles me disseram para continuar tentando pelo site. Vai acabar o prazo em breve e esse é meu medo. Caso perca o prazo por problemas no site do Fies, posso entrar com ação judicial?

Unknown disse...

Boa noite
Adquiri o fieis em 2012 e por nao ter renda, consegui 100%. Com tantas mudanças, estoucom medo de perder esse beneficio, visto que nao tenho renda nenhuma. Queria saber, se é pertinente essa perda, desde quando adquiri 100% e em 2012. Conheço uma pessoa que adquiriu no fim de 2014 e perdeu os 100%. Essas mudanças podem mexer em contratos já feitos? Ou essas mudanças é so pora quem adquiriu por agora??

Unknown disse...

Boa noite Dr. Saulo,
Em agosto de 2014, passei no curso de Eng.Elétrica, mas quero suspender o FIES esse semestre e trocar de curso no próximo para Eng. Civil, começando tudo de novo.
Dúvida... Como ficará o semestre que perderei e como isso afetará o meu contrato?

Unknown disse...

Olá
Gostaria de saber como agir pois contratei o fies em 2012 e agora em 2014 foi cancelado sem o meu conhecimento agora vou ficar fora do semestre sem poder continuar no curso , o que devo fazer

Unknown disse...

Deixo meu email para respostas tec.marcos91@yahoo.com.br

Unknown disse...

meu email para possível resposta : carol_orioli@hotmail.com

Unknown disse...

BOA TARDE Dr. Saulo Rodrigues

Quero muito tirar uma dúvida com você.
Fiz o financiamento do fies 100% e estou no 4° semestre, fiz o meu aditamento esse mês e estava com o valor R$543.54 porém as parcelas do meu curso é R$816.45. Eu acabei confirmando o aditamento com o valor mais baixo (burrice minha) e agora a coordenadora do fies da faculdade informa que não pode fazer mais nada e que eu terei que para a diferença das outras matérias.
estou desesperada porque não tenho dinheiro pra pagar e eu te pergunto:

É RESPONSABILIDADE MINHA PAGAR JÁ QUE EU FINANCIEI 100% O FIES?
TEM ALGUM MEIO QUE EU POSSA FAZER OUTRO ADITAMENTO?
Os responsáveis pelo fies na faculdade não sabe informar nada sobre esses assuntos.
Me ajude por favor o que eu devo fazer?

Abraço!

Unknown disse...

BOA TARDE Dr. Saulo Rodrigues

Quero muito tirar uma dúvida com você.
Fiz o financiamento do fies 100% e estou no 4° semestre, fiz o meu aditamento esse mês e estava com o valor R$543.54 porém as parcelas do meu curso é R$816.45. Eu acabei confirmando o aditamento com o valor mais baixo (burrice minha) e agora a coordenadora do fies da faculdade informa que não pode fazer mais nada e que eu terei que para a diferença das outras matérias.
estou desesperada porque não tenho dinheiro pra pagar e eu te pergunto:

É RESPONSABILIDADE MINHA PAGAR JÁ QUE EU FINANCIEI 100% O FIES?
TEM ALGUM MEIO QUE EU POSSA FAZER OUTRO ADITAMENTO?
Os responsáveis pelo fies na faculdade não sabe informar nada sobre esses assuntos.
Me ajude por favor o que eu devo fazer?

Abraço!

Unknown disse...

Boa noite!
Sr. Saulo
Estou necessitando muito que me esclareça algumas dúvidas sobre a renegociação (novação) do meu crédito educativo. Já conclui o curso há anos e logo depois q me formei comecei a receber os boletos. Fiquei por muito tempo sem ter condições de pagar por não ter tido a oportunidade de uma colocação na minha área a qual me formei. Paguei algumas parcelas, porém foi necessário fazer uma renegociação com fiador. Após ter enviado a documentação necessária, para a minha surpresa, descobri que o valor que está no CONTRATO É REAJUSTADO TODO MÊS. Já é muito alto o valor de cada parcela, se ainda elas sofrerem reajuste mensal não terei como cumprir o pagamento das parcelas. O que não consigo concordar é que se já me foi antecipadamente uma simulaçao do cálculo com as respectivas datas de vencimento, porque elas sofrem reajuste de novo se já foram calculadas com base nas datas de pagamento?? se for assim, nunca vou saber certo qual é o valor q vou pagar no mês seguinte e se eu vou conseguir pagar...

Peço gentilmente que me ajude, pois está difícil a situação, não sei mais a quem recorrer.
Agradeço muito a sua atenção,
Um grande abraço
meu e-mail ivanaagatti@hotmail.com

Unknown disse...

Dr. Saulo, Boa tarde!

Que bom ver este espaço para ajuda com relação ao Fies!
Queria uma orientação: Assumi ser fiadora de uma amiga e esta pessoa de uns tempos para cá está com muitas dividas, fui notificada, como co-obrigada pelo Banco do Brasil já 2 vezes que ela não pagou 2 taxas com relação ao contrato do Fies, está me devendo algumas coisas a mais financeiras e não há mais confiança para continuar com isso. Já notifiquei que quero a substituição de fiadora, mas ela não aceita e diz que sou responsável até o final do contrato. Existe alguma ação ou medida a tomar para a retirada de meu nome? Grata pela ajuda

Unknown disse...

Dr. Saulo, Boa tarde!

Que bom ver este espaço para ajuda com relação ao Fies!
Queria uma orientação: Assumi ser fiadora de uma amiga e esta pessoa de uns tempos para cá está com muitas dividas, fui notificada, como co-obrigada pelo Banco do Brasil já 2 vezes que ela não pagou 2 taxas com relação ao contrato do Fies, está me devendo algumas coisas a mais financeiras e não há mais confiança para continuar com isso. Já notifiquei que quero a substituição de fiadora, mas ela não aceita e diz que sou responsável até o final do contrato. Existe alguma ação ou medida a tomar para a retirada de meu nome? Grata pela ajuda

Unknown disse...

boa tarde dr. gostaria de uma orientação pois fiz o fies em novembro de 2012 estou no ultimo ano da faculdade so que não recebi nenhum tipo de comunicado de aditamento semestre passado fui la fazer o aditamento e a faculdade falo q estaria caindo o sistema a todo instante não conseguiu fazer e ontem fui la pra tentar resolver e foi me dito pelo setor da cpsa q eu não consto na base de dados deles e que estou devendo a faculdade so que todos os boletos eu paguei pois tenho 75% do fies os 25% eu ago todos os meses e mesmo assim ela falo que estou devendo a faculdade o que devo fazer liguei para central de atendimento do fies eles falaram que a propria ies tem q entrar em contato para saber como anda o meu financiamento.

Salma Motta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde Dr Saulo!!
Fiz o meu contrato em 2013, no 1º semestre, mas utilizei só 01 semestre e suspendi os tres seguintes; quando estava suspendo o 3º semestre, que foi no ano passado (2ºsem) expliquei que gostaria de mudar de curso quando fosse votlar a cursar, em 2015, no 1º semestre e se era possível fazer essa transferencia de curso. A unidade continua sendo a mesma, o curso eu queria trocar...Me disseram que eu podia fazer isso e que tinha até o final do 1º semestre de 2015 para voltar; estou tentando fazer a transferencia pelo portal do fies, mas aparece que o meu prazo esgotou; consegui falar no Mec e me disseram que eu perdi o prazo, pois quando suspendi os 3 semestres, estava contando como aqueles 18 meses que o aluno tem para trocar de curso, e que na realidade, eu teria até o 1 º semestre de 2014 para trocá-lo.Fui na faculdade e expliquei que foi um erro que eles me passaram, e os mesmos disseram que se eu quiser, terei que pagar a mensalidade do novo curso ou continuar no curso que eu contratei pelo FIES. Existe algo que eu possa fazer para reverter isso? Não tenho condições financeiras para pagar a mensalidade deste novo curso, pedi bolsa a faculdade e eles disseram que não tem como me dar uma bolsa de estudos. Estou profundamente chateada pois se eu tivesse recebido a informação correta, com certeza teria feito tudo dentro do prazo, e agora estou nessa situação, em que tanto o FIES quanto a faculdade não me deixam nenhuma opção.Agradeço se o Sr. puder me responder, uma ótima tarde!!!

L.luz disse...

Boa noite, não fiz o aditamento do fies por diversos motivos pessoais, e agora a faculdade está me cobrando os semestres passados e não liberam o aditamento enquanto eu não fizer o acertos desses semestres, tem como eu recorrer desses valores?

Unknown disse...

Boa tarde! Gostaria de saber se o processo que nega a concessão do FIES deve ser fundamentado (por escrito), explicando, os motivos pelos quais o estudante não terá direito ao programa de financiamento.

Luh disse...

Boa tarde ! comecei a estudar em 2013.1 so que n aderir o fies , fui para outra faculdade e não solicitei dispensa de cadeiras porque já havia passado do prazo , conversei com minha coordenadora e ela disse que se eu reprovasse alguma cadeira que eu ja havia pago na outra instituição eu poderia solicitar dispensa da cadeira reprovada , pelo o fato de me ja ter pago em outra faculdade , Por norma o fies so aceita duas cartas e eu reprovei 2 no primeiro periodo inclusive uma que eu ja havia pago em outra faculdade, mas de duas no 2 no segundo peiordo , e mas de 2 no terceiro periodo , por norma do fies eu teria perdido o financiamento , so que no primeiro periodo umas das cadeiras que reprovei eu ja havia pago em outra instituição , solicitei dispensa e a faculdade me dispensou , ou seja eu teria uma nova chance de mandar uma ultima carta , em fim liguei para o fies me informaram que eu estava certa , e que poderia mandar uma nova carta , So que a quando fui levar minha documentação do fies para validar eles me informaram que a faculdade tem que tirar statuss de reprovação ou colocar no sistema que eu fui dispensada pois se nao a a validação não podera feita , e a faculdade não quer mudar o stattus nem se quer coloca no portal que fui dispensada , estou com toda documentação comprovando da dispensa da disciplina e se eu n fizer essa validade perderei o fies , por irresponsabilidade da faculdade , em fim gostaria muito que me orientasse o que devo fazer fui ate na reitoria da faculdade e eles não me informaram nada , procurei um advogado eles disseram que eu entrasse em ação na justiça contra a faculdade , pois ja que fui dispensada era para minha validação ser feita , obrigada

Camila disse...

Boa noite! Gostaria muito da sua ajuda.
Por 2 vezes já fiz todo o processo no site do FIES, juntei minha documentação e do fiador levo na faculdade e tenho que aguardar a DRI sair...e apesar de ir todos os dias pra cobrar acabei perdendo o prazo pois a faculdade diz que deu erro.
Quando reclamo eles dizem que a culpa é do site do FIES, sendo que me sou tratado com muito pouco caso.
Estou indo para a terceira tentativa já que o prazo é até 30/04.
Gostaria de saber se essa responsabilidade é mesmo da faculdade ou do Fies, e como devo proceder para que não aconteça novamente.
Aguardo seu retorno e agradeço.

Unknown disse...

Boa noite! Gostaria muito da sua ajuda. Eu participo do Fies desde 2011 e me formaria esse ano. Só que durante o percurso do contrato eu tive problemas no site do fies quando fui fazer o aditamento. Não consegui fazer o aditamento do 6, 7 e 8 período. E continei estudando normal. Só que aí depois de um ano e meio sem conseguir aditar os contratos, fui informada que os respectivos períodos foram suspensos automaticamente pelo Fies. Ou seja, esse ano eu teria que voltar. No caso no 9 período. O problema onde está? Está que a faculdade vem me cobrando 33 mil reais relativo aos períodos que não foram aditados. E eu não tenho como pagar. E agora? Como eu fico depois desses três semestres suspensos, e tendo que voltar esse ano? Se eu não fizer a matrícula esse ano eu perco o financiamento? Já procurei a faculdade e eles não sabem me informar! Me ajuda !!!!

Unknown disse...

Boa noite! Gostaria muito da sua ajuda. Eu participo do Fies desde 2011 e me formaria esse ano. Só que durante o percurso do contrato eu tive problemas no site do fies quando fui fazer o aditamento. Não consegui fazer o aditamento do 6, 7 e 8 período. E continei estudando normal. Só que aí depois de um ano e meio sem conseguir aditar os contratos, fui informada que os respectivos períodos foram suspensos automaticamente pelo Fies. Ou seja, esse ano eu teria que voltar. No caso no 9 período. O problema onde está? Está que a faculdade vem me cobrando 33 mil reais relativo aos períodos que não foram aditados. E eu não tenho como pagar. E agora? Como eu fico depois desses três semestres suspensos, e tendo que voltar esse ano? Se eu não fizer a matrícula esse ano eu perco o financiamento? Já procurei a faculdade e eles não sabem me informar! Me ajuda !!!!

Anônimo disse...

Venho por meio deste, solicitar ajuda para resposta do FIES, no dia 28/02/2015 fiz minha inscrição no site do FIES dei entrada CPSA (secretária JPA) na faculdade dia 02/03/2015, caiu em exigência , cumpri as exigência no dia 06/03/2015, aguardei a resposta até dia 10/03/2015 data estipulada pelo site do FIES para o aluno cumprir com a entrega dos documentos, dia 11/06/2015 tive a resposta dizendo que site do FIES estava inoperante, entrei em contato com FIES pelo telefone 0800 616161 e a informação que tive era que site está funcionando normal, hoje é dia 30/03/2015 e ainda não tenho resposta , já estou ficando preocupado pois já estou indo para 3º mensalidade em aberto junto a faculdade , gostaria de saber como agir ? o valor da mensalidade compromete 80% do meu salário, eu não tenho como pagar a mensalidade ,só resolvi estudar pois tomei conhecimento do FIES.

Unknown disse...

ola bom dia amigos meu da faculdade as prova começam semana que vem estão sendo proibido de fazer as prova pela instituição de ensino superior esta certo isso

Unknown disse...

Olá sou deputada, Louis Sonia Am um emprestador empréstimo legítimo e confiável dar empréstimos
em um termos e condições claros e compreensíveis na taxa de juros de 2%. A Partir De
USD 12.000 dólares para 8000 mil dólares, euros e libras somente. Eu dou a empréstimos de negócio,
Empréstimos pessoais, empréstimos estudantis, empréstimos de carro e empréstimos para pagar as contas. Se você
precisa de um empréstimo que você tem a fazer é para você entrar em contato comigo diretamente
em: louissonia1986@hotmail.com
Deus Te Abençoe.
Atenciosamente,
Mrs Louis Sonia
Email: louissonia1986@hotmail.com


Nota: Toda a resposta deve ser enviada para: louissonia1986@hotmail.com

Os gigantes do mar disse...

Ola, estou tentando a mais de 2 semanas me inscrever no FIES, mas o site ta dando erro.
Por conta disso não poderei fazer a faculdade.
existe a possibilidade de processar o fies por danos morais?
Eu posso filmar todo o processo de inscrição ate a parte que da erro.
Aguardo a resposta.

meu email é chemicalmary@gmail.com

Anônimo disse...

Olá A Todos,
Eu sou a Senhora Elizabeth Lisa De Ohio EUA, eu rapidamente quero usar este meio para cortar um testemunho de como Deus me dirigiu a um emprestador empréstimo legítimo e real que transformou a minha vida a partir de grama para enfeitar, de ser pobre para uma mulher rica que agora podem se vangloriar de uma vida saudável e rico sem estresse ou dificuldades financeiras. Depois de tantos meses de tentativas para obter um empréstimo na internet e foi enganado a soma de $ 5,200 i tornou-se tão desesperada em obter um empréstimo de um emprestador empréstimo legítimo on-line que não vai acrescentar para as minhas dores, então eu decidi entrar em contato com um amigo de meu, que recentemente recebeu um empréstimo on-line, discutimos sobre o assunto e para nossa conclusão que ela me contou sobre um homem chamado James Scott Franklin, que é o CEO de James Franklin Scott Loan Company (jamesfranklinscottloanoffer@hotmail.com) Então eu me inscrevi para um soma de empréstimo de ($ 320,000.00USD), com baixa taxa de juros de 2%, de modo que o empréstimo foi aprovado facilmente, sem stress e todas as preparações que fez com relação à transferência de empréstimo e em menos de 2 (dois) dias, o empréstimo foi depositado em minha conta bancária assim que eu quero aconselhar qualquer um na necessidade de um empréstimo para contatá-lo rapidamente via: (jamesfranklinscottloanoffer@hotmail.com) ele não sabe estou fazendo isso eu oro para que Deus o abençoe para a coisa boa que ele tem feito na minha vida. Graças a Deus eu posso sorrir novamente eu recomendo esta empresa a todos aqueles que foram enganados e os que foram enganados, eles são confiáveis ​​e confiável. No caso de você precisa saber mais, e-mail da empresa em (jamesfranklinscottloanoffer@hotmail.com) Enviá-las hoje e você será feliz que você fez.

Sra Elizabeth Lisa
Deus Abençoe.

Unknown disse...

Venho enfrentando grande dificuldade para realizar meu aditamento de renovação, realizei a transferência integral do curso e deu tudo certo, mas ao tentar concluir meu aditamento de renovação desde o mês 08/2014, sempre a CSPA da instituição libera a DRM, alegando que está tudo certo e dentro dos parâmetros do FIES (já são 8 DRM liberadas), mas sempre quando chego ao banco para concluir esse processo, meu aditamento se encontra com a situação de recusado, aparecendo a seguinte mensagem no sistema do banco:
Texto Informativo Natureza
-
6059-Nr.sem.a financiar <>(nr.sem.total - nr.sem.cursados +nr.se IMPEDITIVO

Tentando resolver esse problema, já abri várias demandas no fale conosco do Ministério da Educação, que nada resolve e sempre apresenta respostas, que nada tem a ver com a resolução do problema, várias ligações ao 0800 do MEC, onde o atendimento é péssimo, e a cada ligação, recebo uma orientação diferente, mas nenhuma que me ajude a resolver essa situação.

Desde agosto meu prazo vem sendo prorrogado devido a esse problema, mas o prazo final foi dado até 14/04/2015, fui ao banco dia 08/04/2015, e continua do mesmo jeito, a faculdade com todos os boletos desde agosto em aberto, eu recebendo cobrança da Instituição e desesperado pois posso perder meu curso.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá estou com um problema que não estou conseguindo resolver. O meu prazo de aditamento pra levar no banco é do dia 07/04/15 ao dia 17/04/2015 porém perdi meus documentos,fiz o pedido da 2 via. Mas demora uns dois ou 3 meses p chegar. fui ao banco e levei o boletim de ocorrência, e a xerox da minha identidade,mas eles não aceitam,queria saber se isso de fato procede,ou se posso recorrer. Então tô desesperada correndo atrás e n sei o q fazer. Hoje já é 14/04 só tenho três dias.
Se puder me ajudar com uma resposta, vou ficar muito agradecida.
meu email é : barroskarine10@gmail.com
meu número: (62) 91040376
De já agradeço.

clara disse...

Boa tarde

♥ Renatinha ♥ disse...

Boa noite.
Assim como muitos alunos estou com dificuldade para finalizar inscrição do Fies a cada momento aparece um erro diferente no site, hora é que a Instituição está com disponibilidade do Financiamento esgotados, fui na secretária da facul e informam que este dado não confere, em outros momentos erro é que nem aparece os códigos de verificação, agora o erro é "site com erro favor tentar novamente", já abri diversos chamados no portal do MEC e nenhum retorno, tiro print de todos os erros para comprovação, já tentei de diversos computadores e navegadores diferentes, inclusive horários já tentei ás 2h00, 3h, 4h, 5h, 6h, 21h00, 24h00 e nada. A CADA ACESSO UM ERRO DIFERENTE.
Pra nos inscrever no FIES temos que estar matriculados, obviamente já adquirimos uma divida que é meu caso, não tenho condições de arcar com mensalidade de 1.174,00 reais ao mês, estou estudando contando com FIES, tenho TODOS OS PRINTS DE ERRO, posso processar e a quem posso processar?
re_tatta@hotmail.com
Aguardo orientação.
Desde já Obrigada

Unknown disse...

Bom Noite, Preciso da Ajuda de Vocês. Me chamo Leandro Magalhães desde o início do ano estou tentando resolver esse problema, e nunca ninguém resolve, nem o FIES nem a Faculdade. Eu adquirir o FIES em Agosto de 2013 eu estou cursando Engenharia Civil na Faculdade PUC Minas –BH. Na minha aquisição deu Tudo certo.
Cursei até o fim do ano, não gostei do curso e estava tentando pedir transferência para outro curso em razão de um concurso que pretendo fazer. Só que por erro do site não consegui transferir o curso no sistema pois estava todo parado, dando problema travando, a faculdade disse para eu ir tentando, para não perder o semestre me inscreveu nas matérias do outro curso, usando minha matricula da engenharia, para que eu não ficasse sem estudar até que se resolvesse o problema do site, mas não consegui, e o prazo de 18 meses se esgotou no início de fevereiro e não consegui transferir o curso, até hoje não foi feito o aditamento do meu FIES, ou seja , não ta Constando ainda o meu FIES como contratado.
E até agora não consegui resolver isso, na faculdade já abriu várias demandas com relação a isso, e ninguém resolve. ESTOU DEPOSITANDO O VALOR DE R$ 50, OO A CADA TRISMESTRE NO BANCO, E PORQUE NÃO CONSEGUEM RESOLVER O MEU PROBLEMA? Se não resolverem não conseguirei cursar a faculdade no ano que vem?
Eu estou tentando resolver isso desde dezembro desse ano quando abriu a transferência no sistema do FIES, e até agora nada. Todo mundo que faz transferência, não tem problema, porque só o meu? Se ninguém resolver irei entrar com Advogado, para resolver isso. Tenho todo documentos quando fiz o FIES e os comprovantes que deposito R$ 50,00 A CADA TRISMENTRE. Por favor, sou Estudante e quero Estudar! Lembrando que o meu FIES está Ativo. se puder me dar uma luz sobre esse assunto meu e mail leovip2005@hotmail.com.



Agradeço desde já.

Leandro Magalhães R. Costa

Unknown disse...

Você precisa de um empréstimo para investimento ??? Nós SOBERANO (FINANCIAL SERVICES) LIMITED, oferecemos empréstimos a organizações comerciais e privados, a uma taxa de juros de 2% e quantidade que varia de US $ 3.000 a um máximo de $ 100,000,000 usd. Nós também oferecemos empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação da dívida, capital de risco, empréstimos comerciais, empréstimos estudantis, empréstimos para habitação ou "empréstimos por qualquer motivo Contacte-nos agora em:. (Sovereign_investment@outlook.com)
M4B 1B3

Unknown disse...

Olá pessoas adoráveis,

Eu sou a Sra Silvia lopez estou prestes a compartilhar uma história sobre como eu estava ajuda com um empréstimo pelo Sr. Legi Antonio, ele me mostrou e minha família tanto amor, quando eu achava que não havia esperança de que ele veio e fazer a minha sensação de família vivo novamente, levando-nos de empréstimo de baixa taxa de juros de 3% eu nunca pensei que ainda existem verdadeiros credores empréstimo na Net, mas para minha surpresa, eu tenho o meu empréstimo sem perder muito tempo por isso, se você está lá fora, olhando para um empréstimo de qualquer quantidade eu gostaria que você para e-mail VIA (legiantonioloanfirm@hotmail.com) Desejo-lhe todo o sucesso

Saudações+
Sra Silvia lopez

Cléo Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cléo Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia DR. ,minha filha entrou na faculdade Uninove em São Paulo contando com o FIES pois eu como pai estou desempregado e não posso pagar o curso dela.Tentei fazer o fies por um mês,dia e noite e até que conseguir só que quando fomos na secretaria da faculdade eles falaram que faltava numero do RA e disseram que eles teriam que entrar no site para liberar,para que pudéssemos incluir o RA,só que o sistema tava lento como sempre e que agente teria que fazer todo o processo.chegando em casa nunca mais conseguir nem entrar no fies,e resolvi cancelar a matricula dela,pois ela já até parou de ir estudar,ficando muito constrangida,deixando de lado um dos seus maiores sonhos.Chegando na faculdade eles falaram que para cancelar teria que pagar mais de 1.000 reais,como vou pagar se estou desempregado e fizemos confiando nesse tal FIES.O que devo fazer?se eles não cancelarem vai ficar gerando cobranças e cobranças e eu não tenho condições de pagar.Me oriente por favor...

Unknown disse...

Bom dia. Fiz o aditamento de renovação, que deu não simplificado, fui ao banco, passados alguns dias recebi um e-mail do FNDE dizendo que contrato tinha sido cancelado por erro de valor, pediram pra pegar nova DRM, levar o aditivo ja assinado e ir com os fiadores ao para substituição do contrato. Após realizar o procedimento três vezes, emitindo três novas DRM, e todas as vezes, o Agente Financeiro alega que não tem seus dados, pedindo que o FNDE renvie o arquivo com os meus dados. Aparece no sistema do banco o aviso: Esse estudante não realizou o pré-aditamento ou foi cancelado pela Instituição. Meu contrato é de 2013. O que devo fazer? Estou pensando em ir pessoalmente ao FNDE. Meu e-mail aldefaria29@aol.com

Unknown disse...

Olá Boa noite


Estou com um grande problema ( fies) , e se possivel gostaria de suas arientaçoes!!!

Já concluir a inscrição no site, porém na validação da documentação na faculdade não conseguiram concluir pois deu um erro que dizia q não era possivel liberar 100% do valor da semestralidade ( pois limite de financiamento era de 3 mil) porém meu curso a semestralidade e superior . sendo assim teria que pagar o restante do valor com meu dinheiro, não tenho condiçoes. em fim a faculdade não resolveu nada apenas me falaram que isso e errado, porém não deram solução, indicaram que eu fosse a defensoria pública
!! O fies encerra dia 30!! há possibilidade de que isso seja resolvido a tempo o que realmente possso fazer ?


Desde já muito obrigada!!!!!!

Unknown disse...

Boa noite,fiz meu financiamento pelo fies em 2012. Só que nesse semestre (estou no 7 semestre) estou impedida de fazer minha matricula pois alegam que não fiz aditamento de 2013 .Primeiro fui informada que tinha cancelado meu fiz,fui ao meu banco credor e fui informada que não tenho pendencia alguma no banco e que o fies estava ativo Nunca fui informada dessa pendencia coisa que desconhecia e agora o fies reverteu os valores dos semestres de 2013 e 2014 para mim.Me ajuda não sei o que faz,estou desempregada e terminaria agora em 2015 minha graduação.

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Saulo, meu caso é parecido com o da leitora Claudia Muniz, fiz meu financiamento em 2013 e no final de dezembro não consegui realizar meu aditamento do semestre passado. Conclusão: estou no ultimo semestre porém impedida de estudar pois, devido ao débito gerado não consegui realizar minha rematricula em 2015. A situação só se agrava pois o debito com a faculdade já se encontra em quase R$ 3.000,00 e a faculdade não facilita as condições para pagamento. A minha dúvida é a seguinte: fui pedir a transferência para outra instituição e me informaram que esse procedimento só é possível mediante negociação com a instituição em que estudava. Está correto? O FIES pode exigir que eu negocie com a instituição para liberar a transferência? Desde já agradeço pela atenção e aguardo por uma orientação, obrigada!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde Dr. Saula, poderia por gentileza solucionar uma dúvida.Preencho todas os requisitos para a inscrição no FIES, mais acontece que desde 23/02 quando a união liberou para novos alunos não consigo fazer inscrição junto ao site, quando vai finalizar a operação aparece a seguinte mensagem "O limite de financiamento disponibilizado para esta IES está esgotado", mais a minha instituição diz que tem um contrato com Fies onde conta uma clausula que é ilimitado as vagas com aquela instituição. O que devo fazer? entrar com obrigação de fazer ? Quais os argumentos? Obrigado

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Saula, poderia por gentileza solucionar uma dúvida.Preencho todas os requisitos para a inscrição no FIES, mais acontece que desde 23/02 quando a união liberou para novos alunos não consigo fazer inscrição junto ao site, quando vai finalizar a operação aparece a seguinte mensagem "O limite de financiamento disponibilizado para esta IES está esgotado", mais a minha instituição diz que tem um contrato com Fies onde conta uma clausula que é ilimitado as vagas com aquela instituição. O que devo fazer? entrar com obrigação de fazer ? Quais os argumentos? Obrigado

Cléo Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cléo Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cléo Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cléo Lima disse...

Gostaria muito que alguma equipe de advogados lutassem por alterações na Portaria Normativa nº 23 de 20/11/2013, que trata sobre as Dependências no Fies. Segundo ela o estudante deve ter 75% de aproveitamento acadêmico todo semestre no decorrer do curso superior escolhido.
Caso tenha aproveitamento inferior, a CPSA poderá autorizar e justificar, por até 2 (duas) vezes, em semestres distintos, durante toda a fase de utilização do Fies.
Caso ela não autorize, o estudante terá seu contrato encerrado logo no semestre seguinte ao do aproveitamento insatisfatório. Isso quer dizer que o estudante, além de não se formar, ainda vai ser obrigado a arcar com as parcelas do financiamento.
Isso é muito injusto porque, se o estudante fez um financiamento para usufruir de um número "X" de semestres, porque não pode usufruir de todos, integralmente? Essa Portaria nº 23 deveria ser refeita.
Exemplo: Se você fez um financiamento de 12 semestres, deve ter direito a usufruir de todos, e ao final destes, se não conseguir se formar, então a partir dai poderia entrar em vigor a Portaria nº 23, e o estudante só seria obrigado a arcar com as dependências excedentes que ultrapassaram o limite de 75% do aproveitamento acadêmico semestral, após concluídos os 12 semestres que foram contratados. E assim, ele poderia se formar, usufruiria de todos os 12 semestres do contrato e ainda teria direito a acrescentar mais dois semestres, caso ele não conseguisse se formar nos 12 contratados pelo Fies. O que ultrapassasse isso, aí sim, ele teria que arcar do próprio bolso. Essa seria uma Portaria Normativa justa com todos!
Conheço estudantes que estavam indo bem em seu curso, e por causa de trabalho e estudo, ou problemas particulares, no 2º, 3º ou 4º ano tiveram um aproveitamento acadêmico menor que o estabelecido e mais tarde aconteceu de novo, alguns já na reta final de seu curso, e com isso seu Fies foi cancelado, eles não puderam se formar e ainda tiveram que arcar com as parcelas de um financiamento que não lhes proporcionou o sonho da formatura.
Será que o governo não vê que isso vai gerar uma inadimplência gigantesca? Como o estudante vai pagar se ainda não se formou, e se estava buscando justamente isso para ter a possibilidade de entrar no mercado de trabalho e pagar seu financiamento? Como ele vai pagar, se fez o financiamento porque não tinha condições de pagar sua faculdade, e agora sem se formar, vai fazer o quê para arcar com esta despesa? Se sua família já era pobre, agora vai passar fome? Se ele estudava e trabalhava para conseguir se manter, agora vai ter que escolher entre pagar o financiamento ou morrer de fome? Sinceramente, o tempo urge e com certeza já passou da hora de alguma equipe de advogados “bons de briga” fazerem algo em favor desta juventude que luta, sofre e chora por um espaço, por um futuro melhor e uma oportunidade em nosso mercado de trabalho. Alguém aí se habilita? Eu poderia contatar mais de uma centena de estudantes vivendo esta situação para o caso de entrarem com uma ação conjunta contra o MEC.
Desde já, agradeço pela atenção.
Cléo Lima.

Cléo Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cléo Lima disse...

Não adianta questionarem nada aqui. Parece que há muito tempo eles não respondem ninguém, a última resposta tem data de julho/2014. Uma pena! De que adianta abrirem um site dizendo que são advogados especialistas em Fies, se quando as pessoas mais precisam não estão aqui para responderem os questionamentos?

Unknown disse...

Olá,
Este é informar o público em geral que a senhora deputada Graça Okowa, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (embassyloanfirm@gmail.com)

Fernanda disse...

Dr. boa tarde. Acessei o site 1 dia antes do término do prazo, ou seja, 29 de abril de 2015, porém não foi possível fazer a inscrição pois dizia término de vagas. Como devo recorrer?

Eduardo disse...

Meu aditamento de renovação foi rejeitado pela Faculdade por não ter conseguido aproveitamento em 75% das matérias por mais de duas vezes (DUAS VEZES é o limite que a faculdade disse que libera para não obter os 75% de aproveitamento-NUNCA ME AVISARAM SOBRE ISSO). Houve vários aditamentos que não me inscrevi em todas as matérias pois trabalho as vezes como vendedor a noite e não conseguia assistir as aulas nem mesmos as que estava matriculado, isso chegou no limite diz a faculdade então rejeitou meu aditamento. E tem mais, fui comunicado, por SMS, que poderia perder o fies somente em novembro de 2014 já no finalzinho do semestre e nunca tive um comunicado sequer sobre isso. Hoje já estou trabalhando durante o dia normalmente e posso frequentar as aulas sem problemas, portanto gostaria de restabelecer meu FIES, eu ainda não dei baixa na CAIXA. Como devo proceder? Obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde!

Por questao de erro no sistema do SisFIES nao foi dado baixa no meu adiatento referente ao 1°/2014 (impactando os aditamentos 2°/2014 e 1°/2015). Mesmo comprovando pra faculdade erro por parte do sistema, eles estao me cobrando o valor de 100% da mensalidade, sendo que tenho 50% de fies. Gostaria de saber se a Faculdade pode me cobrar 50% da mensalidade que seria por parte do fies, sendo que o erro foi do Mec e nao meu? Obrigado!

Unknown disse...

Olá, eu sou o Sr. John Vonk, um emprestador empréstimo privado que dá empréstimos oportunidade de tempo de vida. Você precisa de um empréstimo urgente para pagar as suas dívidas ou você precisa de um empréstimo para melhorar o seu negócio? que tem um mau crédito ou que necessitam de dinheiro para pagar as contas, a investir em negócios a uma taxa de 2%. Então, entre em contato conosco hoje pelo e-mail:

(financialglobaltransformation@gmail.com).

neste exato momento eu não iria colocar uma culpa em você para a razão que você não teve a oportunidade de testemunhar ou ouvir o testemunho de meus clientes. Eu sou um homem de minhas palavras e eu não me gabar com o que eu tenho feito para organizações, empresas e indivíduos. Agora você tem a oportunidade de uma vida para beneficiar de um programa de mudança de vida. Esta temos que colocar no lugar para ajudar pessoas de todo o fundo mundial de seus projetos, pagar dívidas, revive empresas ETC. e temos feito com sucesso assim tão longe nestes poucos anos. Com tudo o que disse agora, a escolha é sua, no momento de qualquer benefício a partir do programa ou assistir a oportunidade de uma vida passar por você.

Stefany Louzada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stefany Louzada disse...

Boa noite Dr. Saulo Rodrigues, estou com problemas no aditamento do FIES. Bom, eu não consigo concluir meu aditamento pois tenho que trocar o fiador, porém quero editar o nome do fiador e não consigo. Meu prazo vai acabar e vou acabar perdendo meu financiamento. Você sabe como devo proceder ? Ajudaria muito.
Contato: stefanylouzada@yahoo.com.br

Hadassa Olliver disse...

A faculdade pode induzir o aluno a fazer o aditamento e depois não liberar sua matricula?

Unknown disse...

Olá, meu nome é Setiabudi, sou uma vítima de fraude nas mãos do credor, eu ter sido embuste tudo mais R $ 13,000 porque eu preciso de um R 85 mil dólares grande capital, eu quase morri, eu não tinha para onde ir, o meu negócio foi destruído nesse processo eu perdi meu filho. eu não era capaz de ficar de pé novamente. todas estas coisas aconteceram Dezembro de 2014, nem todos até que eu mearnt um amigo que me apresentou a boa mãe Sra Alexandra que finalmente me ajudar a garantir um empréstimo em sua companhia, boa mãe eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a você, Que Deus continue a abençoá-lo , eu também quero aproveitar esta oportunidade para aconselhar o meu colega português, que há muitos embuste lá fora, se você precisa de um empréstimo e um seguro i garantimos você só Sra Alexandra tão contatá-los ela agora via o e-mail da empresa: alexandraestherloanltd@gmail.com ou alexandraestherfastservice@cash4u.com, você pode contactar-me através deste e-mail; setiabudialmed@gmail.com para qualquer informação que você precisa saber. por favor, ela é a única pessoa confiável e confiável.
Obrigado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dr Saulo boa tarde!
Gostaria de saber se tem algum regulamento que informa a maneira que deve a Universidade fazer o computo das horas aula, tenho suspeitas de que esta muito errada a cobrança da matriz curricular.Obrigada

gevanildo disse...

boa noite meu aditamento segundo semestre 2014 nao foi feito a faculdade sempre fazia toda a papelada eu so levava ao banco como nao foi feito o aditamento e tinha passado do prazo a faculdade fez um pedido especial junto ao mec e esse pedido foi recusado e nao explicaram o q aconteceu agora a faculdade quer q eu faça a suspensao do semestre q foi recusado e asine um termo de compromisso q vou pagar esse semestre q ficou pendente nao sei o q fazer meu imail ; gevanildomoreirra@hotmail.com

gevanildo disse...

boa noite meu aditamento segundo semestre 2014 nao foi feito a faculdade sempre fazia toda a papelada eu so levava ao banco como nao foi feito o aditamento e tinha passado do prazo a faculdade fez um pedido especial junto ao mec e esse pedido foi recusado e nao explicaram o q aconteceu agora a faculdade quer q eu faça a suspensao do semestre q foi recusado e asine um termo de compromisso q vou pagar esse semestre q ficou pendente nao sei o q fazer meu imail ; gevanildomoreirra@hotmail.com

manu blogger disse...

Tenho o FIES desde de 2012 sendo que obtive o índice inferior a 75% uma única vez e na segunda vez que obtive este índice abaixo do valor foi erroneamente já que estava em sala de aula em determinada matéria e fui reprovada por falta ao qual com esta reprovação pela segunda vez obtive o índice abaixo do necessário como devo proceder?

manu blogger disse...

Tenho o FIES desde de 2012 sendo que obtive o índice inferior a 75% uma única vez e na segunda vez que obtive este índice abaixo do valor foi erroneamente já que estava em sala de aula em determinada matéria e fui reprovada por falta ao qual com esta reprovação pela segunda vez obtive o índice abaixo do necessário como devo proceder?

Unknown disse...

Boa Dia, Abri meu Fies no ano de 2012, no mês de abril mais precisamente, porém ainda no mesmo ano tive de me mudar de Natal para o interior do estado do Rio Grande Do Norte, e em dezembro cancelei minha matricula junto a Faculdade, tendo assim feito o aditamento de dois semestres com parcelas de 510,00 reais o mês. Pois bem, fiquei 2013 e 2014 sem fazer nenhum procedimento junto ao Fies, nem a conta bancaria, ficando acumulado a divida referente aos juros, agora no ano de 2015 eu fui saber minha situação junto ao banco e tentar ENCERRAR o fies, porém fui informado que só poderia realizar o encerramento quando estivesse em dia com o mesmo. Realizei o pagamento das parcelas atrasadas assim como do limite de minha conta bancaria e deixei tudo em dia. Liguei para a central de atendimento do MEC e fui informado que como havia ficado mais de dois anos sem realizar o aditamento dos contratos, o Fies havia sido cancelado automaticamente e fui instruído a ir até o agente financeiro e realizar o cancelamento, porém chegando no Banco Do Brasil, o atendente me informou que não poderia realizar o procedimento sem um termo de encerramento que o MEC envia para o solicitante, de la pra cá venho tentando conseguir esse termo, porém sem sucesso. O que devo fazer para conseguir encerrar meu Fies e Amortizar minha divida, referente aos dois semestres.

Unknown disse...

Olá!
Sou acadêmica do curso de Administração da Universidade Católica Dom Bosco e tenho 100% do FIES. O que ocorre é que desde 2014 não consigo fazer aditamento, na época de selecionar o curso para financiar, tinha 3 opções do curso de Administração, o que mudava era apenas os códigos ao lado do curso. Escolhi o curso e estava tudo dando certo até ano passado quando tentei fazer o aditamento e fui informada d q o curso que tinha selecionado não estava mais naquela lista. Daí, foi aberto uma demanda pela faculdade, pois vários alunos teve a mesma infelicidade q eu de escolher errado e nesse caso tem que fazer a transferência segundo fui informada. Ok, para não ter meus estudos interrompidos tive que assinar promissórias... assinei promissórias no 1° e 2° semestre de 2014 e no 1° semestre de 2015. Ainda estou impossibilitada de fazer aditamento, transferência... A demanda aberta pela faculdade não teve nenhum retorno, No FIES diz que é erro da faculdade e a faculdade diz que é erro do FIES. E quando fui tentar mais uma vez fazer o aditamento, entrei em contato com a faculdade, onde fui informada com a total frieza que a situação não foi regularizada e que caso o FIES não resolva isso a faculdade irá suspender. E aquelas promissórias que assinei, serão cobradas. Ai eu pergunto: Isso é certo? Eu assinei um contrato que me assegura que a minha faculdade será financiada e que eu vou pagar após o período de carência. Não tenho condições de pagar se não, não contrataria o FIES. O que devo fazer? Processar FIES? Faculdade? Estou começando a ficar desesperada, pois já estou no 7° semestre, e se perder esse financiamento não terei condições nenhuma de pagar e nem de realizar meu sonho.
E-mail: josy,santtos@hotmail.com

Unknown disse...

Olá boa noite.Eu fiz o FIES em 2013,só que não cursei,e nem fiz o desligamento da faculdade.Fiquei com a dívida do 1°semestre.Gostaria de saber se não tem como parcelar esta dívida?
Meu email é jessicaalbuquerque09@hotmail.com

Fabricia disse...

Ola Boa noite,
Preciso de ajuda, pois consegui o Fies no 1° semestre de 2015, so que a instituição disse que so ia me reembolsar em Agosto ou Setembro so que acabei me decepcionando com a metodologia da instituição e quero me transferir com o Fies para outra instituição, queria saber se ainda vou ser reembolsada pela antiga instituicao, se vou pagar alguma multa com a transferencia e como funciona
meu email fabricia.rodrigues92@gmail.com
Obg

barbara disse...

olá, boa noite estou no 5 semestre de fisioterapia sou beneficiária do fies, porém chegou um curso que não tinha aqui na minha cidade na instituição que estudo, gostaria de mudar, será que não existe nem uma maneira de mudar de curso e permanecer com o fies.

Unknown disse...

ola, tenho 50%de fies e os outros 50% é bolsa, mas ai a faculdade esta me cobrando um valor de 206 reais referente aos 6 meses, alegando que o banco não repassou o dinheiro todo para ela (faculdade). Fui ao banco pra saber se tava ocorrendo algum problema, la me disseram que estava tudo ok, e que o que poderia esta acontecendo era que a faculdade não tenha lancado o valor correto da mensalidade...Mas ainda assim a faculdade que que eu pague o boleto, o que devo fazer?

Unknown disse...

Bom dia!
Estou cursando engenharia civil na anhanguera comecei no ano de 2014 aderi o FIES e até agora mês 06 de 2015 não recebi o valor pago para a faculdade, como devo proceder pois eles sempre estão me enrolando para devolver meu dinheiro.

Jackson disse...

Bom dia!
aderi o fies em 2014 em 100% assinei o contrato em março e cancelei em abril, pois tinha sido aprovado em uma publica e o banco esta cobrando o valor referente a 4 meses e a faculdade esta cobrando uma multa por quebra de contrato. o que posso fazer nesse caso?

Serva do Altíssimo !!! disse...

Boa noite.... Meu filho ganhou bolsa integral em faculdade particular, só que ele ainda não terminou o ensino médio, conclui em dezembro. O que faco posso recorrer de alguma forma... Aguardo com urgência sua resposta

Sheyla Assis disse...

Bom dia,

Meu nome é Sheyla Assis e preciso de informações de como encerrar o FIES.

Cursei Engenharia Civil entre Fevereiro/2010 a Dezembro/2014 (ano em que me formei) com o financiamento de 50% pelo FIES. No inicio de 2015 procurei informações para o encerramento do programa, e a primeira informação que tive é que não seria necessário encerrar pelo site, eu deveria apenas aguardar passar 18 meses que eu receberia os boletos para começar a pagar automaticamente. Já outras pessoas informaram que eu deveria encerrar no site juntamente com a CAIXA e só após acertar quando começar a pagar.
Pelo site, até hoje não consegui cancelar, pois quando clico em "Encerramento" aparece: "Referência: 1º/2015; Situação: Disponível no período de 1º a 15 de cada mês." sem opção para clicar. Na FACULDADE pedem para olhar com a CAIXA. Na CAIXA pedem para ligar no 0800. No 0880 pedem para olhar no site.
Enfim, volto sempre no ponto "zero". Enquanto isso ainda continuo pagamento o juros.

Preciso saber como proceder, se é correto a cobrança do juros nesse período de 18 meses, se cobrarão esse semestre como estudado pelo fato de ainda não ter encerrado o FIES...

Aguardo retorno, obrigada!

Unknown disse...

Olá, boa noite.

Cursei apenas dois semestres com o Fies...tentando cancelar e não consigo.
Hj...curso em outra IES e sem o FIES.
ESSES MESES OS QUAIS VENHO TENTANDO CANCELAR TEREI QUE FAZER REEMBOLSO...MESMO NÃO FAZENDO USUFRUTO?

AGRADEÇO DESDE JÁ A ATENÇÃO.

Unknown disse...

Olá, boa tarde.
Caso perca o FIES, posso recorrer ?

Unknown disse...

Bom dia, porque está dando está mensagem ? Obrigada
Favor procurar a tesouraria pois existe um saldo devedor relativo a liberação do Recurso FIES.

Unknown disse...

boa tarde, faço nutrição pelo fies,porém fiquei em três matérias. O que faço para continuar com o financiamento?

debra morgan disse...

Olá,
Este é informar o público em geral que a senhora deputada, BRENDA ESPERO um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis a partir de
USD 20 mil dólares para 7000 mil dólares, euros e libras somente. Eu dou a empréstimos de negócio,
Empréstimos pessoais, empréstimos estudantis, empréstimos de carro e empréstimos para pagar as contas. contacte-nos hoje por e-mail para: (brendahope816@gmail.com)

Unknown disse...

Contratei o FIES 1/2015, porém até o presente momento não consegui realizar o aditamento do contrato para o 2/2015, a faculdade me informou que não pode realizar a rematricula até abrir ou aditamento para o 2/2015 e então propôs que eu pague o valor da mensalidade como uma rematricula, e quando abrir o aditamento eles me devolvem o dinheiro, liguei no 0800 do FIES e me informaram que a faculdade não pode cobrar, isso procede?

Unknown disse...

Boa noite Dr. Saulo.
Esta é a primeira vez entro nesta pagina e achei muito imortante, visto que há muita dificuldade em se obter informação sobre este orão FNDE em outros estados.
Tenho problema em obter nome e endereço para citação do reponsavel juridico na cidade de São Paulo, e o juizo da causa não facilita em nada e ainda por cima se utiliza do dispositivo legal para extinção do processo.

Unknown disse...

Bom Dia Dr. Saulo
Gostaria de uma orientação pois fiz o fies no Curso de Engenharia Civil em Janeiro/2014 a Dezembro/2014. No início do ano Janeiro/2015 solicitei a transferência de curso a Arquitetura e Urbanismo. Conclui o primeiro semestre do mesmo, ao concluir o aditamento deste semestre e dar continuidade ao curso a central CPSA do fies me apresenta o seguinte e-mail:

Prezada Mayara,
Devido a não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% , não haverá mais a renovação do FIES (aditamento) à partir do 2º semestre de 2015.
Diante disso, segue o boleto da parcela de Julho de 2015 (matricula) com vencimento em 07/08/2015 e o boleto da parcela de Agosto de 2015 com o vencimento em 07/08/2015. Os boletos das próximas parcelas serão encaminhados via correio (todos os boletos serão disponibilizados para impressão no Portal do Aluno).
OBS: Caso não haja interesse em continuar estudando com recursos próprios, será extremamente necessário seu comparecimento ao setor do atendimento integrado para efetuar o trancamento da matricula até o vencimento da parcela de agosto de 2015, pois se não, o sistema gerará cobrança de todo o semestre.

Ou seja, gostaria de uma possível analise. Se fiz a transferência de curso deveria ser contado o rendimento apenas do curso atual. Correto? E para que não perca o financiamento gostaria de verificar a possibilidade de ver a melhor maneira financeira que se adapte para que eu possa pagar o ano que cursei Engenharia Civil, e assim possa concluir o curso de Arquitetura com Financiamento, desde que não possuo condições a pagar as prestações.

Desde já agradeço,
Att
Mayara Marques.

fabiana mm disse...

Eu me escrevi na faculdade 2013 já no final de agosto eu consegui o FIES quando cheguei na sala a professora disse pra mim nossa porque você veio não adianta nada você está aqui eu fiquei sem chão nunca pisei numa faculdade o que eu ouvi quando cheguei foi isso é triste porém depois disso não fui mais quando em 2014 estava com dificuldade arrumei um serviço mais não dava o horário liguei de todas as vezes tentei suspender mais os atendentes dizia que se eu suspendesse eu perderia o contrato no serviço tomei um tombo e fiquei com dificuldade para andar sentar fazer qualquer coisa a empresa me mandou embora estou correndo atrás para resolver isso resumindo nunca mais pisei na faculdade perdi 4 semestre queria saber se têm como eu refazer

fabiana mm disse...

Eu me escrevi na faculdade 2013 já no final de agosto eu consegui o FIES quando cheguei na sala a professora disse pra mim nossa porque você veio não adianta nada você está aqui eu fiquei sem chão nunca pisei numa faculdade o que eu ouvi quando cheguei foi isso é triste porém depois disso não fui mais quando em 2014 estava com dificuldade arrumei um serviço mais não dava o horário liguei de todas as vezes tentei suspender mais os atendentes dizia que se eu suspendesse eu perderia o contrato no serviço tomei um tombo e fiquei com dificuldade para andar sentar fazer qualquer coisa a empresa me mandou embora estou correndo atrás para resolver isso resumindo nunca mais pisei na faculdade perdi 4 semestre queria saber se têm como eu refazer

Unknown disse...

Olá, bom dia. Em 2015 fiz o fies, usei por 4 semestres, mas creio que a faculdade recebeu os 7 semestres. Fui financiada pela caixa com aprox 15 mil reais, e Hj com a renegociacao da dívida, devo mais de 40 mil reais. Gostaria de fazer medicina, que na época não era financiada pelo fies e acabei escolhendo enfermagem por falta de opção. Quero muito utilizar este financiamento Hj, pois não tenho condições de pagar as faculdades no preço de Hj em dia. Estou juntando um dinheiro para poder encerrar meu contrato para ver se posso conseguir meu curso. Preciso de orientação jurídica.

Unknown disse...

Meu e-mail para contato é: analucia.guimaraes@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, espero que possa me ajudar.

Tive fies ate o 1º semestre de 2014, apos o termino do semestre fiz a minha matricula normalmente. Na minha faculdade a matricula so e efetivada mediante um pagamento, logo em seguida cancelei o fies e a matricula pois ganhei bolsa do prouni em outra faculdade. Porem eles me cobram esse valor de matricula pois alega que eu nao fiz o aditamento. Mas se eu nao fiz o aditamento referente esse semestre é porque nao iria mais estudar. Eles tem o direito de cobrar essa matricula?

obrigada meu email camilla.oliv.gomes@gmail.com

edinaprazeres disse...

Ja fiz uma graduação em letras terminei em junho de 2014, mas meu sonho seria fazer direito, me inscrevi no prouni e no fies e só depois vim a saber que eu não poderia cursar direito como pretendido por possuir outra graduação, só que eu não trabalho e meu marido ganha pouco para que eu possa arcar com as despesas desse curso,se por acaso for chamada para terminar a inscrição, mesmo explicando oderei ter chance de obter tal bolsa ou financiamento?

Unknown disse...

Boa noite!
Tive problemas no aditamento do FIES, ref. ao 2º semestre de 2014. Porém me deixaram assistir as aulas até aultima semana de aula, antes das provas pra fechar o semestre. Sai do meu emprego para continuar as aulas pois o curso de medicina veterinária é integral e no final acabei não podendo fazer as provas pqnão tinha matricula.
Enfim, perdi todo esse ano de 2015, agora vou ter que refazer o 3 semestre só em 2016.
Bom gostaria de entrar com uma ação contra o MEC mas ouvi diz que quem faz isso o governo corta o benefício do estudante.
Procede essa informação ?
Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fiz a matricula no semestre de meu curso financiado pelo fies, e tranquei uma disciplina a aproximadamente 2 meses após o inicio das aulas do meu 5º período , em virtude de minha gravidez, pois vi q não ia consegui. Daí estou agora no 9º período e a faculdade disse q o fies não iria cobrir a disciplina pois paga no máximo 1.050,00(valor mensal) e que tenho que pagar 250,00 por mês para completar.

Unknown disse...

Não consigo imprimir meu comprovante de encerramento do FIES no site devido a um erro no sistema, tenho urgência em cancelar pois posso perder minha bolsa do PROUNI que fui beneficiado neste semestre, o que devo fazer?

Vic20rock4 disse...

OLÁ, SOU ESTUDANTE DO FIES DESDE 2013, SOMENTE INICIEI O CURSO POR TER CONSEGUIDO O FINANCIAMENTO, PORÉM DESDE O 2° SEMESTRE DE 2014 NÃO CONSEGUI REALIZAR O ADITAMENTO SEMESTRAL DE RENOVAÇÃO POIS O CÓDIGO DO MEU CURSO JUNTO AO FIES MUDOU E A INSTITUIÇÃO ALEGOU QUE O MEC NÃO FORNECEU O NOVO CÓDIGO, ME ORIENTANDO A ABRIR DEMANDAS NO SITE DO MEC, A PARTIR DISSO OS PERÍODOS POSTERIORES SEMPRE TIVE BUROCRACIA PARA PERMANECER A ESTUDAR, POIS MINHA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FICAVA SEMPRE DISPONÍVEL EM ÚLTIMA HORA, RECEBO BOLETOS DE 15.000 PARA PAGAR, E AGORA EM PLENO 6° PERÍODO A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ NÃO DISPONIBILIZA A MINHA RENOVAÇÃO, NÃO ATENDEM MEUS TELEFONEMAS, EM ATENDIMENTOS PRESENCIAIS ELES SÓ ABREM CHAMADO, MAS NÃO ME RETORNAM, TENHO UM MONTE DE E-MAILS SEM RESPOSTAS, E QUANDO ME RESPONDEM É PARA SOLICITAR PRINT DE TELAS DAS RECLAMAÇÕES NO MEC, NÚMERO DESSES DOCUMENTOS, E SEMPRE ENVIO MAS NÃO TENHO RESPOSTAS. NUNCA ENTREI NA JUSTIÇA POR NADA, COMO DEVO PROCEDER? POR FAVOR, ME AJUDE! ESTOU APAVORADA!!!!!!

Vic20rock4 disse...

OLÁ, ME CHAMO RENATA, SOU ESTUDANTE DO FIES DESDE 2013, SOMENTE INICIEI O CURSO POR TER CONSEGUIDO O FINANCIAMENTO, PORÉM DESDE O 2° SEMESTRE DE 2014 NÃO CONSEGUI REALIZAR O ADITAMENTO SEMESTRAL DE RENOVAÇÃO POIS O CÓDIGO DO MEU CURSO JUNTO AO FIES MUDOU E A INSTITUIÇÃO ALEGOU QUE O MEC NÃO FORNECEU O NOVO CÓDIGO, ME ORIENTANDO A ABRIR DEMANDAS NO SITE DO MEC, A PARTIR DISSO OS PERÍODOS POSTERIORES SEMPRE TIVE BUROCRACIA PARA PERMANECER A ESTUDAR, POIS MINHA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FICAVA SEMPRE DISPONÍVEL EM ÚLTIMA HORA, RECEBO BOLETOS DE 15.000 PARA PAGAR, E AGORA EM PLENO 6° PERÍODO A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ NÃO DISPONIBILIZA A MINHA RENOVAÇÃO, NÃO ATENDEM MEUS TELEFONEMAS, EM ATENDIMENTOS PRESENCIAIS ELES SÓ ABREM CHAMADO, MAS NÃO ME RETORNAM, TENHO UM MONTE DE E-MAILS SEM RESPOSTAS, E QUANDO ME RESPONDEM É PARA SOLICITAR PRINT DE TELAS DAS RECLAMAÇÕES NO MEC, NÚMERO DESSES DOCUMENTOS, E SEMPRE ENVIO MAS NÃO TENHO RESPOSTAS. NUNCA ENTREI NA JUSTIÇA POR NADA, COMO DEVO PROCEDER? POR FAVOR, ME AJUDE! ESTOU APAVORADA!!!!!!

Denílson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 1140   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

AUMENTO DO SALDO GLOBAL DO FIES

FÓRMULA DE JUROS NO FIES

FIES | DÍVIDA | PRESCRIÇÃO | EXECUÇÃO

FIES | AMORTIZAÇÃO ANTES DA CORREÇÃO

FIES. RENDIMENTO ACADÊMICO INSUFICIENTE

MEU FIES ACABOU! E AGORA?!

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TAXA DE JUROS NO FIES

FIES | SAIBA COMO CALCULAR SEU RENDIMENTO

FIES | AMORTIZAÇÃO

FIES | MEDICINA, IDONEIDADE CADASTRAL DO ESTUDANTE

NOVO FIES 2018. PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES GRADUADOS, SEGUNDA GRADUAÇÃO E SEGUNDO FIES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail